O que é Sagrado.?
Quando o homem ainda engatinhando no saber, totalmente equivocado quanto às coisas que estavam a sua volta, sendo um simples caçador coletor, vivendo a cada dia numa luta incessante e desigual, passou a admirar o incompreensível.
O vento, as chuvas, os terremotos e todos os fenômenos hoje compreendidos, mas que causavam aos primitivos homens muita apreensão e dúvidas.
Ora, se o Sol brilha todos os dias, pensou o homem, sem saber do que se tratava de uma estrela e pensou que fosse uma “entidade” que lhes dava luz e calor, então deve ser algum ser mágico e ao Sol foram dados atributos “sagrados” e até considerado um Deus.
Mas afinal, o que é Sagrado?
O homem em sua atroz ignorância passou a dar às coisas mais triviais a aura de “sagrado”, pois tendo ele alguma coisa sagrada, tinha então, proteção.
Ledo e total engano.
O vento era considerado sagrado, ao ponto de ter sido criado pelo homem um deus para o vento. Achavam eles que Éolos era um deus que soprava com sua boca o vento.
E para todas as coisas foram inventando deuses que as regiam.
Deus Lar ou Lares.
Para a casa inventaram o deus Lar ou Lares que controlava todas as dezenas de deuses que fariam parte da habitação, o deus do piso, o deus do telhado, os deuses das portas, os deuses das janelas. Enfim tudo era animado por um deus, inclusive as pessoas que nela habitavam.
Sagrado passou a ser todos os objetos triviais que o homem carregava, tanto que muitas civilizações enterravam seus mortos com seus objetos sagrados. A pele que os cobria, a bordunas que os defendia, a lança com que caçava, o colar de dentes de feras que o protegia dos maus espíritos, as penas de seus cocares, o osso da tíbia de um inimigo que passou a ser uma arma. Tudo passou a ser sagrado.
Totens.
Muitos povos em volta do mundo inventaram as coisas mais inocentes, mas deram a elas o poder de sagrado. O totem é sagrado, o condor é sagrado, o crocodilo é sagrado, o íbis é sagrado, o puma é sagrado, as montanhas, os rios, as matas.
Deus Íbis
Conforme a sociedade evoluía novas coisas passaram a ser compreendidas como sagradas. Para os islâmicos a Caaba é a Pedra Sagrada, para os Judeus a Arca da Aliança é Sagrada e para os Cristãos a Cruz é Sagrada, mas sob a sombra desta mesma Cruz Sagrada milhões de seres humanos foram mortos, dilacerados queimados vivos, numa bestialidade de dar inveja a qualquer animal dito irracional. Tudo feito em nome de deus.
Caaba, a pedra sagrada.
Pior. O Santo Sudário é considerado sagrado, pois teria enrolado o corpo de Cristo, mas estudos mostram que o mesmo foi tecido na Idade Média, por volta do Século XIV, ou seja, mil e tanto anos depois. E a bestialidade vai tão longe que existem vários prepúcios sagrados de Cristo.
A Cruz passou a ser sagrada. Neste caso deveríamos também sacralizar a forca, a cadeira elétrica e tantos outros utensílios de matar, pois os incautos, ignorantes e extremamente lerdos não sabem que a cruz era um instrumento de tortura e morte e nela milhares ou centenas de milhares de pessoas padeceram, pois para Roma os não romanos deveriam ser crucificados para pagar algum crime, já o cidadão romano não era submetido ao suplício da cruz, mas os extremamente lerdos das ideias acham que somente um judeu, rude, sujo, mau e vingativo tenha sido nela crucificado.
Judeus mortos na Alemanha Nazista. Mas afinal, eles não foram os escolhidos de deus?
E é sempre bom lembrar que para Deus há um povo escolhido, segundo está escrito na chamada Bíblia Sagrada, os judeus é o povo escolhido. O resto, como tu que estás lendo isto agora, lembre-se que tu não és judeu, portanto não és pertencente ao grupo seleto dos escolhidos, és um nada ao quadrado que deus pouco se importa. És um reles esquecido deste ente que o homem inventou que é deus e que por ser deus seria sagrado.
Qualquer objeto, concreto ou abstrato pode ser considerado sagrado. O que é sagrado para uns não é para outros. E para uma grande parcela o sagrado é imaterial ou material e para essas coisas ditas sagradas estabeleceu-se uma série de ritos e esses ritos inventados pelo homem são atribuídos a um deus.
A Arca Sagrada.
