PS

PS

SEGUIDORES

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Racismo:



Desde eras imemoriais o racismo está presente no meio da humanidade, não importando a cor, mas sim suas origens.  É inegável o racismo que existe hoje entre diferentes povos brancos. É inegável o mesmo racismo dentro da Mãe África, onde Tutsis e Hutus odeiam-se, lembrando o Genocídio de Ruanda. (1994). Mas não fica somente entre esses dois povos, muitos outros povos negros também se odeiam.

É inegável o racismo que existe entre chineses e japoneses, que pertencem a uma mesma raiz; entre alemães e todos os outros, o que levou a Alemanha cometer o maior genocídio da História. Nos Balcãs, muitos já esqueceram o massacre de Srebrenica, onde 8.373 bósnios foram mortos por sérvios (1995). Há racismo entre russos e poloneses, entre italianos do Norte e italianos do Sul; entre portugueses e espanhóis e mesmo dentro da Espanha, ao ponto de dizerem na Catalunha que os espanhóis são mais parecidos com portugueses e nós, catalães, somos mais franceses. Aliás, se pegarmos a Europa vamos nos surpreender com o racismo existente entre os países desse que é um dos menores continentes do mundo, apenas à frente da Oceania.


Nos EUA continua e aumenta o racismo, um ódio se estabelece em todos os sítios daquela sociedade, uns contra outros, brancos, negros, índios e hispânicos, sendo destes os mexicanos os mais odiados por americanos brancos ou negros.

No Brasil o racismo iniciou muito antes da chegada dos europeus, pois muitos de nossos índios não viam outros índios como seres humanos, havendo no Brasil sociedades mais desenvolvidas que outras. Os Tupinambás viviam em aldeias organizadas e possuíam lindo e grande linguajar, enquanto os Goitacazes ainda dormiam como animais em meio à floresta, sobre folhas, deitados ao chão, construíam eventualmente choças de palha.

Esse racismo aumentou muito com a chegada dos portugueses e franceses, infelizmente, que passaram a incentivar essas diferenças, pondo tribos contra tribos. E foi tão danosa essa interferência que levou os índios a formarem, num momento de lucidez, a Confederação dos Tamoios e índios se uniram contra o invasor, pois esses não consideravam os índios seres humanos e para tal temos diversos relatos em nossa história desta mácula, como também aconteceu com mais fúria e desrespeito dentro dos EUA, onde os índios foram massacrados pelos cristãos brancos por não acreditarem serem os índios humanos e sim animais. (Lembrando que os humanos também são animais).


Lembrando que a Bíblia não só incentiva a escravidão, como a organiza.

“O direito a ter um escravo está claramente estabelecido nas escrituras sagradas, tanto por preceito como pelo exemplo”.

                                                              Rev. R. Furman

                                                              Batista da Carolina do Sul. USA.

Com a escravidão no Brasil, tendo farta mão de obra negra, trazida da África como gado, amontoados em fétidos porões, os portugueses passaram a tratá-lo como simples semoventes, inferiores e alvo de seus maus tratos, açoitamentos e até matando-os, pois diziam que era um castigo de deus ser negro, como ainda certos pastores apregoam em seus cultos obscurantistas, e os castigando estariam completando a obra do senhor, o mesmo também acontecia, com mais ódio dentro dos EUA. Visto que os negros nos EUA só passaram a ter seus direitos civis respeitados a partir de 1965, após muitas rebeliões e mortes, mas sempre se arvoraram de ser o país da liberdade e da democracia. O chamado mundo livre.

“Pessoas que rejeitam a escravidão, obviamente rejeitam a deus e sua palavra, porque rejeitam o que deus diz e preferem escutar o que dizem simples humanos sobre a escravidão.”
                                                     Senador Charles Davdson.

                                      Mostrando que a bíblia defende a escravidão.

                                                      Alabama - USA


Porém no Brasil não deixavam os portugueses de terem em suas camas mulheres negras. Esse deleite eles não poderiam descartar, já que como diziam as mulheres brancas são para serem mães, esposas e santas e as negras para dar-lhes prazer. Muito bem abordado por Gilberto Freire em seu livro Casa Grande Senzala. Magnífica obra que tão bem retrata esse Brasil desconhecido.


A miscigenação do Brasil começou com o estupro de meninas índias e depois negras pelos seus “senhores” cristãos brancos que se vangloriavam de terem ficado com tantas e tantas meninas. Havia inclusive no Brasil uma falsa ideia dos colonizadores que para serem curados da sífilis deveriam possuir uma menina virgem e essas por bem ou no chicote eram obrigadas a deitar com o seu “senhor”.


Ignorantes e rudes esses colonizadores em sua parca inteligência, achavam que no cruzamento entre um homem branco e uma mulher negra, sairia uma cria totalmente diferente, como acontecia nos cruzamentos de jumentos e éguas, dos quais resultam as mulas, daí a expressão, para mim pejorativa, “mulato”, para identificar um homem que não é branco nem negro.


Esse racismo, nojento, é hoje ainda sentido muito em nossa sociedade, baseada na cultura deixada pelos europeus, porém não só existe no Brasil o racismo branco X negro. Há outro racismo, sorrateiro, que da mesma forma ofende, magoa e leva muitos a repensar o que fez o Brasil em trazer para essas terras imigrantes europeus, muitos dos quais são viscerais racistas contra todos.


Eu, homem branco, de notada origem ibérica, já fui alvo de preconceito racial por parte de alemães e alguns italianos, assim como foi nos anos 1930/40 o meu sábio avô, que sendo professor rural, dava suas aulas nas colônias alemãs, e para tal, teve que aprender a falar o pomerano para ensinar os alemães a falarem o português, pois durante o chamado Estado Novo, (1937-46) de Getúlio Vargas, em pleno auge da Alemanha Hitlerista, proibiu que se falasse uma língua estrangeira em território nacional. Sofreu muito, tinha a casa apedrejada, pois não queriam aqueles alemães terem aulas com um brasileiro, de pele tão branca quanto neve, mas de cabelos negros como uma mamangava, sendo que inúmeras vezes teve que dar suas aulas de português escoltado por uma dupla de policiais militares.


Nos anos 80, morei com minha mulher e filhos em uma chácara, circundada de outras, pertencentes somente a brasileiros de origem alemã. Esses racistas referiam-se à minha casa como a “casa dos negros”, já os negros eram por eles chamados, com desdém, em seu rançoso racismo, de brasileiros.


Há uma grande diferença entre os imigrantes italianos que vieram a instalar-se em São Paulo e os que vieram para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pois os que foram para São Paulo, em sua esmagadora maioria vieram do Sul da Itália, bem menos racista, já os que colonizaram o Sul do Brasil vieram do Norte, sendo esses, em sua maioria, extremamente racistas, principalmente os que conseguiram sair da miséria e galgar postos na hierarquia social, o que pude também, mesmo estando dentro de meu País sofrer este tipo de preconceito.

Dentro da própria Itália há esse repugnante racismo, ao ponto dos italianos do Norte dizerem que de Roma para baixo, inicia a África, já os do Sul não gostam dos do Norte, pois sentem-se colonizados pelos nortenhos. Há abissais diferenças entre o Norte e o Sul. Muitos se odeiam.


Há enormes diferenças entre o Norte da Itália, industrializada, rica e racista com o Sul da Itália, ainda remanescente de uma região agrária, pobre e bairrista e que não gostam de estranhos em suas cidades.

Entretanto o que é de se admirar, que muitos brasileiros multirraciais fazem dentro e fora do Brasil uma distinção vergonhosa entre homens, sendo que a maioria não só é contra negros ou miscigenados, mas contra qualquer um que seja pobre.

