PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Coração Forte de um Professor.




Ontem à tarde após ter almoçado no Restaurante Casa Villagio com minha amada Sandrinha, parceira de tantos anos, íamos saindo do Shopping Canoas quando fui abordado por uma carinha linda e meu coração disparou de emoção. Era Liege que há alguns anos, ainda menina fora minha aluna.



                 Com Liege

Abraços e beijos regados a lágrimas de emoção. Nem bem recuperado chegou Fernanda, que passeava com Liege, a emoção foi de transbordar meu já acelerado coração. Amadas filhas, amadas alunas, amadas amigas.

                Com Fernanda

Desde ontem estou quase em estado de graça, pois ontem mesmo Liege e Fernanda publicaram fotos deste encontro e hoje choveu de recados pelo Facebook, que me deixaram de coração estreleiro.



Denise Cristina Borges Soares: Adorava o professor Pedro grande mestre mesmo

Grazieli Scarssi: Não acredito.. que saudade dele.. melhor professor que tive..

Paula Renata Land: Oinn Prof Pedro! Que saudade!!! Bons tempos s2

Denise Cristina Borges Soares: Será uma honra nosso mestre melhor professor que tive.



Michele Hertzog:Verdade amiga faz parte da nossa história, ou melhor dizendo nossa geografia

Carla Lima Lang: Inesquecível professor Pedro


Fernanda Martins Fernandes: Foi maravilhoso encontrar este grande homem, q fez um belo trabalho com todos nós, professor Pedro Teixeira temos muito a agradecer por ensinar com amor e passar este amor para os seus alunos!!!

Ana Paula Bettio: Que legal ele também foi meu professor

Fran Machado da Cruz: Verdade Liege, sorte, emoção, felicidade e tudo de bom poder ver e abraçar essa pessoa maravilhosa.

Viviane Antunes: Ele é um ser iluminado!!!Grande colega!!!

Fran Neuhaus: Nossaaaaa que saudade dessa figura, excelente professor, vivo falando nele, continua o mesmo! Bjoooo

Calina Barth: Que belo encontro! Pedro Teixeira, o professor, que emoção.


Marco Fontoura Marília: Verdade quando achei ele, também foi pura emoção. Professor amado inesquecível em nossos corações


Carla Rodrigues: Meu Deus o sor Pedro ele era meu preferido tbm ♡♡
 
Luciana Silveira: Li ele tbm foi meu professor um dos mais queridos e amados.
 

Claiton Almeida: Professor Pedro!!! Um pessoa diferenciada, com história únicas, parava sua aula para cantar canções divertidas que lembro até hoje, tão diferenciado que ao notar que algum aluno não estava prestando atenção na sua aula, ao invés de repreender ele simplesmente pegava um gis e desenhava o aluno no quadro,, talves o senhor não lembre de mim Professor, mas lembro como se fosse hoje o senhor chegando pra dar aula no Lourdes Fontoura com seu gol Branco. Tenha certeza que o senhor foi um dos melhores professores que tive a oportunidade de ter.


Paty Machado: O único professor que sempre escrevia a resposta de uma questão da prova no cantinho do quadro. ...
E soletrava nosso nomes de forma engraçada, em suas aulas sempre tínhamos a liberdade para outros assuntos que não fosse de sua disciplina, só aí já ganhava metade da turma kkkk.
Talvez quando optou por esta linda profissão não imaginava o quanto marcaria nossas vidas,
eu só tenho a te agradecer mas lamento pelo meu filho não ter a oportunidade de ser teu aluno.
UM GRANDE BEIJO PROFESSOR! !!




Não é por menos, mas os publiquei para que fiquem registrados em meu blogue esses momentos e mensagens com tanta emoção, verdadeiras declarações de muito carinho e amizade o que me deixou orgulhoso de um dia ter sido professor, e professor de meninos e meninas maravilhosos, tanto nas Escolas Maria da Glória, Lourdes Fontoura, João de Barro e Rosane Amaral, todas em nossa querida Cidade de Sapucaia do Sul.  

Sempre tive por meu alunos, principalmente dessas escolas um amor de pai muito grande e verdadeiro e sempre que algum deles reencontro é essa alegria tão pura que me faz refletir sobre o dever cumprido de maneira melhor que me foi possível fazer, mas gostaria de ter feito muito mais.

