PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

O Ódio.




Podemos definir ódio como execração, raiva, rancor e ira. É o ódio um sentimento enorme de raiva e aversão, que também podemos entendê-lo como antipatia, desgosto, rancor, aversão e inimizade por uma pessoa ou grupo de pessoas. Repulsa.


Muitos, inoculados por esse ódio podem magoar-nos, ferir, desejar o mal e fazer o mal. Muito comum em pessoas que desconhecem a civilidade e o urbanismo e estão muito longe de serem chamados de humanos.


O amor está diametralmente oposto a esse sentimento, porém vamos encontrá-lo não só no meio da ignorância, do desrespeito e da falta de argumentos sólidos que poderiam modificar este sórdido sentimento, mas também vamos encontrá-lo principalmente no meio mais culto e elevado de uma sociedade.


Sofro ataques sistemáticos quanto aos meus posicionamentos, mas isto é enveredar pela ignorância do “eu estou correto”, não deixando espaço para as réplicas ou tréplicas. Sempre aparecerá o dono da verdade, mas nem sempre esse dono da verdade é confiável e muito menos verdadeiro. É na verdade indigno, pois semeia a ira, o ódio e a desconfiança.


Surge então a dúvida – quem está com a verdade, pois a minha verdade pode não ser a verdade de outro, assim como a verdade de outro pode não é a minha verdade.


E neste caldo de informações e afirmações sempre haverá o espaço para o meio termo, porém há aqueles que não admitem também o meio termo, pois se arvoram os donos absolutos da verdade.


Neste impasse, muitas vezes não temos saída, pois somos abruptamente contestados, magoados, repelidos com ódio, tanto referentes aos pensamentos filosóficos, quanto nas posições políticas e até nas coisas pessoais que são atropeladas por aqueles que se imiscuem até nos nossos pensamentos, na  nossa maneira de ser, pois confundem carinho e educação com fraqueza. Confundem serenidade e urbanismo com bajulação. Fui educado para ser cidadão, honrado, afável e carinhoso com todos. Porém os que semeiam o ódio e estão sempre de plantão dirão coisas horríveis para desmerecer, para enganar, para, dissimuladamente, agredir.


Fico deveras impressionado com o radicalismo de muitos que ao não concordar com uma vírgula do que disse, açodadamente intervém de forma insana e muitos começam de maneira irresponsável e tendenciosa a semearem a cizânia. E não há nada mais nocivo que a cizânia, pois essa fere, agride, magoa e lança dúvidas sobre a moral ou o comportamento de terceiros, porém querem na verdade ver o circo pegar fogo, não importando os laços de compreensão, amistosidade ou até amizade. Infelizmente vejo a cizânia como um mal inerente da sociedade dita civilizada.


Conheci uma Especialista em educação, Supervisora de uma escola que quando procurada por uma ou um colega que viera falar que “fulano falou”... Ela o interrompia abruptamente e mandava chamar “fulano”. Aí na presença do citado ela pedia para o colega ou a colega continuar sua fala.


Em pouco tempo acabou com as chamadas “fofocas”, tão nocivas no meio civilizado.


Digo isto, pois é no anonimato que as coisas fluem e deterioram amizades e companheirismos. Pela frente mostram uma cara simpática, educada, solidária, porém ao virares ás costas o discurso muda e sob as sombras incitam o ódio e a desunião.


Posso não concordar com fulano ou beltrano, porém civilizadamente procuro compreender os porquês de suas posições, muitas vezes até equivocadas e ambíguas.


Sempre fui um ferrenho defensor da máxima atribuída a Voltaire, porém não é fruto dele:

"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.

Porém e infelizmente não é o que todos fazem, pois é mais fácil a intriga, pois esta muitas vezes não deixa vestígios da pequenez de quem às faz.


Hoje possuo quase um milhão de acessos, e de todas as centenas de comentários (devidamente respondidos), que não são muitos, pois minhas postagens, em sua maioria caracterizam-se por assuntos muitos dos quais longe do domínio de uma maioria inculta, que ao ler as primeiras linhas o abandonam pensando que estou escrevendo em “grego”, pois gostam de coisinhas curtas e até simplórias. Mas ínsito, sou persistente e complicado mais ainda ficará.


É óbvio que sendo um blog de acesso múltiplo, entremeio o folclorismo e histórias de minha vida, assim como coisas simples para que não caiam no esquecimento, lembrando que pertencemos a um povo de memória curta, muitos dos quais analfabetos funcionais, que acham “palha” ler textos extensos e complicados.


Aos meus assíduos leitores e comentadores peço desculpas pelo meu desabafo e não ligo para as críticas que fazem em Off, pois isto só me engrandece, ou seja, não ter a coragem de dizer diretamente usam deste artifício espúrio. 


