PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O Bem e o Mal




A humanidade desde seu alvorecer, ou mesmo antes dele, sempre se guiou pela escuridão e pela luz, pelo bem e pelo mal, pelo profano e sagrado. Não havia como pensar de outra forma. E a sociedade assim foi evoluindo em altos e baixos, em tropeços e quedas.

Para justificar o bem e o mal, ambos inerentes da humanidade, já que entre os animais ditos irracionais* não há o arrependimento, eles agem de acordo com suas necessidade de vida ou morte, não importando se vão matar, dilacerar e se alimentar dos despojos.


O homem habilmente foi com o tempo justificando tais maldades, ao ponto de terem inventado que Deus criou o homem para reinar sobre os animais. (palhaçada).

Da mesma forma inventaram que o bem e o mal não podem ser divididos e tem sido as duas forças mais combatidas ao longo da saga humana. Para tal criaram figuras que representassem o bem e o mal. Porém há de se pensar que os conceitos religiosos dizem ser deus, tudo. Ou seja, tanto é o bem como é o mal, já que ele é tudo.



Ao esbarrarem nessa contradição, tanto o Islã como O Cristianismo, cópias malfeitas do Torá, os cinco primeiros livros da bíblia hebraica, que por sua vez também são cópias malfeitas de outros contos já existentes há mais de cem anos como a Epopeia de Gilgamesh, escrita por outro povo, inventaram, então a figura do demônio, assim haveria a quadrilha do mal infiltrada nas hostes de Deus, permitindo que a culpa fosse dada a outra figura mitológica e não a Deus, também mitológico.

E a pergunta que fica em suspenso é, POR QUE DEUS PERMITE?

Não entrando no mérito, pois entornaria todas as justificativas dos teístas, começamos a nos questionar sobre tais existências. Uma das justificativas dadas pelos que creem dizem que o mal é para botar o homem sob provação. Neste caso vamos recordar o caso de Jó.


O demônio convenceu a Deus que Jó era bom e o amava, porque tinha riquezas, esposa, filhos, animais, mas que deus deveria por Jó a uma provação. Deus, onisciente, onipresente, onipotente, onitudo, foi na conversa mole do capeta (peraí, deus acreditou no capeta?) e tirou a riqueza de Jó, mas esse continuava a orar e servir a Ele. O diabo não contente disse ao senhor que ele ainda tinha mulher e filhos. Deus então seguindo a voz do mal (que deus bobinho), matou mulher e filhos de Jó, e de quebra ainda mandou uma peste que aniquilou seus animais e para mostrar ao demônio Deus mandou uma porção de doenças, ziquizira, lumbago, pé-de-atleta, espinhela caída, constipação, maleita, garrotilho, remela, sarna, beribéri, caxumba, e da recolhida, unha encravada, bicheira, tosse seca, queimação, azia, soluço, bexiga entre outras, mas Jó continuava a orar a Ele e a Ele servir. E somente após tanta judiaria* Deus se convenceu que Jó realmente o amava.


Precisava ter colocado o infeliz em sofrimento para saber o que ele como deus já saberia? Pô deus, te liga.

Precisava dar tanta dor e lágrimas para somente ai se convencer que Jó o amava? 

Ou seja, uma história besta, pois deus caiu como um pato na conversa do capeta, que as pessoas acreditam. Uma história cruel executada por deus, afinal aí é de se perguntar, quem nesta história serviu de vilão. NÃO! Não precisa nem responder. Pois quaisquer tentativas de respostas estarão dando provas de sandice e ignorância doentia e galopante.



O bem e o mal sofrem revezes. Vejamos. O Papa Bento XVI (Benedictus XVI), nascido Joseph Aloisius* Ratzinger, começou a mudar essa história mal contada do bem e do mal, eliminando o Purgatório das Crianças, o que levou ao desespero os aleluias incautos e insanos.  Ora bolas, se não existe Purgatório das Crianças, será que existirá um purgatório para os adultos? Também não. Nada disto tem sentido. Dizer que os mortos só chegarão à presença de Deus através de Cristo, mas o que me parece esse Cristo não está nem um pouco ligado, pois jamais voltará. Fico com pena de ouvir pessoas dizendo que sua vovozinha ou sua mãezinha que morreu está na presença Santificada de Deus. Não. Pois só se chegaria à presença inefável de Deus após a volta de Cristo. Ou seja, isto é uma grande ilusão e as “tadinhas” amargarão a eternidade sem a presença deste deus, pois Cristo morreu e fim. Não voltará para o desespero dos que acreditam nessas histórias sem nenhum fundamento.



Para mais desespero dos reza-reza, o Papa Francisco afirmou que Adão e Eva jamais existiram. E precisava ser dito pelo Papa, quando qualquer pessoa com um mínimo de escolaridade e decência vê que isto é uma história boba e sem sentido e toscamente imoral, pois o incesto foi permitido.

Porém, essa figura exemplar chamada Francisco, veio com mais uma série bombástica de notícias que rodam o mundo e que deixou muitos religiosos no fundo do poço afirmando a não existência do inferno e a não existência do Demônio e que o Big Bang é verdadeiro e assim surgiu o Universo e que deus não é um mago que anda por aí com uma varinha mágica fazendo as coisas a seu bel prazer.


O mundo católico deve seguir sua mais límpida e verdadeira liderança desde que surgiu o Vaticano, chamada FRANCISCO, o papa maior, simples, humano, que renunciou certas mordomias que não deveriam fazer parte da vida dos que se dizem religiosos, como a riqueza, a opulência e mordomias.

Quanto o resto da Cristandade, ou assimila ou continua empacada, pois as verdades vão surgindo a cada momento, já que a ciência é dinâmica e chegará um momento que teremos respostas para tudo o que explicará o declínio já iniciado das religiões.

Até que um dia ouvi do Sumo Sacerdote, o mais cristalino de todos os Pontífices* essas afirmações verdadeiramente revolucionárias e corretíssimas. Mas os “aleluias” inveterados ficaram furibundo, amaldiçoando o Papa Chico, pois como agora eles vão assustar em seus cultos obscurantista um exército de condutopatas. Cordeirinhos demenciados que acreditam em tudo que os gurus ardilosos, mentirosos, ávidos em riquezas aplicam sem nenhum pudor.



Bem, espero que após essas mudanças radicais que vem para oxigenar a Igreja e os católicos outras e bombásticas revelações sejam feitas. Muitos são os religiosos que dizem que é quase impossível continuar afirmando a existência de um único deus, o que já é um progresso, visto que nosso universo é quase infindável e nós, Terra somos uma titica de mosca rolando pelo espaço, e que segundo novas teorias existirão infinidades de outros Universos, fazendo deste espaço infinito um amontoado de outros Universos que são os Poliversos ou Multiversos.

Não tenho provas, mas tenho a convicção de que um dia algum Papa, a despeito de tudo, e sob a mira dos que desfrutam das benesses religiosas, como riqueza e fama, dirá:

    “PEÇO A TODOS PERDÃO, MAS DEUS NÃO EXISTE”.
         



Irracionais - Hoje debate-se muito sobre a irracionalidade, haverá ou não a irracionalidade. Renomados cientistas afirmam que todos os animais pensam, ou seja, não haveria a irracionalidade. Penso, logo existo, está sendo substituída por existo, logo penso. Não importa se é um homem do alto de toda a sua arrogância ou um reles mosquito. Viram o que é arrogância – “reles mosquito” não pode ser reles mosquito um animal que é o causador de maior número de óbitos em humanos no mundo. Vamos se respeitar.

Judiaria - Vem de Judiar, escarnecer, fazer sofrer, atormentar, maltratar. Judiar significa fazer sofrer como sofreram os judeus, maltratados como foram os judeus, escarnecidos como foram os judeus.

Pontífice - Palavra de origem latina. Pontifex que quer dizer construtor de pontes. A partir do Século XI passou a representar o Papa. Imaginário - Ele constrói a ponte entre a Terra e o Céu.

Aluísius -  Nome de origem latina  Aluísius deu origem ao nome LUÍS (ALSIUS), portanto pela regra deve ser escrito com S no final e não com Z.

6 comentários:

  1. A ETERNA DICOTOMIA, QUERIDO PEDRO!

    Postagem fantástica, bem fundamentada, mas sujeita a diversas opiniões e interpretações, mas da discussão nasce a luz. Ninguém é detentor da razão total e absoluta e aquilo k pra você pode estar errado, para outros, pode estar certo.

    Como Historiador, pretende mostrar ao mundo k as "coisas" que há tanto tempo são aceites, não são nada assim. Será? A dúvida é importante, Pedro!

