PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 30 de junho de 2022

CANOAS NA VISÃO DE UM PELOTENSE.

             Vila Mimosa - Canoas

Uma casa rica em história e generosidade para a difusão e formação da arte em suas várias linguagens. Assim é a Casa das Artes Villa Mimosa, um dos prédios mais antigos da zona urbana de Canoas. Tombado como patrimônio histórico municipal em 2009, o local foi posteriormente restaurado, constituindo-se no primeiro centro cultural público do Município.  

             Canoas

Canoas comemorou esta semana 83 anos, fundada em 27 de junho de 1939, como cidade é ainda uma menina, já se destaca como a terceira maior do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, que possui uma população de quase 1.500.000 pessoas e que é a Capital do Estado e Caxias do Sul com uma população chegando a 520 mil habitantes.

           Neste quadro até aparece Pelotas, mas em 10º lugar

               Neste outro, nem sequer aparece

Canoas hoje está com 350 mil habitantes, maior que muitas capitais europeias, caminha célere rumo a um desenvolvimento maior, pois tem uma das maiores arrecadações de impostos do Estado, superando cidades bem mais antigas como Rio Grande com seu enorme porto e Pelotas, minha terra natal, cidade ainda provinciana, parada no tempo.

                                       Canoas

Canoas é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre.

               Canoas

Canoas deixou há muito tempo de ser dormitório de Porto Alegre e hoje chegam a cidade milhares de trabalhadores e estudantes que a esta cidade se deslocam para trabalhar e estudar, pois Canoas possui mais de 50 grandes indústrias, um comércio ativo, três Universidades, hotéis e restaurantes maravilhosos.

              CANOAS

                                CANOAS

Canoas está estrategicamente localizada a norte de Porto Alegre e fazendo a ligação dessa com o Vale e Serra. 

                                     CANOAS

Outras cidades despontam como São Leopoldo e Novo Hamburgo ao Norte e Cachoeirinha e Gravataí à Leste.

Muitos ainda pensam que Canoas é uma cidadezinha ao longo da BR 116, não. Canoas estende-se por mais de 8 quilômetro para cada lado desta BR, onde vamos encontrar bairros grandes e super populosos, como Mathias Velho, aproximando-se dos 80 mil habitantes, ostentando a quilométrica  Avenida Rio Grande do Sul, com forte comércio; Bairro Guajuviras  com mais de 70 mil moradores, com comércios que funcionam 24 horas, além dos bairros Niterói, Rio Branco, Fátima, Fernandes, Estância Velha, Marechal Rondon, Nossa Senhora das Graças, Igara, São Luís, Olaria, Harmonia, Santo Operário, Ideal e outros.

                                              Canoas

Canoas também é conhecida como “terra do avião”. A Praça Santos Dumont, a Praça da FAB, a Base Aérea e a Ulbra, exibem aeronaves como monumentos. Todo ano, no dia 12 de outubro, a ALA 3 realiza a Expoaer, que atrai milhares de pessoas da região. 

               Canoas

Várias linhas de ônibus correm pela cidade além do Metrô que corta Canoas de Sul a Norte, transportando milhares de passageiros por dia, sendo que Canoas é o Município com o maior número de estações do Metrô, como a Niterói, Fátima, Centro, Mathias Velho, São Luís e Petrobras totalizando sete estações. São transportados por dia uma média de 73 mil passageiros, muitos dos quais trabalham e estudam em Canoas.

                                    Shopping Canoas Centro

                                 Canoas - Shopping Bourbon está sendo ampliado.

Canoas hoje possui três grandes Shoppings, o Canoas Centro, o Canoas Park e o Bourbon, que será ampliado tornando-se o maior da cidade, entre as Avenidas Getúlio Vargas (BR-116) e a Avenida Liberdade, cujas obras estão em curso.

                                   Canoas
                                 Canoas

                                 Pista de Patinação - CanoasPark Shopping

Canoas é conhecida como a Capital do X.

                                Se conseguires coma inteiro esse belo Xis Canoense.

X ou Xis vem de cheeseburger que é um hambúrguer coberto com queijo. Canoas há muitíssimos estabelecimentos que servem essa iguaria maravilhosa. Uma refeição exagerada, com muitas variações, podendo ser acompanhado de fritas, coração de galinha, o famoso xis coração e outras maravilhas da culinária que dão  à cidade esse título de Capital do Xis.

                                Imensos conjuntos em Canoas
 

Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções aos visitantes, como churrascarias, galeterias, buffets, pizzarias etc.

                           Canoas - Modernos prédios. Ao fundo o Edifício Garagem do Shopping 

                                                                    Canoas Centro

                                
                                  CCCC - CONJUNTO COMERCIAL CANOAS CENTRO            

As alternativas de compras também são diversificadas em Shopping, Centros e Conjuntos comerciais, sendo que há centros comerciais em diversos bairros.

              Aeromóvel de Canoas

Canoas fervilha, é uma cidade cosmopolita, cheia de vida, bonita, amplas avenidas, pronta para receber o Aeromóvel, que passará pelas modernas Avenidas Rio Grande do Sul e Boqueirão. O Aeromóvel prevê 24 estações. A capacidade prevista é para até 12 mil passageiros por hora no pico e 82 mil por dia.

