PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 28 de julho de 2019

A Curiosidade.



Acabei de ler uma maravilhosa obra, que a cada pé de página perguntava interessado, motivado e cheios de indagações: 


- “Qual surpresa me aguarda na próxima?”.

E com redobrado interesse, querendo ler mais virava e seguia ininterruptamente a leitura e as horas não eram notadas, perdia a noção do tempo, pois a cada virada de quase 500 páginas o interesse redobrava e ao terminar o livro, perguntei: 

- Por que acabou?

Talvez para muitos tal livro não seja tão belo e interessante, porém lendo “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” de Yuval Noah Harari, que é professor de História da Universidade Hebraica de Jerusalém e também autor de Homo-Deus – Uma Breve História do Amanhã e de 21 Lições Para o Século 21, muitas coisas que há muito tempo vinham sorrateiras fluindo em meus pensamentos desde os meus primeiros estudos das Grandes Navegações se dissiparam e o entendimento tornou-se, apesar de penoso, bem mais interessante.

Para afinar o caldo, já que é um assunto muito denso ou para encurtar o caminho que me parece infindável, vamos logo a um fato histórico que sempre me deixou estarrecido.


Grandes e florescentes Impérios, ricos, maravilhosos e “limpos”, ou seja, de povo asseado, como os Astecas e outros, que possuíam um grande desenvolvimento e eram construtores extraordinários de templos, aquedutos, palácios, pirâmides, sucumbiram diante dos espanhóis que era um povo rude, sujo, mal cheiroso, verdadeiras carniças ambulantes, que por onde passavam deixavam um rastro de fedor. Fedor de corpos sujos, doentes, imundos, pútridos, pois banho não tomavam, roupas não trocavam e não faziam sua higiene pessoal após suas necessidade fisiológicas.

Esses eram os europeus que chegaram à América, destruíram povos, saquearam riquezas e achavam que os índios queimavam plantas aromáticas era em sua honra, pois se sentiam superiores, verdadeiros deuses, porém jamais passava por suas mentes que o fato dos índios acenderem ervas aromáticas era para poderem aguentar a aca, o budum, o cheiro horripilantes desses homens estranhos, maus, gananciosos e extremamente porcos e fedorentos, cheirando a urina e fezes, como suas barbas desgrenhadas, cheias de restos podres de alimentos, piolhos e pulgas.


Até ai as coisas eram entendidas, mas algo ainda ficava no ar.

Por que eles vieram para a América, se nem sabiam de sua existência? 

O que atiçou a vontade de chegarem por outros caminhos às Índias?

Curiosidade.

Simplesmente curiosidade.


Porém ao descobrirem tão ricos povos, ingênuos e desprovidos de armas de fogo e com muito ouro e outras riquezas a ganância tomou conta e aventureiros CRISTÃOS fizeram o serviço sujo enchendo a Europa de suntuosos templos, coberto de ouro, prata e pedras preciosas roubados dos índios, mas que ainda suas paredes vertem o sangue de inocentes que foram escravizados e mortos para que os europeus agradassem seu deus mau, injusto, falso e impotente, pois nada fez para livrar os índios desse mal.


Chegaram ao Novo Mundo pelo simples fato de quererem conhecer, saber, querer conhecer o desconhecido, foram desbravando o mundo, porém a morte os acompanhava e cometeram massacres e genocídios em sua trilha. Não poupavam homens, mulheres e crianças. A matança foi generalizada.


Seguiram os espanhóis outros povos europeus tão gananciosos quanto, violentos, e também brutos e sujos, mas todos carregavam a dita Boa Nova, que pela força e morte foi sendo implantada nas terras que eram conquistadas. O maior crime feito contra a própria humanidade por ignorantes que acreditavam em deuses e demônios.

27 comentários:

  1. Pedro,
    Ler é sempre uma viagem maravilhosa.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cátia, amiga.
      Sim, concordo plenamente, ler nos leva a essa viagem espetacular, infelizmente somos de um país de poucos leitores.
      Bjs.

      Excluir
  2. Olá Pedro, olá Sandrinha, boa tarde!
    Em algum lugar, não me lembro, li que os espanhóis eram muito cruéis e rudes, eram completos assassinos.
    Tua escrita aqui está perfeitamente real, ao ler algumas palavras, senti até o fedor. Confesso, a descrição da barba me deu ânsia ahahaha. Mas acredito mesmo que eram assim.
    Este livro me despertou curiosidade.
    Mas agora, agorinha, quero muito saber sobre Nova Petrópolis! E tem mais, cada vez que venho até aqui, no teu blog, se for de tarde, na hora do meu cafe, tenho vontade de comer bolinho de arroz, claro com café, e a culpa é sua ahahha! Com doce de leite né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MG, querida amiga.
      Sempre um imenso prazer em receber-te em mau espaço.
      A história da Humanidade é uma manancial de brutalidades, maldades e horrores. As Igrejas ditas Ocidentais, pois o berço das três grandes religiões normativas foi o Oriente Médio horroriza-me pela maldade, genocídios, brutalidades e maus exemplos. Aliás, o escritor português Saramago diz que a "Bíblia é um manual de maus costumes". Realmente, quem, com olhos críticos e com conhecimento ler esse livro verá que se trata de um verdadeiro circo de maus costumes e horrores. Alguns menos privilegiados de inteligência falam em lei de deus, porém o que vale, o que tem valor mesmo é a lei dos homens, pois se algum celerado quiser praticar as barbaridades que estão escritas na bíblia, como matar o primogênito em louvor a deus, será julgado e condenado pela lei dos homens, que apesar de falha em alguns casos é a que devemos seguir e não esse amontoado de besteiras que acreditam ser a palavra de um deus. E os cristãos foram os que mais mal fizeram ao mundo, sendo que os espanhóis e ingleses se superaram nessa maldade.
      Agora - bolinho de arroz com doce de leite é uma maravilha.
      Um grande abraço e desejo a vocês um belo final de semana que se aproxima.

