PS

PS

SEGUIDORES

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

José Saramago





José Saramago, nasceu em 1922 em Azinhaga em Portugal e faleceu em 2010 nas ilhas Canária na Espanha e seu primeiro serviço foi como metalúrgico, mas sua vida seria como escritor reconhecido internacionalmente com seus maravilhosos livros como Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes, Memorial do Convento e o Evangelho de Jesus Cristo.

“Por que foi que cegámos, Não sei talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”.

Sem rodeios passo a transcrever abaixo uma rápida entrevista deste que foi um dos mais fascinantes escritores portugueses, sobre a sua não crença.

As vezes eu digo.
Lê a Bíblia e perde a fé.
Porque?
Por que chamo a Bíblia de um manual de maus costumes.
É um catálogo de crueldades e do pior da natureza humana.
A Bíblia levou mil anos para ser escrita. Portanto, passou por uma quantidade de gerações e situações para ser escrita. Mas sempre a dominante é essa: Um Deus cruel, invejoso, insuportável.
O Corão, se não estou enganado, levou 30 anos ou perto disso para ser redigido.
Imaginar que um livro e outro, o Corão ou a Bíblia são de inspiração divina... Francamente!
Inspiração divina, como?
Que canal de comunicação tinha Maomé ou tinha os redatores da Bíblia com Deus que estaria dizendo ao ouvido aquilo que deviam escrever?
É realmente absurdo!
Nós somos manipulados, enganados, desde que nascemos!
Nós somos muito mais piedosos. Alguém que cometeu um delito e depois pagou, vai para a prisão, fica aí cinco ou dez anos, ou quinze anos e depois sai e integra-se.
Não!
No caso, no catolicismo (cristianismo) não há integração possível. A pessoa que pecou será condenada para sempre.
E o que é isso, alguém condenado para sempre?
É completamente idiota!
Há coisas muito mais idiotas, repare...
Antes da criação do Universo... Deus não fez nada. Não consta. Um dia não se sabe por que, decidiu criar o Universo.
Também não se sabe por que, nem para quê. Fez segundo a Bíblia o Universo em seis dias. Seis dias só, seis dias.
Descansou ao sétimo, até hoje.
Nunca mais fez nada.
Isto tem algum sentido?


Nada faz sentido, principalmente quando exércitos de condutopatas são manipulados por calhordas que no uso da verborragia insana de versículos vão conduzindo esses alienados para o sangradouro e ninguém contesta, pois contestar é proibido pelos ladinos que se dizem os portadores das palavras de deus e ainda são lerda e pateticamente chamados de homens de deus.


Que deus?

2 comentários:

  1. Pedro, meu querido amigo!

    Como vai? E Sandrinha e filhotes?

    Não li, por não conseguir AINDA entender, nenhum livro de Saramago, mas já tentei alg. vezes. Não está em causa a visão politica dele, contrária á minha, mas sim, pke acho k ele pregava tanta igualdade, etc. e tal, mas sempre viveu de forma bem burguesa e sumptuosa e até escolheu viver numa ilha, Vejam só!

    Qto ao conteúdo da entrevista k ele deu, posso te dizer que ele não deixa de ter razão, se virmos os factos, assim a olho nu, descontextualizados.
    Sabes k sou crente, mas tenho, mtas vezes, dúvidas, o k é natural, pke ninguém sabe tudo, nem está certo de e em tudo. Haja humidade! É a velha questão: o k nasceu 1º? O ovo ou a galinha? Qto ao Corão, nem me vou pronunciar, pke sabendo, historicamente, das patifarias k Maomé fez (se casou com uma menina, k tinha cerca de 9/10 anos), acho k nem palavras merece. Alá ou Acá (risos) é uma personagem criada, não sei por quem, k só conhece a vingança, a brutalidade e homem ter, LEGALMENTE, QUATRO MULHERES, não contando com as concubinas, mas as servas e mtas mais.

    Para te falar com toda a sinceridade, penso que Deus existe, mas parece k não está agindo. Tanta crueldade, tanta homicídio, enfim, tanto mal por esse mundo fora e se Ele é nosso Pai, então, deveria atenuar ou fazer desaparecer nossas dores, pke tu és pai de teus filhos e decerto se puderes erradicar todo o tipo de tormentas deles, ah, tu sem dúvida, o farás. Eu penso nisso, mtas vezes, mas gosto de dar o benefício da dúvida, em qualquer situação, para não cair em extremos.

    Gostaria que comentasses mais blogs, pke os teus escritos são de uma importância tal, k é pena ficarem por aqui, mesmo. Novas e ideias diferentes das suas, das minhas, são sempre importantes. Ouvir opiniões, tb, é mto interessante. Pensa nisso, Pedro!

    Agradeço tua visita e gentis palavras. Um poema de amor é um poema de amor e não há mto a dizer sobre ele. É provável k o sintamos mais, isso acredito!

    Beijos para todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Céu. Saudades.
      Estou bem de saúde e minha família também, apenas amargando o momento turvo pelo qual passa nosso Brasil, que foi tomado por uma elite demagoga que avassaladoramente consome com os direitos dos trabalhadores de forma ferina, insana e sem pudor. Mas estamos a lutar juntamente os partidos de esquerda e alguns Deputados e Senadores, mesmo que sendo do partido do usurpador Temer fazem acérrima oposição. Quanto a Saramago, óbvio está sua posição socialista, suas lutas contra a opressão e seus escritos por um mundo mais justo e igualitário, e isto podemos ver em seu livro Levanta do Chão. Crítica ferrenha as instituições que comandam Portugal desde sempre. Igreja, Estado, Latifúndio. Quanto ao paradoxo de ser comunista e ter dinheiro, coisa muito criticada aqui também no Brasil, pois uma das mais notáveis lideranças do PCB, Oscar Niemayer, o conhecido arquiteto que projetou entre centenas de outras coisas a nossa Capital Federal, era um homem que chegou a riqueza por seus méritos. Faleceu aos 104 anos, ativo, lúcido e lutador. Conhecido mundialmente jamais negou seu ateísmo e sua posição comunista, (o que nada tem a ver uma coisa com a outra, conheço religiosos, padres e bispos no Brasil que são comunistas) por isso foi muito criticado, porém vivia em um regime capitalista e seria ilógico que renunciasse sua riqueza. Afinal no capitalismo o que vale é o dinheiro, porém ele, assim como muitos outros comunistas sonharam e sonham com um mundo justo e plano, nesse momento eles podem perder tudo, pois o tudo não mais importará. Porém lutaram para que esse sonho viesse a acontecer. Como disse um comunista cujo nome me escapou: Sou comunista, mas não sou burro, se hoje dividir o que tenho, no regime capitalista, amanhã estarei passando fome. Quanto ao ovo e a galinha, com a máxima certeza foi o ovo. Inquestionável dentro do ponto de vista de Darwin ou Wallace, pois sigo seus pensamentos. Quanto ao Corão, que é uma cópia mal feita do Torá, assim como a própria Bíblia, são ambos cruéis, que ao lermos (sem as malfadadas interpretações) veremos que se tratam de livros misóginos e cheios de maldades, que nos apresentam um deus, seja lá o nome que inventaram, vaidoso e extremamente cruel. Um deus ilógico e tendencioso.
      Caríssima Céu, como sempre foi um imenso prazer trocar ideias com pessoa tão amável e respeitável. Não deixe de escrever em seu blogue, pois quase todos os dias faço uma visita a ele. Um fraterno abraço cá do extremos sul deste gigante adormecido (por enquanto).

      Excluir