PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Neve, Granizo e Geada





Por ser um imenso país, bem maior que a Europa Ocidental, curiosos fatores o tornam um país de extremos.


Nestes últimos dias nos deparamos com a caída vertiginosa das temperaturas que há muitos anos não sentíamos



No Rio Grande do Sul, na Região da Serra Gaúcha e nas Serras do Estado de Santa Catarina, as temperaturas caíram a baixo de 10 graus negativos, o que trouxe muitos turistas de outros Estados Brasileiros para assistirem a queda de neve e sofrerem com o frio. 


Entretanto o que mais assustou tanto os Gaúchos como os Barrigas Verdes foram as chuvas violentas de granizo que em muitas cidades camadas de gelo permaneciam amontoadas nas manhãs seguintes.




Até na minha Canoas, onde a temperatura despencou houve muita devastação pela queda de granizo, pelotas maiores que um ovo de galinha destelharam inúmeras residências e fizeram um estrago em muitos automóveis que tiveram sua lataria amassada e seus para-brisas quebrados.



Mas tche bagual, estou aperado nos trinques e de coração estreleiro, até o meu bichará de lã saiu do baú e o lenço maragato não sai do pescoço e passo a manhã na soleira da sacada pegando um solito e bombeando as pinguanchitas enroladitas que passam pela rua, que de tão frio até andam menos algariadas e os piás caborteiros andam encorujados, feito caburé e com seus canguás enterrados até las orejas.



Nas regiões mais úmidas onde o orvalho cobria os campos e casas houve formação de geada deixando tudo branco e nos brindando com uma gama de imagens muito belas e até bizarras.




Alguns menos avisados dizem que “caiu geada”, entretanto geada não cai, é um fenômeno que acorre devido a um fenômeno chamado advecção de massa de ar polar, igualito com o que ocorre dentro da geladeira, a água congela no freezer, mas não cai de lugar nenhum, apenas congela. Esse mesmo processo ocorre na natureza onde a umidade ou mesmo poças d’água viram pedras de gelo ou congelam dentro de canos interrompendo o abastecimento quando exposto ao tempo.



Por outro lado a neve cai, assim como a chuva, só o que não cai é a geada e os preços, a tal ponto que esse ano não fiz o tão esperado mocotó. Mas que barbaridade!



E a previsão é mais frio.



Oigalê porqueira! É para o baicuára ficar bicudo de tanto tomar chimarrão bem quente , cheio de jujo, para enfrentar o frio e o bacudo que pode, fica enroladito nos pelegos dentro do rancho ou a beira do velho fogão a lenha e nem te ligo. Já os borrachos vão para o bolicho encher a cara com uma caña de Santo Antônio, que a friaca passa folheirita no más.


Entonces tá! 


Fui



Mas vou tapado de frio, mas em manga de camisa.

8 comentários:

  1. Olá, Pedro!

    Como vai? Sua família?

    Regressei de férias, sim, que foram serenas e sem correrias, aliás, nem poderiam ser de outra forma, pke sou calma, por natureza.

    Quero mto agradecer sua vista e palavras tão elogiosas, lá no meu blogue, mas não exagere, querido amigo!

    Li sua fantástica e pormenorizada postagem e meu Deus como é mau, desagradável o frio, as tempestades e as consequências delas. As fotos estão excelentes e nos mostram como está essa região do Brasil.

    Gostei desses regionalismos, e alguns nem sei mesmo o significado deles, mas entendi o sentido do texto, no aspeto geral.

    Pois, geada não caí, não. Ela se forma, sim. Professor de História tem de saber tb um pouco de Geografia, pke há k mostrar e indicar zonas onde brilhantes civilizações se desenvolveram.

    Pedro, como você calcula, tenho um montão de coisas para pôr no lugar e não sei mesmo qdo postarei, pke não escrevi sequer uma linha, ainda.

    Beijos e bom domingo para todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céuzinha.
      Fico radiante quando abro teus comentários e vejo esses olhos lindos e penetrantes.
      Estou bem, mas um bem sem grandes motivações, já que passamos por um verdadeiro golpe de estado, o qual está jogando a classe trabalhadora num verdadeiro retrocesso. Espero que o julgamento da nossa Presidente Dilma seja a ela favorável, pois os golpistas querem transformar o Brasil numa republiqueta, coisa que, com o governo dos Trabalhadores alcançou a sétima posição entre as nações de maior economia. O sétimo país mais industrializado do mundo.
      De vereda (rapidamente) fui falar com Sandra, minha companheira de mais de 45 anos de uma convivência sem igual e achamos que tuas férias foram muito pequenas. Aqui, nesta época os professores têm férias de uma semana, chegando sempre a 9 dias no mínimo devido aos fins de semana, entretanto no “verão” os professores entram em férias remuneradas a partir de 23 de dezembro, retornando ao trabalho somente na metade do mês de fevereiro (45 a 50 dias de férias). Os trabalhadores civis e militares têm férias de 30 dias por ano, remuneradas, coisa que o atual governo espúrio e golpista quer acabar. Aliás, quer tirar todos os direitos trabalhistas que foram alcançados em sua maioria com a revolução de 30, quando o meu Estado do Rio Grande do Sul, liderado por Getúlio Vargas invadiu o Brasil, tomou o poder e fez muitas reformas em 15 anos que esteve como um verdadeiro caudilho, garantindo aos trabalhadores uma série de benefícios que hoje são contestados por uma elite golpista e caborteira (velhaca-trapaceira-mentirosa).
      Fiquei encantado com a maneira tão linda, clara e sem rodeios (sem meias palavras) que usas para expressar teus pensamentos, lindos e tão claros que fascina.
      Há previsão de mais frio em nosso Estado, que nós Gaúchos chamamos de República, inclusive está em nossa bandeira REPÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL.
      Usei em meu texto NEVE, GRANIZO E GEADA a expressão Barriga Verde, ao que devo uma explicação. Durante a Guerra do Paraguai os Soldados Voluntários do Estado de Santa Catarina, que iam para frente de batalha usavam uma faixa verde na cintura, o que lhes valeu esse apelido o qual muito engrandece esse Estado.
      Outras palavras que usualmente uso, com o tempo vais tomando conhecimento do que elas significam e na dúvida é só perguntar.
      Um grande abraço e um excelente domingo cheio de alegria, saúde e paz.
      Beijos.