      Excluir
    2. Tem uma passagem da Bíblia que fala para largar pai e mãe e seguir deus. Deus quem fala! Lavagem cerebral, uma fórmula prontinha para ser seguidor obediente.
      Saramago é uma preciosidade que tivemos neste mundo! Eu gosto imensamente dele!
      Tem um vídeo no youtube dele com a Pilar, é um documentário 'José e Pilar' um presente para se assistir.

      Excluir
    3. A bíblia é realmente um manual de maus costumes e o que me admira é que a maioria que vive com esse livro embaixo do braço, (como dizem os meus filhos - "A Bíblia Suvaquenta") não a leem, pois se lessem veriam as loucuras que ali estão escritas. Mas são dominados pela fantasia, pelas meias verdades e pelas mentiras escancaradas.
      Eu não só leio Saramago como gosto de ouvir suas entrevistas. Hoje assisti uma pedacito de Saramago e Pilar por tua indicação. Ele foi fascinante e ela está me fascinado. Essas inteligências, muitas vezes não compreendidas ou odiadas fazem falta a esse mundo de ódio. Saramago, odiado muitos o odeiam por ter sido ele um COMUNISTA, então deixaremos de ler Jorge Amado, Zélia Gattai, Monteiro Lobato e tantos outros excelente escritores comunistas. O ódio é uma coisa que corrói, deixa as pessoas acéfalas, cegas e más. Continuo lendo Lênin, Amado, Prestes, Engels, Gramisci, Astrogildo Pereira, Dinarco Reis, meu camarada em vida, que me dedicou um belo livro de sua autoria; Simone de Beauvoir, Henri Alleg, Sartre e tantos outros.
      Boa noite e um belo final de semana.
      Abraços a todos.

      Excluir
    4. Os nomes que li aqui me encantam, alguns não conheço ou não me lembro, mas vou pesquisar. Gosto das tua indicações.
      Neste final de semana, comecei a ver uma série na netflix sobre Trotsky, a série tem o nome dele, "Trotsky”. Muito bem feita, atores russos maravilhosos, mas percebo que não reflete a realidade. Mostra um Trotsky sexy (como pode?), vestido com roupa de couro preto. A família não ficou muito satisfeita com a série. Parece que um neto se manifestou, muito descontente.
      Freud, Diego Rivera e Frida Kahlo, com quem teve um romance, aparecem na série. Lenin está presente, muitas vezes. Mas, ainda não terminei de ver.
      Como produção, achei espetacular.
      Abraços!

      Excluir
    5. Olá caríssima:
      Quando em vez ando garimpando na Netflix, muita coisa boa e muita porcaria. Trotski ainda não o vi. Não o vi pois geralmente são filmes tendenciosos, ontem vi "Os Ultimos Dias de Hitler" Muito bom, porém sempre há as agulhadas venenosas contra o Exército Vermelho, contra Zukov, contra Stalin. E são nestas meias verdades, nesta picardia que eles, os capitalistas, fazem o ódio crescer. Todos os dias penso que se estamos livres do Nazifascismo devemos agradecer sempre ao povo Russo, pois esse recebeu os maiores impactos da guerra, teve mais de 20 milhões de militares e civis mortos pelos Nazistas, mas não esmoreceram e chegaram a Berlim.
      Como?
      Pouco importa!
      O importante que foram eles que dominaram a fera e arrancaram a cabeça do dragão. Com ou sem a presença dos aliados. Chegariam a cova do lobo de qualquer maneira.
      Rivera e Frida foram maravilhosos. Frida foi uma verdadeira revolucionária a frente de seu tempo. O sexy de Trotski talvez fosse sua inteligência.
      Comecei a ver na Netflix "Olhos que Condenam". Cruel racismo que ocorre dentro dos EUA. Hoje a tarde verei o restante do filme.
      MG um grande abraço a todos

      Excluir
    6. Pedro, vou dar uma olhada em Olhos que Condenam, interessante!
      Frida Kahlo para mim, é um verdadeiro caso de auto iniciação. Usou a pintura como busca de si. Quem observa suas obras, vai navegar por águas brutais e delicadas, foi um presente para o universo do sagrado feminino, mas é quase nada compreendida pela grande maioria das mulheres. Já ouvi cada absurdo!
      Abraços!