Tudo que se inventa, para dar credibilidade se diz - “Palavra de Deus”, entretanto muitas barbáries que estão escritas na bíblica, como matar o primogênito, despedaçar o filho contra as rochas, matar apedrejadas as mulheres, todo esse festival de maldade se diz que é palavra de deus.
Que deus é esse?
Hoje há, ainda bem, uma mudança muito grande no mundo, pois as coisas sagradas estão perdendo sua influência e as pessoas preocupam-se cada vez menos com essas coisas ridículas ditas sagradas, pois não são, mesmo assim muitos otários, pacóvios, néscios compram óleos sagrados, água sagrada do mar Morto, sal sagrado e um monte de empulhações ao ponto de ter sido preso um pastor evangélico que dizia ter o esperma sagrado e muitas mulheres, por crendice ou falta de vergonha entraram na ladainha desse canalha, mas continuam os vigaristas a vender falsas coisas sagradas, assim como na Idade Média príncipes e reis compravam crânios de São João (crânios), dezenas de fêmures de determinado Santo (dezenas), fora outras empulhações que existiam e ainda existem.
Há na verdade uma tendência das pessoas serem enganadas, é na religião, é na política e no lado afetivo. Quantas mulheres se iludem e deixam nas mãos de homens que há pouco conheceram automóveis, apartamentos e casas. Conheço várias que entraram nesta conversa.
Sempre escrevo que os Deuses que hoje são venerados, seja ele Jeová, Alá, Yavé ou outros deuses, acontecerá com eles o que aconteceu com os deuses poderosos, que por milhares de anos regiam as coisas no Egito, na Grécia, em Roma ou outro lugar qualquer e serão com o tempo estudados nas escolas primárias como hoje são estudados Marte, Fobus, Baco, Rá, Ísis, Set, Zeus, Hera, Atena. Talvez outros tomem seus lugares, mas a tendência é terminar, pois as ciências estão dando respostas a tudo.
Claro que um extremamente lerdo dirá: - Não!
Mas o que estou escrevendo é para quinhentos ou mil anos.
O sagrado é uma invenção do próprio homem para se proteger de coisas que ele não entendia, mas hoje graças ao desenvolvimento científico sabe-se o que é um Eclipse, um Cometa, um terremoto e tudo mais e que as doenças são naturais e não um castigo imposto por algum deus sádico e perverso.
Que poder tem um escapulário? Nenhum! Pura empulhação que muitos, lentos das ideias, ainda usam e acreditam.
Na China antiga, como em
outras partes do mundo acreditava-se que quando a Lua começava a esconder o Sol
em um eclipse solar, era na verdade um dragão que vinha se alimentar da luz do
Sol e para afastá-lo o povo gritava, batia tambores, jogava flechas e até mesmo
fogos de artifício para afastar a besta voraz que consumia o Sol. É de rir de
tal bobagem, porém ainda há milhões de pessoas que acreditam em pé de coelho,
trevo de quatro folhas, pular três ondinhas no mar, não passar por baixo de
escada, levantar com o pé direito, atirar uma pitada de sal por cima do ombro e
o pior, tem muitos que não acreditam na meteorologia, mas vivem lendo essa
bobagem de horóscopo. E juram que é verdadeiro. Pacóvios que acham que horóscopo dá certo .
É triste!
Fui!
Oi, meu querido!
ResponderExcluirUm post maravilhoso e muito bem explicado. Adorei. Li e reli.
SAGRADO=IGNORÂNCIA.
Beijos, mon chéri.
Oi amada Alentejana.
ResponderExcluirAgradeço o comentário e te informo que aqui o frio está brutal. Em alguma regiões do Sul desta Brasilsão houve precipitação de neve e as temperaturas caíram abaixo de zero. Estou congelado.
Beijos amada Céu.
Menos frio, meu querido? Peçamos ao Universo que nos acolha e saibamos tb merecer sua ternura.
ExcluirAqui, o outono está chegando e as manhãs e fins de tarde são fresquinhos. Esse tem sido um verão atípico, tal como a maldita pandemia, que nos aprisionou.
Bisous, mon chéri. Bon week-end!
Olá Cielito.
ExcluirAqui está uma loucura. Temperaturas abaixo de zero, chuva, granizo, neve, e agora esta esquentando e teremos uma tarde quente em Canoas, com 26ºC. Porém há previsões de mais frio. Na minha cidade natal, Pelotas, ontem despencou gelo. Uma violenta chuva de granizo. Houve muita neve nos Aparados da Serra, no norte do Estado e em Santa Catarina. Sem falar nas nuvens pesadas de gafanhotos que aterrorizaram os argentinos. Ainda bem que sumiu.
Beijos minha querida, um belo domingo e uma semana cheia de coisas boas.