PS

PS

SEGUIDORES

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Senado X Educação





Realmente é decepcionante.


Ontem à noite assistindo um telejornal fiquei pasmo com a notícia apresentada. Aliás, quase tudo apresentado nesta nossa televisão é de deixar pasmo pela porcaria que é, salvo raríssimas exceções.


Dizia o telejornal que o Senado está estudando a possibilidade de alteração da língua portuguesa do Brasil.




Pasmem-se senhores, o que é o Senado para, por conta própria decidir um assunto de tamanha relevância quanto à educação. Não bastasse esse acordo ortográfico que mais atrapalha do que facilita agora querem os senhores senadores fazer mais uma alteração.


Temos que uniformizar a língua portuguesa em todo o mundo, diziam os “acordantes”.


Ora bolas! O português do Brasil é falado por mais de duzentos milhões de indivíduos. Por que então, nós temos que nos adaptar aos outros que são inexpressiva minoria, que mesmo juntos somam um número bem menor que o de brasileiros.


Se alguém deve se adaptar, que sejam eles. Ponto!


Os próprios portugueses, criadores desta língua dizem com todas as letras que nós do Brasil falamos o “brasileiro”, o que estão corretíssimos, só que eu diria “brasilês”.


Lembrando que livros brasileiros são traduzidos para o português de Portugal e vice-versa. Filmes são legendados ou dublados.

  Desculpem senhores senadores, mas esta placa deve ser respeitada.



Agora os senhores senadores querem por decreto mudar o jeito de escrever, e a imprensa já foi mais longe mostrando que tal projeto quer que se escreva “oje”, “omem”, ino, e por aí vai a sandice.


E querem também alterar algumas palavras onde a letra “u”, não é pronunciada, como guerra, e que passaria a ter a grafia “gerra”.


Tudo bem. Até concordo. Porém a letra “g” teria que sofrer uma alteração radical, pois todas as palavras com “g” teriam outra pronuncia, aí então o Estado de Minas Gerais passaria a ser Minas Jerais.


Os senhores senadores deveriam resolver uma série de problemas políticos e econômicos do Brasil, como Reforma Política, fim dos conhecidos CCs, (Cargos em Comissão), uma vergonha nacional, e tantas outras coisas e maracutaias. Aprovar redução de maioridade penal, lei duras contra corruptos, pena de morte aos que adulteram o leite, como se faz na China, e tantas outras coisas que urgem uma solução.



                        Os cachorrinhos não podem, mas eles podem.

Porém os senhores senis, sim, porque a palavra senado vem do latim “Senatus”, o mais alto conselho da antiga Roma, o que literalmente quer dizer o “Conselho dos Mais Velhos”, de Senex, idoso, velho, senil, ficam se enfiando em assuntos que devem ter uma discussão muito ampla entre os educadores, pedagogos, professores, especialista em língua portuguesa, e outros do ramo e não na base do “carteiraço”.


Outrossim, se querem fazer uma reforma na maneira de escrever então temos que pensar grande e profundamente e não fazer uma maquiagem no que temos.

Aí sim o negócio poderia melhorar, porém muitas coisas deveriam ser transformadas, como o uso do “X”, do “j”, do “q”, do SS, do Z e tudo mais.

Portanto poderíamos escrever Ezército e não Exército; Ecelente e não excelente, qeijo e não queijo, e até o fim do “Ç”.


Por outro lado vemos no francês onde as palavras são complicadas, como Peugeot cuja pronúncia é Pêjô, “eau” cuja pronúncia é “ô” e quer dizer água e todo o mundo na França sabe e escreve bem, o que falta não é só mudar a maneira de escreve e sim investir pesado na educação, e não é só na escola e sim na família, pois o que está mal não são as aulas e sim a decomposição da família, o tudo pode, e nada é proibido, o vandalismo que nasce dentro da própria família, incentivadora do desrespeito aos professores e tudo mais.


Quantos são os pais que ao saberem de uma falcatrua do filho em vez de castigá-lo, processam ou agridem a professora ou professor.




Quantos são os pais e avós que incentivam os filhos e netos a contestar tudo que um professor fala só para dizer que o pimpolho e inteligente e sabe mais que o mestre.

Pode ser até um idiotinha bem adestrado, porém dizer que o fedelho e inteligente vai muita diferença.


Isto é que tem que ser mudado e não passar a mão na cabecinha do aluno delinquente, que não pode nem ser expulso da escola. Faz o que quer. Está tudo dominado pelos vândalos, delinquentes, pois a lei os protege. 


Se quisermos uma reforma profunda em primeiro lugar deveríamos terminar com o Senado, pois falta eles não farão e o dinheiro gasto com esses senhores ser carreado para a educação.


Por que não ser um país unicameral?


Já bastam os 513 deputados federais sugando o país, para que mais os 81 senadores?


Se vamos fazer reformas que elas atinjam a todos.

Agora, por causa dos analfabetos os senhores senadores querem resolver o problema fazendo todos serem analfabetos.

É mais fácil , é mais simples, é mais prático ou é mais burro?

Fui, tapado de nojo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário