PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Luiz Augusto Passos



               Diário da Manhã, Pelotas, 06 de janeiro de 2017

Viajo muito, principalmente pelo meu Rio Grande do Sul e Uruguai, e gosto de viajar, porém esta última viagem que fiz em companhia de Sandra, minha mulher e Monica, minha filha foi realmente uma viagem que ficará na história com o coroamento mais que merecido do grande amigo Luiz Augusto Passos, nascido no Rincão das Cruzes, em Açoita Cavalo, no interior do Município de Pelotas.


                  O Tenor

Luiz Augusto Passos, a quem tive o privilégio de tornar-me amigo no longínquo ano de 1962 e conviver com sua adorável família, seu pai Mozart, sua adorável mãe Licínia ou como era conhecida “Lili”, seu irmão Luiz Carlos e suas duas irmãs Maria Luísa e Maria do Carmo, (Nené), amados amigos e irmãos do coração, tornou-se o mais novo membro da Academia Sul-Brasileira de Letras.


                  O Padre

Porém, Luiz Augusto é uma tarefa hercúlea tentar descrevê-lo, pois aos onze anos já era um tenor consagrado e quando eu entrei para as fileiras do Exército, ele, que já havia abandonado a carreira de tenor, foi para um Seminário Jesuíta em Montenegro e como padre ficou muitos anos, e em plena ditadura militar recebeu a tarefa de ir, mesmo sendo padre, trabalhar com os metalúrgicos de São Paulo, na fervilhante ABC. Formou-se, cursando após Mestrado e Doutorado, este feito em Portugal, viajou pelo mundo, esteve entre outros lugares nas convulsionadas Nicarágua, El Salvador, esteve em Cuba, viajou pela África, em países que enfrentavam revoluções como Angola e Moçambique, jamais esmoreceu, fez-se, apesar de sua extrema sensibilidade, apesar de seu coração singelos e delicado um verdadeiro e combativo sacerdote das causas justas, mas como o tempo é o sábio dos sábios, fê-lo encontrar Edna, deixou a batina e com ela casou, formando uma família irretocável, tendo quatro filhos maravilhosos, Matheus, Leonardo, Ruth e Vitória.

              O Doutor.

Luiz Augusto além de professor da Universidade Federal do Mato Grosso, onde reside na cidade de Cuiabá, capital do Estado, é além de teólogo, filósofo, envolvido com os movimentos indígenas, quilombolas e outros, pois sempre esteve ao lado e participando das lutas contra as injustiças sociais, ao lado dos explorados, dos pobres e oprimidos por um sistema onde a riqueza é tida como valor maior, porém mostrou que os valores maiores são a capacidade, a inteligência, a retidão de caráter.


Mesmo morando tão longe, foi convidado e nesta última sexta-feira assumiu a cadeira número oito da Academia Sul-Brasileira de Letras, anteriormente ocupada por Anélio Saraiva e que tem como patrono o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, há pouco falecido.


A ASBL, Academia Sul-Brasileira de Letra congrega os três Estados do Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ao ser empossado Luiz Augusto disse que esta é uma homenagem que recebo com carinho e profundo respeito, considerando a enorme responsabilidade que ela representa, e para o encantamento da plateia que o homenageava cantou e encantou e a todos deixou com os olhos maravilhados e cheios de lágrimas de emoção, pois canta com emoção e com o coração. 

             Com meu amigo Luiz Augusto, Sandra e Monica.

Meu caro amigo e irmão Luiz Augusto, fico imensamente feliz em ver teu sucesso e que continues sempre a nos dar essas alegrias e a nos encorajar com tua extrema coragem e respeito. 


És um vencedor. 


Um reconhecido vencedor, que abdicas de muitas coisas para estar ao lado dos humildes e desamparados, dos pobres e injustiçados.

11 comentários:

  1. Olá, estimado Pedro!

    Um homem polifacetado e sempre disposto a ajudar seu semelhante, esse seu amigo. Parabéns!

