PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Hábitos de Brasileiros




Muitos são os hábitos brasileiros que causam estranheza não só em europeus como em americanos, canadenses e australianos.

                 Êba! Êba! O banho em primeiro lugar.

Óbvio está que em primeiríssimo lugar fica o banho diário.


De modo geral a esmagadora maioria dos brasileiros toma no mínimo um banho por dia, quando não, três ou quatro e quando eu digo esmagadora é realmente esmagadora. Alguns estrangeiros dirão que isto é por causa do calor que faz no Brasil. 


Nana, nina, não! 



No meu Estado do Rio Grande do Sul, quando no inverno as temperaturas despencam abaixo de zero os banhos continuam sendo tomados diariamente e os brasileiros que migram para países frios continuam tomando seus banhos diários da mesma forma.


E aqui no Sul é sempre aquela ladainha antes de entrar no banho, pois tirar toda a roupa com a temperatura abaixo de zero é coisa para corajosos, mesmo assim enfrentamos e depois que estamos debaixo d’água o tempo pode passar e o banho chega, para muitos, a durar 40 ou 50 minutos e saímos do chuveiro limpos e renovados. Coisa bem boa é um bom banho.


Alguns até instalam aquecedores nos banheiros, porém jamais ficarão sem o seu salutar e bem ensaboado banho.


Com o fim do Império Romano a Europa mergulhou numa fase brutal de ignorância e superstições da Idade Média. Nesse período “médicos” se é que assim podemos chamar, aconselhavam as pessoas a não tomarem banho, pois os banhos traziam doenças e os malditos bispos e padres proibiam os banhos, pois o banho era por eles considerado uma coisa pecaminosa, onde as pessoas poderiam incorrer em pecados lavando-se. Baita ignorância. 


As mulheres desse período não lavavam as partes íntimas, pois acreditavam que lavando os “Países Baixos” ficariam estéreis. Há casos de reis e rainhas que jamais tomaram um banho na vida. Encontrarás centenas de casos na Internet é só procurar.


Este hábito de banhar-se diariamente foi adquirido dos nossos índios e que se arraigou a atual sociedade, pois mesmo estando em casa no mais puro ócio, a melhor coisa que se tem a fazer é tomar um bom banho. 


Quase em frente ao edifício em que resido há uma enorme construção e ao entardecer vemos, Sandrinha e eu, os operários dessa obra saírem ao final do expediente, banhados e nenhum volta para sua casa com mãos, corpo ou rosto empoeirado e com marcas de cal ou tintas. Muitas são as grandes empresas que disponibilizam a seus empregados banheiros, para que os mesmos, após uma jornada de trabalho possam tomar seus salutares banhos.


O banho diário é uma característica brasileiríssima.



Causa estranheza para muitos estrangeiros que os brasileiros que vão para o exterior trabalhar tomem diariamente banho e escovem os dentes após as refeições, coisa inexistente em muitos países como EUA, Canadá, Austrália e outros que se surpreendem ao ver brasileiros escovando seus dentes nos banheiros das empresas em que trabalham, pois eles sejam americanos, canadenses e outros escovam os dentes ao acordarem e quando muito ao deitarem. Já os brasucas escovam os dentes após levantarem, após cada refeição, mesmo sendo um lanche rápido em um shopping e antes de deitar à noite. Costumo escovar meus dentes após as refeições, mesmo estando em restaurantes e o que posso ver, principalmente nos amplos banheiros dos Shoppings é um número grande de pessoas com suas escovas e cremes dentais em suas mãos, escovando as canjicas.


Observem e reflitam, por que a maioria dos ingleses tem os dentes amarelos?


Outro hábito bem arraigado dos brasileiros é o lavar as mãos antes das refeições, coisa também não feita em muitos países. Isto é um hábito que surge desde pequeno, pois ao servir o almoço a mãe zelosa ou o pai atento já vai ordenando à filharada ir lavar as mãos:



- Ô guri! Lave bem essas mãos com água e sabão!


Mas bah! O piá corre algariado para o bateclô lavar as mãos e as fuças.


E ao chegar à mesa ainda é fiscalizado pelos pais.


O brasileiro de modo geral não toca com suas mãos o alimento que está sendo ingerido. Exceção somente permitida ao pão, biscoitos e bolachas, ao ponto de muitos estrangeiros acharem uma coisa fora do comum ver nas grandes pizzarias, os brasileiros comendo pizzas com faca e garfo.



Comer pizza com faca e garfo é bem mais higiênico.


É comum ver em lanchonetes e restaurante as pessoas pegando mesmo o pão com guardanapos de papel. Que legal!


Os nossos cachorros quentes (hot dog) veem dentro de um saquinho de plástico para que se possa pegar o alimento. Eu mesmo peço sempre faca e garfo, mesmo para comer uma torrada ou cachorro quente.

             Cachorro quente brasileiro, meio vira-latas, pois os de
                             raça, haja estômago.


Outro hábito que temos e é pelo povo fiscalizado é a manipulação de pães, frios e alimentos em geral, pois os funcionários que tal serviço prestam, devem estar de luvas plásticas ou tenazes para servir o cliente. Sei que em muitos países europeus, queijos fatiados e embutidos são servidos com as mãos nuas. Sei lá aonde andaram essas mãos.


Blééésss, que nojo!


Óbvio que não existe uma Lei Federal regulamentando a obrigação do uso de luvas, porém há leis municipais que regulamentam essa prática e alguns países já estão se adequando as novas exigências e aprovam leis sobre a manipulação de alimentos.


Aqui no Brasil é inadmissível que esse procedimento não seja respeitado.

Notinha Final; De norte a sul do Brasil dizem que franceses não tomam banho. Eles ficam "P" da vida, mas ouvi falar que alguns franceses tomam banho todas as sextas-feiras, porém é somente nas sextas-feiras SANTAS.  kkk! (Brincadeirinha)


É o velho dito popular brasileiro:


“Podemos ser pobres, mas somos limpinhos!”

31 comentários:

  1. Pedro, eu ri tanto com esta postagem, porque tudo o que escreves, é o que penso, vejo, ouço, observo.
    Sim, tomamos muitos banhos, acho que o mínimo são dois por dia. Um de manhã e outro antes de dormir. Outra coisa, acho que lavamos as roupas mais vezes, com uma certa regularidade. Observo que nem todos trocam as roupas de cama, mesa e banho semanalmente.
    O uso de guardanapos eu observei muito na Itália, não usam como nós usamos e acham o máximo ver que brasileiros comem pizza com talheres ahaha. Pizza eu como com as mãos, mas depende do recheio. Choripam ou hamburguer, lanches de modo geral, eu uso um festival de guardanapos para comer ahaha.
    Bem, quanto as luvas, acho necessário o uso em estabelecimentos comerciais, mas em casa, eu não gosto, porque tendo higiene, não vejo necessidade de uso de luvas em casa.
    Conheci um rapaz espanhol, viveu no Brasil um ano e disse ter passado mais frio aqui, um pais tropical, do que na Espanha, com um inverno rigoroso. Acontece que não temos a casa preparada para o frio, tipo aquecimento na casa inteira ou colchão térmico. Tudo isso é muito caro aqui, para instalar e manter, já na Europa não é assim. O rapaz disse ter passado muito frio aqui durante as noites e quase não tomava banho ahahaha. Realmente, por sermos um país tropical, não calafetamos nossas casas, não preparamos ou aquecemos para as noites frias. Eu digo isso, porque já tive lareira, raridade em São Paulo, e ajuda muito.
    Eu quando chego em casa da rua, tenho que lavar as mãos, não vivo sem lavar as mãos com certa frequência, por conta da minha mãe, que impunha a higiene das mãos.
    E o banheiro heim? Difícil as pessoas entenderem que é necessário usar produtos como lysoform para a limpeza, é uma necessidade, não é um capricho. Faz parte da boa saúde.
    Adorei a postagem, leitura gostosa e muito bem humorada.
    O refogado com o coração da bananeira, que disse em um comentário no meu blog, eu já conhecia e por você. Certamente uma iguaria.
    Desejo a todos um ótima semana, com alegria e saúde a todos.
    Beijos e abraços de Sampa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glorinha.
      Amada amiga há de se pensar, pois quanto mais penso e procuro na Internet, mais me surpreende a porquice de muitos. Há um vídeo na internet que mostra os grande atores americanos e seus péssimos hábitos de Higiene. Até a Júlia Roberts, Johnny Depp, Russel Crowe (mente brilhante), Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, entre dezenas de outros fedem como carniça, pois não gostam de tomar banho. É claro que não vamos ser ingênuos e achar que no Brasil não tenha lá seus porquinhos, mas é uma minoria extrema, e não é por educação e sim por condições. Sandrinha quase todos os dias está junto a máquina de lavar e não deixa roupa de cama sem lavar pelo menos uma vez por semana, no verão até mais. No inicio do inverno enche o carro de edredons e cobertores e lá vamos nós para uma lavanderia. Eu, te confesso, uso muito pouco os tais guardanapos, pois tudo que como é com garfo e faca. Em casa para preparar as coisas é óbvio que não usamos luvas, pois se lavarmos bem as mãos não tem problema manusear os alimentos, mas em estabelecimentos comerciais é imperioso que usem luvas.
      Na casa onde morávamos tinha uma lareira, em dez anos usei uma única vez. Dá muito trabalho e pouco resultado. Eu e Sandrinha temos o hábito de tirar os sapatos a porta do apartamento, pois vai se saber em que pisamos. A segunda coisa é lavar as mãos quando chegamos da rua.
      Gosto muito do coração da bananeira, gostoso e fácil de se fazer.
      Dizia meu velho professor de francês e latim, no inicio dos anos 60, Professor Karel Ortz, - "Para se conhecer bem os hábitos de higiene de uma família devemos visitar o banheiro da casa, pois somente aí terás a noção da limpeza geral". E ele estava coberto de razão, pois fico louco ao ver roupas de baixo penduradas no registro do chuveiro, jogas sobre a pia ou amontoadas pelos cantos.
      Amada amiga, um grande abraço para ti e Dom Luiz e muita saúde e paz.

      Excluir
    2. Concordo com o seu professor de francês e latim, o banheiro diz muito sobre os hábitos da família. É um cômodo que necessita de higiene diária e com produto específico. Também, a pia da cozinha e a geladeira, necessitam de uso lysoform para limpeza. Na falta, álcool. No caso da geladeira, também elimina os possíveis odores.
      Roupas íntimas no banheiro era crise na casa da minha mãe, do tipo apocalipse, então eu e minha irmã aprendemos cedo.
      Abraços retribuídos nossos para vocês, meus queridos amigos.

      Excluir
    3. Bem lembrado. Pia da cozinha e geladeira, porém se a pessoa tem o banheiro limpo, certamente a pia da cozinha e a geladeira serão impecáveis. Lembrando que o serviço de lavar pratos, xícaras, panelas, talheres, etc. sou eu quem faço e gosto de fazer.
      Abraços e excelente semana para vocês.

      Excluir
    4. Que lindo Pedrito! Como é bom quando tudo é dividido em casa, sem sobrecarregar, porque algumas atividades são chatas. Eu não gosto de fazer faxina e passar roupa, todo o resto faço sem problemas.
      Um bom final de semana para todos vocês, com saúde e alegria.
      Beijinhos para a Sandrinha, para todos, com abraços!