    Se alguém se comportar de forma errada, diremos: ele agiu mal. Se for o contrário, diremos: ele agiu bem. Então, os conceitos existem e as atitudes, tb.

    Qto ao Papa Francisco, não quero acrescentar nem uma sílaba, pke para mim, ele é uma figura misteriosa. O tempo tudo esclarecerá, mas no dia em k um Papa disser: Deus não existe, então, não haverá igreja nem seus servidores. Creio k isso dificilmente acontecerá, mas adivinhar ou profetizar, é proibido.

    Os agnósticos, que para mim, são ateus envergonhados, falam de uma força superior, k não sabem onde existe e de onde vem. Os ateus, negam tudo e se baseiam na ciência, mas esta evolui, vai se modificando e o k hoje é verdade, amanhã pode ser mentira, portanto não há certezas. Você sabe k existe, quem foram seus país, quem é sua mulher e seus filhos, mas daqui a 3/4 mil anos, caso esse sistema se mantenha, pode haver dúvidas e até negações sobre você e sua família ou sobre mim e minha família, tb.
    O mundo está em constante mutação e só sabemos que nada sabemos, Pedro!

    Beijos e dias de mta paz e amor.

    PS: penso atualizar meu blog lá para o final de semana. Terei mto gosto em sua presença. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada Céu.
      Prazer imenso em trocar ideias e palavras com uma pessoa sensível por seus escritos e tão clara em suas afirmações, que com seus comentários enriquecem não só meu blogue como enriquece o meu próprio conhecimento. E eles são sempre bem-vindos, pois além (de Alentejo) de me trazerem conhecimento me dão alegria e profunda satisfação.
      E o que eu sei é que nada sei é sempre atual, vivemos num mundo dinâmico e a cada dia uma surpresa nos deixa surpresos, boa ou má, mas são surpresas que elevam a civilização a patamares nunca dantes alcançados. Hoje se discute sobre o chamado DNA-lixo, alguns cientistas do Projeto Genoma afirmam tratar-se de resquícios extraterrestres. Não posso simplesmente descartar essa ideia, pois acredito que não estamos sós no Universo.
      Quanto a dizer que um dia um Papa dirá que deus não existe foi uma maneira hilária de encerrar este post, já que tantas coisas estão sendo esclarecidas e recontadas pela própria igreja, que só faltaria isto. Quanto às religiões em si, acredito eu que, se a humanidade conseguir vencer alguns milênio estas serão estudadas como nós hoje estudamos as religiões greco-romana ou egípcia e seus panteões cheios de deuses com aflições, vontades e maldades puramente humanas, como a inveja, cobiça e vingança. Outras religiões tomarão este lugar e tudo continuará até chegar o momento em que outras civilizações nos mostrem outro caminho menos turvo. Óbvio está que a igreja funciona como uma grande empresa, que vende uma ideia, sem data de validade e sem comprovação de entrega, já que ficamos sempre a espera de uma coisa que não sabemos se receberemos, pois esta empresa não há controle de qualidade e vemos agigantarem-se as igrejas cristãs que só no Brasil são milhares de seitas (se não me engano são mais de 15 mil igrejas evangélicas de nomenclaturas diferentes) e cada uma se diz a verdadeira e quando muitos reclamam da paternidade não há como saber quem é o pai da criança.
      Quando me digo agnóstico, não é por vergonha de me dizer ateu. Precisaria muito mais, mas muito mais mesmo para me dizer ateu. Eu ainda não cheguei a tal perfeição, se é que existe, pois tudo depende de opiniões e das malfadadas interpretações que nos colocam num caminho perigoso, extremamente perigoso, pois já ouvi num mesmo momento três interpretações completamente diferentes de uma mesma citação bíblica e eu sou do tipo ou é ou não é. Como dizemos aqui no Rio Grande do Sul, “ou é 8 ou é 80”. Não há espaço para o meio termo.
      A coisa é tão dinâmica que se torna quase impossível fazer afirmações ateístas ou teístas, não há como comprovar nem de um lado nem de outro. Não sou contra as religiões nem contra os religiosos, mas procuro entender as entrelinhas da história e esta nos mostra um caminho diametralmente oposto aos dos ditos livros sagrados, seja o Torá, a Corão ou a Bíblia. A história nos diz uma coisa, a bíblia outra e conforme a ciência evolui e prova, a igreja corre atrás para se atualiza para não cair no vazio.
      Debate-se hoje que a própria história de Jesus pode ser um reconto da mitologia de Hórus, pois são idênticas.
      Caríssima Céu, que a paz, a saúde e a alegria estejam sempre do teu lado.
      Um grande e respeitoso abraço.