    Um big abraço, bons passeios e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Céu, obrigado pelo comentário, fico feliz em recebê-lo.
    Realmente, Luiz Augusto é merecedor porque é um homem extremamente competente e humano.
    Grande abraço e uma belíssima semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Pedro, gostei de vir aqui conhecer seu blog. Já sou sua seguidora. Parabéns e sucesso para você!Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Marli Terezinha.
      Fico lisonjeado em tê-la em meu espaço comentando e seguindo, o que para mim é uma honra.
      Retribuo respeitosamente o abraço e que tenhas muita saúde, paz e boas realizações.

      Excluir
  4. Nossa, Pedro, e eu não conhecia sua páginas, que lindo. E, que homenagem que nunca tinha visto, adorei. Para variar fosses muito gentil, pois as fotografias que escolheste são divinas. Vou mostrar aos meus amigos na miinha página e que beleza a foto sua Pedro Aurélio e da nossa grande amiga de Blog, Sandra e sua família linda, Mônica... Muito grato, és grande com artista, como educador e sobretudo como politico. Um abraço maninho de infância e juventude... e que não nos despregamos nunca... quero acrescentra então no comentário sua foto quando nos reencontramos como amigos na minha e sua terra... de convivilidade. Toda glória e toda a grandeza meu grande amigo, e também adotaste nossos filhos e filhas, para celebrar nossa condição de família histórica... Luiz Augusto Passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu mestre e amigo Passos.
      Fiquei imensamente feliz em tê-lo comentando em meu espaço. Meu amado irmão, sei que as distâncias nos jogaram para tão longe, porém aquela amizade iniciada na Rua General Argolo, a conhecida Rua da Canalete, continua a mesma, tenho por ti uma grande admiração e respeito.
      Agradeço muito o carinho com minha família e esse carinho e recíproco, com Edna, Vitória, Ruth, Leozinho e Leonardo. Amamos vocês.
      Há dois Posts, os quais gostaria que lesses e desses tua opinião. Um deles é “SER PELOTENSE” do dia 26 de outubro de 2013 e o outro é “DIGNIDADE E SABEDORIA – CINQUENTA ANOS DE AMIZADE” do dia 17 de março de 2012.
      Amigo e irmão Luiz Augusto temos um contato maior com Nené, via WhatsApp, pois com Sandra formou uma amizade e quase todos os dias sabemos dela.
      Estávamos pensando em subir para o norte, porém com essa pandemia estamos em completo isolamento e nossos filhos Franco e Monica é que fazem as tarefas de rua, como bancos, supermercado e outros, porém não temos contato físico com eles, só de longe ou por telefone. Fábio, o mais novo que mora em Gravataí, casado há mais de dez anos nos deu uma netinha, Milena, que está com 9 meses, cujas fotos podem ser vistas no Post com o título “PÁSCOA” de 12 de abril de 2020. Já o netinho Bruno que conhecestes lá em casa está cursando Biomedicina e trabalha no laboratório da própria Universidade com o Coronavírus.
      Sem mais me estender beijamos a todos com carinho.
      Aquele abraço meu amigo de longa data.

      Excluir
    2. PASSOS:
      Meu querido amigo, sabias que és um dos primeiros seguidores desta página. Talvez as muitas atribulações profissionais o tenha feito esquecer. Meu querido amigo, saúde e paz é o que desejamos a todos.