      Excluir
    5. Ola paulista amada.
      Ensinamos os nossos filhos a fazerem todos os serviços de casa, tanto um quanto o outro lavam roupas, louças, faxina geral. Fábio é quem arruma os guarda-roupas e guarda-louças, é muito organizado. Tanto um quanto o outro são excelentes nas tarefas domésticas. Roupas dificilmente usamos a prancha (ferro de passar), dobramos a roupa e elas se passam sozinhas. KKK. Os roupeiros da Sandrinha são uma belezura de organização. Já eu não gosto muito de arrumar roupas, porém gosto dos serviços de cozinha. Raramente cozinhamos em casa, pois Sandrinha não pode ficar em pé por muito tempo em volta do fogão, então o almoço nos é fornecido em domicílio ou vamos a restaurantes. Ocasionalmente fazemos almoço e eu ando louco para fazer um arroz cremoso com shiitake ou uma caldeirada.
      Que tenham um belíssimo final de semana, aqui está bem fresquinho, choveu parte da noite e agora o vento está quase que uma porta de geladeira. Beijos e abraços a todos.
      Nota: Tenho passado em teu blogue seguidamente e fico esperando uma nova publicação. Bjs.

      Excluir
    6. Em 2012 meu ferro morreu, de morte natural eu prefiro acreditar, mas ele sabia que eu não gostava dele, talvez a tristeza o tenha levado e um dia deixou de funcionar. Eu nunca comprei um ferro na minha vida, sempre ganhei, nunca houve interesse da minha parte. Não é que eu odeie o ferro, mas nunca vi algo de simpático kkkk. Já ganhei ferro até da minha tia, madrinha de crisma e eu usei sim, mas com pouca intimidade.
      Então, desde 2012 não passo mais ferro na minha vida. Melhor dizendo, passo sim, mas muito eventualmente, porque algumas rouptchas precisam de uma passadela.
      "arroz cremoso com shiitake ou uma caldeirada" tudo o que eu adoro. Amo cogumelos e frutos do mar. Talvez dia 11?
      Aqui está muito quente, abafado, "horrível de horripilante"! As noites são difíceis, não vejo a hora de tudo terminar, o outono esfriar deliciosamente as minhas tardes mágicas. Mas acredito que vai demorar um pouco para o frio prevalecer, mesmo com o outono em ação :/
      Estou pensado em fazer uma postagem, sem data ainda para a publicação.
      Segundo tá aí né, venho para um abraço!
      Bom final de semana a todos.

      Excluir
    7. Olá Maria Glória.
      Também Sandrinha não acha nada simpático o ferro ou prancha, há muito tempo não usa. Sei que está guardado em algum lugar, mas não é usado. Minhas camisas passam-se sozinhas nos cabides. KKK.
      Arroz cremoso com shiitake e muita muçarela e creme de leite é espetacular. Talvez faça alguma coisa dia 11, mas não sou muito de festejar o meu aniversário. Talvez leve a Sandrinha a uma churrascaria.
      Ontem Sandrinha foi para o salão se embelezar e eu fui para o "La Barba", dar uma ajeitada na barba, cortar o cabelo, pois a Sandrinha desde cedo apressando tudo para o encontro à noite em Gravataí para comemorar o aniversário da Graziela. Saímos de casa, enfrentamos um movimento horroroso na RS 118 e quando estávamos chegando ao restaurante, Sandrinha recebeu uma ligação de Liane que informou que tal encontro seria hoje e não ontem. Bueno, aí voltamos para casa, andamos 60 quilômetros para nada. KKK. Tudo bem, iremos hoje para Gravataí.
      Agora a temperatura despencou. Teremos que sair as 18 horas e provavelmente um busão ou casaco terei de vestir. Está esfriando muito.
      Durante a tarde deitei-me para ver um filme e tive que puxar um cobertor. Que frio!
      Vou aguardar tua postagem, lembrando que a do Palácio Barolo, Buenos Aires, foi um espetáculo. Parabéns!
      Segunda já está chegando, mais dois dias - 73. Maravilha pois sou um afortunado, pois saúde e disposição não me faltam.
      Amigos de São Paulo, Maria, Dom Luiz e Marianinha, muita saúde e paz. Um mega abraço. Tenham um ótimo domingo.

      Excluir
    8. ERRATA: Grasiela é com "S".
      No lugar de "busão", leia-se blusão.

      Não poderia vestir um "busão", pois estaria vestindo um ônibus. KKK

      Excluir
    9. Pedro! Auguri caro amigo!
      Hoje é o teu aniversário e venho para te dar um abraço, desejar tantas felicidades, saúde e que continue sobrando saúde, muita saúde, com toda essa vitalidade e força de vida, muitas alegrias em todos os dias da tua vida e todo o tempo do mundo para celebrar a vida com a tua bela família.
      Que seu dia seja tranquilo e alegre, mais uma vez um abração de feliz cumpleaños, carinhos meus extensivos a toda família, com um especial beijinho a minha querida Sandrinha.
      Até mais, eu volto, depois eu falo sobre o teu último coments.
      Em Sampa choveu a noite inteira e forte. A cidade está um caos. Maridex levou 1 hora para chegar no trabalho, coisa de desligar o carro na avenida, trânsito, congestionamento. Normalmente, 10 minutos está no trabalho.
      Auguuuuuri Pedrito!