A todos, mas a todos mesmo, dedico mais uma vez a bela e inteligente bênção apache que diz:


“Que o Sol te traga energia durante o dia. Que a Lua suavemente te restaure à noite. Que a Chuva lave todas as tuas preocupações. Que a Brisa sopre novas forças em teu Ser. Que seja gentil teu caminhar pelo Mundo. E que conheças a beleza todos os dias de tua Vida”.

32 comentários:

  1. Olá,
    Estou chegando agora para conhecer
    seu espaço e li a publicação,
    mas vou reler e depois voltarei para
    de fato comentar.
    Se desejar visitar o Espelhando,
    ficarei contente.
    Bjins
    CatiahoAlc. do Blog Espelhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima leitora.
      Seria redundante dizer o imenso prazer em receber teu comentário, pois vejo em tuas palavras dignidade e honradez. Fique a vontade em examinar, ler. concordar ou criticar minhas várias postagens. São postagem variadas que refletem bem a minha visão de sociedade. Muitas postagens são de cunho científico e histórico. São muito contestatórios, porém os faço dentro de minha visão de mundo e posso não agradar a gregos e troianos, porém o faço embasados no conhecimento adquirido em décadas de estudos, tanto históricos, filosóficos ou teológicos.
      Visitarei de imediato o teu blogue com prazer, na certeza de ser bem recebido.
      A ti ofereço com carinho a belíssima bênção apache e que tenhas um maravilhoso final de semana.
      Saúde e paz.

      Excluir
  2. Olá, Pedro!

    Palavras para quê? O teu texto está excelente e é uma ótima lição para alguns.

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu.
      Muitas vezes não precisamos de palavras para externar um sentimento, fico mais faceiro que piá torena em dia de surungo. (Fico mais feliz que menino elegante em dia de baile).
      Amada portuguesinha do coração, tenhas um belíssimo final de semana, nessa terra que o frio se aproxima. (ou já deve ter chegado).
      Mil Beijos.

      Excluir
  3. Olá,
    não podemos se entregar pros homem. Como dizia meu sogro.
    Que alegrias receber sua visita lá no meu rincão. Minha mãe sempre dizia que era para plantar coisas de comer e não flores. Uma vez meu irmão louco por saladas, viu um vaso cheio de onze horas e confundiu com beldroega que fazíamos saladas. Podou a flor de minha irmã e fez uma bela salada. hahah Agora sei que não mata, pode comer, ele está vivo até hoje. Esse guri sempre aprontou.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá, prazer imenso em ler teu comentário que me trouxe a mente a figura bonita, educada e guerreira de meu sempre lembrado amigo e companheiro de peleias Leopoldo Rassier, que partiu ainda novo, compositor e cantor da belíssima música "Não podemos se entregá pros home". Não só compartilhei nossa terra de nascimento, como com honra e boas lembranças, uma amizade pura e sincera. Grande guerreiro que jamais se deu por vencido e foi uma grande figura que peleou muito para ver o nosso país redemocratizado, não importando os entreveros, mas sempre campeou a liberdade com altivez de um verdadeiro taura.
      Flores, muitas são comestíveis e adornam uma mesa com beleza e requinte. Costumo quando em vez comê-las, mas temos que ter o cuidado de não comer gato por lebre. Uma das flores que mais uso são as da bananeira. Aquele coração grande e roxo que fica na ponta do cacho. Faço como se faz repolho, refogada com carne e bons temperos, ou uma excelente farofa, com ovos cozidos e passas. Detalhe, uso não só as folhas como as bananinhas ainda em flor de seu interior.
      Mas essa de confundir onze horas com beldroega é muito boa. Vou experimentar.
      Que tenhas um belíssimo final de semana com muita alegria e paz.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Pedro, voltei, após jantar! Maridex está fazendo um curso online.

    Então, este teu post é assunto bom para conversarmos, dá até vontade de tomar um café. Tema que eu gosto, é atual no Brasil. Estamos em um tempo de ódio ardido no nosso país. Já te falei, os que destilam este ódio, saíram do armário e a maioria é cristã ahaha. Estão empoderados, absolutos e são todos, todos, donos da verdade.

    Sabe o que são? Egóicos! São doentes absolutos e sofrem, mas nem percebem, pela ilusão. Tem algo pior? Não! Sentir-se poderoso, ser o dono da verdade absoluta, gozo patético!

    O ódio não permite o diálogo, aí temos o apocalipse! Nada se pode fazer, nem rir, apenas fugir. Eu procuro distância de seres assim, porque a verdade não existe. Até um minuto atrás era verdade, agora não é mais.

    Concordo e muito com: "confundem carinho e educação com fraqueza". Não reconhecem a educação e o carinho e rotulam de fracasso.

