PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 13 de julho de 2019

Erico Veríssimo e os Comunistas



Em 1971 no Livro Incidente em Antares escreveu o escritor Érico Veríssimo, natural de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, nascido em 17 de dezembro de 1905 e falecido em Porto Alegre em 28 de novembro de 1975, grande escritor gaúcho que nos deixou inúmeras obras como:


 
Clarissa (1933)

A vida de Joana d’Arc (1935),

Música ao Longe (1935),

As aventuras do avião vermelho (1936),Um lugar ao sol (1936)

Olhai os Lírios do Campo (1938)

O urso com música na barriga (1938)

Saga (1940)

Gato Preto em Campo de Neve (1941)

As Mãos de Meu Filho (1942)

O Resto é Silencio (1943)

A Volta do Gato Preto (1946)

Tempo e o Vento – 3 volumes (Vol. I “O continente” (1948), Vol. II “O retrato” (1951) e Vol. III O arquipélago (1961))

Noite (1954)

Gente e Bichos (1956)

O Escritor Diante do Espelho (1956)

O Senhor Embaixador (1965)

O Prisioneiro (1967)

Incidente em Antares (1971)

Foi premiado com os prêmios:

"Prêmio Machado de Assis" (1954), concedido pela Academia Brasileira de Letras.


"Prêmio Jabuti" (mais importante prêmio literário do Brasil).


Diz ele nesse livro:

Comunista é pseudônimo que os conservadores, os conformistas e os saudosistas do fascismo inventaram para designar simplesmente todo o sujeito que clama e luta por justiça social”.


É bem assim que os reacionários e ignorantes fazem por não terem sólidos conhecimentos e acham em suas cabeças torpes e despreparadas que chamar alguém de comunista é uma ofensa muito grande. 


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Catia.
      Feliz em receber-te em meu espaço e aproveitando desejo que tenhas uma belíssima semana com muito amor e paz.
      Bjs.

      Excluir
  2. Pedro!
    Na "Ágora" que se tornou a internet, principalmente o Youtube, os escolhidos (claro, são evangélicos) são os donos da verdade, os inimigos são comunistas (a eles resta apenas a lei muito mal aplicada) e tudo é culpa do PT.
    Beijocas, abraços a todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MG.
      Gostei da comparação verdadeira, a ágora se transformou em internet e infelizmente o Brasil caminha para a Idade das Trevas nas mãos desses alcaides pastores. Culpar o PT por tudo é bem a prática dos que estão dominados pelo fascismo.
      Gosto de ler as previsões de Baba Vanga e ela prevê para o ano 2076 que o Comunismo Dominará todo o Mundo. Dá maneira como vão as coisas eu só posso acreditar, pois o Capitalismo está exaurindo o mundo e eu prevejo a extinção de espécies, morte de mares, desaparecimento de ilhas, fome e destruições. Como dizia Antonio Conselheiro "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão", não dentro deste ponto de vista, porém em menos de cem anos vejo o frio matar milhões na Europa, pois com o derretimento das geleiras as corrente marítimas mudarão seus ciclos e a Gulf Stream, ou corrente do Golfo que leva calor para Europa poderá parar de correr. O Inferno de Dante será historinha meiga. Como eu gostaria de ver, pois falo e ninguém me ouve. Ontem mesmo assistia um documentário que mostrava os extensos capinzais que estão surgindo onde existia montanhas de gela no Alasca e na Groenlândia, mas continua o homem a desmatar e poluir. A Amazônia está sendo devastada. Um grande deserto nos espera. Um Saara na América do Sul.
      MG não se impressione com meu fatalismo, mas isto está dentro da minha área de estudos e a cada dia damos mais um passo em direção da destruição.
      Enquanto a caravana passa, tenhamos nós um belo final de semana, abraço a todos.