      Excluir
    7. MG.
      Olhos que condenam é um filme meio (muito) brutal para quem, como eu não suporta injustiças.
      Frida estava à frente de seu tempo como disse na outra resposta, mas o que me deixa intrigado é que a maioria das mulheres, não sei por que, são conservadoras, reacionárias que chegam ao ponto de adorar a bíblia que é um livro machista, castrador, misógino, escravagista e que em suas linhas de maldade e sangue diz textualmente que a mulher é um ser insignificante, pedaço de um homem, escrava do marido, o qual é aconselhado a dominar a mulher e açoitá-la. Não consigo entender. Mulheres, uni-vos e queimai esse livro de horrores.
      Certa feita levava Monica para a escola, primeiro ou segundo ano e caminhando de mãos dadas, pela antiga Rua Gago Coutinho, hoje Rua João Aluísio Jacobs, ela, na sua inocência me perguntou:
      - Pai! Por que eu tenho que estudar:
      Serenamente lhe disse:
      - Filha, papai quer que tu estudes para que nunca na vida tu venhas a depender de um homem!
      Até hoje ela é dona de seu nariz.
      Ontem enquanto almoçávamos, ela me disse que tudo que a ela ensinei ela guarda bem e para minha surpresa e de Sandrinha, confessou ser ateia. Deixou de crer nesse deus perverso.
      Abraços.

      Excluir
    8. Eu acho que as mulheres evangélicas são assim, por serem vítimas de lavagem cerebral e não é qualquer pessoa que consegue sair desse lodo que agarra e imobiliza. Quem não se questiona, não consegue pensar, segue na vida como gado. A maioria vive no inconsciente coletivo, no sistema pronto e imposto, sem ideias próprias, tudo o que faz é o que todos fazem. Difícil, né? Difícil entender... como pode!
      Você sabe, Pedro, uma minoria tem o privilégio de ter pais como você e Sandrinha. Ser independente é um dos melhores prazeres de uma vida inteira! Aí reside a felicidade. Penso que o fígado deve agradecer e muito.
      Então Mônica também é ateia, isso é ser muito livre e dona do seu próprio nariz, sendo responsável por tudo na vida, brava querida. E mudar o "destino", se assim desejar ou for a necessidade.
      Abraços a todos, meus queridos, Pedro, Sandrinha e família.

      Excluir
    9. MG.
      Tens toda a razão em tua visão desse mundinho pequeno e perverso que as religiões jogam as pessoas, principalmente essas evangélicas que alienam a tal ponto de deixar as pessoas mergulhadas na ignorância de uma crença contestável. É triste, porém o macabro é que querem pela força levar todos por esse caminho escuro e falso. Assim começou no Afeganistão e em outros países, onde as mulheres não têm direito a nada, nem mesmo a estudar como prega esse charlatão do Edir Macedo, riquíssimo e poderoso. Mulher, para ele, não passa de simples semovente, sem aspiração alguma a não ser obedecer cegamente ao marido, ser agredida das mais diferentes formas, sem nenhum direito. É uma tristeza.
      Sandrinha, se eu faltar, tem sua vida garantida pelos próprios meios, Monica é dona de seu nariz, mas conheço algumas evangélicas que são agredidas e acham que isto é um projeto de deus. Acham que o sofrimento é um desígnio imposto por deus. Que deus? Um deus perverso, homofóbico, misógino, cruel e omisso. Onde ele está na vida de quem morre de fome, nasce já com doenças incuráveis, vivem a vida martirizados pelo desemprego e injustiças. Afinal esse deus falso disse ter aberto o mar para a fuga dos judeus, porém não foi macho nem bom o suficiente para abrir os portões dos campos de extermínio nazista, onde milhões foram mortos pela fome, câmaras de gás e trabalho escravo. Há de se pensar, pois todas as injustiças sociais estão aí há milhares de anos e esse deus nada faz e o pior, guerras são feitas em seu nome.
      Meus dois filhos são ateus como eu. Monica sempre esteve em dúvidas, porém abriu o coração ao contestar essa existência divina. Ora, disse ela, se o Universo tem apenas por volta de 14 bilhões de anos o que fez esse deus antes? Nada? Sim, pois se ele é eterno o que fez?
      Para mim deus é uma válvula de escape para as aflições de muitos e quem pede muito a deus é quem muito deve. Desde os meus nove anos deixei de rezar e de acreditar. Sigo minha vida tranquila, pois quem não deve não teme. Já os “aleluias” devem muito, por esse motivo tem tanto medo de um inferno inexistente.
      Não sou contra crer, só que as coisas devem ter um limite, porém há pessoas que a cada três ou quatro palavras põem no meio esses deus, e aí é aquele festival de graças a deus, de deus quiser, vá com deus, fique com deus, deus é bom, deus é fiel, deus isto e deus aquilo, estão na beira da loucura ou da alienação. Não consigo entender.
      Amados paulistas, beijos e abraços a todos.

      Excluir
    10. Tem um documentário que estou para assistir sobre os cultos, é parte da segunda temporada do 'Explicando", está no Netflix, mas ainda não vi, não sei se é bom. Mas que é um negócio, como qualquer empresa, todos sabemos, menos quem está iludido pela fé cega ('fé cega' chega a ser pleonasmo, eu penso).
      Sabe, outro negócio $$$ do momento, eu vejo que sim: veganismo, acredito que tem um lado nada diferente das religiões, porque já passou do limite de ser estilo de vida. Ser vegano é ser melhor que os outros, quase uma santidade, um escolhido para ser uma divindade (vai para o Olimpo para ver, vai ser empurrado para fora), tanta pureza que fica até chato! Salve o filé marmorizado! Nada contra os que são vegetarianos ou veganos, mas quando há fanatismo, ao ponto de ser achar mais puro, credo!
      Adoro quando você fala: "...porém não foi macho nem bom o suficiente para abrir os portões dos campos de extermínio nazista, onde milhões foram mortos pela fome, câmaras de gás e trabalho escravo" - que obvio, que lucidez!
      Adorei a fala da Mônica: "Ora, disse ela, se o Universo tem apenas por volta de 14 bilhões de anos o que fez esse deus antes? Nada? Sim, pois se ele é eterno o que fez?" - óbvia, lúcida!
      Rindo aqui com os amiguinhos aleluias ahahaha, nem te conto a minha versão... um dia eu conto! Tem a ver com gente chata :/ que não contesta, que aceita, que não tem cor na pele, gente pálida, sem brilho, falta vida nos olhos, porque não vive por si e sim por um guru, pastor, enganador, médium, etc e tal. Simpatizo com o diabo, que não concordou e mandou passear o deus dos exércitos brega, tentando parecer com Mérlin e acabou a cara do homem do saco, que assusta as criancinhas.
      Isso eu também não aguento: "e aí é aquele festival de graças a deus, de deus quiser, vá com deus, fique com deus, deus é bom, deus é fiel, deus isto e deus aquilo, estão na beira da loucura ou da alienação" - eu não aguento essa toxidade brega, que nem barato dá, um barato tipo alegria ou epifania, ficam com uma cara de bobos, pálidos, para parecerem povo de deus, recatado e obediente. Que coisa tanta obediência!
      Então, falei demais né, é, eu sei! Mas não quero esquecer de desejar um ótimo final de semana para todos vocês, não esquecendo dos beijinhos para a Mileninha, linda da titia paulistana!

      Excluir
    11. Olá MG.
      Eu fico alegre em receber teus inteligentes comentários, o que mostra que tens os pés no chão e não te iludes com essas conversas que não levam a nada. Aprendo muito em recebê-los.
      Hoje, nesta tarde chuvosa vou tentar ver tal documentário “Explicando”, pois, te confesso, com muito esforço assisti também na Netflix o “A História de Deus” que é apresentado pelo ator americano Morgan Freeman, que é ateu e tem, traduzindo, o nome de meu filho mais velho, Franco, que quer dizer Homem Livre. Por ele ser ateu vi tal documentário. Desculpe-me, mas vou me estender um pouco. Ontem estava em uma Clínica Médica e chegou à sala de espera uma senhora de mais de oitenta anos com duas filhas, uma já de cabelos brancos e um filho. A senhora, educadamente cumprimentou ao chegar e sentou-se a minha frente, a filha mais nova falou-lhe ao ouvido e ela abriu uma sacolinha e começou a distribuir aos presentes alguns panfletos. Vi tratar-se de Despertai e Sentinela da seita dos Testevá de Jeomunhas, ops, Testemunhas de Jeová. Agradecendo, declinei da oferta. A filha mais nova então me perguntou se eu não tinha uma religião (eles são ligeirinhos) e eu disse que era ateu: Os três filhos se aproximaram e tentaram saber por que eu não acreditava. Dei-lhes uma aula, baseando-me no paradoxo de Epicuro. Os três ficaram boquiabertos sendo que o filho disse: - Dentro das suas solidas afirmações é de se pensar se deus realmente existe. Por educação despedi-me de cada um com um aperto de mão dizendo: A razão está acima da fé. Fé não tem como mensurar ou provar, porém a razão tem a seu lado à lógica e a verdade, pois tudo que se fala com a voz da razão é palpável e a fé é ilusória. Foram-se sem nada contestar.
      Agradeço tuas palavras, tanto em relação à Monica como a mim e só não concordo com o “Então, falei demais né, é, eu sei!” Digo isto porque tenho o maior prazer em ler teus comentário, me delicio em cada linha, pois lê-la é como se estivesse conversando pessoalmente com uma pessoa tão querida e lúcida, que aprendi ao longo desse tempo apreciar, respeitar e aprender.
      Ontem assistia novamente “Os últimos dias dos Nazistas” e vendo tanta barbárie, tanta maldade cometida por um povo civilizada e culto como o alemão é ficar realmente enojado desse deus omisso que nada fez para livrar as milhões de vidas perdidas e me perguntando: Seria isto um projeto de deus? É como dizes, “deus dos exércitos brega”. Brega, maldoso, ardiloso, mentiroso, ruim. Péssimo exemplo, porém a cristandade não vê.
      Amada amiga e amigo Luiz, belo final de semana para vocês, agora são 14:30, vou almoçar e depois ver na Netflix tua indicação.
      Beijos a todos.