      Excluir
  2. Realmente, este ano fez muito frio. Aqui em São Paulo foi bem gelado, com forte vento.
    Nunca vi granizo assim tão grande, uau! Espero que o verão não venha com esta intensidade, já pensou? Eu não!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Maria Glória D’Amico.
      Honradíssimo com tua visita e comentário. Comentários são sempre bem-vindos e deixam meu coração estreleiro.
      Este inverno aqui no Rio Grande do Sul e também na região das serras de Santa Catarina está sendo rigoroso como há bons anos não se via e esperamos também que com a chegada do verão não seja tão devastador como foi este inverno. Soube também da precipitação da temperatura no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Porém aqui no meu Rio Grande está sendo extremo o frio, com temperaturas que despencaram a menos de 10 graus negativos.
      Minha alegria é grande com tua visita e fica meu blogue a tua disposição sempre.
      Um grande e respeitoso abraço.

      Excluir
  3. Nossa! nem me fale desse frio...
    Peguei uma gripe tão forte; que pedi para a empresa que trabalho me
    mandar para outro estado em junho; e me mandaram para Brasília. k
    chegando lá uma secura no ar que só passava com o nariz sangrando...
    Me ralei duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janicce.
      Essa foi boa, "me ralei duas vezes".
      Brasília é linda, mas realmente é uma secura. A primeira vez que lá estive, no ano de 1975 fiquei intrigado porque em todas as repartições que eu ia, no Ministério da Agricultura, havia copos e potes com água por sobre as mesas e balcões, custei a entender que era maneira que eles tinham para umedecer o ar, mas apesar de ser muita baixa a umidade do ar, nunca me senti mal, sendo que a última vez que lá estive fiquei uma semana, foi maravilhosa.
      Porém o nosso inverno foi tenebroso, aliás está sendo.
      Um abraço caríssima Janicce.

      Excluir
  4. Caro Pedro,
    Foi com surpresa que observei a reportagem fotográfica do mau tempo no Sul do Brasil. Estava longe de imaginar que tal seria possível, apesar de saber que por aí faz frio no Inverno.
    Por cá estamos em pleno Verão, diz-se até – quem sabe – que Julho foi o mês mais quente desde 1935. Algo está a mudar e nós notamos. Parece que a tendência é para ficarmos com duas estações, Verão e Inverno, ao contrário do que acontecia até há alguns anos, quando distinguíamos bem a Primavera e o Outono. Enfim, melhor não será; as mudanças climatéricas são dolorosas.

    Tenho lá um comentário seu a que não respondi ainda por absoluta falta de disponibilidade, mas vou fazê-lo, até porque o tema é muito interessante.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado Carlos.
      O Brasil é um país de surpresas, visto ser mui extenso e com uma variadíssima gama de ecossistemas que vão das planícies frias do Sul, no inverno ao extremo norte equatorial, quentíssimo e úmido o ano inteiro, passando por diversas áreas como o Planalto Meridional ameno e as belíssimas paragens do Pantanal no Centro Oeste. Temos Regiões riquíssimas, como no Paraná, Interior Noroeste de São Paulo, Região do Planalto e Missões no Rio Grande do Sul, que contrastam com a pobreza do Planalto Nordestino (Sertão e Agreste) ao lado da Zona da Mata com praias belíssimas e hotéis maravilhosos.
      Este inverno foi um dos mais gelados dos últimos anos, em Urupema, cidade do Estado de Santa Catarina a temperatura despencou a menos de -8º, com sensação térmica de -20º no Morro das Torres, e em São José dos Ausentes, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e em outras localidades as temperaturas também despencaram abaixo de zero.
      São dias muito frios no inverno, mas nós vamos levando “enroladitos nos pelegos”, mas acredito sim que esta mudança climática provocada pelo homem vai sim se firmar com gélidos invernos e verões avassaladores e chuvosos.
      Na Argentina, no Chile e no Uruguai o frio é mais intenso, sendo que na região da Patagônia na Argentina os invernos são violentos, tendo várias estações para prática de esqui, desde Mendoza até Ushuaia.
      Estou para ir ao Chile, porém só no verão (dezembro) época que a temperatura torna-se suportável em torno dos 30º.
      Grande e fraterno abraço e salve Dom João VI.

      Excluir