      Excluir
    2. Pedro, não conhecia Baba Vanga! Fui na net pesquisar, que história interessante.
      Sobre o Saara na America do Sul é uma conclusão muito apropriada. Nestes dias, muita noticias sobre o bozolino e a Amazônia, o que me fez lembrar muito das suas conclusões. Acho que você é uma Baba Vanga com profecias mais acertadas ahaha, é verdade, é a realidade, não temos como fugir. Creio que não dá para pensarmos, neste momento atual, como a Pollyanna pensa, sim aquela garotinha do livro, super otimista, no meio de um mar de negatividade. Não, dá não! Não te acho fatalista, mas realista! Não estamos nos 'anos dourados' do Rio de Janeiro, embalados por tranquilidade, segurança, o belo par de joelhos da musa Nara Leão e a bossa nova que é, até o nossos dias, um encanto! Sim, o Brasil já teve beleza musical.
      Por falar em Rio de Janeiro, como sabes, estive por lá. Copacabana perdeu o glamour, como é fedida de xixi, cheiro forte, até os bueiros que nem tenho como definir o fedor de esgoto. Sem contar o lixo espalhado pelo chão, ruas e calçadas.
      Estive em Ipanema, passei pela rua Nascimento Silva, fui conhecer o número 107, sim , aquele endereço da música Carta ao Tom 74 (https://www.youtube.com/watch?v=snL61YwwLCw). Apartamento que o Tom morava, na década de 1950, onde ele com Vinícius ensinaram a Elizeth Cardoso a cantar as músicas do álbum histórico Canção do Amor Demais. A rua é muito linda, arborizada, muitos passarinhos cantando (quase vi a Branca de Neve abrindo a janela), super tranquila e limpa. Eu gostei de Ipanema e Leblon. Mas não gostaria de morar no Rio, pelos motivos que nem precisamos falar. Porém, Sampa também tem lá as sua mazelas.... O que me encantou foram os edifícios, no sentido da arquitetura artística. Que maravilha, muitos necessitando de manutenção urgente, mas como são belos!
      Meus queridos amiguinhos do coração, Pedro e Sandrinha, deixo meu beijinho, muitos abraços carinhosos e o desejo de uma ótima viagem!

      Excluir
    3. Olá MG, que tudo esteja bem com vocês.
      Por aqui tudo bem, apesar do cansaço, pois há pouco chegamos de Nova Petrópolis, onde passamos esta última semana e que com o tempo irei publicando nossa aventura dentro de mais um Festival Internacional de Folclore. Fascinante.
      Baba Vanga é ainda estudada por suas incríveis previsões, como o falecimento de Stalin e outras coisas. Ela entremeia o fatalismo com previsões otimistas o que não é o meu caso. Óbvio que vejo um Admirável Mundo Novo, entretanto assolam-me previsões péssimas, pois o caminho que a humanidade está seguindo é o da autodestruição, passando pela fome, pestes e falta total de humanismo. O que já estamos vendo agigantar-se no mundo.
      Discuto horas com os meus filhos sobre o porvir, eles tem uma visão diferente, do bem e do bom e chegam a afirmar que mesmo na beira do abismo o homem saberá contornar e eu digo a eles que não estamos mais na beira do abismo, pois já estamos em queda livre para a destruição. Paro, penso e não consigo ver além de catástrofes, fome, maldades e guerras. Uma destruição generalizada da natureza e quando um pouquinho de Pollyanna surge em mim venho a saber que a maldade humana é tamanha que não há outra saída senão a destruição.
      Tararacas religiosos cada vez mais presentes que transformarão o Brasil em um país bitolado e cheio de forças espúrias e violentas defendendo religiões esdrúxulas e hoje já vemos agigantar-se o tal exército de cristo, uma versão da al qaeda, do Isis ou Boko-Haran. Estamos na iminência de sermos governados por esses pústulas que se intitula pastores. Sinto nojo se de escrever essa maldita palavra, pois quem precisa de pastores são doentes mentais, atormentados, inseguros, néscios e parvos, mas que estão crescendo em números e força. Concordo plenamente com aquela denominação de evangelistão.
      Quanto ao Rio de Janeiro, fizeste um belo passeio, eu só estive uma vez lá e prometi a mim mesmo nunca mais voltar. Já viajei por todo o Brasil, conheci gente de todos os tipos, cores e estilos, porém e infelizmente o Rio de Janeiro é o “Ó”. Só violência, criminalidade, tráfico e corrupção. Governador na cadeia, Prefeito na cadeia, Deputado na Cadeia. Pô meu, só tem “isto” nesse Estado e ainda elegem para senador e deputado os filhos do aloprado. Espero um dia encontrar um fluminense que não faça parte dessa gente. (Leia: “Porco Mijão” de 13 de janeiro de 2015 e depois leia “Caras do Brasil”, de 13 de outubro de 2014).
      Eles vivem criticando São Paulo, fazendo piadas de Paulista, porém é São Paulo a locomotiva do Brasil. É São Paulo que produz mais de 70% da riqueza do país. Deve ser despeito.
      Querida amiga MG e amigo Dom Luiz, agradecemos o carinho que vocês nos demonstram e deixamos aqui mil beijos e abraços a essa brava gente de São Paulo.

      Excluir
    4. Pedro, nas postagens que você indicou, eu apenas consegui encontrar 'Porco Mijão' e deixei meu coments.
      Penso que uma solução para este imenso país com um povo tão ignorante, seria dividir em 3 ou 4 países, acho que seria mais fácil para colocar tudo no seu devido lugar e principalmente, cuidar da educação das pessoas, porque sem educação, nunca sairemos do lugar.
      Estamos organizando uma viagem para Belo Horizonte, será o aniversário da Laurinha, neta do maridex, 5 anos. Minas é um estado que me faz muito feliz e em muitos sentidos.

      Excluir
    5. Olá MG. prazer imenso.
      Li teu comentário em Porco Mijão, foi uma pena meu filho não ter dados um petelecos no tal alcaide, ainda mais que é lutador, seria até uma covardia, mas ele me confidenciou que ficou com vontade de dar um tapão na orelha do vinagre, porém ficou com pena do desgraçado. É assim, na hora nos dá pena.
      Eu tenho uma visão separatista "O SUL É MEU PAÍS", porém tenho umas recaídas e vejo que grande países como o Canadá, Rússia, China, Austrália e EUA, são o que são pelo seu gigantismo. O que nos falta é educar o povo, e que o povo saiba votar. A tão calamitosa a situação política de nosso povo, que se na próxima eleição lançarem o Luciano Huck para presidência a esmagadora maioria deste povinho imbecil vai votar nele. Nunca foi nada no mundo político, mas ganharia disparado. Nosso povo não tem discernimento político. Veja o Rio de Janeiro, só votam em quem não presta e hoje vemos vários deles na cadeia ou enrolados com corrupção, pois quem manda no Rio são as Milícias e o Tráfico. VERGONHOSO. E eu vejo que separar o país pouco adiantaria, pois a corrupção está instalada em todos os sítios de nossa sociedade, onde médicos matam pacientes para venderem seus órgãos, onde bispos, padre e pastores são os maiores pedófilos, safados, mentirosos e corruptos. A situação do Brasil está naquele velho ditado - "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Enquanto não houver uma revolução social, onde as massas trabalhadoras assumam as rédeas desta Nação, não haverá jeito, pois tudo que este governo de loucos está fazendo é tirar do pobre, aumentando a diferença social. Agora esse maluco quer congelar o salário mínimo. Ou seja TUDO para os ricos e NADA para os pobres.
      Fraterno abraço.
      Beijinho nas meninas e um abraço a Dom Luiz.

      Excluir
    6. Faz todo o sentido sobre não dividir o país, mas eu penso que em menor escala, ficaria mais fácil. A revolução social é a saída, mas com este povo? Quem tem sangue no olho para uma revolução tem inteligencia, tem discernimento, sabe e conhece os fatos, vive pela verdade. Um povo que acredita na salvação pelo paraíso celestial, o que esperar? Toda a solução vem de deus, só ele sabe das coisas.... o zé povito obediente sabe esperar a promessa :/
      Deixo mais beijinhos, Pedro e Sandrinha.

      Excluir
    7. Oi Maria.
      Todos juntos façamos, desta luta final, uma Terra sem amos, a Internacional...
      Claro que como provocação a muitos que não sabem o que são ideias antagônica de ódio exacerbado comecei com esta estrofe da INTERNACIONAL. Sei bem que o nosso povo por mais miséria que venha a sofrer não tem noção do que é uma revolução, quanto mais de uma revolução social. Infelizmente nosso povo é realmente um povo sem visão a tal ponto de ser a maioria esmagadora do eleitorado composta de pobres, remediados e baixa classe média, vemos nas Assembleias, Câmara Federal, Senado e na chefia de Estados e Municípios quase que só representantes da classe dominante. Vejas bem. Se, sem uma saída para as próximas eleições, essa direita raivosa não hesitará em lançar Luciano Huck, e esse povinho maldito há de nele votar. Infelizmente. É bem assim, esse povinho que vive rezando para um ser imaginário, que como ovelhas vão para o abate sem contestar, não podemos esperar nada.
      Beijos amada amiga de Sampa e um fraterno abraço a Dom Luiz.

      Excluir