PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Comidas exóticas do Brasil



Hoje vou ser rápido nesta postagem.

Como o Brasil é um país continental, maior que a Europa, vamos ver alguns pratos exóticos encontrados neste país, de hábitos e costumes ímpares. Muitos ficam perplexos ao ver chineses comendo escorpiões e baratas, porém aqui em nosso país há pratos que saem completamente da compreensão dos próprios brasileiros, quiçá dos estrangeiros. São coisas mui antigas que eram comidas com prazer pelos nossos índios e que cativou os atuais brasileiros, respeitando as diversidades encontradas nas diferentes regiões e estados deste país.


Para começar vamos à gostosíssima farofa de içá ou tanajura, iguaria inventada pelos índios e que ganhou o gosto de muitos brasileiros, principalmente os do Brasil central e parte do Nordeste.




A tanajura não passa de uma formiga grande que na época de reprodução saem em revoadas com seus abdomens repletos de ovos e servem de uma iguaria sem comparação. Em 1976 tive o privilégio de estar em Minas Gerais e saborear esta inigualável farofa.



Das iças podemos também fazer uma maravilhosa omelete, é só ter ovos.


Outro prato que caiu no gosto de muitos brasileiros é o do gongo, larva de um besouro (Pachymerum Nucleorum) e que tem vários nomes, como tapuru, coró, fofó, boró, morotó, bicho-do-coco, capitão-da-terra, capitão-da-madeira e outros. Lembrando que os que são encontrados dentro dos cocos tem o sabor da própria fruta.




Mas nenhum deles se compara ao que vamos ver a seguir: 


Há no Brasil Tribos na Amazônia que as próprias crianças entram nas floresta a procura de aranhas para comê-las e o interessante é que no Sudeste Asiático tal prática aconteça. Veja esta menina que procura em sua toca esta maravilhosa aranha, enorme e suculenta.



Descansadamente faz uma fogueira no meio do campo.



Coloca todas as aranhas que conseguiu capturar sobre uma pedra e as assa.



Enquanto as aranhas assam, ela faz em uma tigela de pedra um molho com pimenta, alho, limão e sal. Tudo bem triturado chega a hora especial.



Com uma casca de coco servindo de prato, a maravilhosa iguaria está pronta.

 

É só saborear as enormes e venenosas aranhas.


Na Amazônia, simplesmente as aranhas são jogadas diretamente sobre o fogo, assim além de assar queimam seus pelos, muitas vezes alérgico e fazem a festa, saboreando os bichinhos de aspecto terrível.
Bon appétit!

CLIQUE SOBRE AS FOTOS.

6 comentários:

  1. Ca va, mon chéri? Ici, ça marche, merci!

    Bon appétit? Merci, mais je ne peux pas, je ne suis pas capable de manger des "aliments" comme ça, que je vois dans les images.

    Meu querido Pedrito, teu post me deu a conhecer uma realidade, k eu desconhecia: as comidas exóticas do Brasil. Não sei se conseguiria comer aranhas assadas como a menina índia come tão gostosamente na foto, ah, eu acho que não conseguiria. Provavelmente, tudo é uma questão cultural e se qdo criança eu visse meus pais, minha família comendo aranhas, carne de gato, cachorro, escorpiões, etc. eu decerto comeria também.

    Eu sei que tu amas todos os animais (estou lembrando das abelhas) e não tens receio deles, aliás, sabes bem lidar com os bichinhos -rs, mas eu tenho receio de alguns.

    Parabéns a Fábio e Grasiela por irem ser papá e mamãe. 10 anos sem filhos e agora um rebento dessa "rosa" e desse "cravo. Que felicidade! Por vezes, há casais k decidem não ter filhos durante uns anos e outros que não conseguem. Seja como for, o importante é que o novo ser foi concebido com amor e será mto bem vindo. Diz a Grasie e a Fábio, que se for menina, sugiro o nome de FLOR e se for menino PEDRO, nome do vovô paterno, que tanto já o ama, tal como a vovó. Os pais de Grasi devem estar mto felizes e se for o 1º neto, ainda mais. Tu serás avô pela 2ª vez. Muitos parabéns!