                                 Canoas, cresce não só horizontalmente como verticalmente.

Já a minha cidade natal parou no tempo, continua aquela mesma cidade provinciana de casinhas pequenas de janelas e portas acanhadas, que há muito tempo perdeu sua graça, sua riqueza e seu viço, mas ainda muitos sonham com histórias de parentes ricos do passado que há muito se perdeu, a não ser na lembrança dos saudosistas e nas ruas triste e úmidas.

Lembro do velho e sempre lembrado amigo Fischer, autor do livro o Riso do Torturado que ao ver uma velha senhora pelotense arrotando grandeza em uma festas, dizendo que seu avô era um homem bom que distribuiu riquezas entre o povo de Pelotas e ele, que ouvia as bravatas da velha Pelobenta, disse:

- Meu avô também fez muita gente ficar rica em Pelotas.

E ela, com ares de superioridade perguntou:

- Quem era o seu avô?

E ele serenamente respondeu com um sorriso bem debochado.

- Era um velho, de chinelos esgualepados, pés encardidos, camisa rasgada e calças sujas e remendadas, que vendia bilhetes de loteria ali no portão do Mercado Público.

A Risada foi geral e a velha pelobenta (*), sumiu.

 

(*) Pelobenta – Os Pelotenses chamavam os Rio-grandinos de Papa Areia, por estarem à beira do mar. Já os Rio-grandinos chamavam os Pelotenses de Sebentos, por conta das fábrica de sabões e velas, feitas de sebo que existiam. Eu, sendo pelotense chamo meus conterrâneos de pelotenses, mas os pelotenses metidos a sebo eu os chamo de pelobentos, uma mistura de pelotense com sebento. Ah! Como há pelotense em pleno século XXI que ainda vivem do passado pomposo e rico, que naufragou num mar de pobreza e atraso.

 

Clique ou prima sobre as imagens e terás uma visão bem melhor, o que te mostrará mais beleza desta cidade progressista.

 

 

 

sábado, 25 de junho de 2022

Bode expiatório?



As expressão bode expiatório hoje faz parte da nossa linguagem comum e são aplicadas em qualquer situação em que um inocente é responsabilizado por uma culpa que não tem.

O bode expiatório era um animal apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur.

Este rito é descrito na Bíblia no livro do Levítico. Uma ignorância e maldade sem tamanho.

Ou seja, o pobre bode levava toda a culpa dos judeus e depois dos cristãos que o largavam ao deserto para o mesmo morrer a míngua. Pois os idiotas acreditavam que haviam transferido os seus pecados ao pobre bicho.

Hoje os ignorantes culpam são somente uma pessoa, mas até um objeto por seus erros, coisa dos mais boçais e débeis mentais para encobrir seus atos irresponsáveis e tresloucados.


É como um idiota, burro de baixa moral, que infelizmente conheço que há mais de vinte anos, por irresponsabilidade e ignorância disparou um revólver dentro de casa, para assustar a esposa que com ele discutia, pois é um sujeito que por diversas vezes agrediu a mãe de seus filhos. Um notório covarde, doente e irresponsável. A bala ricocheteou no piso e atingiu a mandíbula de sua própria esposa deixando-a ferida, não a matando por pouco e com temor de ser preso pela polícia o débil mental tentou apagar os vestígios de sua total irresponsabilidade e uma das primeiras coisas que fez o insano ignorante, foi culpar o revólver pelo seu ato irresponsável. E até hoje não prestou conta da arma que a ele não pertencia.

Aí vemos aflorar a demência, pois o idiota colocou na arma toda a culpa de seu ato demente, pois mesmo culpando o revólver achou em seu cérebro pouco desenvolvido que assim o mal que ele, o imbecil causou, desapareceria. Para tal o desequilibrado pegou uma pesada marreta e em uma bigorna e reduziu a arma a um monte de aço amassado, quebrado e retorcido. Pobre revólver, que culpa teria por um ato desequilibrado do paspalho, que ficou horas como um demente ensandecido martelando e excomungando a arma até destruí-la completamente, mostrando todo o seu desequilíbrio e falta de inteligência.

É assim que os irresponsáveis, canalhas e loucos agem, na tentativa de apagar de suas mentes pouco favorecidas os atos insanos que praticam encontram um bode expiatório na tentativa de amainar seus erros.

E continuam assim, os extremamente boçais a agirem, pois sempre haverá um bode expiatório para o canalha colocar suas culpas.


Assim como hoje muitos colocam a culpa em todos pela inflação que estamos novamente enfrentamos e ninguém assume o seu erro brutal de ter votado nesse sujeitinho asqueroso que está liquidando com o Brasil e ele, o insano procura nos amiguinhos pastores, amiguinhos de corrupção um que servirá de BODE, para assumir toda a culpa pelos mandos e desmandos dentro não só do MEC.

Coitados.

Coitados não!

Tem que se ferrarem mesmo.