      Excluir
  5. QUE TREM DOIDO. QUANDO VI AS FOTOS CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE ERA UM"A METAMORFOSE AMBULANTE"! E DE FATO TANTO SUAS VIDAS QUANTO AS NOSSAS MOSTRA QUE ANDAMOS DEPRESSSA POR UNIVERSOS LOUCOS... E QUE CONTINUAMOS DOIDINHOS... QUE COISA BOA, COMO É BOM SABER DE VOCÊS, DA SAUDE DE TUDO AQUI TEMOS COISAS INIMAGINÁVEIS, Pedro. Minha mulher é bruxa todinha. Andamos até fazendo cursa da cadela, por meio de imãs em pessoas... e fazendo imá lá em Califórnia (EUA) em menina com covid... DOIDICE. O ceRTO É QUE ENTRAMOS EM UMA CORRERIA AGORA COM AS ALDEIAS INDÍGENAS, JUDIADOS, MATADOS, PELAS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOS INTERESSES NO QUE ESTÁ DEBAIXO DO SOLO. E AINDA NÓS NÃO PARAMOS, CADA DIA VEM UM NOVO GRUPO PEDINDO AJUDA... E A GENTE CORRENDO. MINHA MULHER MAL DORME...MAS ESTAMOS NA LUTA.. FELIZES POR PODER AJUDAR PESSOAS EM MOMENTO DE DOENÇA E DE MUITOS AMIGOS E AMIGAS PERDENDO A VIDA E A SAÚDE... MAS COMO MINHA MULHER VIA DE VASSOURA, E COBRE OUTROS ESPAÇSO, CADA DIA O MUNDO É MAIOR... BEIJÃO COM CARINHO A CADA UM DE SEUS FIHOS, MUITAS SAUDADES, AMANHE TENHO TESE, SÓ DESCOBRI HÁ QUINZE MINUTOS..TEREI QUE LER JÁ.. UM BEIJÃO A CADA UM UMA.. PASSOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Augusto meu grande mestre. Somente agora com esses distanciamento social eu e Sandrinha paramos um pouco, estávamos também na correria, pois apesar de meu ateísmo costumamos ajudar uma Casa Umbandista, Luz de Aruanda, donde contribuímos de mil formas, quer material ou na assistência emocional dos que lá buscam socorro. Mas digo a todos que eu acredito nos ensinamentos da Umbanda não sincrética e não acredito em deus. A umbanda pura, primitiva, animista me atrai muito, pois seguidamente estou dentro de coisas únicas, boas e más. Como ver que tal e qual pessoa terá sua passagem em tantos dias, tantos meses ou tantos anos. São coisas inexplicáveis que só as entendo como sendo forças telúricas ou astrais que me avisam desses passamentos ou de acontecimento por vir.(leia "Sonho" de 6 de abril de 1920, neste espaço). Hoje ficamos a mercê de um louco que governa o país e as coisas piorarão e nossas lutas só tendem a crescer. Beijos a todos com muito carinho e afeto.

      Excluir
  6. Podes crer que será mais divulgada hoje tenho só tenho atribuições de emergência, a começar com uma banca de doutorado. Amanhã estarei em um LIVE muito maluca e penso que hoje - vou ver será uma de Edna - em um grupo de Práticas Inclusivas Comunitárias de Saude Popular. Enviarei Pa sua página... A minha é tema rebuscado e curioso de reler Paulo Freire com Merleau-Ponty, amanhã. Assim que tiver a página te mando e se a de Edna for hoje, é imperdivel, minha bruxinha voadora sem vassoura... beijão Passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Luiz Augusto que não é o Conte por mero detalhe.
      Fico pensando como em uma banca de doutorado poderia eu me sair, pois Merlot-Ponty que está inserido dentro da fenomenologia, acreditando que os homens, dentro de tempo histórico está inserido como ente encarnado, a ciência não seria explicada dentro do ponto de vista científico, contrariando os conceitos do positivismo (Auguste Comte) o homem que quis dar ordem ao mundo, ele é contrário, o que não exclui sua importância dentro da cultura e da beleza, pois é imaginativo . Porém reler Paulo Freire é ter um novo horizonte o que mostra que os idiotas, energúmenos e desequilibrados que governam o Brasil, os quais estão há milhares de anos luz atrasados, pois Paulo Freire procura a horizontalidade e que qualquer projeto de educação passe pelo diálogo e a construção do conhecimento, ao contrário desses imbecis que se acham os donos da verdade e levam a cultura a um abismo quase sem saída, indicando para Ministro um sujeito sem nenhuma qualificação. Verdadeiro idiota.
      Mas confio nos homens como tu, que levam a questão da educação como uma coisa séria e verdadeira. Vamos lá, o futuro nos mostrará quem está com a razão e não esses ditos educadores que nada sabem sobre educação.
      Um grande abraço e beijos para a família de iluminados que segue na sua luta hercúlea contra os desmandos da educação que hoje vivenciamos.

      Excluir