PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

NOVA PETRÓPOLIS – 47º Festival Internacional de Folclore – Parte II










Continuando esta série de postagens sobre o 47º Festival Internacional de Nova Petrópolis vamos ao Paraguai, com o Grupo Folclórico Remembranzas, que trouxe a meus pensamentos, de maneira fraterna, minhas viagens pelas terras Guaranis, de um povo altivo, guerreiro, sofrido muitas vezes, mas que não perdeu sua dignidade e acima de tudo manteve sua língua original, o Guarani e não como aconteceu com o Brasil, pois aqui a verdadeira língua geral (Nheengatu e Língua Geral Paulista) foi proibida pelo Marquês (ora vejam) do Pombal que só permitia que se falasse uma língua alienígena que nada tinha a ver com a maioria de nosso povo.


Hoje se sabe que 2/3 da população brasileira carrega em seu DNA o sangue Tupi, que está presente no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.




Na Região Sul prevalece outros povos. Lembrando que os verdadeiros Gaúchos orgulham-se de ter sangue de índios Charruas, principalmente, portanto para ser um autêntico Gaúcho há de se ter em suas veias o sangue Charrua, caso contrário ou é Biriva ou imigrante.



Por ser o gentílico do Rio Grande do Sul, Gaúcho, todos indiscriminadamente usam esse termo, porém devemos saber que existem os Gaúchos verdadeiros e, como se diz na Fronteira Oeste, Campanha e Missões – existem os “Gaúchos de carpete”, os falsos Gaúchos.



Gaúchos de carpete são aqueles que querem por que querem ser Gaúchos, mas falta-lhes o pedigree. Lembrando que o povo Gaúcho tem suas mais antigas raízes na Pampa Argentina.



Mas o que interessa agora é o Paraguai e e Grupo Remembranzas levantou o público em suas apresentações, deixando aqui uma nota de agradecimento à educação de Tito, componente do Grupo Remembranzas, que em sua última apresentação desceu do palco e gentilmente me ofertou seu chapéu o que me deixou extremamente honrado, momento em que, junto à Sandrinha, não tendo algo para retribuir sua gentileza, de vereda puxei de sob minha rastra (cinturão) minha linda adaga de dois palmos e meio que carrego quanto estou pilchado, atravessada às costas e a ele ofertei, não como 
retribuição, mais como um carinho especial a ele e ao povo Paraguaio. 

                       Observem as garrafas equilibradas sobre a cabeça.                



22 comentários:

  1. Pedro e Sandrinha! Parabéns meus queridos! Muitas felicidades a toda família, que alegria receber esta notícia! Temos que brindar a chegada no nossa querida bebezinha.
    Pedro, se você autorizar, gostaria de dar os parabéns para você e Sandrinha, por telefone. Tenho a permissão de ligar para vocês? Se a reposta for sim, envie teu celular para gloriadamico@gmail.com
    Muitos abraços e beijos a toda família.

    ResponderExcluir
  2. Pedro e Sandrinha! Parabéns meus queridos! Muitas felicidades a toda família, que alegria receber esta notícia! Temos que brindar a chegada no nossa querida bebezinha.
    Pedro, se você autorizar, gostaria de dar os parabéns para você e Sandrinha, por telefone. Tenho a permissão de ligar para vocês? Se a reposta for sim, envie teu celular para gloriadamico@gmail.com
    Muitos abraços e beijos a toda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paulista amiga do coração.
      Hoje foi um dia cheio de emoções. Conheci a lindinha Milena, nossa netinha amada. Há poucos minutos chegamos de Porto Alegre, já que ela nasceu no Hospital Divina Providência. Estou feliz pela netinha, pela nora e pelo filho. Nunca o vi mais feliz. Quanto ao pedido que fizeste, vou mandar pelo teu Blogue. Será um prazer imenso. Um grande e fraterno abraço a vocês, com um grande abraço a Dom Luiz e uma beijoca na Marianinha.
      Beijos, beijos.