Certa vez, em 1976, cheguei com um de meus vendedores a uma enorme fazenda, que se perdia de vista, uma linda, verdejante e produtiva plantação de soja no Mato Grosso. Fomos recebidos por uma linda menininha negra, com seu vestido azul, de quando muito, dez anos, que correu para nos atender juntamente com dois irmãozinhos menores.


Cumprimentei-a com carinho e educação, pedindo para falar com seu pai, mas antes lhe perguntei:


- O que faz uma menina tão linda no meio desta plantação?

Ela sorriu meigamente e nem foi preciso sair para chamá-lo, pois o mesmo se apresentava alegre e sorridente. Era um senhor negro, alto que com um belo sorriso veio nos atender, convidando-nos para sentar à sombra em frente a sua bela casa de madeira lustrada e com as portas e janelas brancas. Sentamo-nos e quando eu me preparava para oferece-lhes nossos produtos, secadores de cereais, selecionadores de semente e outros produtos, fui interrompido pelo meu desavisado vendedor que disse:

- Precisamos falar com o proprietário da fazenda.

O senhor negro, olhou para mim, sorriu e disse serenamente a meu vendedor:

- Sou eu mesmo!

Meu vendedor vermelho como um pimentão não fez aquilo por racismo, mas por simples e inexplicável ignorância.


Por outro lado conheço muitos alemães e italianos que se livraram deste racismo, porém alguns poucos ainda permanecem arrogantes e racistas, como esses encontrados não só na Serra Gaúcha como em outras partes do Rio Grande.


Viajo muito pela Serra, região mui colonizada por alemães e italianos. A maioria não tem esse rompante, mas estando em Nova Petrópolis, enquanto Sandrinha admirava uma bela vitrine de uma loja, comecei a conversar com um cidadão branco como eu, uma conversa saudável e cheia de informações. Ele falava da beleza da cidade e me disse que a terra era muito boa de viver e quem sabe eu não fosse morar naquela cidade. Encantado com a educação do cavalheiro disse que esse era o sonho de minha mulher. Ir morar em Nova Petrópolis. Riamos e conversávamos alegremente, quando em um momento de total infelicidade e racismo me disse:


- Aqui é um ótimo lugar, o senhor vai gostar muito, pois nesta cidade não tem negros.


Meu sangue ferveu. Minha vontade foi de dar-lhe um violento murro no meio de seus olhos azuis, porém sem dizer uma só palavra, virei-lhe as costas e fui para junto de minha mulher, sem ao menos despedir-me.


Porém o maior racismo que sinto é quando certos “antropólogos” dizem com soberba que não existem raças, pois a raça é humana. Porém se apresentam defensores ferrenhos de quotas raciais e igualdade racial, numa total e vergonhosa falta de coerência.




Confederação dos Tamoios.

Não existe, nem nunca existiu índios ou nação índia chamada de Tamoio.

Tamoio em Tupinambá quer dizer: O mais antigo. O que primeiro chegou. O mais antigo naquele lugar. O mais velho.

A Confederação era formada pelos índios Tupinambás, Carijós, Goitacazes e Aimorés, ou seja, os mais antigos e donos da terra, que se uniram sob o comando do tupinambá, Cunhambebe para combater o invasor e inimigo comum. (1554/67)

Clique sobre as fotos para ampliá-las.

38 comentários:

  1. Magnífica reflexão, sobre o assunto. Parabéns, Sr Pedro. Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro leitor.
    Suponho que seja o meu caríssimo Maurício. Se for um grande abraço, caso não seja, um grande abraço, também.
    Essa mácula que a humanidade carrega mostra bem o quão equivocados estão aqueles que dizem ser filhos de um deus, pois se fossem não agiriam assim. Aliás, os que mais falam em deus são os que mais cometem atrocidades. Respeito todos os cidadãos, não vendo cores, matizes ou origens. Todos para mim são iguais e nesta igualdade trato todos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pedro, que tema de grande importância!
    Tenho tanto para falar, que até me perco. Mas vou começar dizendo que nos últimos tempos do meu viver, eu conheci um preconceito que nunca imaginei que existisse. Eu sei que você deve saber, tenho certeza. O preconceito dos negros com os brancos. É grande e forte. Eu nunca pude imaginar que fosse tão forte.

    Em São Paulo, ainda existe muito preconceito com nordestinos, coisa muito antiga, que quando alguém faz alguma bobagem qualquer, dizem: 'é baiano' ou 'que baianada'! Lamentável, muito.

    Na Itália é mesmo como dizes, norte e sul, incluindo a mafia, originária do sul, para piorar. Mas qual povo 'tem seu rabo limpo'? Nenhum, né!? Então, melhor não julgar.

    Tenho na família que é toda italiana, tanto materna quando paterna, um ladinho que sempre foi muito preconceituoso com negros. Então, aconteceram casamentos com negros e uma pessoa da família disse assim: são negros, mas com alma branca! Patético! Hitler certamente tinha uma alma tão alvinha, olhos claros...

    Minha mãe, que era muito tranquila, convivia muito bem com a diversidade dos povos que habita São Paulo. Cresci admirando minha mãe e sua facilidade em fazer amigos, receber em casa, todos queridos.

    Voltamos agora do cardiologista, a medicação do maridex foi trocada, outros remédios para tratar a pressão arterial, exames solicitados, tudo tranquilo.

    Pedro e Sandrinha, confirmo meus votos de felicidade neste ano que se inicia pata toda a família, com abraços e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande casal Maria e Dom Luiz, enraizados em nossos corações.
      Muito interessante teu comentário, o qual me fez lembrar que cá no Sul se empregava muito o termo baianada, hoje quase extinto, porém é como dizes, não podemos julgar, pois se passarmos na peneira poucos povos ou nenhum passaria na peneira. Esse racismo é tão nefasto, seja de que lado venha. Lembrei-me de alguns povos, mas poderia espraiar-me por centenas de outros, que são racistas, como turcos, árabes, persas, gregos, quase todos dos Bálcãs contra os albaneses, lembrando que os franceses também são mui racistas, assim como ingleses e belgas. É uma mácula que abrange todos os povos. Porém me ative principalmente ao Brasil. Sei também que muitos negros são racistas. Dizer que é um negro de alma branca e tão racista como se afirmarem "sangue bom". E os outros não são?. Hoje, apesar de ser o racismo menos notado, ainda há muito preconceito, como bem lembrastes, contra os nordestinos, um racismo rançoso e até explícito. Porém amada amiga temos que conscientizar e mostrar o quão danoso é o racismo, o que fujo até dos exemplos que ferem, magoam e distanciam as pessoas. Fui criado para não ser racista, já que meus pais diziam que todos eram iguais, e quando menino convivia com muitos alemães, mesmo sabendo das agruras que meu avô passara, mesmo assim eram nossos amigos, apesar de notar certas diferenças e ouvir certos comentários. O Gaúcho, até a metade do Século XIX era muito discriminado, tanto no Brasil, como na Argentina e no Uruguai. No Brasil isto começou a mudar depois da Guerra dos Farrapos, de Canudos, do Contestado e da Revolução de 30, porém mesmo dentro do Estado se estendeu até os anos 50, quando houve uma reviravolta fantástica e o Gaúcho passou a ser visto como um TAURA - Homem destemido,valente, corajoso e forte. Na Argentina demorou um pouco mais, mas hoje existe tanto na Argentina como no Uruguai um dia especifico ao Gaúcho. Na Argentina lutaram bravamente na Guerra da Independência e no Uruguai foram os que mais lutaram ao lado de Don José Artigas. Logo que surgiram os primeiros Gauchos (gáutchos), en la pampa argentina, eles eram chamados de gaudérios (vagabundo, sem eira e nem beira, borracho, vadio) O próprio termo Gaúcho, surgiu para identificar ou rotular de desordeiro e parasitas. Os tempos mudaram e apesar de notarmos um racismo patológico de ambos os diversos lados, os tempos são outros e as pessoas vão aparando essas arestas que ferem tanto. Como escrevi acima, eu já foi vítima de racismo, por ser brasileiro e o pior, dentro do meu próprio país.
      Que bom que Dom Luiz fez os exames e está tudo em ordem. Dê-lhe um grande e fraterno abraço. Vocês estão sempre em meus pensamentos. Todos os anos faço um check-up e meu cardiologista, há mais de 25 anos diz sempre: - O que que o senhor tem? E eu respondo: Não sei doutor, vim aqui para o senhor me dizer o que que eu tenho? Ele me examina, faz todos os exames e eu saio mais tranquilo que água de cacimba. Mas temos que prevenir. A prevenção é muito importante.
      Os únicos remédios que tomo são para dormir, pois sem eles passo as noites em claro.
      Amados amigos de São Paulo, como sempre é um privilégio estar com vocês, mesmo virtualmente. Desejo a vocês saúde e paz, não esquecendo do beijinho especial à Marianinha.
      Beijos a todos, com muita atenção e carinho.

      Excluir
    2. Eu trabalhei em uma empresa judaica e no mesmo prédio, ficava em outro andar, o consulado alemão. Não imaginas o clima no elevador quando um alemão aparecia e judeus já estavam dentro do elevador. Trevoso!
      Pensava assim mesmo, sobre a tua saúde! De fazer médico ficar pobrito kkkk
      Marianinha está na praia, com os pais. Aproveitando muito, até passeio de lancha pelas ilhas.
      Besitos Pedro e Sandrinha!

      Excluir
    3. Olá Maria.
      Na Europa oficialmente a II Guerra teria terminado em maio com a rendição alemã, porém ela continuaria nos bastidores. Judeus infiltrados começaram uma guerra silenciosa, assassinando milhares de alemães. Inclusive planejavam envenenar os depósitos de água para matarem o máximo possível. O ódio era muito grande. O mal causado pela Alemanha, 70 milhões de motos, não foi pago. Seus assassinos, na maioria não foram punidos. Seus carrascos, conseguiram escapar do mal que fizeram. Fazer o quê? Os que fizeram aquele mal já não existem mais, porém me preocupa são os neonazistas que estão com as unhas de fora como está acontecendo aqui em nosso país.
      Mesmo tendo saúde perfeita, com a pressão sempre na casa dos 11 por 7 ou 8, dou dinheiro para eles, com os meus check-up a cada ano. E não é pouco.
      Marianinha, hein! Aproveitando um belo passeio. Beijinhos à ela, quando voltar.
      A vocês, casal maravilhoso, um grande abraço e beijos.

      Excluir
    4. Oi Pedro, Sandrinha!

      Por aqui, um calor infernal. Eu não tenho saído de casa, só por necessidade e tenho resolvido a vida, nem tanto quanto gostaria assim, nestes tempos quentes. Também não consigo fazer esteira diariamente, como nos dias mais frescos. Conto os dias, para o verão acabar e tudo normalizar.

      Muitos são os artigos que li e vídeos, sobre Hitler não ter morrido, conforme conta a história. E ter vivido os restos dos seus dias na Argentina, muito bem escondido e protegido. Acho que nunca saberemos a verdade.

      E faz muito bem em checar a saúde. Prevenir é a mais nobre das medicinas.

      Estamos todos bem, maridex recuperado e com os exames cardiológicos feitos, esperando pelo retorno na cardiologista. Marianinha mandou muito bem na praia, andou de lancha e gostou. Ficou até tarde na praia, participando de um jantar, tipo panelada de caranguejo e adorou. Ela topa todas as paradas, participa, conversa e mangia tutto! Não dá nenhum trabalho para comer, gosta de brócolis e couve flor. Agora só quer cantar e dançar, uma caneca vermelha faz as vezes do microfone e se os pais deixarem, ela vai a noite inteira kkkkkk.

      Beijocas!

      Excluir
    5. Olá Maria Glória.
      Tivemos por aqui dias muito quentes, ao sol, no centro de Canoas os termômetros marcaram 45º, porém hoje o dia está horrível, já choveu, está meio frio e nublado, com previsão de mais água e possível queda na temperatura.
      Agora, vento Sul frio.
      Esta dúvida vamos levar acho que para sempre "Hitler teria conseguido escapar?" Ontem à tarde falava com minha nora Liane, que tomou o café da tarde comigo, que as pessoas más, perversas, odiosas, vivem melhor que as pessoas boas, compreensivas e ordeiras. Todos os tiranos, com raríssimas exceções foram punidos, enquanto os bons padecem e padecem muito. Há pouco via um documentário na NET, que mostrava o barbarismo, a selvageria, a ruindade dos espanhóis, que aniquilaram milhões de índios, pela ganância e por uma religião torpe e capenga. Nenhum deles foi castigado. Pobres índios, martirizados, mãos e pés decepados para a alegria e fortuna dos espanhóis. Realmente, há algo de muito errado nas coisas que nos são passadas desde que nascemos. Enfim...
      Dom Luiz, vá em frente, pois tudo correrá bem nesta visita ao cardiologista. Caro Dom Luiz, um fraterno abraço.
      Marianinha:Então menininha, gostou do passeio e comeu uma panelada de caranguejo. Beijinhos.
      Que legal que ela gosta de couve-flor e brócolis, geralmente as crianças não gostam muito.
      Maria Glória, tua visita a meu espaço me trouxe ânimo, pois estava amuado com esse dia cinzento e o pior é que está refrescando muito. Pelo menos à noite será boa para dormir.
      Sandrinha está assistindo um filme há horas, Cleópatra. Está bem, Bem mas com as dores na perninha. Fazer o quê?
      Paulistas de nossos corações, um belo final de sábado, um domingo maravilhoso e muita saúde e paz.
      Beijos Beijos.

      Excluir
    6. Pedro, Sandrinha, olá!
      Me contem, Sandrinha melhorou? Estava com dores nas pernas. Por vezes, eu também tenho. Sempre que tomo banho, em seguida, deito na cama ao contrário, com as pernas para cima, apoiadas na cabeceira da cama, fico por meia hora. Ajuda-me muito!
      Pedro, estes dias eu descobri uma cantora nascida em Porto Rico, foi acolhida e fez carreira no México. Tenho ouvido e apreciado muito as suas interpretações. Creio que você conhece, é Chavela Vargas, veja este vídeo, que magnífico: https://www.youtube.com/watch?v=rNurASQ3JSc

      Aqui, a mesma música com a magia do México: https://www.youtube.com/watch?v=T0ywZ0LZG-A

      E o calor continua, muita chuva e abafamento. Mas faltam 61 dias para o outono, para a minha felicidade. Saudade imensa das tardes frias, café quentinho, bolinho de arroz kkkk ou torta de banana, que vontade :)
      Beijocas e bom domingo.

      Excluir
    7. Olá Maria Glória.
      Pois é! Sandrinha passa por uma situação sem solução. Pois as dores são quase que permanentes. Há alguma melhora quando ela faz uma infiltração nos joelhos. Porém é um paliativo, já que a cada dois anos deve fazer tal procedimento, visto que ela não tem mais as cartilagens, ou ligamentos dos joelhos. Não pode operar por conta de sua diabetes e de uma trombose que não deixou sequelas, porém existe. Tais infiltrações devem ser feitas a cada dois anos, alivia muito as dores, pois preenche o vazio deixado pelas cartilagens entre a tíbia e o fêmur. Então ela vai levando devagar com sua bengala. Muitas vezes ela reclama de ter que andar bem devagar e eu digo para ela: - Eu nunca te quis para carreiras. kkkkk
      Bueno, la Chavela Vargas, há muitos anos não ouvia dela falar. Foi na juventude uma linda mulher com uma voz inconfundível. Apesar de não ser mexicana, foi lá que fez muito sucesso até sua morte "ya muy viejita", porém dos mexicanos, sempre acompanhei, desde menino, Miguel Aceves Mejia, Pedro Infante, Jorge Negrete. Anteriormente, ainda no início dos anos 50 mamãe ouvia muito as Rádios Carve do Uruguai e Belgrano e Nacional da Argentina e passei a me identificar mais com a música latino-americana (hispânica), donde passei a ter no espanhol uma segunda língua. Que legal essas recordações.
      Hoje aqui está meio frio, houve verdadeira destruição no interior do Estado, principalmente em Pelotas, Rio Grande, Alegrete. Inundações e ventos. Aqui em Canoas, choveu muito, mas não fez nenhum estrago e o frio está pegando. Mas ainda teremos todo o fevereiro para amargar o calor.
      Gosto muito de bolinho de arroz, quentinhos ou frios, porém cheios de doce de leite. (Até me deu fome). Também fica bom o bolinho de arroz com uma banana amassada. NOSSA! E para não ficar muito gorduroso, ponha na massa, além da banana duas colheres de cachaça. Lembrando que a garrafa de cachaça deve ficar sempre a mão. kkkk - Aí se frita um bolinho e se toma um martelinho.
      Amados amigos paulistanos, que tenha um belíssimo domingo, cheio de saúde e paz.
      Beijos e abraços nossos a todos.

      Excluir
    8. Pedro, dê um beijinho na Sandrinha por mim! Desejo que ela fique bem e que o tratamento com as infiltrações seja sempre um excelente remedinho.
      "Miguel Aceves Mejia, Pedro Infante, Jorge Negrete" ouvi os três e gostei muito, adoro boleros. Fez-me lembrar dos meus pais, que dançavam bolero floreado, nas festas de família. E gostava de ficar olhando a harmonia dos dois e quando terminava a dança, melhor: a música, todos batiam palamas kkkk era belíssimo. Estou ouvindo agora, Jorge Negrete, gostando muito, super alegre... agradecida.
      O friozinho que por aí fez, poderia vir até a janela do meu apartamento, eu gostaria muito. Aqui chove, nestes últimos dias muito, mas de nada resolve no sentido de refrescar. Doce ilusão quando ouço alguém dizer: a chuva refresca! Nada, ela abafa esta selva de pedras, com concreto pelando de quente! Que venha março, com o meu amado outono! E eu espero que seja outono, como o outono sempre foi, com tardes frias e confortáveis. No entanto, fico pensando que com tudo atrapalhadinho, no sentido do clima e estações, o meu outono também se mostre quente :/
      Nunca provei bolinho de arroz doce, agora preciso saber desta iguaria, com doce de leite...
      Um abração ao meus dois queridos Pedro e Sandrinha.

      Excluir
    9. Olá Maria Glória:
      Darei o beijinho assim que ela chegar, por volta das 20 horas, pois hoje é o dia das MENINAS, e ela sai com Monica, para almoçarem juntas, irem ao salão de beleza e depois passam o resto da tarde passeando no shopping, indo às cafeterias, etc e tal.
      Reviver essas músicas do passado nos leva a recantos fascinantes de nossas lembranças e chego a ver papai e mamãe dançando, assim como faziam os teus. São recuerdos maravilhosos.
      Vento, frio, chuva e calor se alternam em nosso Rio Grande. Deves ter visto nos telejornais das calamidades que enfrentamos lá pelo dia 19. Inundações em várias cidades da Campanha. Pelotas e Alegrete e mais de 46 cidades tiveram mais de 1.700 mil casas atingidas. E é bem assim. Nas grande cidades a chuva cai e levanta um calor maior. Quanto ao Bolinho de Arroz. Faça o bolinho normal, como sempre. Não vá fazer arroz doce. É o bolinho de arroz normal. Depois de frito, corte o bolinho e passe o doce de leite. Fica delicioso pois contrasta o salgado do bolinho com o doce do doce de leite. Fica gostosíssimo.
      Aqui no RS, assim como no Uruguai e Argentina, usamos muito o doce de leite (invenção argentina), é tão usado aqui que até apelido ele tem. A gauchada chama o doce de leite de "mumu". Na verdade há uma marca de doces chamada Mu-Mu, porém o doce de leite é assim chamado.
      Abraços a Dom Luiz e Maria.
      Muita saúde e paz.

      Excluir
    10. Sim, sim, eu vi no noticiário. Uma tristeza tantas casas atingidas! Aqui choveu muito hoje, começou muito forte com trovões, agora mais suave, sem parar, chuva fina, fina.
      Sobre o bolinho de arroz, eu entendi. Faço normal, sem juntar mais temperos, apenas com a sobra de arroz, ovos, farinha, etc... cachaça, claro, e depois é só fritar. Então corto, e passo doce de leite! Salivei! Acho que é assim.
      Logo mais estou chegando em casa e já atrasada para o meu café da tarde, que costumo tomar as 17hs.
      Ontem fiz um bolo pequeno, tipo inglês, de frutas cristalizadas, com açúcar mascavo e canela. Depois de pronto, após 10 minutos, furo o bolo com uma faca e rego com 55 ml de whisky. Tampo bem vedado com papel alumínio, enrolo em uma toalha e fica descansando uma tarde inteira. E foi assim o meu café, delícia de sabor e perfume!
      Pedrito, beijinhos e um 'finde tride' para toda a família.

      Excluir
    11. Oi! Oi! Paulistas do coração.
      Chuvas, inundações, bolinho de arroz com doce de leite...
      Mas não me sai da cabeça esse bolo com whisky. Nossa! Deve ficar muito bom. Mega bom. Tri bom.
      Tenham um belo final de semana, abraços e beijos a todos.

      Mas que barbaridade! Não me sai da cabeça.
      Monica faz esse bolo e depois de pronto ela fura com a faca e derrama chocolate derretido, mas com whisky deve ficar melhor...

      Excluir
    12. Oi Pedro! Oi Sandrinha!
      O bolo foi uma novidade aqui em casa, ficou muito delicioso. É o tipo de bolo que eu gosto com café.
      Se você quiser a receita, eu te mando.
      Um bom sábado e domingo para vocês.
      Bjux!

      Excluir
    13. Olá Bandeirantes:
      Dom Luiz e Maria Glória, muito bom saber de vocês. Por aqui tudo mega bem. Há questão de um mês, estando no supermercado tive uma sensação estranha e procurei uma gôndola onde estavam expostas as chupetas para bebês e eu gostei de uma branquinha e a comprei. Ao chegar em casa disse somente à Sandrinha, que aquela chupeta era para o novo neto ou neta, pois tive a sensação de que Grasi, mesmo sem a ver, estaria grávida (????????) e a guardei. Ontem a filharada veio aqui para casa à noite e foi a festa, pizzas salgadas e doces, sorvetes e muita alegria. Neste encontro Fábio, que está casado há dez anos e não tem filhos, anunciou que sua esposa Grasiela está grávida de seis semanas. Foi uma bela surpresa e entre lágrimas e risos todos festejaram e eu fui até o meu escritório de de lá trouxe o presente para o bebê. A chupeta branca.
      Caríssima, achei muito interessante esse bolo e é claro que aceito a receita.
      Abraços e beijos a vocês e à Marianinha.