      Excluir
    12. Pedro, pois saiba que eu também aprendo muito com você. Adorei saber sobre e revolução russa, quando falamos sobre Trótski, que ainda não terminei de ver. Tanto que já aprendi aqui, sendo a cultura o teu ponto forte, eu assim acho e gosto! Sobre ateísmo, também gosto de falar e aprender com você, atualmente, um dos temas que mais aprecio.
      Sobre "te confesso, com 'muito esforço' assisti também na Netflix o “A História de Deus” que é apresentado pelo ator americano Morgan Freeman". Porque 'muito esforço', Pedro? Pergunto porque já passou varias vezes no aplicativo a possibilidade de assistir e não me motivo.
      A seita das TJ são explicitamente um perigo, na minha opinião, por conta da questão de não fazerem uso de sangue, nem para salvar vidas. Aguardam o fim do mundo, que chamam de armagedom há muitos e muitos anos, fim que nunca chega e nem isso, faz com que os adeptos reflitam. É daquelas religiões tão maléficas que afastam as famílias, tipo pais e filhos.
      Eu quero conversar muito com a Mariana sobre estas seitas, porque tenho receio que caia 'no conto'. É preciso que as nossas crianças saibam que estas seitas existem, conhecerem os perigos, como agem, para não serem iludidas e torcer para tudo flua bem. Algumas pessoas que conheço, uma delas trabalhamos juntas, jamais pensei que pudesse se tornar evangélica, e aconteceu! Hoje é uma pessoa que nega algumas das histórias do passado, diz que não aconteceram com ela, está uma verdadeira morta viva, que pena!
      Eu também, quando leio as tuas linhas, sinto-me conversando ao vivo com você, com Sandrinha ao lado, participando igualmente. Adorei mesmo falar com a Sandrinha! Sempre agradecida pela nossa amizade, Pedro e Sandrinha, que também aprecio, aprendo e respeito.
      Hoje estamos trabalhando e voltamos agora do almoço, degustei a cozinha egípcia, um pouco misturada com árabe e síria, de imigrantes. Conheci o bebê Omar, 6 meses e super risonho.
      Um beijinho a toda família, com abraços e carinhos, Pedro, Sandrinha, Mônica, filhos, noras, neto e netinha.

      Excluir
    13. Olá! Um olá do tamanho do Brasil, de um Brasil grande e quiçá, um dia próspero como estava acontecendo na época de Lula.
      Amargando uma tarde fria e com uma fina e persistente garoa, estava assistindo a série explicando e parei no Politicamente Correto. Gostei muito da parte que mostrou os desvarios das religiões, com aquelas cenas fortes do suicídio em massa. Aonde pode chegar à loucura humana?
      Mas vamos começar pelo princípio: Li o livro “Os Dez Dias que Abalaram o Mundo”, de John Reed. Acho eu que é um belo começo para entender com mais profundidade e sem sectarismo a Revolução Russa, para mim a mais importante Revolução da História humana. Óbvio está que como comentei antes de assistir o filme sobre Trótski, temos que ter serenidade para entender os fatos e compreender que não há uma revolução que mova as bases da sociedade sem que haja até injustiças e coisas tendenciosas. Mas enfim, quando uma coisa não nos agrada, mesmo sem termos conhecimento das causas, poderemos enveredar pelo sectarismo e muitas vezes ficamos cegos diante dos desfechos, nem sempre compreendidos.
      A História de Deus é meio chato de acompanhar, pois trata de diversas seitas e religiões e me parece que abordam deus como uma figura estanque, esquecendo que cada religião tem o seu próprio deus. Golda Meir, Primeira Ministro de Israel disse certa vez que “Deus foi uma invenção de um judeu para dominar o mundo”. Refiro-me aqui ao deus judaico-cristão e não aos milhões de deuses existentes no imaginário popular. Somente na Índia há mais de 700 milhões de deuses catalogados, fora os outros que correm por fora da raia.
      Insisto em ler, aprender e tenho um grande amigo, Professor, Mestre, Doutor da UFMT, Padre-casado e filósofo, que é uma amizade de quase sessenta anos, me disse em uma de suas visitas a minha casa, conversando comigo e com Franco, que hoje se torna quase impossível para ele crer em um único deus. Ou há milhares de deuses ou não há nenhum. (?)
      Aprendi com o tempo a lidar com as testemunhas de Jeová. Quando morava em uma casa que possuía, uma casa enorme com um extensa gramado a frente recebi ao portão quatro mulheres TJ, que vieram me perguntar sobre deus. E eu de súbito perguntei se elas acreditavam na bíblia.
      - Sim. Sim, acreditamos e seguimos os seus ensinamentos.
      De pronto disse alto e quase grosseiramente:
      - Então calem a boca e vão para casa tirar essas dúvidas com os seus maridos, pois assim a bíblia manda.
      Atônitas e sem saber o que dizer, foram-se e nunca mais apareceram.
      Sabes Maria, é muito difícil tentar explicar as coisas para quem já sofreu essa lavagem cerebral. É triste. Quanto aos evangélicos uso a própria bíblia para mostrar o quanto estão equivocados, mas é como malhar em ferro frio.
      Meu neto, Bruno é também ateu, pois desde pequeno ensinamos a ele a história da bíblia. Como foi escrita e por quem, mostrando a ele a grande armadilha que é este livro que verte maldade, sangue e todo o tipo de atrocidades.
      Entrou agora um gélido sopro pela janela e vejo o céu carregado, com nuvens densas e escuras o que prenuncia mais frio e umidade, mas meu coração está alegre em poder conversar com tão querida amiga.
      MG, que tenhas um belo domingo junto aos teus e Sandrinha e eu mandamos a vocês muitos beijos e abraços. Um beijinho especial à Marianinha e um abraço “galponeiro” ao amigo Dom Luiz, que um dia hei de conhecer.

      Excluir
    14. Boa tarde Pedro e Sandrinha!
      Hoje está frio e chuvoso. Tentei escapar, mas não deu, a ida ao mercado era necessária e fui logo cedinho. Levei o guarda chuva, fui caminhando, duas quadras de casa, com um carrinho, para não carregar peso, acabei descuidado, o guarda chuva se desentendeu com o carrinho e entortou, depois partiu ao meio... pobre, tanto que me protegeu das chuvas, fiz uma sentida despedida, tentei não mostrar apego, para que ele faça a partida desta para melhor, com leveza e consciente de que a missão estava terminada. Tomara que reencarne(será?) como flor, porque vai abrir ou desabrochar na chuva, no sol, no frio e ainda, com perfume.
      Vou saber da tua indicação, “Os Dez Dias que Abalaram o Mundo” e concordo, uma grande mudança, não pode ser perfeitinha, está certo.
      Sobre o filme a História de Deus, eu perguntei, porque não tenho vontade de ver filmes ou documentários americanos, raramente vejo, embora, alguns podem prender e cativar.
      Uma das vantagens de morar em prédio, é não ter uma campainha na rua. Um porteiro, seja até eletrônico, é um grande anjo da guarda.
      Um abração Pedro! Beijinhos para a Sandrinha.

      Excluir
    15. Olá amigos, Maria e Dom Luiz.
      Gostei muito desta história do desentendimento do carrinho com o guarda-chuvas e sei que botaste o carrinho atrás da porta para ele pensar bem no que fez. Mas fico pensando se o guarda-chuvas não reencarnará em uma sombrinha de dançar "frevo" toda colorida, lépida, saltitante e alegre. kkkkk.
      Os Dez Dias que Abalaram o Mundo foi escrito durante os dias mais tensos da Revolução Russa, por um repórter americano John Reed que lá se encontrava, pode ver "in loco" a beleza dessa Revolução. Hoje se encontra enterrado na Praça Vermelha, bem perto do Kremlin, único americano que recebeu essa honraria.
      Eu, não posso acreditar em futuro sem o Comunismo. O Capitalismo exauriu o mundo e mantém na miséria milhões de pessoas, aviltantemente exploradas e doentiamente reféns dessas religiões esdrúxulas. Hoje vemos que um dos poucos países a erradicar a fome foi a China e trabalha para que todos tenham, como dizia Karl Marx, os bens que a indústria possa fornecer. Digam o que disser, porém não se pode negar que é o PC-Chinês que está governando. Vemos hoje o crescimento dos países sob governos de esquerda e a própria esquerda americana cresce, principalmente depois de Bernie Sanders.
      Na Idade Média só o Feudalismo era admitido. Diziam até que o Feudalismo seria eterno. Ledo engano. Hoje ouvimos a mesma coisa sobre o Capitalismo, porém insistir que ele seja eterno é não acreditar na evolução das coisas, da sociedade e do próprio ser humano. O que seremos dentro de mil anos? Em mil anos viveremos em uma sociedade altamente desenvolvida, com robôs para todos os lados, com cura de todas as doenças, viajaremos pelas estrelas, teremos máquinas impensáveis e será que ainda existirão senhores e servos? Será que ainda acreditarão em deus, ou vão ver finalmente que deus foi por nós criado e nós seremos os verdadeiros deuses, pois poderemos recriar animais que já foram extintos há milhões de anos, mexemos no nosso próprio DNA, prolongaremos a vida, criaremos pessoas mais inteligentes, criaremos híbridos de máquinas e homens, faremos transplantes de memória, criaremos olhos e ouvidos biônicos, os quais cairão no passado, pois teremos condições de recriar esses órgão naturais para servir a quem precise. Ou será isto ou o homem se autodestruirá.
      A História de Deus não é muito legal, não é nada legal. Para o leigo é confuso, pois trata de muitos deuses de diversas crenças e tempos. Para o religioso que é leigo em história ficam menos claras as coisas. Porém quem estuda teologia é interessante para ver as diferenças das crenças, se bem que para mim, quem estuda teologia vive num mundo irreal. Eu digo que teólogo é como no futuro, milhares de cientista lerem todas as revistas do Tio Patinhas, Mickey e todas as outras da Disney, para provar que num passado houve um Pato chamado Donald. Lembrando que Flávio Josefo, que viveu na época de “Cristo” escreveu apenas cinco ou seis linhas sobre Jesus e dessas “mal traçadas linhas”, que nada dizia, escritores, oportunistas, trambiqueiros, padres e pastores e outros mentirosos escreveram milhares e milhares ou milhões de livros sobre tal pessoa e quem conta um conto aumenta um ponto. É de se pensar, pois a história de Cristo é a mais pueril mentira de todos os tempos.
      Maria Glória e Dom Luiz que tudo corra bem com vocês e com as netinhas. Abraços e Beijos.

