PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Buenos Aires, La Reina del Plata - Parte I



 Buenos Aires realmente é uma verdadeira rainha. Rainha antiga e moderna, boêmia e cosmopolita, que nos enche os olhos quer na grandiosidade de sua história, na riqueza de seus prédios antigos como nos novos e belos edifícios ao longo de “Puerto Madero”, onde encontramos a arrojada Puente de la Mujer.
La Reina de muitas línguas que se entreveram por suas ruas e largas avenidas, como a 9 de Julio.
         La Reina de la Boca, bairro boêmio e repleto de cultura popular, la Reina da infinita Feira de San Telmo, que deixou de ser apenas uma feira de antiguidades e se tornou em imensa feira onde se mesclam povos, línguas e arte.
La Reina de la Recoleta, de Palermo, de Avellaneda, de la Plaza de Mayo y de la Casa Rosada.
La Reina única e absoluta do Tango, de Gardel e Piazzolla.
Mas, sobretudo Buenos Aires, a Buenos Aires “Reina del Plata”.

                       Em uma de suas ruas ao estilo europeu.
        Com Sandra  numa noite fria na A. 9 de Julio em frente ao Obelisco.
                     Ao fundo a histórica Casa Rosada, Sede do Governo Argentino.
               
 Sandra com nossos parceiros de viagem, minha irmã Lúcia e meu cunhado Flordemar, em uma estação  do metrô, cuja primemira linha foi inaugurada em 1º de dezembro 1913.
                               Puente de la Mujer em Puerto Madero.
                     Ao fundo o moderníssimo conjunto arquitetônico em Puerto Madero.






10 comentários:

  1. Si. És una ciudad mui linda e de un pueblo amable. Já estoi preparando mi viajen a otra ciudade del Platas, Montevidéo, em la Republica Oriental.

    ResponderExcluir
  2. Me encanta as ruas de Buenos Aires. Gosto do estilo europeu e de sentar em um café no final de tarde. Gosto igualmente das praças, como são belas e tranquilas. Adoro a gastronomia e o vinho. A arquitetura é realmente um museu a céu aberto.
    Mas conversando com alguns locais e principalmente motoristas de táxi, todos diziam acreditar que o país estava melhorando. Me deu a impressão de que por lá, estão conseguindo dar a volta por cima, mesmo que com muitos problemas. O que você acha, estando assim mais perto e com família por lá?

    ResponderExcluir
  3. Maria Glória, sempre imenso prazer.
    Estamos para volta à Buenos Aires, também adoramos esta cidade estilosa, de um povo culto, de belas avenidas e ruas maravilhosas. Quando lá estivemos, ficamos surpresos com as milhares de famílias morando em barracas de plástico em pleno bairro boêmio de La Boca. Segundo primos de Sandrinha que moram em Buenos Aires e em Concórdia, principalmente, as coisas não são tão alvissareiras quanto parecem. Os juros bancários foram ontem para 40%. Macri está levando a Argentina a ruínas. Muitos alugam suas casas e vão morar nas ruas, tendo assim esses valores para poderem se alimentar.É triste o que está acontecendo com grande parte da população argentina. Mantemos contato por telefone com primos de Sandrinha que moram em Concórdia, Província de Entre Rios, próximo a fronteira com o Uruguai, e eles estão pessimistas quanto ao futuro da Argentina.
    Caríssima, melhores dias irão de vir tanto para a Argentina, como para o Brasil e toda a Latino América. Uma boa noite e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como você disse, para a Latino América. Realmente, nada sabia sobre a real situação que a Argentina se encontra. Obrigado pelas informações.
      Argentinos e Brasileiros pessimistas quanto ao futuro! :(

      Excluir
    2. Olá Maria Glória, prazer imenso.
      Conheço alguns países da nossa América Latina e sempre vi estarrecido que enquanto continuarmos a ser um quintal dos EUA, seremos sempre subdesenvolvidos. Claro está que ver miséria numa gigante Argentina, pais de tanta cultura é uma coisa muito triste, porém ver o nosso gigantesco Brasil enveredar por um caminho incerto como hoje acontece nos dá pena e tristeza, pois temos tudo para ser realmente um país rico quanto a seu povo. Não adiante ser um país rico se seu povo amarga o desemprego, a miséria e a incerteza. Esse pessimismo que vive entre nós é fruto de um modelo extremamente explorador e corrupto e quando falo em corrupção pouco ou ninguém se salva, de vereadores a Juízes, de servidores públicos a privados, poucos não devem à Nação. Mas vamos em frente, quem sabe um dia haverá neste país o que sempre sonhamos para ele. Porém não botamos tento no que acontece no Paraguai, país que conheço bem, um país atrasado e pobre e também na minha segunda Pátria, o Amado Uruguai, o qual conheço muito bem e que apesar de ter sido considerado a Suíça Americana, hoje é um país pobre que com o governo irretocável de Mujica melhorou muito, mas ainda há muita pobreza e muito a se fazer.
      Abraço a todos.

      Excluir
    3. Exatamente como penso, a Argentina, um país com tanta cultura! Também fico triste com a situação do Brasil, mas vai demorar muito, mas muito para mudar. Talvez os filhos da minha neta possam 'começar' a viver bons tempos por aqui. No poder, quase ninguém se salva, talvez ninguém seria mais certo para dizer.
      Mujica é um fofo, tantas entrevistas pelo youtube eu assisti com ele. Que sorte do povo do Uruguai ter na sua história um homem como ele no poder.
      Estive no Chile em 2012, em Santiago e por lá vi um povo que muito me agradou, pela educação, elegância, amabilidade. Claro que uma semana turistando, quase nada se poder saber, mas gostei do que vi por lá e pretendemos voltar para conhecer a região dos lagos chilenos.
      O Uruguai também está no meus planos de viagem, gostaria de conhecer Montevidéu, Colonia e Carmelo.
      Outro abraço.

      Excluir
    4. Olá Maria Glória e Luiz.
      Vivemos cá entre argentinos e orientales (uruguaios)e somos de mesma cepa, de la misma sangre e por isto sentimos muito o que ocorre por lá. Creio que em futuro próximo a Argentina consiga mudar seu curso, porém não com um governo de Macri ou semelhante. No Uruguai tivermos no poder esse homem fantástico, Dom Mujica, que jamais abandonou sua vida de um homem comum, seu fusquinha velho, suas roupas simples. Um verdadeiro exemplo que não se deixou inocular pelo poder, pela ganância e governou com austeridade, liberdade e popularidade o nosso querido Uruguai. Chile, apesar de ter passado por uma violenta ditadura, a de Pinochet, que assassinou milhares e milhares de chilenos, consegui a duras provas se estabilizar e hoje constitui um país com um desenvolvimento razoável, apesar da vil exploração que a maioria dos trabalhadores do interior sofrem, apesar de ser a capital uma bela cidade, de um povo culto, porém, cá para nós, extremamente machista.kkkk. Sabes bem que com os turistas as coisas são bem diferentes. Montevideo, é uma cidade que se assemelha a Porto Alegre dos anos 70, e conhecemos todo o Uruguai, porém nossa preferida é sem sombra de dúvidas a bela Colónia del Sacramento. Colônia é maravilhosa, pois reúne vários momentos da história. Uma velha vila portuguesa, com suas ruas estreitas e velhos ranchos do século XVII ainda preservados, a velha cidade espanhola e a nova cidade, com sua rambla a beira mar, sua praça de touros que foi utilizada apenas uma vez e hoje encontra-se praticamente abandonada. Amamos tanto Colônia que estamos pensando em visitá-la novamente e ficar mais uma semana naquela bela cidade. Veja os posts: Uruguai e Argentina - Uma Aventura em Quatro Rodas de 28/11/14; Montevidéo, O Tesouro do Prata, de 01/12/14; Montevidéo - Segunda Parte, de 02/12/14 e Termas de Arapey, de o4/12/14.
      Um grande abraço a vocês, com muita saúde e paz.

      Excluir
    5. Pedro e Sandrinha!
      Sobre o machismo no Chile eu não sabia, fiz uma rápida pesquisa no google e muito se oferece para leitura, a coisa é séria. Isso é um atraso :(
      Colonia de Sacramento: sempre quando leio sobre esta cidade que encanta, é recomendado que se fique hospedado alguns dias. Mas sabemos da opção de ir de Buenos Aires, passar o dia e voltar, no final da tarde. Desta última vez que estivemos em BsAs, quase, quase fomos. Não fomos!
      Vou ver as tuas sugestões de postagens.
      Se quiser ver a nossa viagem ao Chile, cole este link - http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/search/label/Viagem%20-%20Santiago%20do%20Chile%201%20-%20Providencia%20e%20Centolla%20ou%20King%20Crab

      Abraços :)

      Excluir
    6. Olá.
      Realmente o homem chileno é muito machista, Temos que ter muito cuidado quanto ao cumprimentar ou referir-se a uma mulher, não é como aqui no Brasil, aonde as coisas fluem com naturalidade. Já passei por saias justas com chilenos, porém ambas as vezes os mesmos sentiram-se tão mal que tentaram desculpas, pois fui incisivo, deixando-os de cara no chão. São neste aspecto muito atrasados. E não só no Chile, como também no Peru e Equador. Colônia do Sacramento é a mina paixão e de Sandrinha também. Estando em Buenos Aires, pode-se chegar à Colônia em barcos que levam mais ou menos uma hora. Há duas ou três empresas que prestam esse serviço, inclusive uma transporto o automóvel. Mas o bom mesmo é tu ficares no mínimo três dias em Colônia. Há muita coisa para se ver e muitos pratos para saborear.
      Já passa de meia noite, amanhã visitarei teu espaço para ver tua viagem ao Chile. Abraço ao casal de amigos.

      Excluir