PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Luiz Augusto Passos



               Diário da Manhã, Pelotas, 06 de janeiro de 2017

Viajo muito, principalmente pelo meu Rio Grande do Sul e Uruguai, e gosto de viajar, porém esta última viagem que fiz em companhia de Sandra, minha mulher e Monica, minha filha foi realmente uma viagem que ficará na história com o coroamento mais que merecido do grande amigo Luiz Augusto Passos, nascido no Rincão das Cruzes, em Açoita Cavalo, no interior do Município de Pelotas.


                  O Tenor

Luiz Augusto Passos, a quem tive o privilégio de tornar-me amigo no longínquo ano de 1963 e conviver com sua adorável família, seu pai Mozart, sua adorável mãe Licínia ou como era conhecida “Lili”, seu irmão Luiz Carlos e suas duas irmãs Maria Luísa e Maria do Carmo, (Nené), amados amigos e irmãos do coração, tornou-se o mais novo membro da Academia Sul-Brasileira de Letras.


                  O Padre

Porém, Luiz Augusto é uma tarefa hercúlea tentar descrevê-lo, pois aos onze anos já era um tenor consagrado e quando eu entrei para as fileiras do Exército, ele, que já havia abandonado a carreira de tenor, foi para um Seminário Jesuíta em Montenegro e como padre ficou muitos anos, e em plena ditadura militar recebeu a tarefa de ir, mesmo sendo padre, trabalhar com os metalúrgicos de São Paulo, na fervilhante ABC. Formou-se, cursando após Mestrado e Doutorado, este feito em Portugal, viajou pelo mundo, esteve entre outros lugares nas convulsionadas Nicarágua, El Salvador, esteve em Cuba, viajou pela África, em países que enfrentavam revoluções como Angola e Moçambique, jamais esmoreceu, fez-se, apesar de sua extrema sensibilidade, apesar de seu coração singelos e delicado um verdadeiro e combativo sacerdote das causas justas, mas como o tempo é o sábio dos sábios, fê-lo encontrar Edna, deixou a batina e com ela casou, formando uma família irretocável, tendo quatro filhos maravilhosos, Matheus, Leonardo, Ruth e Vitória.

              O Doutor.

Luiz Augusto além de professor da Universidade Federal do Mato Grosso, onde reside na cidade de Cuiabá, capital do Estado, é além de teólogo, filósofo, envolvido com os movimentos indígenas, quilombolas e outros, pois sempre esteve ao lado e participando das lutas contra as injustiças sociais, ao lado dos explorados, dos pobres e oprimidos por um sistema onde a riqueza é tida como valor maior, porém mostrou que os valores maiores são a capacidade, a inteligência, a retidão de caráter.


Mesmo morando tão longe, foi convidado e nesta última sexta-feira assumiu a cadeira número oito da Academia Sul-Brasileira de Letras, anteriormente ocupada por Anélio Saraiva e que tem como patrono o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, há pouco falecido.


A ASBL, Academia Sul-Brasileira de Letra congrega os três Estados do Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ao ser empossado Luiz Augusto disse que esta é uma homenagem que recebo com carinho e profundo respeito, considerando a enorme responsabilidade que ela representa, e para o encantamento da plateia que o homenageava cantou e encantou e a todos deixou com os olhos maravilhados e cheios de lágrimas de emoção, pois canta com emoção e com o coração. 

             Com meu amigo Luiz Augusto, Sandra e Monica.

Meu caro amigo e irmão Luiz Augusto, fico imensamente feliz em ver teu sucesso e que continues sempre a nos dar essas alegrias e a nos encorajar com tua extrema coragem e respeito. 


És um vencedor. 


Um reconhecido vencedor, que abdicas de muitas coisas para estar ao lado dos humildes e desamparados, dos pobres e injustiçados.

4 comentários:

  1. Olá, estimado Pedro!

    Um homem polifacetado e sempre disposto a ajudar seu semelhante, esse seu amigo. Parabéns!

    Um big abraço, bons passeios e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Céu, obrigado pelo comentário, fico feliz em recebê-lo.
    Realmente, Luiz Augusto é merecedor porque é um homem extremamente competente e humano.
    Grande abraço e uma belíssima semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Pedro, gostei de vir aqui conhecer seu blog. Já sou sua seguidora. Parabéns e sucesso para você!Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Marli Terezinha.
      Fico lisonjeado em tê-la em meu espaço comentando e seguindo, o que para mim é uma honra.
      Retribuo respeitosamente o abraço e que tenhas muita saúde, paz e boas realizações.

      Excluir