      Excluir
    14. Pedro, olá! Que notícia espetacular, aplaudindo aqui!
      Sim, para comemorar, que felicidade mais um netinho, tão bom, tão gostoso uma criança, tanta pureza, inocência, fofuras, além do perfuminho natural delas. O perfume da pele de um bebê é algo extraordinário, eu amo sentir e beijar o pescocinho. Parabéns ao Pedro, a Sandrinha, aos papais e a toda família. Desejo saúde e que a Grasi tenha uma excelente gravidez.
      E você heim, Pedro! Pescou o peixe antes da notícia! Show!
      Agora vamos lá, aqui vão os ingredientes do Bolo de Whisky, conforme a receita original, mas eu faço segundo a minha disponibilidade do dia. Aqui:

      Cerejas glaceadas
      Uvas passas brancas, escuras
      Frutas cristalizadas
      Frutas secas (eu só tinha uvas passas e cristalizadas e foi a felicidade)
      175g de açúcar mascavo
      Raspas de 1 laranja grande
      Suco de laranja até dar o ponto de massa firme
      300g de farinha de trigo
      1 ovo grande
      1/2 xícara de azeite de oliva
      Pitadinha de sal
      1 colher de chá de fermento para bolo
      60 ml whisky - usar depois do bolo assado

      Se a massa não ficar com uma consistência mais densa, as frutas vão descer para a base da forma, então, usar o suco de laranja aos poucos.
      Forma de bolo inglês.
      Forno pré-aquecido, 180 graus até assar, cuidando para não ressecar o bolo.
      Retirar o bolo, guardar 10 minutos e regar com whisky. Tampar com papel alumínio e levar para repousar um pouco, embrulhado em um pano. Eu fiz pela manhã, antes do almoço e repousou a tarde inteira, até o café das 5. Depois do repouso, aí sim, pode desenformar.

      Fiquei muito feliz com a novidade. Mais uma vez, parabéns a todos, muitos beijinhos e abraços, assoprados com tanto carinho. para toda família.

      Excluir
    15. Olá Maria Glória, prazer imenso em tê-la aqui, comentando.
      Como está Dom Luiz? Transmita-lhe em grande abraço.
      E Marianinha, como está? Beijinhos à ela.
      Loucura1 Loucura! Loucura!
      Parece ter a vida dado uma guinada, pois a felicidade e a alegria que trouxe esta notícia foi muito grande e a todos contaminou. Maravilha. Mais um netinho ou netinha a chegar.
      Grasi e Fábio estão bem e alegres, pois serão papais. Pois é bem assim, peguei o peixe antes de ser fisgado, vinha há semanas com aquela impressão maravilhosa em minha mente. Comprei a chupeta com certeza absoluta que algo viria nos alegrar e nem mesmo Grasi cogitava isto. Tanto que ela ficou perplexa com o presente. (Mas como?).
      Ontem Monica passou o dia aqui em casa e à tarde fez um belíssimo bolo, fofo, gostoso, porém a única coisa que sei é que tal bolo não leva farinha. É simples e rápido de fazer. Agradeço muito a receita deste bolo com Whisky e já estou sonhando em fazê-lo.
      Ficamos agradecidos e entusiasmados com tanto carinho de tua parte e sabes que esse carinho é recíproco. Transmitirei à Grasi e ao Fábio os teus votos e sei que eles ficarão muito alegres, com as tuas palavras e tua felicidade.
      Beijos a todos.

      Excluir
    16. Pedro, olá! Sandrinha, olá!
      Don Luiz está muito bem, dando continuidade ao tratamento, agora com nutrólogo, tudo certinho e bem organizado. O abraço foi transmitido e retribuído, muito agradecido!
      Marianinha está bem, meu filho e norinha, também. Eu... então, sofrendo com este calor, com grande dificuldade de dormir, mas levando, logo a estação muda e tudo tende a desacelerar. Aqui chovendo muito com fortes ventos repentinos, tipo de uma hora para outra. Quando acontece, faço correria para fechar as janelas, pois moro no 10º andar e um dia, foi preciso força para conseguir fechar a janela. Fiquei até assustada!
      A chegada de uma criança é um dos melhores presentes na vida, graça e tanta pureza. É tão encantador ver a beleza da pele de uma bebê, com tanta maciez, as perninhas fofas, um amor mesmo.
      Mais uma vez, desejo muitas felicidades a toda família! Vejo que tem nova postagem, vou lá ver...
      E esse bolo de chocolate da Mônica, heim? Que coisa chata toda esta história de chocolate e ainda fácil de fazer... ahahaha.
      Muitos beijos a toda família!

      Excluir
    17. Olá Maria Glória.
      Andei meio afastado desta Blogosfera, porém estou retornando. Nem tudo é como a gente espera, mas fazer o que se a vida é dinâmica. Fico contente em saber que vocês estão bem, Dom Luiz, Marianinha, o filho, a nora e tu, estão todos bem e isto é o mais importante. Por cá vamos levando a vida dentro da normalidade. Tivemos por aqui dias tormentosos, muito vento e nos encaminhamos para tempos mais frios. Hoje ventando sul e meio frio. Mas o mês de março faz dias quentes e lá para maio há o chamado veranico de maio.
      Grasiela está fazendo todos os exames, acompanhado pelo extremado Fábio, que está mais grávido do que ela, anda muito mais nervoso por ser marinheiro de primeira viagem. Já escolheram até o hospital, que por sinal será mesmo que nasceu o meu filho mais velho em 75. Hospital Referência. Agora é aguardar e depois curtir o netinho ou a netinha.
      Bruno, o neto, passou no Vestibular e está fazendo Biomedicina. Sexta-feira a noite iremos à Gravataí comemorar em uma churrascaria o aniversário de Grasiela. Aliás, este mês é o das comemorações: Dia 7, aniversário de Grasi; Dia 8 casamento de Fábio e Grasi; Dia 10 nosso casamento (46 aninhos); 11 meu aniversário; 30 aniversário de Fábio.
      O bolo da Monica é muito ótimo, só sei que vai ovos, aveia, chocolate e adoçante. É muito bom.
      Maria, foi ótimo receber teu comentário e desejamos a vocês muita harmonia e saúde. Abraços a todos.

      Excluir
    18. Parabéns ao neto Bruno, pela conquista! Que ele seja muito feliz e realizado neste belo caminhar, auguri!
      E já deixo meus parabéns a Grasiela e Fábio pelos aniversários e ao casamento de 46 anos, merecendo aplausos! Um forte abraço a todos, em especial a Sandrinha e você, pelos anos de boa convivência e amorosidade.
      E dia 11 temos o teu aniversário, merece uma postagem! Eu sempre faço uma postagem no dia do meu aniversário.
      Beijocas Pedro e Sandrinha, também a toda família.

      Excluir
    19. Olá Maria Glória.
      Foi a glória ver o neto aprovado em biomedicina, a namoradinha dele passou para medicina, ele pretende no próximo ano fazer para medicina, mas até lá deve se apaixonar pela biomedicina e ficar. Sexta-feira faremos a festa por todos os aniversariantes e "casamentantes" (KKK) do mês. Quando chegamos aos "enta", não fazemos muita questão de festejar, porém há de se alegrar, pois poucos tem a glória de chegar aos 73. Ipi! Ipi! Urra! O importante é estar bem e eu me sinto ótimo. A ideia de postar alguma coisa sobre o aniversário é muito interessante. Vou pensar com carinho. Beijos nossos a todos vocês e aquele especialíssimo à Marianinha.

      Excluir
    20. Muito obrigado pelo carinho, Pedro. Mais abraços a toda família.

      Excluir
  4. Olá, Pedrito, meu querido!