      Excluir
    16. Pedro, quando eu li este teu comentário, eu ri muito, porque eu guardo o carrinho atrás da porta kkkkkkkk e agora quando olho para ele, lembro e começo a rir. Ahhh mas bem que eu gostaria do guarda chuva todo alegrinho, colorido kkkk, iria correndo tirar uma foto com a sombrinha reencarnada, alegre em uma Parada qualquer por aí kkk.
      Não sabia da história deste repórter, que foi enterrado na Praça Vermelha. Tal como você pensa, não acredito em crescimento sem o comunismo.
      A tuas fala sobre o futuro, é exatamente como penso. Tem um vídeo no youtube sobre como será a vida no futuro, se eu achar, linko aqui. Eu acredito que não existirão mais advogados, uma profissão que será extinta. Os aplicativos resolverão tudo.
      A palavra pueril que escreveu acima, sobre teologia, Jesus e Deus é a que eu mais uso sobre essas crenças manipuladoras. Me diga, como pode?
      Pedro, você fala algumas verdades de uma maneira não só inteligente, mas com requinte, que eu me ponho a ler e reler e gosto. Espero pelo teu livro! Aqui: "Eu digo que teólogo é como no futuro, milhares de cientista lerem todas as revistas do Tio Patinhas, Mickey e todas as outras da Disney, para provar que num passado houve um Pato chamado Donald." o óbvio que bate na cara, colocado de uma forma tão óbvia, só pode ser requinte, sofisticação, já dizia Leonardo da Vinci.
      Vou ver se acho o vídeo, aquele que mencionei acima.
      Beijinhos.

      Excluir
    17. Aqui está, talvez você já tenha assistido: https://www.youtube.com/watch?v=DSZqGkVI-Z4














      Excluir
    18. Olá amigos de São Paulo.
      Enquanto tu rias eu chorava.
      Fiz uma resposta hiper legal sobre este teu comentário, extenso e divertido, porém na hora de publicar deu um “tilt” e o comentário sumiu. Fiquei com vontade de por o computador atrás da porta para que ele refletisse bem no que fizera, aí então lembrei que ele não foi o culpado e sim a toupeira do Pedro. Vontade que tive era de ir “eu” para trás da porta. Kkkk
      Bueno! Sei que agora não vai ficar igual ao primeiro, mas vamos lá.
      Minha veia do humor muitas vezes faz piada até da desgraça. Imagines o carrinho choroso atrás da porta e num repente aparece o guarda-chuvas, todo colorido, sambando, jogando confetes e serpentinas, lança perfume e purpurina. Chego a ver os olhinhos do carrinho se enchendo de alegria e sem culpas e com muita alegria ele perguntará:
      - Guarda-chuvas, tu não havia te quebrado?
      - Não seu tolinho! – Dirá o guarda-chuvas – Apenas desmunhequei!
      Kkkkk.
      Voltando ao sério. Pois é, John Reed está enterrado na Praça Vermelha, pois foi o primeiro repórter estrangeiro a relatar os dias tumultuados da tomada do poder pelos Bolcheviques. Sem sectarismo, apenas descreveu com o coração o que via naqueles dias, que o mundo via pela primeira vez uma virada real de mesa. Infelizmente veio o Stalinismo e as coisas não saíram como se sonhava. Porém vejo que o mundo está perdendo o medo da esquerda e esta se firma em vários países do mundo, principalmente na Europa, sem radicalismos, aliás, o Comunista do Nelson Mandela levou liberdade à África do Sul e em nenhum momento pensou em revanchismo, logo ele que havia sido torturado e padecido 27 anos preso pelos fascistas da África do Sul, foi um exemplo de grandeza.
      Vemos em muitos países da Europa o avanço da esquerda, mas é claro que tem os medrosos, os vingativos, os alienados que mesmo sendo beneficiados pela esquerda, votam contra. Coitados.
      Baba Vanga em suas previsões viu, apesar de sua cegueira, que em 2076 o mundo estará sob o regime Comunista. Acho eu que é a única saída para a humanidade, já que o capitalismo enriquece 0,0001% da humanidade enquanto ainda bilhões padecem no desemprego, na fome e em outras injustiças sociais.
      As Previsões de Baba Vanga a Vidente Cega. | IGN Brasil
      https://br.ign.com › Fóruns › Salas de discussão › Mundo Aberto
      MG, muitas vezes me sinto numa encruzilhada, da RazãoXReligião, uma coisa que me acompanha desde os meus 9 anos. Por mais que eu tente compreender as crenças sempre vou me deparar com a RAZÃO e a razão é palpável, é óbvia, é coerente, já do outro lado temos a incoerência, o sonho, o medo do castigo eterno. Um homem é julgado pelos seus pares, por um delito cometido, vai preso, 4 ou 5 anos, volta à Sociedade e se reintegra. Já Deus, o pai tão bom, benevolente, atemporal, onipotente e onisciente, castiga seus filhos com uma danação eterna. O que é isto?
      Não consigo entender tal maldade divina.
      Então prefiro a lei dos homens. Esta sim é a correta.
      Irei agora ver a tua indicação na Internet, depois mando um comentário.
      Beijos, beijos a todos.