      Excluir
    10. Olá caríssima amiga da grande e complicada Sampa.
      Afinal de contas comemoramos o aniversário de Grasiela no Sábado a noite conforme estava previsto. Mais de 40 amigos compareceram ao jantar. Foi tri. Ontem nosso aniversário de casamento Sandrinha e eu passamos em casa e hoje meu aniversário, os filhos, como estão trabalhando mandaram seu parabéns. Monica ligou de Caxias do Sul. Agradeço muitíssimo teus votos e felicitações, pessoas amáveis e sinceras fazem nossa vida ficar mais alegre, melhor e a felicidade vem junto. Mais uma vez agradeço tua atenção e retribuo com um grande abraço e beijos. Um grande abraço a Dom Luiz e à Marianinha.
      Que a paz e a saúde estejam com vocês, amigos paulistas.

      Excluir
    11. Bom dia Pedro e Sandrinha!
      Antes, parabéns a todos deste mês, a Grasiela, ao aniversário de casamento Pedro/Sandrinha e ao Pedrito, ainda tão jovem e bem disposto! Toda a felicidade do mundo para esta querida família!
      Então fostes até Gravataí e tudo foi mais um passeio, mesmo assim está valendo.
      Aqui o tempo continua abafado, mas um ventinho frio começa a parecer, eu fico tão feliz Confesso que queria eu puxar a coberta no sofá para ver um filme. Realmente sinto falta do conforto que um clima mais equilibrado oferece.
      "Não poderia vestir um "busão", pois estaria vestindo um ônibus. KKK" eu ri e ri!
      Fui assar legumes e me queimei feio na porta do forno, sem perceber, meu braço encostou na porta, estava muito quente. Agora dói :/ coisas de quem habita e gosta da cozinha.
      Um bom final de semana para vocês meus queridos amigos, beijinhos e abraços.

      Excluir
    12. Olá Maria, Dom Luiz e familiares.
      Hoje como é o dia das meninas deixei Sandrinha no Centro para seu almoço e tarde com Monica e voltei para casa. Almocei uma bela lentilha com linguicinha, arroz branquinho, alface e um belo bifão à dorê, após o almoço me fartei com paçoquinhas de amendoim. Todos os aniversariantes do mês agradecem a lembrança.
      Pois é, Sandrinha antecipou-se um dia e fomos à Gravataí de véspera, mas tudo bem, na noite seguintes corrigimos o equívoco. KKK. Agora imagine eu vestindo um busão. KKK hilário. Quando em vez quando estou preparando o meu super xis à noite esqueço que as coisas aquecem no fogo e também me queimo. É horrível pois a sensação de queimado permanece por um tempão.
      Tenho acompanhado a tragédia climática em São Paulo e Rio. Coisa horrorosa e também a barbárie ocorrida em Suzano. A imprensa quer achar um bode expiatório para esse massacre e falam os maiores absurdos, porém ninguém diz que isto é reflexo do que os jovens veem na televisão e no cinema que retratam fatos semelhantes ocorridos com frequência nos EUA e os bobalhões do Brasil querem fazer a mesma coisa. E não faltará quem diga que os casos ocorridos no EUA são coisas de alguns celerado, porém no Brasil dirão que é um povo selvagem. Duvidas?
      Amados amigos de São Paulo, desta cidade que não dorme, desta cidade que é a capital mundial da Pizza, que vocês tenham um belo final de semana e que coisas tão ruins não se tornem uma constante. Beijos a todos e muita saúde e paz.

      Excluir
    13. Pedro, eu amo grãos, todos! Lentilha é uma joia, tão saudável e com linguiça é um luxo para os sentidos. Gosto da lentilha apuradinha com linguiça e um bom pedaço de de ricota seca apimentada e defumada por cima, mas pode ser também ralada. Um manjar, adoro! Alface é uma saladinha tão deliciosa, gosto mais da lisa e da mimosa. Voltei agora pouco da feira, compras para a semana, incluindo ovos caipiras, que vão muito bem aqui em casa, no café da manhã, um ovinho quente, só com sal, para comer com colher. Este teu almoço é que foi um manjar, porque combina com arroz branquinho, com bife, com saladinha. Delícias de uma vida bem vivida, a grande verdade. Paçoca... hummm!
      Sobre o massacre de Suzano concordo em tudo, absolutamente tudo: "isto é reflexo do que os jovens veem na televisão e no cinema que retratam fatos semelhantes ocorridos com frequência nos EUA e os bobalhões do Brasil querem fazer a mesma coisa." Pedro, eu não sei o que será deste país, nem gosto de pensar, fico irritada... a verdade que temos no ar um golpe em construção, talvez prontinho e uma montanha de fatos que nada sabemos. Logo mais, estaremos colando bandeirinhas para a festa junina, e o coiso não apresentou nenhum plano de governo. E o pior, o povo defende, ainda diz que o coiso é parte da profecia do apocalipse, que é o homem do cavalo branco kkkkkk o salvador do Brasil! Irritante! Pior que o coiso, é um povo ignorante! Aí está o pior ponto, que não faz acreditar que sairemos desta fase de trevas. Não é ser pessimista, e sim realista. Muita ignorância, do mais baixo nível, muito primitivo e todo mistura com religião, uma salada podre e irritante, que não posso entender como as pessoas caem nessa treva lamacenta e fedorenta!
      Um abração para todos vocês meus queridos, um bom domingo e beijinhos para a Sandrinha.

