PS

PS

SEGUIDORES

sábado, 23 de abril de 2022

Voltou a Alegria. Abelhas


A 05 de junho de 2017, publiquei um post neste espaço com o título “ABELHAS – ENTRE ELAS”, algum tempo depois as amiguinhas desapareceram, porém uma que outro vinha a meu escritório. Procurei na árvore onde elas moravam e não vi mais o alvoroço de centenas de abelhas.


Tadinhas.

Ontem, 22 de abril, passados cinco anos, aquela sensação de alegria invadiu meu espaço, meu pequeno escritório foi inundado pelas pequenas e doces amiguinhas, que atraídas por um pote com um resto de mel encheram meu coração e num zum-zum infinito voavam em minha volta sendo que as mais atrevidas pousavam em meu rosto e mãos.


Uma, pobrezinha, caiu no mel e ficou toda lambuzada, asinhas, perninhas e corpo. Socorri a pobrezinha e com um cotonete e um pedacinho de algodão, com extrema delicadeza a limpei, com ajuda de outra abelhinha e dela própria, que esfregava as patinhas limpando-se e faceira voou novamente para o pote e se deleitou com mais um bom bocado.


Voavam alegres e eu mais alegre fiquei, afinal andavam há bom tempo sumidas, ocasionalmente uma ou duas apareciam e minha preocupação era de que poderiam ter sido mortas por alguma pessoa inescrupulosa, pois as mesmas habitavam um oco de uma árvore da mata nativa que cerca o edifício onde moro.


Após terminarem de recolher o mel que havia para elas deixado e foram aos poucos sumindo, voltando para sua casinha, porém às 15h30m resolvi dar mais uma colher de mel e elas em minutos voltaram e novamente deixaram apenas grânulos secos de cera e voltaram para sua casinha.


Enquanto assistia as alegres mocinhas se fartarem no mel, lembrava que há duas semanas, fui ao Banco do Brasil, na Avenida Rio Grande do Sul, e quando desse banco saia, um cidadão me alertou que havia um enxame de abelhas sobre a calçada e que um homem, que por ali passava havia sido atacado por uma abelha. Duvido, pois alguma coisa teria ele feito para enfurecer a mocinha doce, ou talvez ao ouvir o zumbido da menininha tenha involuntariamente se estapeado, dando motivo para que a ferinha amável o tentasse picar.


Fui até o local e ali estava no meio da calçada um monte enorme de abelhas africanizadas, emboladas em torno de sua rainha. Agachei-me ao lado e com as mãos nuas fui juntado dezenas de abelhas, que cobriram toda a minha mão e fui transferindo-as para uma árvore, com muito cuidado e delicadeza para não enfurecê-las. Muitas pessoas pararam horrorizadas e eu tranquilamente juntei-as e em várias caminhadas as coloquei nesse lugar seguro, e quando encontrei a rainha e a coloquei nessa árvore, as outras imediatamente voaram para seu redor. Lindas abelhinhas.


Minutos depois, reunidas, voaram e sumiram do local.

Mas infelizmente ouvi do meio daquela pequena aglomeração alguém dizer:

- Tem que botar inseticida.


Não ouvi de quem partiu essa barbárie, coisa de algum idiota, mas é assim que a maioria pensa. Matar, matar e matar.

Então ontem com muita alegria vi a volta das delicadas meninas que ainda andam algumas, em minha volta.


Meu cantinho ficará sempre aberto às minhas amiguinhas doces e gentis que me trazem tanta alegria e que com o som de suas asinhas lépidas enchem de melodia o meu coração.

PS: agora, neste exato momento dezenas de lindas e graciosas meninas melíferas, voam alegres a minha volta. Espero que as mesmas tenham paz em sua colmeia e que ninguém por maldade ou ignorância tente expulsá-las de seu recanto buliçoso e feliz.

PS 2 - Hoje 23 de abril as abelhinhas, que deixaram no pote de mel apenas grânulos pequeninos de cera, não tendo mais mel, estão levando esses grânulos para sua casinha para reaproveitamento. Estão dando um exemplo de reciclagem, pois sei que aproveitarão em sua colmeia.

 

3 comentários:

  1. Meu bom amigo Pedro,
    Espero que estejas bem, firme, forte e vacinado.
    Sobre as abelhas, elas são muitas vezes associadas (erroneamente), somente à produção de mel a partir do néctar das flores, mas, a importância desses insetos vai muito além dessa função... Abelhas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, para a produção de alimentos e para a sobrevivência da vida humana, assumindo grande importância na manutenção de quase tudo no Planeta... Pena que poucos saibam disso e, até mesmo se interessem pelo assunto.
    Além do mais, eu considero as abelhas, insetos de beleza estética ímpar.
    Dizem os especialistas, que se as abelhas desaparecessem da face da Terra, a espécie humana teria menos de uma década de vida, porque, sem as abelhas não haveria polinização, ou seja, não existiriam mais flores e plantas, não existiriam também (por consequência disso), os animais irracionais e nós seres humanos também seríamos extintos.
    Um forte abraço para ti e para tua Sandrinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenos dias dileto amigo Douglas.
      Esta é a minha preocupação, sabendo que há uma extinção dessas doces criaturas, visto que elas estão desaparecendo em enormes áreas, sendo que anualmente nos EUA colmeias e mais colmeias são transportadas para áreas de produção frutíferas para polinizarem árvores pois elas, devido o uso indiscriminado de agrotóxicos foram exterminadas, o que encarece os preços das frutas. É óbvio que se não mudarmos o nosso modelo irresponsável de produção teremos em alguns anos um caos generalizado. Cabe aqui lembrar do imediatismo capitalista, pois os grandes produtores rurais não estão preocupados, pois se tratam da classe mais reacionário e irresponsável com a natureza, a Amazônia é o exemplo maior dessa destruição e teremos em breve fome devastadora, pois essa doces mocinhas são as responsáveis pela produção. Porém muitos sabem e fazem vistas grossas, pois dizem que se faltarem abelhas no futuro eles não mais estarão aqui e que os outros que se virem. Imediatismo cruel e desumano. Agora há pouco, coloquei mais uma colherada de mel e estou em meio de mais de cem abelhas que voam em minha volta, sendo que minha impressora esta repleta dessas doces menininhas fartando-se neste néctar delicioso. Mas vejo que a humanidade um dia pagará por sua irresponsabilidade. Acredito que com a extinção das abelhas a humanidade dificilmente passaria de uma década. Lembrando que a grande produção de baunilha na ilha de Madagascar é feita num trabalhos árduo por empregados que ganham miseráveis salário para polinizar manual e artificialmente essa produção. Mas o homem não aprende. Amigo, estamos bem e vacinados, este anos já tomei cinco vacinas, 3 Covid e 2 H1N1 e não dispenso o uso de máscara, pois assim não quero pegar a doença e principalmente não a transmiti-la. Uma questão de responsabilidade. Agradeço o forte abraço e o carinho dispensado à minha amada Sandrinha.
      Muita saúde e alegria, retribuindo um forte quebra costelas.
      Até breve e que tenhas um belíssimo domingo e uma semana cheia de alegria e realizações.

      Excluir
    2. Oi DOUGLAS.
      Eu disse neste último ano, porém quero dizer que neste último período de um ano (2021/22) já tomei cinco vacinas.
      Abração, lembrando que assisti algumas reportagens sobre o Carnaval carioca e cumprimento esse povo por tão belo espetáculo, com aquela preocupação sobre o aumento de casos de Covid. Espero que não.
      Saúde e paz.

      Excluir