    Se quiseres, se tiveres disposição passa por meu blog. Fiz um poema referente ao Dia Mundial da Poesia e coloquei um vídeo, que vais escutar e adorar.

    Beijos, abraços mil e tudo de bom para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Céu.
      Ça va bien, merci!
      Realmente é mui difícil deglutir certas comidas, porém provei a farofa de tanajuras e não é ruim nem repugnante, assim como o gongo. Esse por sua vez pode ser comido in natura, é rico em gordura, porém após frito solta muita dessa gordura e fica mais crocante. Vi na Amazônia curumins (meninos) de três ou quatro anos correndo em busca dessas e outras aranhas. Eles têm uma prática imensa em pegá-las pelas patas traseiras, amarram com uma tira de fibra vegetal e vão coletando dentro de sacolas de folhas de buriti que fazem no momento, depois é só Jogar direto no fogo e é uma alegria geral, pois cada um quer comer essa iguaria. Não teria coragem de comê-la, mas é uma cultura de milhares de anos. Como o Brasil é muito grande encontrarás muitas comidas diferentes e até desconhecidas em cada região, Estado ou Município. Mamãe era exímia em fazer pratos que para muitos seriam exóticos e até desconhecidos, como os miolos (cérebro) de boi, o feto de vacas, os testículos de touros assados (prato mui consumido no Rio Grande do Sul). Sendo que um dos meus pratos preferidos é a língua de vaca ou boi com ervilhas e arroz branco.
      Amanhã à tarde iremos visitar o Fábio e a Grasiela, Sandrinha comprou um verdadeiro enxoval para o bebê e transmitirei os teus parabéns. Caso seja menina o nome escolhido por Fábio, coisa de muito tempo, será Milena, nunca fui favorável a repetir nomes dentro da família. Os pais de Grasiela tem um netinho com quatro anos, filho do irmão mais velho de Grasiela.
      Tenho passado em teu blogue, porém ainda não postei um comentário, pois como sabes ando meio desmotivado com tantas incertezas deste país. Agora o boçal, o destrambelhado, o insano mandou congelar o salário mínimo por quatro anos, se, infelizmente já é uma miséria, com o tempo se transformará em nada. Porém continuo dizendo: BEM FEITO. Não faltaram avisos e esse maluco está governando abertamente contra os mais pobres. Disse ele, que para acabar com a pobreza, todos os pobres deveriam ser esterilizados. E esse imbecil foi escolhido por 39,3% do eleitorado.
      Cielito, amanhã ou domingo passarei em teu espaço para deixar um comentário. Mil beijos e um grande abraço.

      Excluir
    2. ​Oi Pedro, Sandrinha, tudo bem com vocês, meus queridos amigos?
      Por aqui estamos bem, tranquilos. Tive um período de muitos aniversários, norinha, Mariana e meu filho. Marianinha fez 5 anos e estava uma delícia de belezinha no dia do aniversário. Estava vestida de Ladybug, a mais nova das heroínas, que quer salvar a cidade de Paris, mas não sei qual seria o risco da cidade luz, já que a catedral incendiou e foi salva pelos bombeiros. Durante a festa, Mariana usou um vestido com motivos da heroína, mas no momento de cantar parabéns, apareceu com a roupa de heroína, um macacão, da Ladybug, incluindo a máscara, que foi pintada a mão, o mesmo para todas as crianças. Eles estavam muito felizes, dançaram, brincaram, foi incrível.
      Todo ano no aniversário da Mari, eu faço uma grande caponata e duas focaccias, não pode faltar, todos pedem, gostam. A caponata é a que mais agrada, perfeita com pão italiano.
      Estou na fase final dos implantes, não vejo a hora de terminar, Creio que mais 3 ou 4 vezes, tudo se resolve, e assim, um ano e meio se passou.
      Maridex perdeu muitos quilos, mais de 10, eu também, mas menos, estamos firmes no controle, no entanto, também aproveitamos a vida, sem privações, apenas controlando as doses.
      Me conte, e vocês, a saúde de todos, a nora com a gravidez, passando bem?
      Eu não imaginava que no Brasil se comia larva de um besouro urrrg, eu não comeria, porém, comeria escargot. Pode? Qual a diferença, né? Mas acho o escargot mais bonitinho, com as anteninhas ahahaha. A farofa de formiga sim, já sabia, mas não comeria também. Agora aranha, não, não, não!!! Prefiro aquele teu xis, o choripan, comeria agora ahahaha, os 2 ahaha.
      Pedrito, beijocas!