10 comentários:

  1. PROFESSOR PEDRO!
    ACHEI LINDO ISSO E SÓ POSSO DEDUZIR QUE FOSTE UM GRANDE "MESTRE" E QUE CUMPRISTE COM LOUVOR TUA MISSÃO, NÃO SÓ DE ENSINAR MAS, DE FAZER A DIFERENÇA NAS VIDAS DOS JOVENS QUE POR TI PASSARAM.
    PARABÉNS PROFESSOR.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorável Zilani Célia.
      Não sei como começar (respirando fundo – coração apertado – muitos pensamentos) – Vamos lá então: Ao ler teu bem-vindo e tão elogioso comentário fiquei alguns minutos num misto de alegria e tristeza. Alegria por todos os manifestos tão lindos que tenho recebido de amor, gratidão, emoção, amizade e triste por, hoje é que vejo, não ter feito mais por essas crianças e adolescentes naquela época. Realmente minhas aulas eram diferenciadas e fui por muito tempo um professor que jamais teve qualquer problema disciplinar, ao contrário, muitas vezes algum colega não estava conseguindo manter a ordem em sua classe, bastava que eu chegasse à sua porta de sala e num instante, ao me verem, os alunos silenciavam. Educadamente solicitava ao titular que me permitisse entrar e conversar com os alunos. A partir desse momento se aquietavam e o colega podia dar sua aula sem problemas. Costumava, na Escola Maria da Glória, distribuir as provas e deixava-os sozinhos e saía a caminhar pelo pátio da escola ou ir até o SOE/SOP, pois tinha a certeza de que eles, mesmo sozinhos fariam suas provas individualmente, ao ponto de voltar para a sala de aula, conferir algumas provas, redistribuí-las e dizer que eles podiam levar a prova para casa e devolvê-las na outra semana, feitas individualmente, e tinha certeza absoluta que o fariam. Dava as aulas na maior tranquilidade, brincava com os alunos, com eles cantava canções uma das quais por mim composta e tanto na entrada quanto na saída de cada aula formava em minha volta um “enxame” de alunos e alunas para o tradicional beijo de chegada ou despedida. (lágrimas). Fazíamos brincadeiras, institui o TOGEO, que era o TOrneio de GEOgrafia, e também dava pontos pela resposta da pergunta surpresa que eu a fixava em algum mural, atrás de alguma das dezenas de portas, ou em troncos de árvores e naquele dia, já previamente anunciado, uma turma corria por todos os cantos da escola a procura de tal pergunta. E como disse o amado aluno Claiton Almeida, não repreendia aluno, quando algum estava sonolento ou não prestando atenção, eu fazia no quadro de giz a caricatura do menino ou da menina, todos riam e o aluno em questão se ligava e voltava a prestar a atenção, muitas vezes meio envergonhado. Ou quando um aluno estava de alguma forma desligado ou mesmo quando (raramente) perdia a estribeiras, ao invés de mandar-lhe para a Diretoria, eu sentava ao lado dele e o abraçava com carinho de pai e após uma conversa amiga ao “pé do ouvido” tudo se arrumava. Não havia assunto que não conversasse com eles e até hoje eles mostram essa gratidão pelos ensinamentos curriculares e extracurriculares que a eles transmiti. (estou emocionado, me segurando para não encher os olhos).
      Muitas coisas, muitas alegrias, muito conhecimento e muito amor transmiti aos meus filhotinhos.
      Com profundo respeito e carinho recebas um abraço e um beijo deste velho professor de coração mole, que tanto admira pessoas amáveis como é a caríssima amiga Zilani Célia. Bom fim de semana. Saúde e paz.

      Excluir
  2. Parabéns!
    Esses momentos são muito bons.
    A gente fica em estado de graça.
    Bom começo de dezembro para ti e para os teus.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janicce, sempre bem-vinda.
      Ainda estou em estado de graça, pois continuo a receber recados de meus filhotinhos que um dia foram meus alunos. Perdi a conta de quantas e quantas festas de 15 anos fui convidado e quantas vezes fui por eles convidado como paraninfo. Houve uma noite de formatura que três escolas tiveram que mudar o horário de suas solenidades, pois eu era paraninfo das três turmas de formandos. Hoje, aposentado sinto muita falta das salas de aula, de meus alunos e alunos e sei que fiz o possível por eles, mas lamento não ter feito muito mais. Hoje tenho esta convicção, pois foram muito importantes em minha vida. Que tenhas um belo dezembro e até o fina do ano nos falamos novamente. Com carinho um grande abraço.

      Excluir
    2. OBRIGADO PELA HOMENAGEM AO MEU GRANDE IDEALISTA AVO ARY MALLMANN SALDANHA, GOSTARIA DE ENVIAR-LHE FOTOS, ABRAÇOS FELIPE SALDANHA

      Excluir
  3. Olá Felipe Saldanha.
    Que privilégio poder trocar algumas palavras com um neto deste grande homem, idealista de um caráter nobre e lutador. Sobre Ary deveriam escrever muitos livros, pois sempre foi um camarada incansável, digno que muitas vezes em minha casa tinha o enorme prazer de recebê-lo. Foi de uma força maravilhosa em defesa da classe trabalhadora e deixou em mim marcar irretocáveis de amizade profunda e de uma personalidade simples e pura, Meus filhos também o conheceram e o admiravam muito. Procurei um livro sobre teu sempre lembrado avô, escrito por Nely Soares (?), não sei o título e se esse o nome correto da escritora. Fraterno abraço. Sinto-me honrado com tua visita e teu comentário. Meu E-mail para mandar fotos é - decastroteixeira@hotmail.com
    Lembre-se, meu blogue está sempre a disposição para comentares, pois para mim é uma imensa honra.

    ResponderExcluir
  4. Pedro, meu querido amigo!

    Estão todos bem e felizes? Aqui, tudo satisfatório, à exceção do frio, nevoeiro e chuva, mas enfim, estamos no HN.

    Já tinha lido esse teu post, várias vezes, mas o tempo não é elástico, e portanto, tenho que o saber dosear e chegar a tudo e a todos, mas, hoje, estou cá, de coração repleto.

    Há professores e professores, como sabes, e só deveria ir pra docência quem, de facto, sente vocação para tal. A "coisa" não é fácil e é preciso "dançar" conforme a "música". As estratégias e os afetos são importantíssimos. Há que "descer" ou subir ao nível dos alunos, que têm formas diferentes de pensar e agir, como é normal.

    Fiquei tão orgulhosa de ti, qdo vi teu carinho paternal nas fotos com tuas ex-alunas! Imagino como te deves ter sentido com tanta manifestação de carinho. É gratificante recebermos "aquilo", os depoimentos, os gestos k tu recebeste.

    VALEU A PENA, MEU QUERIDO. PARABÉNS!

    Sandrinha está linda, feliz e risonha nas fotos. Ela te conhece há muito. É isso!

    Beijos pra todos vocês e pra ti, um beijo e um abraço bem especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida e amada Céu.
      Que bom saber que estás bem e ao contrário do frio europeu, aqui o verão se prenuncia forte e é nesse período que temos possibilidades maiores de grandes temporais, como o que ocorreu há alguns dias que fez uma boa devastação em algumas cidades do interior do Estado e na própria capital. 40 mil residências ficaram sem energia elétrica, e houve quedas de árvores que bloquearam estradas, avenidas e ruas. Atingiu quase todo o Estado e infelizmente houve um caso fatal do agricultor Áureo Edison Stieler que foi atingido por um raio. Previsões do tempo para o verão são de fortes ventos e grandes descargas elétricas.
      Quanto ao post foi para mim mais que uma alegria as homenagens, pois não imaginamos o quanto podemos ser positivos ou negativos aos nossos alunos. Felizmente, conforme comentários dos próprios alunos, eles me viram como algo que os atingiu positivamente e soube a posteriori que entre eles ao referirem-se a mim o fazem chamando de “a Lenda”. Isto me deixa extremamente satisfeito pelo que representei e fico a pensar se não poderia ter feito mais por eles.
      Sandrinha está acostumada com tantas demonstrações de carinho e afeto que recebo não somente das “meninas” como também dos “meninos”, que hoje, homens feitos, ao me encontrarem abraçam-me e beija-me como se eu fosse um pai. É lindo, é emocionante, é inexplicável.
      Amanhã, anteciparemos o nosso Natal e iremos todos, inclusive Bruno e a namorada Eduarda, para a Rota Romântica passear e almoçar na churrascaria Galpão na Cidade de Dois Irmãos. Depois iremos até a Tenda do Umbu, em Picada Café e aproveitaremos, na volta, para fazermos algumas compras e também visitar a exposição de orquídeas que é uma atração fantástica, pois dezenas de tipos são expostas e vendidas.
      Céu, amada, caso não venhamos a nos reencontrar, que tenhas um belo Natal junto a todos que te são caros e uma ótima entrada de Ano Novo.
      Mil beijos, com carinho, admiração e respeito a esta amiga que está tão distante, mas que está sempre dentro de meu coração.

      Excluir
  5. Olá, querido e talentoso Pedro!

    Li, com emoção, tua resposta ao meu comentário. Eu sei k tu és assim, na tua vida familiar e profissional: ÍNTEGRO!

    Postei na 6ª feira, temática natalícia, mas está à vontade e em liberdade para comentares ou não.

    Bom passeio na Rota Romântica e boas iguarias.

    BOAS FESTAS E QUE O NOVO ANO SEJA MESMO NOVO NAS ATITUDES E SENTIRES.

    Beijos e um big abraço para ti e para todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Céu pelos comentário que me deixam emocionados.
      Beijos e boas festas, muito amor e saúde.

      Excluir