      Excluir
  2. Ola, Pedro, meu querido amigo!

    Como vai? A família?
    Aqui, tudo normal, excetuando o tempo k já se faz frio e ontem choveu. Enfim, chegou o outono e aí a Primavera.

    Li tua fantástica e brilhante resposta, onde te vou aprendendo a conhecer. Aqui, tb usamos a expressão "ou 8 ou 80". Temos k ficar no meio, pke, dizem, aí reside a virtude.

    Esperava novo post, aqui, mas ainda não. Aguardarei, pke eu tb estive mais de um mês sem postar e afastada do blog, por motivos profissionais. Atualizei já quase no final da semana, que passou.

    Grande abraço e dias bem felizes.

    ResponderExcluir
  3. Olá caríssima Céu, prazer imenso.
    Aqui estamos todos bem, apesar de ter sido Canoas mais uma vez assolada por uma tempestade que deixou milhares de pessoas desabrigadas, pois dez mil casas sofreram com o vendaval e forte chuva de granizo. Estava viajando com Sandrinha e quando estávamos em Pelotas soubemos do mau tempo que fez tanta destruição. Mas a cidade é uma cidade rica, segunda maior arrecadadora de impostos do Estado, com um fortíssimo Parque Industrial e grande comércio, já está recuperada com a ação pronta dos órgão municipais e a presença pessoal de nosso Prefeito junto as áreas atingidas, assim como a pronta ação da Defesa Civil. Ficamos três dias em Pelotas, visitando velhos e amados amigos e passamos ontem e hoje em uma pequena e bela cidade chamada São Lourenço do Sul, aonde nos hospedamos em frente a praia na Lagoa dos Patos, apesar do frio que fazia em um belíssimo hotel. Chegamos há pouco em casa. Tudo Bem.
    Fiquei surpreso com o uso do 8 ou 80. Portugal está sempre me surpreendendo. Na verdade temos que reconhecer que a mãe terra portuguesa nos deixou em herança não somente a língua como várias outras coisas interessantes e boas, uma delas os maravilhosos doces de Pelotas, de finíssima raiz portuguesa.
    Grande e respeitoso abraço e que o inverno por aí não seja tão cruel como foi por aqui este ano.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  4. kkk belíssimo post; mas sabe né...
    Se fosse na inquisição serías queimado mil vezes kkk, pegaríam as tuas cinzas e queimaríam novamente k.
    Nossa nem dá para acreditar nessas linhas de pensamentos e que tem gente
    que ainda pensa assim.
    O Papa sabe o que é bom k; estou a me referir a sua moto k.
    Por aqui k ainda marido pensa em comprar a sua harley e
    fazer a rota 66 k. Cada um com as suas loucuras k.
    Abraços a ti e aos seus.
    janicce.

    ResponderExcluir
  5. Olá Janicce.
    Pois é, eu tinha um sonho, não andar em uma Harley, mas fazer o todo o Brasil de automóvel e ao longo de quarenta anos consegui realizar este sonho 80% deste sonho, cheguei a fazer viagem de quarenta e um dias. Maravilha.
    Quanto a ser queimado vivo não estamos livres de uma nova inquisição. Agiganta-se forças demoníacas lideradas por pastores destrambelhados que querem normatizar, imiscuir e decidir sobre a vida dos outros. O povo está cego e não vê o mal que já começou mostrar sua cara com assassinatos de umbandistas, destruição de capelas católicas no interior do Brasil, destruição de monumentos. Uma nova e maléfica inquisição já está em andamento no Brasil. E não há um Político ou Juiz que diga alguma coisa, pois quase todos já foram comprados ou cooptados por esses tararacas, infelizmente.
    Mas deixando as aberrações de lado, foi um enorme prazer em receber teu comentário, como são todos os que postas.Adorei.
    Amada, que tenhas um belo final de semana, um belo final de mês e um belo final de ano e como disse na outra resposta, falaremos neste período, pois para mim é de extremo valor e prazer receber teus comentários.
    Um grande e respeitoso abraço e que a saúde, paz e alegria sejam uma constante em tua vida.

    ResponderExcluir