    Espero e quero k te encontres bem, tal como teus meninos e meninas. Por aqui, mto frio, mas tudo dentro da serenidade e normalidade.

    Já li teu post 3 vezes, em diferentes dias, e fico boquiaberta com essas realidades, k tu aqui relatas.

    Essa dos alemães dizerem k a tua casa era a casa dos negros, é surreal. Mas a k ponto chega a imbecilidade? Não gosto do povo alemão, em geral, embora possa haver gente boa por lá, mas por serem de pele bem alvinha, olhos claros e não sei k mais, acham k outras pessoas brancas como eles são negros? Estariam bêbados ou sofreriam de perturbações mentais?

    Penso, que em mtos países há um certa rivalidade entre o norte e o sul, mas acho que talvez não seja racismo no sentido lato do termo, pelo menos em Portugal. Os do norte, daqui, é gente ativa, simpática, k sabe e gosta de receber bem e é trabalhadora. O sul é um pouco o oposto e eu k sou do sul, sei k em parte, isso é verdade. Evidente k há exceções, mas o clima, os costumes, as tradições da província e da própria família fazem com que sejamos, desse jeito. O norte de Portugal é, politicamente, de centro direita e muito religiosos. Os do sul são socialistas e comunistas e pouco dados a fanatismos religiosos.

    Gostei imenso das citações, que fizeste do Senador e de Chris Rock. Verdade pura!

    Aquando da guerra colonial, os militares portugueses fizeram aberrações sexuais a meninas negras, isso dito por eles na TV, mas foram elas, quem lhes deu mais prazer em toda a sua vida. Na metrópole tinham suas namoradas, que iriam ser suas futuras esposas e mãe dos filhos, k desejassem ter. Eles podiam se ter relacionado com jovens mulheres, visto k eles tinham 22/23 anos, pke 2 anos por lá, seria normal, k sentissem necessidade sexual, mas obrigar e abusar de meninas? Hoje, alguns já estão quase nos 70, já avós e não lamentam o k sucedeu.

    Teu post, como sempre, está um colosso. És tão autêntico e sincero!

    Estive vendo todas as fotos ampliadas e teu sobrinho de coração tem um sorriso abrangente, meigo e muito leal, tal como tua irmãzinha de coração, de ar tímido e bonzinho.

    Amanhã, à tardinha, hora local, irá chegar a minha casa, vinda do Alentejo, uma prima da minha mãe, que vem fazer exames médicos em Lisboa e vai estar por cá algumas semanas. Naturalmente, que tenho e lhe devo dar atenção, e por isso, estarei um pouco mais ausente da blogosfera.

    Beijos e abraços para todos vocês, com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menininha querida.
      Já me preparava para desligar a máquina, quando fui compelido a abrir meu blogue e isto me fez encontrar teu belo comentário. Por aqui todos bem e com saúde.
      Essas realidades são duras, porém não retratam todo o mal cometido por homens contra homens e caminhamos para mais violência, antevejo muitos conflitos neste nosso planeta feroz. É da índole humana a violência e as incompreensões. Leio muito e a cada livro chego a desacreditar na humanidade. Há pouco reli o livro “Enterrem Meu Coração na Curva do Rio” e o que li é o retrato fiel da maldade humana.
      É, minha cara amiga, muitos são ainda os alemães que se acham superiores aos demais, porém sempre digo que o Brasil foi uma mãe que os abrigou da fome e da miséria em que viviam na ainda não formada Alemanha (Século XIX). A maioria é assim, infelizmente. Quem não é alemão é negro.
      Tocas num assunto verdadeiro, todos os países, ou quase todos, há essa rivalidade do Norte contra o Sul e do Sul contra o Norte. Isto acontece também no Brasil. E sendo o país do tamanho que é, essa rivalidade aumenta proporcionalmente. Nos EUA ainda há aquela velha briga do Sul contra o Norte, na Itália, os nortenhos se acham superiores aos austrais. No Brasil, com o Sul bem mais desenvolvido, essas diferenças recrudescem. Aqui há uma incansável propaganda americanista que cega à maioria do povo e não por ser pobre ou rico, mas vamos encontrar um maior número de comunistas nas classes intelectualizadas. Grandes escritores, cineastas, compositores, filósofos, professores, sociólogos, que se identificam com a esquerda. Já, tanto ricos como pobres que pertençam a uma religião são os mais reacionários, de direita ou da ultradireita. Haja vista as eleições. Deram no que deram e hoje estamos à mercê de religiosos destrambelhados, que querem normatizar a sociedade ao seu modo medieval de ver a vida.
      Sempre digo e repito, quem muito fala em deus é quem muito deve.
      Guerras são sempre guerras. Os abusos partem geralmente do mais forte, porém geralmente se faz as coisas numa visão ideológica. Alardeiam que houveram estupros cometidos pelo Exército Vermelho dentro da Alemanha. Porém não falam que a URSS foi estuprada pela Alemanha. 700 mil vilas, povoados e cidades arrasadas, mais de 22 milhões de mortos, todo o horror levado pela Alemanha não é devidamente contado. Queriam que o Exército Vermelho os tratassem a pão de ló? Os alemães não pagaram pelo mal que cometeram.
      Conheci no Estado do Paraná um ex-Tenente do Exército Português que lutou em Angola. Ele me confessou de seu arrependimento de ter lutado naquela Guerra, dizendo que deveria ter lutado ao lado dos angolanos e não contra. Mas nós não sabemos qual é o fim de um conflito, só depois vamos ver o bom e o ruim. Coisas de Guerras.
      Nós também carregamos um fardo pesado que foi a chamada Guerra do Paraguai. Militares que lutaram naquela Guerra contavam os horrores perpetrados pelo Exército Imperial do Brasil contra o povo Guarani. Verdadeiro genocídio.
      Conheço Maurício desde bebê e sua mãe, cujo nome é realmente Santa Teresa foi “voluntariamente” cuidadora de minha amada tia Maria, por muitos anos e minha irmã, a mais velha, que deveria fazer isto, sequer a visitava. Temos neles verdadeiros familiares e não vou à Pelotas sem fazer-lhe uma visita, duas ou três. São uns amores.
      Aqui faz muito calor, hoje bateu os 45ºC. Um calorão incrível. Choveu muito na quinta-feira passada. A chuva passou e o calor pegou.
      Almejo que tudo corra bem com a tua prima que chegará do Alentejo e sei que a receberás bem como indica a tua educação e bondade. Mesmo sem a conhecê-la, transmita votos de pleno restabelecimento e saúde.
      Não fiques afastada por muito tempo. Sentirei tua ausência.
      Amada amiga, mil beijos e que tenhas um belo domingo, cheio de alegria e paz.
      Cá do Sul deste Brasil ainda incerto, um abraço Gaúcho a todos os portugueses e principalmente às todas as portuguesas. (É claro).

      Excluir
  5. Pedro, meu querido!

    Como estás? E toda a família? Por aqui, tudo bem, mas o frio tem sido tão nefasto para todos nós. Hospitais em alerta, devido à gripe, k já se faz sentir e que nas 2 ou 3 semanas próximas atingirá picos.

    Estás de férias? Janeiro costuma ser mês de férias e viagens por aí. O vosso janeiro corresponde ao nosso agosto.

    Beijos e um enorme abraço para todos vocês.

    DIAS BEM FELIZES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu! Amada amiga.
      Devemos estar sempre alertas contra essas gripes, aqui há vacinação em massa, gratuitamente nos postos de saúde e hospitais e a preços módicos em postos particulares. Há dez anos venho me vacinando e não corro esse risco. Muito calor por aqui, porém semana passada houve violentos temporais. Muitas cidade tiveram casas, armazéns, silos, destruídos. Os pavilhões que se faria a Festa do Peixe em Rio Grande, cidade portuária (2º maior porto do Brasil) teve seus pavilhões destruídos e tal foi a destruição que adiaram a festa. Não se sabe para quando. Fizemos uma viagem rápida à Pelotas em dezembro, porém neste janeiro ficaremos em casa, não há previsão de qualquer evento, pois o calor, o frio e as chuvas, que se alternam não nos deixam opções. Já estamos nos preparando para o próximo festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Este ano pretendemos ficar por lá mais tempo. E estamos, também, planejando uma viagem de carro para a Foz do Iguaçu e Itaipu, no Paraná e Dourados e Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. Mas ainda estamos traçando o caminho e as paradas, tanto de ida quanto de volta. Mas ainda é só projeto. Sandrinha está motivada. Se fizermos, Monica irá junto.
      Beijos amada amiga. Trouxeste alegria.
      Muita saúde e paz.
      Beijos.

      Excluir
    2. Pedrito, meu querido!

      Tens toda a razão, mas acho k aqui já se não se está verificando o pico da gripe. Ainda existe, mas está passando.

      Em Portugal tb há vacinação gratuita para idosos, pessoas débeis, com doenças crónicas, com problemas respiratórios e sei lá k mais -rs. Eu, meu sistema imunitário, se rebela em relação às vacinas, mesmo aquelas k apanhei na escola primária. Depois, na fase adulta, já levei reforço do tétano e outra, k não lembro o nome e fiquei uns dois dias mto murchinha -rs. A vacina não é obrigatória, mas é mega, híper, super recomendada a quem tenha 65 anos ou mais e tenha doenças graves e debilitantes.

      Olha, meu amor, aqui, mto frio e sol a gente o vê de vez em qdo -rs. O maroto vai para o HS e o que fazer? Aí, é sempre o problema de terem 4 estações num dia ou estar bastante calor, e repentinamente temporais. Isso se deve a k fatores climatéricos? Tu sabes, com certeza.

      Qdo há esses temporais, os eventos não se concretizam, como é óbvio, mas haverá outras oportunidades.

      Viajaste até tua terra natal? E que tal? Gostaste, decerto.

      Se o tempo está tão irregular, é melhor mesmo ficar por casa. Nova Petrópolis vos espera, mas esse ano vai ser ainda melhor. Mais dias por lá, diversão q.b. e muitoooooo folclore.

      Viagem para a foz do Iguaçu e Itaipu (só conheço de nome) e Ponta Porã? Está tudo sendo alinhavado por todos vocês e vai dar tudo certo. Que bom! Monica vos fará companhia. Vai ser uma viagem e tanto.

      Soube do rompimento da barragem em ---- (não lembro, agora, o nome) e fiquei de coração destroçado. Tantas vidas, que se perderam! Há 3 anos, tinha sido Mariana e agora essa. Que descaso e que desgraça!

      Há novo post no meu blog. Aparece, qdo te apetecer. Merci!

      Beijos, mil, e um quebra costelas daqueles. Boa semana.

      Excluir
    3. Olá Cielito!
      Que bom receber teu comentário e saber que estás bem e como foram os exames da prima do Alentejo. Tudo bem?
      Por aqui as coisas não vão bem. Pelo menos todos com saúde. Na noite do próximo sábado a filharada vem aqui para casa comer pizzas, conversar e rir muito.
      É a segunda vez que Minas Gerais enfrenta esse tipo deslizamento de rejeitos. Houve em 2015 o devastação de Mariana e agora a de Brumadinho. Isto mostra a falta de responsabilidade das grandes empresas. O povo é considerado descartável e assim como Mariana, esse de Brumadinho nenhum "bacana" será preso pelas centenas de mortes ocasionadas. É assim, os ricos e poderosos podem tudo e o povo que se dane. Em três ou quatro meses ninguém lembrará deste desastre e a imprensa se calará, como faz sempre, visto que o filho do "COISO", está envolvido em vários escândalos financeiros e a imprensa sequer toca no assunto.
      Vamos as coisas agradáveis: Já estive várias vezes em Foz do Iguaçu e Itaipu, Sandrinha também. Estamos planejando essa viagem para a Mônica conhecer a sua terra natal - Dourados (MS). Mas ainda estamos no campo dos estudos e viabilidades, pois se acontecer esta viagem será feita de automóvel e passaremos dez ou doze dias na estrada. Teremos também o 47º Festival Internacional de Folclore em Nova Petrópolis, (19/07 a 04/08), que promete ser mais um grande espetáculo e lá estaremos.
      Amada amiga, domingo passei em teu blogue e não encontrei nada de novo, porém, apesar de estar com a tarde de hoje mui corrida, passarei com prazer, hoje ou amanhã por aí. Sabes bem o quanto gosto de tuas maravilhosas publicações.
      Amiga portuguesa, mil beijos e agradecendo o quebra costelas, mando-te outro com muito carinho.
      Beijos.

      Excluir
    4. Olá, Pedro, querido!

      Espero k estejam todos bem e felizes. Por aqui, tudo dentro do costume e com um tempo péssimo. Frio e mais frio. E aí?

      Devido às greves dos enfermeiros e pessoal da Radiologia, alguns exames da prima foram adiados para abril, mas está se fazendo um "braço de ferro" e não estou gostando nada da situação. Os enfermeiros têm razão, mas os doentes, o povo que necessita de cuidados tb tem. O governo já dialogou "n" vezes com pessoal da saúde, mas ainda não chegaram a um acordo. Caramba, um enfermeiro(a) de bloco operatório, especializado, recebe 1200€ por mês. É pouco, pouquíssimo, acho eu. E eles, em geral, pedem aumento, pke há gente que não é aumentada há 20 anos. É demais! Com a saúde não se brinca e esse governo, k é de esquerda, tem de "abrir os cordões à bolsa" e dar o aumento, que eles pedem. O governo, que retire do salário dos administradores, k continuam ganhando fortunas. A prima está feliz e pouco ralada com a situação.

      Então, e como decorreu aquela noite de sábado, onde teus filhotes estiveram aí em casa comendo, tagarelando e conversando? Excelente, decerto!

      Brumadinho não esquece tão depressa, não. Já algo foi feito? Sim, já tinha ouvido falar que o Flávio, filho de Bolsonaro, tinha metido a "mão na massa". Que seja castigado como os outros são, se são!

      Passeiem enqto o outono não chegar, embora aí o tempo tanto está quente, qto tempestuoso. Mónica ha de ter mta curiosidade em conhecer a terra onde nasceu, certamente.

      Como não tens postado, até pensei que houvesse algum problema, sei lá, ou k vocês já andassem viajando. O Festival de Folclore vai ser ainda melhor, que o ano passado. Se divirtam!

      Passaste, mas talvez não tivesses consultado o meu mais recente post, que data de sábado, um dia antes de tu visitares o meu blog.
      Deixaste um bonito comentário, k mto agradeço, alguns dias depois, mas não falaste do vídeo? Gostaste? Como nada disseste, fiquei pensando que talvez o não tivesses visto, mas tu, tal como eu, usamos pouco o celular. Quem vê blogs no celular não vê quase nada, nem imagens, nem vídeos, caso existam, pke a telinha é bem pequena. Eu vejo sempre os blogs em computador de secretária e assim vejo tudinho e com boas dimensões.

      Por hoje, é tudo, meu querido! Beijos, muitos e um enorme abraço. Qdo quiseres, aparece, k eu farei o mesmo.