      Excluir
    3. Oi Maria Gloria, que prazer imenso receber-te em meu blogue.
      Meu coração realmente disparou de alegria. Como estão vocês, e Dom Luiz, tudo bem? Vi que vocês perderam alguns quilinhos, parabéns. Dom Luiz foram 10 quilos. Que legal, mas eu continuo estacionado nos 90 e poucos e nada de perder peso, apesar de minhas caminhadas e da alimentação reduzida.
      Que lindo, tantos aniversários comemorados e eu fico imaginando a Marianinha, vestida de Joaninha (Ladybug), deve ter ficado encantadora. Lindo de se ver crianças alegres e felizes. Para Marianinha: Linda e amada, 5 aninhos, já estás uma mocinha. Parabéns pelo teu aniversário. Beijos do vovô e da vovó do Sul. Amada menina, muita saúde.
      Huummm! Uma caponata com bastante azeitonas verdes, maravilha. E a focaccia com azeitonas pretas é de fazer a festa.
      Caríssima amiga paulista, estou há mais de dois meses com a requisição de atendimento odontológico, porém o pavor é tão grande que não me animo a visitar o meu competente dentista Andry. Ainda bem que a requisição tem valor de um ano. Que vergonha! Mas te confesso, nada para mim dá mais pavor que ir ao dentista. Ainda bem que tu estás chegando ao fim do tratamento, mas eu, não sei quando.
      Por aqui tudo bem, temos visitado com mais frequência o filho e a nora grávidos. Sim, pois ele está mais gravido do que ela, vibrante, preocupado, alegre, cheio de planos.
      Na minha época de caserna certa vez comi uma larva de besouro, gostosinha. Já comi escargot, não gostei, porém a farofa de formiga é boa, crocante e saudável. No norte da Amazônia brasileira e na venezuelana aranhas enormes (caranguejeiras) servem de um belo prato, colocadas diretamente sobre o fogo serve de alegria a homens, mulheres e crianças. Mas bom mesmo é o choripan.
      Amada amiga transmita um grande abraço a Dom Luiz, um beijinho à Marianinha. Recomendações ao filho e à norinha.
      Abraços e beijos a tão especial e querida amiga.

      Excluir
    4. Pedro, adorei te receber no meu blog, lá na postagem de Riomaggione e das ceboletas. Queijo brie eu amo até de madrugada, justifica qualquer insonia ahaha. Eu adoro o brie com geleia de pimenta, mas também, adoro geleia com café.
      Pedro, Pedrito! Você não pode deixar o dentinho sem cuidados! É perigoso! Por favor, vá ao dentista, vale todo o esforço e desconforto. É mais fácil resolver um dente do que uma infecção, sabe-se lá como será, pro favor! Desculpe se sou chata e metida ahaha, mas todos que gostamos do Pedro, queremos o professor saudável.
      Feliz em saber que todos estão bem, abraços e beijos meus queridos Pedro e Sandrinha.

      Excluir
    5. Olá Maria Glória, saudações.
      Não te preocupes, esta semana irei ao meu dentista, na verdade não tenho dores, mas sinto que os dentes precisam de um reparo e isto farei logo. Como está Dom Luiz e Marianinha? Todos bem?
      Abraços a todos e muita saúde e paz.
      Cá do Sul, Sandrinha retribui o carinho a vocês.
      Beijos.

      Excluir