      Excluir
    19. Comprei um guarda chuva novo, ele está com vergonha, ainda não saiu do armário, ou será medo do carrinho? Já tivemos chuva por aqui, mas eu não estava fora de casa, então, depois conto os detalhes da amizade dos dois, em um dia de chuva com compras no mercado ou feira.
      Sim, sim, só a razão, a lucidez, sempre com reflexão, porque enquanto o povo for gado com mitos criados com o propósito de manipulação, não sairemos desta lama. Soube do discurso da Damares sobre o crucifixo? Que enorme vergonha....
      Saiu bem a jardineira com milho congelado, chegou a fazer?
      Beijinhos queridos meus, Pedro e Sandrinha!

      Excluir
    20. Oi Maria, tudo bem com vocês?
      Quanto ao guarda-chuvas ele pode estar com medo do carrinho, pois hoje tem tanta gente saindo do armário que o guarda-chuvas logo logo sairá. kkkk.
      Infelizmente Maria, nosso povo é muito alienado, condutopatas atormentados e muito do exemplo que esse povinho tem está bem representado pelas bobagens que diz essa maluca Damares. É bem assim que pensa essa corrente religiosa. Tenho ouvido tantas bobagens que canso de tentar explicar e me faço de doido e deixo esses malucos falando sozinhos. Não dá para perder tempo com essa gente.
      Ficou ótima a jardineira e hoje o almoço foi carreteiro de coração de galinha e salada de tomate e rúcula. Amanhã será lombinho de porco assado. Um deles farei bem enfarofado no açúcar mascavo.
      Beijos a todos e estou vibrando com o Evo Morales na Bolívia. Precisamos de um revolução a nível mundial, com Evo, Lula, Bachelet, Mujica, Cristina, Maduro e outros que possam vir.

      Excluir
    21. Pedro, boa tarde meu amigo e igualmente, boa tarde para a minha amiga Sandrinha!
      Salivei com o carreteiro de coração de galinha e lembrei que neste final de semana, estávamos em um churrasco e comi um deliciosos corações de galinha, além tantas coisitas deliciosas.
      Todos os nomes que li no teu coments acima me fez linkar aqui esta imagem, acesse no teu navegador, Pedrito: https://diretodaaldeia.com.br/wp-content/uploads/2019/10/MafaldaMonica_compress8.jpg

      Beijinhos e vi que tem mais postagens, vou saber de tudo!

      Excluir
    22. Olá MG.
      Carreteiro de Coração é simplesmente uma perdição e aqui sempre no churrascos que fizemos há três ou quatro espetos de coração de galinha.
      MG, já havia recebi por WhatsApp a MafaldaMonica, li e sonho com a Latino América, ou somente a América do Sul dentro deste sonho e temos aí certas viradas de mesa ou aprovaçções maravilhosas. Evo Morales, Cristina, Mojica e outros. Infelizmente nosso povo é mui atrasado. Mas um dia teremos LULALIVRE. O mundo caminha para a esquerda, inclusive na Europa vemos os socialista desbancando essa direita raivosa.
      Beijos a todos.

      Excluir
    23. E temos LULALIVRE !!!
      Agradeço Mafaldinha, pelo colinho!
      Um forte abraço a todos vocês meus amigos.
      Amanhã tenho dentista novamente, acho que tenho problemas com uma raiz, vamos ver....

      Excluir
    24. Êba! Lula Livre!!!
      Vá ver este dente, pois por incrível que pareça ainda não resolvi o meu problema dentário, mas semana que vem vou dedicar toda ela aos meus dentes.
      Abração cara amiga e um enorme ao Dom Luiz.

      Excluir