      Excluir
    5. Olá Céu.
      Tudo bem por aqui, muito calor. Há pouco cheguei de minha caminhada matinal, o dia está lindo, porém o calor está cada vez mais sufocante. Deves ter visto na televisão os temporais no Rio de Janeiro. Um horror. Mas aqui no meu Rio Grande tudo está dentro da normalidade. O caso de Brumadinho é o retrato da irresponsabilidade dos empresários, que não tem nenhuma consciência social. A Vale quando era estatal, jamais houve um desastre, porém ao ser privatizada pelo governo neoliberal de FHC, os empresários visando somente o lucro já ocasionaram dois graves acidentes, o de Mariana e o de Brumadinho, pois para eles o que vale são os lucros e não a situação do povo Agora aparece um canalha de um deputado de direita que quer reestatizar a empresa, livrando assim os empresários de qualquer despesa, transferindo essas para o povo.
      Não sei qual a situação de Portugal e me eximo de fazer qualquer comentário, apenas ouço o que falam os que moram e visitam Portugal, e os elogios são maravilhosos. Aqui essa direita raivosa que assumiu o poder está levando o Brasil a um beco sem saída. Muitos deste atual governo de direita estão envolvidos em desvios de verbas e outros escândalo. Vimos que o STF, sob pressão explicita das Forças Armadas, sem provas condenar Lula a 14 anos de prisão. Porém deixa de investigar os notórios canalhas da direita envolvidos em corrupção, como Aécio, Jucá, Temer,Serra. FHC e outros, principalmente os ligados ao atual governo e ligados também as Milícias que mantém o Rio de Janeiro sob uma verdadeira Guerra não declarada. Cada vez mais sonho com "O SUL É O MEU PAÍS" Condenaram Lula por medo, pois ele livre seria imbatível em qualquer pleito. Mas um dia teremos a virada de mesa e espero que até lá esteja vivo para ver a justiça sendo feita com todo o rigor.
      Monica esteve há três anos no Mato Grosso do Sul, esteve em Campo Grande, Chapadão do Sul, Chapadão do Céu e Costa Rica, mas não chegou a ir a Dourados.
      A reunião aqui em casa foi fantástica, momento em que Fábio deu uma notícia maravilhosa, pois após dez anos de casado agora estão grávidos. KKK. Grasiela está grávida de seis semanas, agora sete. Ficamos mui felizes com mais um netinho a caminho.
      Farei novamente uma visita a teu espaço. Ontem passei por aí e realmente não encontrei nenhuma nova postagem. Voltarei hoje.
      Não tenho postado pois a situação política me leva a outros caminhos, porém postarei alguma coisa neste fim de semana.
      Abraços amada amiga portuguesa e mil beijos.

      Excluir
  6. Terrível essa época! Pessoas importantes em seu país foram trazidos como bichos para sustentar a ganancia de poucos. Os negros tem uma das culturas mais ricas. Somos todos iguais, vivemos e morremos pelas mesmas coisas. Minha família é uma misturada de raças, uns brancos outros pretos, e na minha adolescência sofri muito pois não me encaixa nos brancos por que eu era morena e nem com os negros porque meu cabelo era liso. haha Não sobrou nenhum lugar para mim.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anajá!
      Sobrou sim. Sobrou lugar em muitos corações que te amam. Mas se por um lado tivemos essa mácula não só no Brasil como no mundo, por outro lado muitas pessoas dignas, bonitas, honestas surgiram desta mistura. Infelizmente, no nosso caso, a maioria não vê ou não sabe que somos feitos desta amálgama multirracial. Tu mesmo tens os traços físico bem típico dos Gaúcho, uma linda morena de cabos negros e lisos. Como escrevi acima também sofri discriminação por parte de alguns que pararam no tempo e não evoluíram. Fazer o quê?
      Hoje as coisas parecem ter mudado, porém a maioria continua racista, incentivada por um racista que se elegeu dizendo asneiras, aliás, continua a dizer. Mas o negócio e seguir o velho ditado - "Enquanto a caravana passa os cães ladram". Só como curiosidade, cheguei, na árvore genealógica de Sandrinha, ao ano de 1780 e descobrimos ser ela uma mulher "globalizada", pois há em suas raízes, franceses, libaneses, espanhóis, paraguaios, uruguaios, argentinos, pernambucanos, portugueses, índios charruas, tape e minuanos, Gaúchos de várias querências.
      Querida amiga, tenhas belíssimo dias, com muita saúde e paz. Um grande abraço a ti, a Dom Alfredo e aos teus.

      Excluir
  7. Que postagem rica de detalhes,
    de informações e de humanidade.
    Encantada
    Obs: VCa anda sumido ou é impressão minha?
    deixo
    Bjins de sabado
    CatiahoAlc. do Blog Espelhando
    https://frasesemreflexos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cátia, privilégio imenso em encontrar teu comentário.
      Realmente ando meio afastado, pretendo postar alguma coisa neste fim de semana, mas por diversos motivos ando desmotivado, apesar de tudo estar bem com a família, nora grávida, mais um netinho a caminho e todos desfrutando de boa saúde, porém tenho dedicado-me a leitura e releitura de alguns livros. Mas ainda neste final de semana tornarei a publicar alguma coisa.
      Feliz com tua participação, desejo que tenhas um belíssimo final de semana cheio de alegria, saúde e paz.
      Bjs.

      Excluir
    2. Família é tudo de bom.
      Entendo você, pq temos uma neta que ajudamos
      os pais desde os 4 meses de neascida. Moramos
      em cidade diferente deles, mas 30 minutos de carro
      de nossa casa. E esse mes ela (a neta) esta indo
      pra creche. Em março ela fará 2 anos.
      A Vida minha e do meu esposo fica toda desarrumada.
      Mas vai se arumar ja ja.
      Quanto a leitura, estou relendo 100 anos de solidão
      do Gabriel Garcia Marquez;
      e tem me feito muito bem.
      Mas bom memso e ver a familia bem e crescendo.
      Saude pra sua nora e seu filho.
      Bjins pra Você e sua Esposa.

      Excluir
    3. Família é tudo de bom.
      Entendo você, pq temos uma neta que ajudamos
      os pais desde os 4 meses de neascida. Moramos
      em cidade diferente deles, mas 30 minutos de carro
      de nossa casa. E esse mes ela (a neta) esta indo
      pra creche. Em março ela fará 2 anos.
      A Vida minha e do meu esposo fica toda desarrumada.
      Mas vai se arumar ja ja.
      Quanto a leitura, estou relendo 100 anos de solidão
      do Gabriel Garcia Marquez;
      e tem me feito muito bem.
      Mas bom mesmo é ver a familia bem e crescendo.
      Saúde pra sua Nora e seu Filho nesse tempo
      lindo de espera.
      Bjins pra Você e sua Esposa.
      CatiahoAlc.

      Excluir
    4. Olá Catia.
      Privilégio imenso.
      Sempre que posso estou com meus filhos, filha, noras e neto e agora no aguardo, seja neto ou neta, há amor para todos. Encerrei minhas atividades profissionais como Diretor do Sindicato dos Professores, porém antes de assumir esse cargo, como uma recompensa pelos anos de serviço, passei pela Educação Infantil, donde tinha contato diário com todas as creches do município, três ou quatro meses, e pude ver o quão é importante para o desenvolvimento de uma criança a passagem por uma creche. É um aprendizado fantástico. Quanto a leitura, a pouco mais de dois meses terminei a releitura dos Cem anos de Solidão. Fantástico. Edição de 1971 cujo livro numerado como 2557. Agradeço os votos ao Filho e Nora e estamos também felizes pois o neto, filho do filho mais velho que acaba de chegar aqui em casa, amanhã começará a cursar Biomedicina.
      Caríssima Cátia, saúde e paz para todos vocês.
      Abçs.

      Excluir