      Excluir
    14. Oi meninha Bandeirante, privilégio imenso.
      Vamos começar pelas amenidades:
      Se para comer comidas exóticas precisamos ir ao estrangeiro então por que não comer nossas comidinhas triviais que para muitos estrangeiros são exóticas. Feijoada com todo aquele entulho que sabemos misturar, como o pé, joelho, rabinho e orelha de porco, além de outras carnes que não podem ser de primeira e linguiças, servido com arroz branco, couve fininha, farofa e laranjas. Os de fora nem sonham o que é este sonho. Mesmo uma simples lentilha com muita linguicinha, arroz branco e muito azeite extra e saladas. Não vamos nem falar no nosso mocotó Gaúcho que é verdadeiramente uma comida para espantar o frio. Três pratos que exigem pão d'água, ou pão francês que aqui chamamos de "cacetinho".
      Comidas exóticas temos aqui mesmo, o que para nós são coisas simples, como o sarapatel, acarajé, farofa de iça, lembrando aos estrangeiros que iças são formigas. Certa feita fui convidado para comer uma farofa de iça em Minas Gerais. Foi à festa. Ou uma Buchada de bode. Nossa! O povo estrangeiro não faz ideia. Sem falar no chouriço que aqui chamamos de morcilha preta. Eu gosto de comê-la fria e com bastante açúcar junto ao café da manhã, assim como, tanto eu quanto meus dois filhos adoramos comer ovos cozidos com açúcar. É muito tri.
      Passando para as brutalidades. Amados amigos, o que eu não consigo entender é como esse povo elegeu esse sujeitinho que foi excluído do Exército por DEMÊNCIA e se cercou de uma série de descompensados, destrambelhados e ignorantes que se dizem ministros. Acredito que ele não chegue ao fim do mandato e se chegar o Brasil é quem vai perder. Também vejo um ar de golpe. Até quando vamos ter que aturar esse desequilibrado e seu séquito de religiosos malucos que já estão se imiscuindo na vida de cada um, pelo menos tivemos uma vitória, pois apesar da pressão dos “aleluias” foi aprovada a lei que pune quem provocar o constrangimento à mulher que esteja amamentando. Sempre mina mulher amamentou os filhos mesmo na rua e se algum estrupício se achar ofendido por suas convicções religiosas arcaicas que sai as ruas com um saco enfiado na cabeça.
      Agora quanto ao futuro do Brasil e do Mundo eu vislumbro coisas horríveis, calamidades, inundações, atentados e fome. Sinto cheiro de pólvora no ar.
      Enquanto isso o Coiso provoca os islâmicos e estreita com Israel, pois obedece cegamente o que manda o outro louco, Donald Trump além de estar para cortar os acordos econômicos com o nosso maior parceiro econômico que é a China, só por que a China é Comunista. Passo o tempo e as pessoas não evoluem é bem como finalizas teu belo comentário, “caem nessa treva lamacenta e fedorenta!”
      Amados amigos de São Paulo, belíssimo domingo com muita saúde e paz.
      Notinha: Um passarinho me contou que os filhos estão se organizando para amanhã à tarde reunirem-se para um belo café na bela Confeitaria Santana. Querem comemorar o meu aniversário.
      Vamos lá! Não dói e fica a duas quadras aqui de casa. Beijinhos.

      Excluir
  2. Coucou, c´est moi!

    Pedrito, já nem lembra de mim, nem de meu nome -rs! Bem, se "Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé" (dito popular), personagem k nunca existiu, ambos sabemos, aliás, foste tu que me abriste o caminho da luz e da verdade. Gratíssima, meu querido!

    Li teu post, tal como os comentários (sou muito curiosa mesmo -rs, mas sou mulher, que fazer-rs?), tuas respostas e adorei ler as vossas opiniões.

    Eu sei pelas novelas, que brasileiro toma banho de manhã, ao almoço, ao jantar e ao deitar -rs e mesmo no quintal com um regador deitando água por cima da pessoa, se toma um banho mto satisfatório.

    Fazer a apologia da higiene é comigo, pke sou alentejana (nós lavamos o sal, que vem no pacote),sobrinha de tias, que só cozinhavam de lenço ou touca na cabeça e sou do signo virgem. Sofro com a falta de higiene dos outros e, por vezes, me apetece ensinar a eles como devem manter suas habitações limpas e seus corpos e caras, ou seja, tomarem um banho, pelo menos uma vez por dia.

    E Portugal, e no k diz respeito à venda e manuseamento de comida, todo o mundo é obrigado a usar luvas. falo de quem vende, de quem serve. Quem come, poderá usar ou não luvas. Depende do critério de cada um. Como lavo as mãos "n" vezes ao dia, me sinto bem à-vontade, nesse aspeto.

    Tive uma tia, que apanhou uma secura tal nas mãos, de tanto as lavar, que teve k ter tratamento hospitalar. Enfim, acho que sofremos todos(as) de síndrome da limpeza-rs.

    Beijos e à bientôt.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Jamais esqueceria desta portuguesinha do Alentejo, mas ando meio arredio, apenas respondendo comentários, mas mui afastado da Blogosfera devido aos momentos insanos que estamos assistindo nesse Brasil. Um séquito de destrambelhados, loucos e igrejeiros é quem está dando as cartas no país e querem até normatizar a vida íntima de cada pessoa. LOUCOS! Sem falar nas barbáries que assistimos diariamente. O presidente diz uma coisa e logo logo um Ministro desmente. E sei que não tardará para que ele venha, em benefício do Brasil, ser afastado do Governo. Há um cheiro "audível" de golpe no ar.
      Uma das questões que ultimamente me tirou do foco foi à medida insana deste senhor que eleito pelo povo para presidir o meu país, lembrando que o mesmo foi afastado das fileiras do Exército por “INSANIDADE MENTAL”, pois esse desequilibrado (louco), misógino, racista e homofóbico quer a todo custo vender a preço insignificante a nossa maior empresa e terceira mundial do ramo de aviões a Embraer, a qual citei em meu post Brasil Desconhecido, de 24 de dezembro de 2018. Isto significa um verdadeiro ato de traição, pois uma empresa estratégica está sendo sordidamente vendida para à concorrente americana Boeing. Ou seja, continua o Brasil sendo uma colônia, porém o que mudou foi a capital da Colônia, que passou de Lisboa à Londres e no pós Guerra à Washington.
      Esta venda que vinha desde o governo de Temer na pauta, se dá logo agora que a Embraer com sucesso está pronta para fabricar o maior cargueiro do mundo, o KC-390, coisa que nem mesmo a Boeing (EUA) ou Bombardier (Canadá), tinham conseguido êxito, mas esse governicho de desequilibrados está seguindo cegamente as ordens da Metrópole americana, tanto que os milionários contratos com a China estão sendo suspensos e os produtores de soja e milho, muitos já arrependidos de terem votado neste maluco, põem-se frontalmente contra esse governo espúrio.