      Excluir
  3. Então você anda com um adaga de dois palmos e meio? Fui até o google para ver como é esta adaga e que bonita e que gesto mais belo, aplausos!
    Acredita que nesta postagem, toda a história que conta sobre os gaúchos e as línguas, foram a real cereja do bolo! Porém, igualmente, apreciei os instantes em Nova Petrópolis, porque tudo neste local é encantado.
    Pretendo publicar hoje no meu blog.
    Beijinhos para vocês dois meus queridos, Pedro e Sandrinha, assoprados com afeto para toda família.
    Milena, com está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Glória.
      Pois é, andar com a Adaga na cintura é uma coisa bem Gaúcha, tanto que há uma Lei Estadual assinada pelo ex-governador Amaral de Souza que permite ao Gaúcho devidamente pilchado, ou seja, vestido a rigor usar sua Adaga em qualquer lugar. Agora estamos na semana farroupilha e vemos para todo o lado homens com suas pilchas e suas adagas na cintura. Há em quase todo o Estado acampamentos gaúchos que se encerram no dia 20 de setembro, data máxima do Estado, pois neste dia, do ano 1835 surgiu a República do Rio Grande do Sul e por dez anos peleou solita contra o Império. Nesses acampamentos vamos encontrar a língua ou dialeto típico dos verdadeiros Gaúchos, charlando, contando causos e gargozeando feitos.
      Querida paulista, agradecemos o carinho dispensado e Milena está a coisa mais linda. Beijos nossos a todos.

      Excluir
  4. Posso dizer que amizades como a sua e de sua família serão eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, espero que esteja tudo bem contigo, por aqui estamos vivendo um momento muito especial. A nora e o filho mais novo nos deram uma netinha linda e maravilhosa. Está com quinze dias. Fiquei feliz em receber esta declaração tão linda de amizade e creias que ela é recíproca.
      Um forte abraço e assim que subirmos à Serra vamos te ver.
      Bela semana com muita saúde e paz.

      Excluir
    2. Olá caro amigo.
      Fico extremamente feliz com esta declaração de amizade e saibas que ela e recíproca. Assim que subirmos à Serra iremos te ver e prosear.
      Muita saúde e paz.
      Forte abraço.

      Excluir
  5. Senhor e amigo Pedro um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, não imaginas o quanto fico feliz com tuas mensagens de amizade e carinho.
      Recebas um forte abraço e desejo muita saúde, alegria e esperança ao bom amigo.

      Excluir
  6. Então você assistiu a série do Papa Francisco, eu gostei muito. Agora estou assistindo uma sobre Trótski, também muito bem feita.
    Aqui também temos babka de chocolate e dei risada com a história da barba do espanhóis ahaha.
    Hoje está um dia muito estranho, um clima horrível, super quente, logo muda e vem um vento que bate as portas, de tão forte. Abafado! Céu nublado, tem cara de chuva, mas não chove. Penso que quando resolver chover, vai ser um pouco assustador.
    Abraços a toda família, beijocas para as meninas! Beijinho especial para a Sandrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que Bergoglio foi elevado ao Papado, muitas coisas sobre ele foram escritas, muitas maldades foram ditas, pois os reacionário de plantão estão sempre na linha para desfazer pessoas honradas e laboriosas, mas por outro lado muitas coisa boas e verdadeira apareceram para engrandecer este Papa carismático e tomador de chimarrão.
      Eu, como ateu, vejo em Francisco uma oxigenação da Igreja, mesmo assim vejo o fim dessa Igreja, pois no futuro irão falar dela como hoje se fala do Panteão Greco-romano. Lamento que o Papa Sorriso tenha sido assassinado por pretender desfazer-se das riquezas do Vaticano em prol dos pobres, da mesma forma, com mais prudência faz o Papa Chico, porém os príncipes da Igreja são ardilosos, perversos e reacionários, não todos, mas esmagadora maioria, reizinhos que se acham intocáveis. Achei a série muito boa e retratou sem ir muito ao fundo a situação de perversidade durante a ditadura de Videla e outros canalhas. O mesmo aconteceu em toda a Latino América, financiadas e instigadas pelos americanos, pois eles querem impor seu estilo de vida a todo o mundo. E quem disse que é isto que os povos querem? Fome, desemprego, exploração, concentração de riquezas em poucas mãos.
      Quanto a babka de chocolate. É espetacular.
      Sandrinha agradece o carinho e o retribui. Saúde e paz, sempre.
      Abraços a todos.

      Excluir
    2. Nunca poucas palavras foram tão acertadas sobre a igreja: "Eu, como ateu, vejo em Francisco uma oxigenação da Igreja, mesmo assim vejo o fim dessa Igreja, pois no futuro irão falar dela como hoje se fala do Panteão Greco-romano" - aplausos!
      Beijos, abraços a todos, especialmente para a Sandrinha.