    Gostei muito da bênção apache. Outro forte abraços para você e Sandrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, volte sempre, pois teu comentário me animam a prosseguir e nessa interação vamos nos conhecendo mais e aumentando essa coisa única de pessoas que entendem que uma amizade pura e gentil só pode nos trazer alento em ocasiões difíceis e alegria em todos os momentos. São verdadeiras coisas mágica que nos unem. Nutri sempre um grande respeito e admiração por ti, Dom Luiz e também por Marianinha. Beijos a todos.
      Este é um assunto muito complexo e extenso, pois um dos maiores desastres da humanidade chama-se Cristianismo, que prega o amor e o perdão, mas seus seguidores pregam o ódio, a ira, a desunião e a violência e são os verdadeiros egóicos, pois gostam de se mostrarem os melhores, porém para mim trata-se de outra coisa. Não culpo a todos, pois generalizar eu cairia na esparrela da burrice, mas todo aquele que diz ter deus no coração, na verdade tem um ódio muito grande e se acham os donos da verdade. O ódio afasta, agride e rompe com famílias inteiras. Como sabes, tenho meus momentos inexplicáveis e sei bem quem nutri o ódio e costumo me afastar. Muitas vezes sou interpretado como arrogante, coisa que não sou, realmente, porém há poucos dias, antes da eleições um homem desconhecido porém cheio de arrogância e ódio veio falar sobre política comigo. Notei de quem se tratava. Odioso, reacionário e maldoso. Antes mesmo dele argumentar eu perguntei a ele: O senhor já leu o Livro o Príncipe, o Senhor já leu Gramsci,Jean Paul Sartre,José Saramago, Gabriel García Marques, Graciliano Ramos. Se não, não tome o meu tempo. O homem visivelmente desconsiderado, viro-se e tomou se rumo. Sei que ele trazia em seu ser muito ódio e o ódio não nos permite continuar um diálogo. Infelizmente.
      A bênção apache é uma coisa pura e gentil e em nenhum momento fala em deus ou deuses. O carinho e a educação são coisas nossas, naturais e boas e o conhecimento serve para encantar e nunca para menosprezar, mas há momentos que, perdoe-me, são como um escarro, depois de tocar a língua não há como engolir e temos que botar para fora. Como dizem os porto-alegrenses: Alzira!
      Sandrinha continua no berço recuperando-se de ontem, mas sei que ela retribui o abraço a todos vocês.
      Amada amiga, tenhas um belo feriado com muita paz e saúde.
      A Dom Luiz que tenha sucesso em seu curso. Sei que terá. Um grande abraço a ele, a ti e à Marianinha.
      Prazer imenso.

      Excluir
    2. Eu também tenho admiração e carinho por você, Pedro, e igualmente pela Sandrinha. É muito bom ter na vida amigos para conversar, para que novos pontos de vista, outras visões sobre o mesmo assunto, possam ser apreciados, ponderados, compreendidos, respeitados. Uma grande riqueza na vida! Eu prezo!

      O deus dos exércitos tem mediadores em todas as tradições do cristianismo, que pregam amor e perdão, mas na prática, a começar pelas linhas dos textos bíblicos, vemos mais exemplos de ódio, ira e violência. Então os filhos (cristãos) aprenderam direitinho com o pai (deus dos exércitos). É uma cópia! Reflexão, questionamento é heresia, pecado, quando morrer vai para o inferno.
      Sim, não podemos generalizar sobre os cristãos, concordo plenamente.

      Como tu, eu também não dou espaço para vômitos de ódio.
      É claro, quem não pensa como a maioria, que não entra na 'vibe' da conversa odiosa, 'reclamona', falastrona e de quem quer usar a nossa pessoa para falar sem parar e não dar espaço para o outro falar. Eu prefiro ser arrogante do que ser usada. Sim, usada! Conteúdo? Nenhum! Creia, é melhor, mais feliz e o fígado agradece, passar por arrogante. E como você mesmo já mencionou na conversa acima, se ocorrer vômito, que seja o nosso, pois lugar de sapo não é na garganta!
      A verdade é que na maior parte das vezes, nós somos os responsáveis pelo nosso bom e lindo humor, a administração é nossa completa responsabilidade. Então: XÕ! Cuidemos!

      Coisa mais linda estas tuas palavras, Pedro: "conhecimento serve para encantar e nunca para menosprezar" - novamente, aplausos!

      Se a Sandrinha ainda estiver no bercinho, desejo que ele seja acolhedor e quentinho.

      Hoje estamos trabalhando, eu nem tanto, pois ainda tenho tempo para uma charla! Falta um cafezinho.

      Prazer todo meu, nosso - Don Luiz também!

      Obs: falei com a Marianinha pelo celular, via câmera, tanto encanto, momentos de ternura e de gracinhas. Uma delícia de garotinha! Obrigado pelo carinho com a nossa pequena.

      Excluir
    3. Olá “prenda” paulista!
      Muitas vezes me arrependo de meu ecletismo musical, pois ao ouvir certas “músicas” um mal estar se instala em meu ser. Essas “musicas”, as quais não gosto de ouvir, mas muitas vezes a situação me impede de quebrar o aparelho, explodi-lo, queimar e jogar as cinzas no bateclô e dar descarga, são um total desrespeito às mulheres que são chamadas de “popuzudas”, “preparadas” e “cachorras. Isto é um insulto barato, coisa de pessoas sem nenhum trato social. Aqui no meu Rio Grande do Sul, nas regiões verdadeiramente Gaúchas as mulheres e moças são tratadas de “prenda” que quer dizer “joia” coisa rara e respeitável que devemos carinho e atenção especial. Infelizmente aqueles “bocas moles”, acham em seus cérebros diminutos que isto é música e que mulheres não merecem o devido respeito. Pegando o gancho quero lembrar às mulheres que seguem cegamente a bíblia, que esta as trata como seres de terceira qualidade e não faltam citações que as põem nesta situação depreciativa. Lembrando de uma dessas citações que diz que o marido tem o direito de açoitar a esposa. Isto é de um barbarismo insano, porém as que seguem ferrenhamente essas ditas escrituras sagradas não podem nem reclamar, pois nesse livro que verte maldades e sangue assim ensina.
      Então, Maria Glória, prenda amada; Dom Luiz e Marianinha deixando essas mazelas de lado, estamos aqui bem. Sandrinha recuperou-se dos exames que fez e está no aguardo de outro que, provavelmente, aponta para um infecção no apêndice. Coisa simples e achamos que com um bom tratamento aliviará as dores que sente. Caso contrário uma intervenção cirúrgica se fará necessária. Pouco invasiva e segura.
      Ontem via na NET um filme sobre a escravidão nos EUA (Djando Livre) e nesse filme mostrava bem o horror do Cristianismo quanto a manter homens e mulheres sob a vil exploração escravagista. Mostrava enquanto o carrasco violentamente batia nas pobre mulheres negras o “senhor” com a surrada bíblia na mão, recitava versículos bíblicos que davam a ele o direito de manter cativos, tanto homens como mulheres. – “Deus me dá esse direito”, enquanto isso o sangue corria pelas costas dos escravos. Não há nada mais hipócrita que a bíblia. Acho eu, salvo juízo em contrário, que ninguém que sofreu ou teve os seus sofrido com a escravidão e mesmo as mulheres brancas deveriam seguir esses ensinamentos toscos que encontramos nesse livro de ódio e maldades, pois esse livro não só aprova a escravidão como a incentiva e organiza, assim como trata as mulheres como simples semoventes, contadas junto ao gado. – Tenho tantas cabras, tantas mulas e tantas mulheres. E por aí se vai esse circo de horrores. Porém e infelizmente, tanto Sandrinha quanto eu, enfrentamos dentro de escolas situações constrangedoras e doloridas. Mulheres que chegavam a escola marcadas pela violência doméstica. Nós conversávamos com elas para saber por quais motivos “ela” continuava com “ele” e a resposta era quase sempre a mesma; - Sem ele eu não terei casa nem comida.
      É de chorar.
      Por outro lado tento me afastar de qualquer “pinimba” política, pois não sabemos o grau de ódio que cada um carrega, coisa semeadas por ele não. Vejas. Depois do pleito as agressões tiveram um aumento muito grande, as ameaças continuam nas redes sociais e os “faks news” continuam a proliferar, com ameaças inclusive ao STF, onde palhaços fantasiados de generais ameaçam escandalosamente, com palavras chulas os Juízes da Suprema Corte. Que país é este?
      Vamos as coisas que nos deixam de coração estreleiro.
      Então conseguiste falar via teleconferência com a lindinha e amada neta. Que bom! Um beijinho nosso à essa menininha linda.
      Um grande, mas muito grande abraço para ti e Dom Luiz.
      Paz e bem!
      Ops!
      O que é bateclô?
      Aqui na Fronteira Gaúcha bateclô quer dizer “vaso sanitário”.
      bjs.

      Excluir
    4. Bom dia Pedro! Bom dia Sandrinha! Começo pedindo notícias da Sandrinha, quero saber como ela está! Melhor? Estive dias ausentes, mas pensei muito na querida amiga, esperando sempre pela melhora. E vc Pedro, como vai?

      Gostei de saber em detalhe sobre o significado da palavra prenda e agradeço por ser uma “prenda paulista". Mesmo, muito obrigado pelo carinho. E vocês dois, Pedro e Sandrinha, são as minhas prendas gauchas mega queridinhas. Um mundo de ternurinhas para vocês!

      Pois é, na música e na religião, temos a mulher em uma situação complicada e humilhante. E o pior, as mulheres louvam o enfadonho deus da bíblia e dançam as músicas degradantes, bem animadinhas. Será que o povo brasileiro tem jeito de evoluir para um povo educado, que se interessa pelo bom convívio em comunidade? Não tenho esperanças Pedro :/ são tantos motivos para sentir vergonha de ser brasileira.

      Beijinhos meus queridos.

      Excluir
    5. Ola Paulistas amados.
      Tudo Bem por aqui. E vocês, como estão?
      Sandrinha, após muitos exames teve uma grata notícia, o problema que ele tem não é no apêndice e sim um pequeno e normal divertículo na alça do intestino. O médico receitou uns remédios e ela está bem.
      Há muitas palavras que nós, os tradicionais Gaúchos, usamos que são desconhecidas fora do Estado, a tal ponto, que existem dicionários próprios no RS sobre o nosso modo de falar. Eu mesmo estou com um dicionário de Gauchês quase pronto para editar, mas como todos os meus livros, custo a da à luz, vou protelando, pois a pesquisa é muito ampla.
      Pois é assim, esse machismo doentio trata as mulheres de maneira tão mal e isso é mais antigo do que andar para frente. As mulheres, e sempre estou ao lado delas, devem se rebelar contra esses misóginos que acham ser as mulheres menos que os homens. Mas infelizmente muitas aceitam esse machismo. As mulheres devem ser tratadas, no mínimo, como iguais. Me tapo de nojo, pois sou neto, filho, marido e pai de mulheres maravilhosas.
      O nosso povo ainda não aprendeu coisas básicas, é sim um povo atrasadíssimo, eu também sinto esse mesmo sentimento que tu sentes, porém não é o País o culpado e sim o seu povo. E quando eu falo o seu povo, não faço distinção de procedências, pois exatamente são as altas classes que mantém esse povo no atraso, pois são as donas dos meios de comunicação e vão semeando a mentira, o racismo, a dita indolência do povo, para tirar proveito desse mesmo povo. Um dia, acredito, haverá uma ruptura social tão grande que é difícil prever o que ocorrerá, mas faço voto que seja a curto prazo, pois estamos chegando a um ponto de total insanidade, principalmente a pregada por essas malfadadas igrejas eletrônicas, que mais mal fazem do que bem, lembrando que o país mais desenvolvido socialmente no mundo, a Suécia, é um pais de quase 100% de ateus. Mas aqui, desde que nascemos, em nossas mentes são plantadas as velhas e falsas histórias bíblicas que são um retrocesso verdadeiro.
      A vocês, queridos amigos de São Paulo, muita saúde e paz.

      Excluir
    6. Bom dia Pedro! Bom dia Sandrinha!

      A minha mãe, teve diverticulite e com tratamento, passou muito bem. Creio que a Sandrinha não terá nada de anormal, o desconforto já deve ser algo do passado. Fico feliz com a boa notícia, pois o tratamento é tranquilo.

      Os países desenvolvidos, em especial os nórdicos, tem o ateísmo como a maioria da população. A liberdade é uma conquista, nestes casos, todos convivem bem com as diferenças, que nem são notadas. Cada um na sua, com respeito.

      Pedro, tenho observado, lido algumas conversas sobre temas, como por exemplo, as pessoas que estão migrando do país, e muitas não escolheriam o Uruguai, pelo fato de aceitar casamento gay, legalização da maconha e aborto. Eu leio ou escuto estes comentários e fico chocada. Aborto? Se não quiser fazer, é só não fazer. Por que as pessoas acham, em nome de Deus, que podem decidir a vida dos outros. Nem imagina omo isso me irrita. Com a religião evangélica tomando conta do país, dificilmente seremos um povo evoluído. Não vejo mais essa possibilidade!

      Abraços!

      Excluir
    7. Olá menina Paulista, olá Dom Luiz, Olá Marianinha.
      Sandrinha após várias idas ao médico teve uma excelente notícia, nem mesmo remédios foram ministrados. Não é nada que pessoas, dentro deste faixa etária não tenham ou possam ter. Sandrinha está muito bem. Ontem passamos o dia na casa do filho Fábio, em Gravataí, onde fizemos a festa de aniversário de Monica (filha), foi maravilhoso ter os filhos juntos e não faltou muito carinho e amor, além é claro de boa costela assada, queijo coalho e abacaxi também assados, além de fartas e gostosa sobremesas.
      A clareza que tens do momento político/religioso por qual passa o Brasil é louvável, pois a esmagadora maioria não vê ou dá de ombros.
      Jamais se fez uma Guerra por conta do não crer, entretanto 98% das guerras foram feitas em nome de deus. No ateísmo cada um segue a sua vida, já as religiões imiscuem-se na vida do cidadão. Veja o que pode acontecer com o Brasil a partir do dia 1º de janeiro. Disse a futura "primeira dama", que será o Brasil um país fundamentalista. Fundamentalismo foi o que levou as mulheres nos países muçulmanos a usarem burcas, serem escravas dos maridos, serem tratadas como semoventes. Será que é isto que vai acontecer? Se acontecer só nos resta dizer: Bem feito. Não foi por falta de aviso.
      Quem se preocupa se fulano(a) ou sicrano(a) é gay, esquecem que a vida seria bem melhor se cada um cuidasse da sua. O mesmo acontece com o aborto e vou parafrasear o mestre Leandro Karnal: "Se os homens" engravidassem, os abortos seriam feitos dentro de Catedrais ao som de cantos gregorianos. Já estou contando o tempo que me falta, como dizia meu pai, cada ano que eu passo é para mim uma "nhapa" (presente, regalo) porém os jovens de hoje, se as coisas não mudarem viverão num país arcaico, medieval, atrasado, com os evangélicos imiscuindo-se em tudo, até na maneira de vestir, com quem deve ou não se deve casar, como comportar-se, pois na verdade serão tudo cordeirinho alienados nas mãos desses ladinos pastores. Aí poderemos mudar o nome do país para Brasilistão.
      Na esperança de uma mudança completa neste estado de coisas, desejo a tão especial amiga um grande abraço, também a Dom Luiz e à Marianinha.
      Não podemos perder as esperanças. Porém, caso as coisas sigam esse caminho de trevas. o meu amado Uruguai está bem pertinho. Como dizemos por cá: "Me tapo de bicho" e me vou para outras querências.

      Excluir
    8. Pedrito, Sandrita, bom dia!

      Começo dizendo que fiquei feliz com a notícia da não necessidade de tratamento para a Sandrinha. Maravilha! Eu, por outro lado, andei por estes dias, super indisposta, assim eu fico, sempre que temos calor/abafamento/chuva que abafa mais ainda. Hoje acordei com uma dor de cabeça que não desejaria para ninguém :/ e fico esperando abril chegar, porque não tenho nenhuma afinidade com o verão.

      Parabéns para a filha Monica, com os meus desejos de saúde, alegrias diárias e todos os sonhos realizados. Que delícia a costela e eu adoro abacaxi assado, salivei aqui! Um afetuoso abraço para a família inteira, com muito carinho.

      Pedro, a maioria dos brasileiros é inconsciente da realidade, qualquer coisinha agrada, não há o menor nível de exigência, portanto, um povo fácil de ser manipulado. E já começo falando no quesito alimentação, campo fácil para as industrias alimentícias prosperarem. Somos um povo ignorante e simplório, essa é a verdade. Muito fácil para agradar e se tornar um semideus. Veja o caso de Abadiânia e tantos outros.

      Você sabe que eu tenho mais receio da coisa do que do coiso? Ahahaha é verdade! Sobre o fundamentalismo, não me assusto. Acho muito provável, infelizmente. Desanima e muito. O Brasil Medieval, comandado por evangélicos, copiados dos evangélicos do EUA, mas que pelo menos poderiam produzir música gospel á altura dos americanos (não que eu goste, mas não dói o ouvido), já que temos que aguentar os vizinhos cantando hinos com musicalidade e vozes de insuportável qualidade e desafinação irritante. Fico aborrecida, corro para por na minha TV o que eu chamo de música de verdade. Salve, salve o Youtube!

      As palavras do Karnal sobre aborto são incríveis e muito acertadas, lúcidas.

      Beijinhos!

      Excluir
    9. Olá gente paulista!
      Pois é. Sandrinha está hiper bem. Não apresentou mais as dores no abdome. Está ótima. Chegamos há pouco minutos de Pelotas. Muita chuva pegamos durante toda a viagem. A noite esta preguiçosa para chegar, mas o calos está nas alturas, assim como a umidade. Acho que teremos mais chuva por cá. Menina! Foi a festa o aniversário da Monica, mas o melhor de tudo foi reunir a filharada. Mas o abacaxi assado estava prá lá de buenacho! Ontem jantamos na Churrascaria Lobão em Pelotas, muitas carnes com geléias, porém o abacaxi assado que eles serviram estava ma-ra-vi-lho-so. A família agradece imensamente teu carinho e retribuem a todos.
      Maria, Maria, Maria!
      Fico perplexo com o nosso povo. Mas não é só aqui, pois no caso do João de Deus, estavam arrolados grande personalidades americanas que também, se deixaram levar. Não quero com isso misturar as coisas. O que ele fazia de bem, reconheço, porém o mal é uma coisa que pode nos surpreender donde possa partir. Geralmente digo que os maiores crimes e assédios estão dentro das igrejas, e isto é inegável, porém quando é que as pessoas vão abrir os olhos? Não sou contra as pessoas terem suas religiões, porém o que assistimos é um verdadeiro assalto aos infelizes que acreditam nesses ladinos, outrossim o "Coiso" é admirado por pessoas de bem, quando se sabe que ele, seus filhos e demais, não são confiáveis, mentem, enganam,e estão também envolvidos em falcatruas, porém as pessoas acreditam. Estamos voltando para a Idade das Trevas e "eles" não escondem mais que será implantado o fundamentalismo. Ou seja minha cara, deixaremos de ser Brasil, para ser um, Brasilistão. Ainda ontem conversando com uma conhecida, evangélica, coloquei três questões à ela. Essas três questões levaram-na a calar por um bom tempo de após perguntar-me: Então o que é que eu faço? Ao que respondi: Continue pensando, talvez assim venhas a te libertar dessa lavagem cerebral.
      Hoje vemos que os países mais avançados socialmente são de maioria ateia. Talvez um dia poderemos chegar lá. Pois quanto mais atrasado é um povo mais ele se apega a essas coisas medievais. Os exemplos estão aí para serem vistos.
      Beijos e abraços a todos.

      Excluir
    10. Muito feliz pela saúde da Sandrinha, pela bela festa da Mônica, por toda a família.
      A Churrascaria Lobão em Pelotas eu fui dar uma olhadinha no google imagens, salivei! Delícia! Ainda hoje comentei com o maridex que estou com vontade de ir a uma churrascaria e por lá, ficar um tempinho kkkk. E sobre o Brasilistão, eu concordo! Uma pena.
      Hoje está muito calor, um dia chato, todo mundo de olhos mortos, sem energia.
      Eu já fiz bem cedinho a feira, fui ao cabeleireiro, estou no trabalho do maridex, almoçamos e logo mais iremos para casa descansar.
      Que venha logo abril de 2019, com o meu lindo e amado outono, suas cores maravilhosas, noites bem dormidas e maças assadas para aquecer e perfumar a casa.
      Beijinhos meus queridos Pedro e Sandrinha.

      Excluir
    11. Olá menina paulista, prazer imenso.
      Sandrinha está tão bem que ainda não parou e está a labutar. Hoje foi o dia da faxina, a qual é feita por nossa "secretária" dona Rute, mas a Sandrinha ainda não parou, arrumando uma coisa aqui outra lá. Fazer o quê? Realmente, a Churrascaria Lobão é dez. Muito boa mesmo. Não sei se tenho preferência por estações, pois aqui quando é frio, é muito frio e quando é calor, nem mesmo uma cerveja gelada resolve. Agora aqui esta soprando um vento sul geladinho, acho que teremos uma noite agradável. Quando piá, gostava de comer peras assadas no fogão a lenha, gosto mais de peras do que de maçãs. Porém uma geleia de maçã verde é uma delícia.
      Abraço e beijos, tenham um bom domingo.

      Excluir
    12. Meu dia de faxina é na segunda-feira. As secretárias são as mais queridas deste mundo. Mas como nesta semana não aconteceu, digo a faxina, amanhã irei somente aspirar a casa, com algumas arrumações. Todo ano passo revisão nos armários e o que não usamos mais, doamos. A casa fica mais leve e bem mais fácil para organizar e limpar. Este ano já tudo revisado e organizado.
      Final de semana irei com o maridex para a praia, mas não ficaremos até a virada do ano, pois temos compromisso com amigos. O maridex adora praia, eu nem tanto. Gosto mais da virada, o natal não me emociona faz tempo, os motivos? Creio que já sabes, temos muitas conversas aqui registradas sobre religiões, cultos e crenças e tudo mais.
      Pedro, maçã e pera eu amo, gosto mais preparadas para doces, geleias, bolos, tortas frangipanes (com creme de farinha de amêndoas), assadas, carameladas, etc, do que in natura. O perfume destas duas frutas são incríveis e combinam com tardes frias, porque é um nirvana comer estas delícias mornas, claro, com um bom e aromático café.
      O verão me dá nojo, desculpe, mas é a minha verdade verdadeira, fico rabugenta tipo a pior das rabugices, parecida com a do famoso estadista Winston Churchill kkkkk. Mas preciso encarar a fera verão, porque ainda temos muitos dias pela frente.
      Beijocas para você, Pedro e para a Sandrinha.

      Excluir
    13. Olá caríssima menina.
      Realmente as "secretárias" são sempre bem-vindas. A nossa, dona Rute, filha de uma histórica família de Canoas sempre nos trás alegria. É uma pessoa extremamente confiável e sempre de bom humor. Ao fim de suas tarefas geralmente a levamos à sua simples casa e para nós é sempre um prazer. Já está conosco há muito tempo.Já fui um amante de praias, porém hoje prefiro outros locais, a começar por não poder Sandrinha caminhar na areia e também ela não é muito chegada, prefere a Serra ou à Campanha. As datas nada me dizem, mas a reunião com os filhos me agrada sobremaneira, porém essas, as faço com frequência não importando o dia. Não sou ligado em maçãs em natura, prefiro os doces, porém as peras, principalmente a pera d'água sou fã número um. Já para fazer uma sopa de pera, a mais indicada é aqui conhecida como pera pau. Muito saborosa, porém bem cozida, numa calda fina. Delícia.O perfume exalado pelo café quando está sendo passado é maravilhoso, porém o café não é uma coisa que eu possa dizer que gosto. Raramente tomo um. Não me faz bem.
      Que tenham uma excelente viagem à praia, divirtam-se e duvido que a senhora "Winstona Churchilla" seja assim tão rabugenta. KKK. Apesar de estarmos bem mais ao Sul e nossos invernos serem rigorosos, os nossos verões são demasiados quentes, porém apesar do calorzinho que tem feito ainda não chegamos ao auge e acho que vai ser um verão sufocante.
      Beijos e abraços a todos.

      Excluir
    14. "Winstona Churchilla" kkkkkkkkk
      Eu fico pensado, por vezes, que teremos um verão sufocante também, como você disse, Pedro.
      Beijinhos.

      Excluir
    15. Oi Maria.
      Desculpe a brincadeira, mas na hora foi o que veio a meus pensamentos "Winstona" KKK.
      Uma coisa que me preocupa muito é o aquecimento global, tão sério que muitos Estados Americanos assim como muitas cidades, contrariando a saída dos EUA do Acordo de Paris, voltaram a fazer parte dele, mesmo contra a vontade do Pato Donald, ops, digo, Donald Trump. Há sim uma possibilidade muitíssimo grande de enfrentarmos verões fora de época e quentíssimos, assim como invernos ferozes. Há pouco menos de um mês nevou nas Serras do Sul, em quase pleno verão.??? Temos que ficar em alerta, pois catástrofes estão para acontecer em várias partes do mundo, disto eu não duvido. Muitas ilhas hão de desaparecer, muitas zonas costeira poderão ser inundadas e o pior é se as correntes oceânicas mudarem de curso. Lembrando que é a Corrente do Golfo que leva calor à Europa, e sem ela o desastre pode ser inevitável. Isto apontam estudos e quem sou eu para discordar.
      Beijos e beijos a todos.

      Excluir
    16. A paulista aqui riu muito com a brincadeira kkkk o estadista era muito rabugento, mas adorava bolo de frutas no chá das cinco.
      The Gathering Storm é um filme que gostei muito, conta a vida do estadista na época em que tinha 60 anos e morava em Chartwell, em uma casa de campo com vistas estonteantes, especialmente no outono.
      Besitos!

      Excluir
    17. Olá Maria Glória.
      Rir ainda é o melhor remédio. Não assisti esse filme, porém hoje vou procurar na Netflix, pois agora enquanto te respondo assisto simultaneamente um vídeo no YouTube e estou achando interessante.
      Bjs.

      Excluir
    18. Desculpe a curiosidade, mas já que falou, qual vídeo? Porque eu sou fá do youtube, assisto todos os dias, pesquiso e lá vou assistir. foi interessante?

      Excluir
    19. Também sou fã do YouTube e gosto de ouvir,enquanto escrevo, músicas de várias partes do mundo, como Elena Vaenga, cantora russa que muito gosto. Procurei na Netflix o "The Gathering Storm", não o encontrei, mas vi partes no YouTube. Muito bom.
      Grande abraço e belo final de semana a vocês de Sampa.

      Excluir
    20. Apreciei Elena Vaenga cantando no youtube, realmente um voz forte, marcante! Que belo canto!
      Beijos!

      Excluir
    21. OI Maria.
      Aprecio a música, seja ela de que país for. Porém tem que ser boa música. Não suporto funk e rap. Acho horrível.
      Beijos e abraços a todos.

      Excluir
    22. Também não suporto e não considero música.
      Beijocas paulistanas.

      Excluir
  5. Bom... depois dessa benção apache acho que o resto é o resto.k.

    Mas já recebi muito e-mail bem terríveis coisas pejorativas
    sobre o blog e tal k ou até mesmo que a casa é uma farça etc.
    Sobre muito pensar sobre essas coisas desagradáveis mandei tudo a P.....Q.P. e contínuo postando uma vez ao mês como bem sabes encantando
    em primeiro lugar a minha família k.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá menininha Janicce.
      Pois é. Essa bênção apache é inteligente, serena e verdadeira, em nenhum momento cita deus ou deuses, para mim isto é o que vale. As coisas naturais nos levam a um caminho correto, já quem muito fala em deus, como sempre digo, é quem muito deve.
      Fazes bem mandar tudo para aquele lugar, pois o que mais nos deixam sentidos são as pessoas que, não tendo educação e preparo, semeiam o ódio. Vejo muito na Internet comentário desairosos, chulos, cheios de ódio, muitos dos quais endereçados a homens de bem, probos e moralmente corretos. Infelizmente há pessoas e pessoas. As más devemos descartar, pois são pequenas em estatura moral e ínfimas em inteligência. Mas, por incrível que pareça, essas pessoinhas batem no peito e se dizem cristãs. Pura hipocrisia. Adoro o teu blogue, me sinto bem lendo e vendo tuas fotos e isto é o que importa. Como diz o velho deitado, digo, como diz o velho ditado - enquanto a caravana passa os cães ladram. Pura verdade. Vamos em frente sem esmorecer.
      Belíssimo final de semana com muita saúde, paz e alegria.
      Fraterno abraço.

      Excluir