      CONTINUA

      Excluir
    2. Corre ainda em tribunais da União processos contra tal venda, porém já tivemos um tribunal que abriu caminho para essa vergonhosa transação que põe em perigo mais de 26 mil empregos.
      Digo isto porque durante ainda o Governo Militar a maior empresa brasileira fabricante de potentes motores elétricos “ARNO”, foi vendida para a sueca ASEA (Allmänna Svenska Elektriska Aktiebolaget). Seis meses depois a ASEA fechou todas as fábricas, saiu do Brasil e entregou o mercado às americanas GE e Búfalo. (Sei disto porque na época era eu representante da ARNO no RS. Mas infelizmente o povo é ignorante e não vê a traição que aconteceu e está acontecendo.
      Ouros motivos também de cunho político estão me mantendo um pouco afastado da Blogosfera, alguns impossíveis de engolir. Agora o governo desse maluco do Donald Trump quer que o Brasil entre em guerra com a Venezuela. Não temos que nos imiscuir nos assuntos internos de cada país. A começar pelas coisas não ditas, pelas meias verdades e pelas mentiras. Cada um no seu quadrado. Livre Determinação dos Povos. Pois assim como o Haiti foi levado a extrema miséria pelos americanos que bloquearam o país por mais de um século; o Chile (1973) levado a pobreza por seus industriais e comerciantes e a CIA, no que redundou na morte de Salvador Allende, fato tão vergonhoso que em menos de um mês depois do golpe o país estava com tudo abastecido e funcionando. O mesmo acontece com Cuba, que amarga 60 anos de bloqueio americano, ou seja o Big Stick, de Theodore Roosevelt continua a funcionar. Ou vamos esquecer das mentira ditas sobre o Iraque e suas armas de destruição em massa. Nada disso foi encontrado, mas os americanos encontraram muito petróleo, o que eles querem da Venezuela a preços ínfimos.
      Nós como professores de histórias sabemos da política agressiva americana que se imiscuiu na Coreia, no Vietnam, na Somália, 98 vezes na América Central, implantou ditaduras odiosas na América do Sul, anos 60. Milhares de compatriotas mortos pela ganância americana. Por que eles não se metem com a China ou a Rússia? A democracia americana é a democracia deles e todos que possam discordar de uma vírgula serão imediatamente arrasados. Um povo alienado, estúpido, sujo e violento. Mas isso é problema deles desde que não se imiscuam no problema dos outros. Dizem eles que querem levar ações humanitárias. Porém essas ações humanitárias devem ocasionar lucros para eles, pois até agora não vi um americano levando ajuda humanitária para a Iritreia,Bangladesh, República Centro, Africana, Malawi e outras. Porque esses nada tem a dar em troca.
      Desculpe o desabafo cara menina, mas o mundo caminha célere para tempos tensos, difíceis e violentos o que culminará numa provável Terceira Guerra. Acho eu que em 30 anos o mundo será vítima da ganância.
      Grande beijo e um quebra costelas Gaúcho a tão querida amiga de Portugal.

      Excluir
    3. ERRATA: Insanidade Mental, leia-se INSANIDADE.

      Excluir
  3. SALUT, MON PETIT!

    Hoje é um dia mega especial: É O DIA DO TEU ANIVERSÁRIO.
    Nasceu um menino lindo, inteligente, carinhoso, honesto e sei lá mais qtas qualidades.

    TE DESEJO, MON CHÉRI, PARABÉNS, MUITOS ANOS DE VIDA, ALEGRIA, PAZ, AMOR, SAÚDE E TUDO DE BOM.

    Fazes ou irás fazer 37-rs. Bonita idade, que também já tive.

    Para Grasiela, tb, meus parabéns e para ti e Sandrinha, que venham pelos menos mais 50 anos de casamento bem feliz.

    Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas, para o menino Pedro, uma salva de palmas tchim, tchi, tchim…

    Baisers, gros baisers, Pedrito de mon coeur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu.
      Fico lisonjeado com tanto carinho, os quais agradeço.
      Sim, nasci lindo, carinhoso e honesto, porém não sei se inteligente, mas dá para o gasto.
      Agradeço por Sandrinha e Grasiela, e realmente Sandrinha é quem merece palmas, pois me aturar por 46 anos é uma façanha.
      Retribuo os grandes beijos e sabes que também estás em meu coração.
      Saúde e paz, sempre.