      Excluir
    3. MG, querida amiga.
      Busco sempre entender as coisas dentro da razão, muitas vezes não entendo certas coisas que nos parecem milagres e lembro das palavras de Marx: "Milagres não existem". Realmente, o que muitos entendem como milagres não passam de probabilidades. A Igreja Católica hoje e cada vez mais se torna minoria. Mesmo os atormentados evangélicos são minoria. O Judaísmo não prospera, ao contrário diminui muito. A única religião que tem algum crescimento é o Islamismo, assim mesmo pela força, mas tende pelo tempo deixar de existir por ser castradora, opressora e má. Há na Europa países cuja população ateia supera em muito o pequeno número teísta e o mais interessante são os países de cultura mais avançada e padrão de vida excelente. Há de se pensar.
      Um grande abraço, Sandrinha retribui a atenção. Ontem ela estava aniversariando e saímos para almoçar com Monica, mas hoje ela me presenteará com maravilhosos ossos bucos ao forno.

      Excluir
    4. Oi Pedro, olá Sandrinha! Primeiramente, meus parabéns para a Sandrinha, de feliz aniversário, com votos de felicidades e saúde, alegrias diárias. Um forte abraço querida Sandrinha!
      Sobre o ateísmo nos países desenvolvidos na Europa, onde o povo convive perfeitamente com as diferenças, pouco se importa com a vestimenta ou se estão de topless em uma praça pública, eu também penso muito sobre isso! O Canadá é um exemplo espetacular, também!
      Sabe, nunca fiz osso buco no forno? Sempre na panela, mas já vi muitos vídeos com sugestões muito apetitosas, no forno.
      Mais beijinhos para a aniversariante e para toda família.

      Excluir
    5. Olá MG.
      Sandrinha agradece do fundo do coração pelo carinho e manda mil beijos a vocês.
      Enquanto países ricos e cultos como Suécia, Japão, Rep. Checa, Dinamarca, França e outros, cresce a população ateia, no Brasil cada vez mais essas malditas religiões crescem e tornam o povo cada vez mais imbecil. Coisa triste e vergonhosa.
      Geralmente se faz o ossobuco em panela, chega a desmanchar a carne, mas podemos fazer no forno ou na brasa. Muito bom.
      Agradecemos e retribuímos os parabéns à aniversariante.
      Mil beijos a todos.
      Abraços.

      Excluir
  7. Pedro, meu caro,
    Belo espaço esse teu, que difunde a cultura da tua Terra.
    Precisamos disseminar cultura, pois, só assim teremos um país em equilíbrio outra vez.
    Como bem disse Mário Quintana: "...Possuir primeiro, contemplar depois
    Agir primeiro, julgar depois!"
    Um abraço, desse novo amigo que passou a lhe seguir.
    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caríssimo Douglas Melo.
      Nesta manhã de chuva e frio aqui no sul, o que não é de se surpreender, receber ares do Rio de Janeiro, muda bastante nossa percepção de tempo.
      Fico realmente feliz e honrado pelas tuas palavras e sempre fui um amante da cultura, pois vejo nela a única saída para enfrentar todas as mazelas deste País. Sou Gaúcho do tipo que está plantado até o pescoço nesta terra. Tenho prontos para serem publicados cinco livros, um dos quais versa sobre o povo de minha querência, exaltando todos os povos que vieram em diferentes épocas para o Rio Grande, mas o faço não dentro da visão simplista que acha que quem nasceu no Rio Grande do Sul é Gaúcho. Não! Pois aqui temos além dos verdadeiros Gaúchos, amálgama ibéro-pampeano; Birivas, Alemães, Italianos, Negros, Judeus, Árabes e outros. Sou homem nascido na Campanha, neto de um Gaúcho Uruguaio, pai de minha saudosa mãe e muito sangue Charrua pelos quatro costados.
      Meu neto Bruno, hoje cursando Medicina é fã inconteste de Mário Quintana que escreveu:

      Todos esses que aí estão
      Atravancando o meu caminho,
      Eles passarão...
      Eu Passarinho!

      Caríssimo novo amigo deixo este espaço a tua inteira disposição, para comentar, criticar e, sobretudo manter esta relação digna e honrada.

      Um fraterno abraço, como se diz aqui, um quebra costelas.

      Desejo um belo final de semana, com muita saúde e paz.

      De coração estreleiro fico no aguardo de novos contatos.

      Excluir
    2. Pedro,
      Com certeza estaremos sempre interagindo.
      Saudações ao Pavilhão hasteado, desse teu amigo rotariano!
      Douglas

      Excluir
    3. Douglas.
      Obrigado e honrado fico e retribuo as saudações.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Pedro, a resposta do teu comentário na minha postagem do bolo cremoso de milho está aqui: https://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com/2015/03/bolo-cremoso-de-milho.html?showComment=1570302441492#c4615642120755498527
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir