PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 18 de março de 2022

LUIZ AUGUSTO PASSOS - 60 ANOS DE AMIZADE.

Não pedi permissão para publicar o texto de meu amigo Luiz Augusto Passos, filho dos saudosos Mozart Passos e Licínia Passos, mas o faço em reconhecimento a uma velha amizade que dura 60 anos.

Amigos, poucos são, mas Luiz, hoje um Professor, Mestre e Doutor, que se doutorou em Portugal, traz em si uma grande bagagem de conhecimento, exercendo sua profissão na UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. O amigo Luiz, conheci no ano de 1962 foi sempre aquele amigo do peito que a vida o levou por caminhos bem diferentes, pois quando eu ingressei no Exército Brasileiro, ele estava indo para um Seminário, pois sua vocação era esta. Ser padre.


Nessa época líamos o livro de Dom Camilo e Peppone. Dom Camillo um religioso férreo e Peppone um ateu convicto. E assim foi nossa trajetória. Discordávamos, mas jamais houve qualquer animosidade por nossas convicções tão contrárias, o que até hoje permanece dentro do extremo respeito e máxima consideração, pois amigos não são descartáveis, amigos são para sempre.


Porém o mundo dá muitas voltas e hoje esse grande amigo está casado com Edna, maravilhosa mulher, sempre envolvida com as causas sociais e desta união temos os seus maravilhosos filhos, Matheus Aurélio, Leonardo, Ruth e Vitória.

Encontrei há quatro anos esse texto de Luiz na Internet, o qual estou, como agradecimento ao amigo, publicando neste meu espaço, com muito respeito e carinho pelo grande amigo

           Os Revolucionários  

         Texto de Luiz Augusto Passos

Veja na arte: “Os Revolucionários” onde o Pedro Aurélio colocou o Papa Francisco!

Luiz Augusto Passos· Sábado, 4 de agosto de 2018

Estou na presente data, agora com plena autorização e assinatura do meu grande Amigo de adolescência e Juventude e da vida toda, Pedro Aurélio de Castro Teixeira (Pedro Teixeira) pessoa, e com ele Sandra sua esposa e a filha Mônica, grandes educadores de referência, mas amigos de todas as pelejas e horas.

Pedro é um artista impressionante, sobretudo pelos seus castelos, de areia, nas praias, que duram pelo movimento das marés, sofisticados, com detalhes mil; e, as curiosidades de Pedro ter um enxame de abelhas no espaço do seu computador, de abelhas africanas, que recebem até mel, na sua tela de computador e permanece com ele como um Pai amoroso.

Pedro é um artista espetacular. Em minutos produz, graciosamente, às pessoas próximas o desenho delas para guardarem de lembrança. Pedro não só é um educador preciosista, mas um sindicalista, militante político de anos, de referência, que tem na arte sua melhor representação. Há dois anos, quando o visitei ele me mostrou uma composição de um quadro com personagens que ele estimava pela vida política. Encantou-me deveras porque eu não tinha ideia de que Pedro acompanhava também a agenda e trajetória do Papa Francisco. No quadro de Pedro, vocês encontrarão a lindeza que irei enviar ao Papa Francisco, que certamente, ficará contente com sua presença no time nada desprezível de grandes processos. Agradeço a Pedro Teixeira e muito por sua arte tão bela, tão viva, com teores de harmonia impressionante e detalhista.

Deus sempre mantenha aceso em Pedro, a força de sua arte, de sua pessoa encantadora, de sua extraordinária esposa, sempre referência de carinho e de pedagogia, também como de Sandra que aprendeu tudo dos dois, e recria de sua forma própria.

Os Revolucionários

É também, no dia de hoje, uma grande homenagem ao LULA DA SILVA que lá está no meio deste debate impressionante. Diz Pedro, que a pessoa que está de costas, calvo, são todas as pessoas do povo, que se representam na luta, e na busca de transformação.

“LULA LIVRE”.


E nesses 60 anos de amizade dou parabéns a mim por ter um amigo assim.


 

 


4 comentários:

  1. Olá, Pedro, meu amigo!

    Espero que todos vocês estejam bem e com saúde. Por aqui, tudo dentro da normalidade, embora toda a Europa, onde Portugal se inclui, esteja temendo as consequências da guerra da Rússia contra a Ucrânia (já li teu post a respeito desse assunto).

    Que bonita, duradoura e sincera amizade entre ti e o Sr. Dr. Luiz Augusto Passos, que se formou em Portugal e que queria ser padre. Todavia, pensando melhor, ele decidiu ser um homem não pertencente ao clero e se tornou um civil consciente de todas as tarefas, que isso implica.

    Escreveste na imagem que foi o vosso último encontro. Esperemos que não, porque ambos têm muito que dar à vossa amizade e ao vosso país.

    O texto que ele escreveu sobre ti, é simplesmente verdadeiro. O facto de um ter fé e outro não, não atrapalhou vossa amizade de 60 anos. De facto, tu és tudo aquilo que teu caríssimo amigo descreveu. Não sabia que fazias castelos na areia tão perfeitinhos e pormenorizados. Mais uma qualidade, para além de tantas que ele frisou. O quadro "Os Revolucionários" está muito bem feito e interessante, pois não esqueceste o Papa Francisco. Independente do credo, raça, forma de pensamento, temos que nos respeitar uns aos outros.

    Grata por tua visita e comentário, que foi um tantinho espartano (risos), mas eu sei que tu lês sempre aquilo que escrevo, tal como eu faço com teus posts.

    Beijos e abraços para todos vocês. A Primavera chega amanhã no Hemisfério Norte. Para vocês, o Outono. Bom Domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Céu.
      Que tudo esteja bem contigo, por cá tudo legal. Tudo a mil pelo Brasil.
      Não imaginas as idas e vindas para poder colar um comentário ao teu maravilhoso espaço. Te confesso que tentei por cinco ou seis vezes e na hora de publicar dava um erro qualquer e tudo se apagava. Fiz um belíssimo comentário em gauchês, porém, também não consegui anexá-lo. Então já no limite, resolvi te mandar um lacônico comentário. Oh dor! Oh dor!
      Perdoe-me, no próximo capricharei.
      Amada menina, Luiz foi um amigo que conheci ainda na adolescência e aos dezenove anos sumiu como fumaça ao vento, porém muitos anos depois o encontrei pela Internet, após o mesmo ter proferido uma palestra na UFMT, entrei em contato e voltamos a nos ver e conversar, já esteve aqui várias vezes, assim como sua filha Ruth, nossa amiga e filha do coração. Uma amizade de longa data.
      Pois é, caríssima, quando em vez, estando na praia, fazia minhas obras faraônicas na areia o que junta muita gente à volta para ver e fotografar meus castelos e catedrais. Porém há mais de dez anos não mais os faço. Porém sigo desenhando e escrevendo. Cansa menos. KKKK.
      Sempre fui um fã de Francisco, critico quando acho que tenho de fazê-lo, mas o admiro muito, assim como admiro muitíssimo o ex-Padre Leonardo Boff, articulador da Teologia da Libertação, da nova igreja da América Latina. Um padre revolucionário, coerente e discípulo da verdade. Meu ateísmo não impede de ver além das teorias e ideologias. Pois sigo, acho eu, a coerência que sempre incentivei aos outros. Quero uma grande revolução nas ideias, quero um mundo novo, ou parafraseando Aldous Huxley , quero um Admirável Mundo Novo.
      Amada amiga estou, apesar dessa pandemia, muito feliz, principalmente por ver com saúde os meus filhos e netos, lembrando que a “pinguanchita” está a coisa mais linda do mundo, lépida de fagueira, conversadora e arteira. Minha Mileninha amada. Domingo passado fizemos um encontro aqui em casa para comemorar o meu aniversário (11/03) e o da nora Grasiela (07/03), família toda reunida, mas o centro das atenções foi a Milena, que distribuiu os presentes e cantou os parabéns. Linda do vô.
      Cielito, muita saúde e alegria, boa primavera e nós aqui ensaiando um friozinho de outono que inicia hoje.
      Beijos.

      Excluir
  2. Sim, Pedro, acredito em ti. Já me tem acontecido isso em relação a alguns blogs. Vou tentando, até um dia consigo.
    Parabéns, que tenhas tido um feliz aniversário, tal como tua nora Grasiela. Muita saúde, vida longa e com qualidade.
    Beijos para todos e um especialmente para tua netinha, Milena, que a cada dia está bem mais lindinha e inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Céu, tivemos um belo dia de aniversário, Grasiela e eu. Uma comemoração em família onde a alegria e o amor estavam presentes. Também agradeço teu carinho com a minha netinha Milena, que está cada dia mais linda e esperta. O papai Fábio, pegava Milena e a apertava contra um colchonete no chão e ela estivava os bracinhos para mim e dizia - "Ajuda vovô!" Ajuda vovô". Quando eu pegava as mãozinhas dela, o Fábio a largava e ela vinha para o meu colo, bem agarradinha. Linda do vovô.
      Beijos portuguesinha do coração, é sempre um imenso prazer trocar essas palavras contigo. Sandrinha agradece o carinho e te manda um grande abraço.

      Excluir