      Excluir
  4. Ei Amigo,
    Espero que tudo esteja bem com
    Vc e com os seus.
    Passando
    pra deixar um abraço
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  5. Olá caríssima Cátia, sempre um imenso prazer.
    Agradeço muitíssimo teu abraço e tuas preocupações, Estão todos bem, eu é que, como disse em outro comentário, ando meio arredio da blogosfera, são esses momentos de incertezas que passamos que me fez deixar um pouco minhas postagens e dedicar-me a outras tarefas, mas comentários como o teu me fazem respirar fundo e aos poucos pretendo voltar a esse mundo fascinante.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Professor Pedro, quanto tempo!
    Gosto muito do seu blog e suas pílulas de sabedoria. Nós o povo brasileiro somos verdadeiros e únicos no nosso jeito de ser.
    Fugindo do tema da postagem como sabe vivemos uma onda de privatizações de estatais e eu me incluo neste pacote poos trabalho numa dessas que logo vai deixar de existir.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto pois valorizo sua experiência de vida e de professor.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro leitor Paulo Luiz, privilégio imenso trocar contigo algumas palavras.
      Vamos então logo a esse assunto tão controverso, lembrando que apesar de amar muito o meu país, sei que as coisa por aqui tomam sempre um matiz de colônia, nosso sistema representativo é sem dúvidas uma ruptura no que podemos entender como democracia, visto quê não há no país a tradição partidária. Milhões são os eleitores que não sabem nem em quem votaram. Votam muitas vezes em candidatos sem saber o que o partido dele representa. Somos, em maioria absoluta, um país de analfabetos políticos. Vi e vivi durante a Ditadura Militar e a maioria nem sonha que nesse período, para salvar as finanças dos velhos "capitalistas" até fábricas de roupas íntimas foram estatizadas, foi a maior onda de estatizações já ocorrida na história. O povo sempre pagou as contas dos ricos e continua a pagar sem se dar por conta. Porém o assunto se torna realmente discutível quando se trata de privatizações de empresa estratégicas. Quando se descobriu o pré-sal começaram a pressionar a sua privatização, pois é uma coisa muito rentável e com certeza sabia que esse governo entregaria de mãos beijadas uma fonte que poderia tirar o Brasil deste atraso. Algumas empresas podem ser estatizadas, como serão, porém devem ser feita a preços justos, lembrando que na "Privataria Tucana" (período FHC) muitas e grandes empresas estatais foram privatizada a preço insignificantes. Os compradores ganharam, os intermediários que as venderam ganharam e muito por fora, porém o que o povo ganhou com tais privatizações? Nada. O Brasil se comporta como se comportava na época da colônia, tudo aos estrangeiros e nada ao brasileiros. Por este motivo sou em parte contrário a privatizações de grande empresas como a Petrobras e outras, porém sei que esses que se dizem nacionalistas as venderão a preço de bananas. Lembrando que para termos a Companhia Siderúrgica Nacional (Volta Redonda) tivemos que mandar brasileiros morrerem nos campos da Itália na Segunda Grande Guerra. Sua privatização começou no Governo FHC e foi concluída por Itamar Franco. O que o Brasil ganhou? Nada. Se vamos privatizar temos que seguir a cartilha do empreendedorismo, ou seja não adianta privatizar e viver socorrendo as empresas capitalista, ou perdoando suas dívidas com a União, como ocorre sistematicamente. Os maiores devedores da Previdência são grande empresas, porém não são cobradas, há empresas que devem bilhões para a União, porém vivem sendo paparicadas pela União. Chega.
      Os grande latifundiários recebem empréstimos cujos juros são quase insignificantes, já o povo é penalizada pelas taxas e juros bancários. Portanto se privatizar, a União deve fazê-lo com preços justos e a política do "virem-se". Não se pode conceber que empresas privatizadas fiquem mamando nos cofres públicos. O Coronel do Exército, Oficial de Estado Maior, Ex-chefe do SNI avisou que a Base de Alcântara sofreria um atentado por parte dos EUA. Houve o atentado, dezenas de técnicos e cientistas brasileiros morreram a base foi destruída e agora esse governicho que se diz nacionalista entrega aos americanos tal base. Concluindo meu caro Paulo Luiz, neste momento sou contrário as privatizações, pois falta vergonha na cara dos que querem privatizar.
      Um grande abraço, estarei sempre disposto a dialogar com tal e fraterno leitor.

      Excluir
  7. Boa noite Professor Pedro,
    Sábias palavras como sempre.
    Vamos aguardar o que o senhor com a sapiência da experiência acumulada chama de "governicho", no meu entender teriam outros adjetivos que caberiam bem... Mas não sou mau eduacado para para desferir tais palavras que esse grupo tanto merece.
    Abraços Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Luiz.
      Infelizmente meu caro amigo, muitas vezes temos que engolir palavras para não nos compararmos a esses maus brasileiros. Vejas bem, todas as reformas que estão sendo propostas por esse governicho são propostas que penalizam somente os mais pobres. Querem esses falsos brasileiros que um aposentado viva com meio salário mínimo, se viver com um salário mínimo já é desumano. Mas enquanto o povo se deixar levar por esses pústulas que estão no poder as coisas só tendem a piorar. Os ricos e abastados sequer pagam impostos, pois os impostos que pagam são descarregados nas costas dos pobres. Não há uma lei taxe um imposto sobre as grandes fortunas, pois esse atual governo, como outros neoliberais sequer cobram as dívidas que os grandes empresários tem com a União, mas esfolam o pobre com salários aviltantes e uma exploração desacerbada. A visão dos ricos é que o povo está aí para ser explorado ao extremo e quando não mais pode ser explorado é coisa a ser descartada. O ódio, a ganância, a exploração são bem típicas desses governos neoliberais manipulados pelas elites latifundiárias e industriais que vivem de costas para o Brasil. E o povo ainda defende com unhas e dentes os ricos e poderosos, para tal basta ver a composição de nossa casas legislativas cuja maioria é composta pelos representantes de banqueiros, latifundiários, industriais e grande comerciantes. Eles tem as Forças Armadas nas mão, mas o povo não tem noção disto.
      Meu caríssimo amigo Paulo Luiz, que um dia venha esse Brasil a se conscientizar que o povo deve lutar pelo povo e não por caudilhos quem mantém o próprio povo em rédeas curtas.
      Um grande abraço.
      Muita saúde, esperança e paz.

      Excluir
  8. Pedrito, meu querido!

    Espero k tu estejas bem, com saúde, e embora sabendo que és homem de grandes causas, gostaria k estivesses menos preocupado com a situação política e social no teu país.
    E teus meninos e meninas (ah, primeiro as meninas -rs) como vão?
    Por aqui tudo normal, feliz e em paz.

    Meu querido, eu sou Portuguesa, como bem sabes, e não sei o k se passa por aí, concretamente, mas acredito em ti, logicamente. Metade da população do teu país, acha que se estão dando passos no sentido positivo, isso é, a bem do povo, outra metade, pensa precisamente o contrário. Eu, cá de longe, acho que há personagens nesse governo que são completamente varridas do miolo como a ministra da família, por exemplo. O Presidente não sabe fazer um discurso (Lula não era erudito, nem culto, mas tinha empolgação, isso eu reconheço), tem péssima dição para além da vida pessoal, um tanto atribulada, e a questão da religião é o invólucro de toda essa "bosta" (sorry). O Brasil não sei do quê e deus acima de não sei que mais. Aqui, O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve na tomada de posse de Bolsonaro, é católico, mas não está chamando sempre a religião à baila, aliás, raramente o faz, tal como outros políticos daqui e alguns são ateus.

    Grata pelas tuas respostas, que já li "n" vezes e tu tens razão em muitos aspetos. A América não se mete com a Rússia, nem com a China, tal como essas duas não se metem com a América. São 3 grandes potências, que se receiam umas às outras. Tenho dúvidas, que talvez possa acontecer uma 3ª guerra mundial. O contexto mundial atual é bem diferente do de 1914-18 e de 1939-45 e a velha Europa continua "equilibrando o barco". Vês a questão do Brexit? É, não é, talvez seja.

    Meu queridíssimo Pedro, eu preciso dos teus escritos, da tua sabedoria e do teu esclarecimento. Então, para qdo novo post, seja de k temática for? Me prometes que voltas logo, logo, ainda esse mês? Há quase 2 meses, que tu não postas. PRECISO DE TI E DAS TUAS PALAVRAS! Posso contar contigo?

    Não é no silêncio, não postando que tu combates o que consideras errado. É vindo e escrevendo com regularidade, que todos nós sabemos do k está acontecendo e das tuas ideias. É verdade? TE AGUARDO!

    Beijos, muitos e um grande quebra costelas ao nosso jeito. Beijos para as tuas meninas e meninos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amada Céu.
      Céu mágico que me prendia quando menino em longos devaneios.
      Céu que uma noite me presenteou em seu manto negro com a mais notável visão até então vista, a Lua, Lua mágica que eu, embevecido, admirava do colo de meu pai, extasiado, hipnotizado, maravilhado.
      Céu que ontem à noite me fez sonhar, pois emparceirou com a Lua Crescente quatro planetas em um quadrado como nunca havia visto VÊNUS, aqui chamado de Estrela Dalva ou D'Alva, Vésper, Vespertina, Matutina ou como nós Gaúchos chamamos, “Boieira”, MARTE, SATURNO e URANO, numa composição maravilhosa e também mágica.

      Céu!

      Saudades. Por aqui tudo bem, bem dentro da medida do possível. As meninas estão ótimas com Grasiela grávida e os meninos estão bem. Bruno, o neto, que está cursando Biomedicina, ontem recebeu um convite de uma universidade de Porto Alegre para trabalhar em uma pesquisa. Está eufórico.
      Amiga portuguesa, aqui no Brasil as coisas andam mal. Um insano na Presidência, cercado por Ministros totalmente desequilibrados, sendo que o Guru do governo afirma, em pleno Século XXI que a Terra é plana. Outro, o da Economia, em uma reunião teve a lucidez de afirmar que Lula está injustamente na cadeia, pois não está envolvido em nenhum tipo de corrupção. Claro que o governo quer a cabeça do ministro, pois querem manter o “Lulinha” preso até a sua morte, e não descarto que venham a matá-lo.
      A tal “ministra”, também totalmente insana, só diz asneira e é um deus pra cá e um deus pra lá que dá nojo. O débil mental do presidente queria como frase do governo, “O Brasil acima de todos e Deus acima de tudo”, porém a suprema corte proibiu tal sandice.
      Desde a nossa primeira Constituição Republicana (1891) a Pátria é Laica, portanto tudo que as malditas religiões querem fazer torna-se inconstitucional.
      Lula, apesar de suas dificuldades no falar, sempre foi o centro das atenções em reuniões com altos dignitários de todo o mundo, falava, fazia palestras e discursava com conhecimento, já esse “bosta” (desculpe) é um tonto que serve de chacota por onde passa e se fez menos da metade dos votos, hoje está com apenas 32% de aprovação.
      Sabemos que hoje o mundo passa por um momento bem diferente de 14 ou 39, porém apesar desta aparente harmonia o mundo não deixa de gastar bilhões em armamentos. Se fosse para o “Si vis pacem para bellum” tudo bem, porém acreditar piamente nisto é não conhecer a natureza humana.
      Em falar em Brexit, isto me parece uma história sem fim. Até quando ficará o impasse? Tenho lido sobre esse assunto e muitos analistas dizem que com o Brexit pode haver uma cisão no Reino Unido. Outros vão além e apostam na independência não só da Irlanda do Norte como até mesmo da Escócia. Vamos aguardar e ver os acontecimentos, vamos aguardar o que Theresa May fará doravante. Não vou imiscuir-me nos assuntos do RU ou da UE, achando isto ou aquilo, mas a todos preocupa.
      Esta semana voltarei à blogosfera, apesar de andar cansado com esse mundo de incertezas.
      Amada alentejana, mil beijos e retribuo o quebra costelas e saibas o quanto te admiro.
      Beijos. Beijos.

      Excluir
  9. MERCI, MERCI, MERCI, MON CHÉRI!

    Gros bisous!

    ResponderExcluir