PS

PS

SEGUIDORES

domingo, 18 de outubro de 2020

Exército, para quê?

 

Foi-se o tempo que civis e militares confraternizavam juntos como mostra esta foto, num jogo de futebol, cujo time da casa era o Grêmio Atlético Farroupilha, fundado em 26  de abril de 1926, com o nome de Grêmio Atlético 9º Regimento de infantaria e campeão estadual em 1935, ano do Centenário da Revolução Farroupilha. Em 1941 por Decreto Presidencial teve de mudar o nome, tornando-se o Grêmio Atlético Farroupilha, afinal de contas havia sagrando-se campeão do Campeonato do Centenário Farroupilha.

Tal Decreto dizia que nenhuma Organização Militar poderia emprestar seu nome à entidades civis . Começava aí a elitização. Lembrando aqui que os fundadores deste time de futebol foram os militares do Exército, General Gasparino , Capitães  Coelho da Costa,  Mello Dutra,  Vieira da Rocha, Ernesto  Rodrigues, Faustino  Gomes, Tenentes Belmonte Montojos, Salustiano Lima, José Torres, Hugo Claro, Candido Schepef,  Leão, Grunevald da Cunha, Sargentos Euclides Sironi, Eugenio Landegraf e soldados  Azevedo e Ferreira.

Nesta foto, dos anos 55 ou 56 vemos um soldado fardado ao lado do então Terceiro -Sargento Músico Jambeiro, em pé e também fardado, que serviu juntamente com meu pai por mais de uma década. Meu pai foi Sargento e depois Subtenente nesse Regimento, aposentando-se como Primeiro-Tenente no Arsenal de Guerra de General Câmara  e quando eu ingressei nas Forças Armadas, lá estava o Terceiro-Sargento,  Jambeiro, homem de largo sorriso, de fala ligeira meio enrolada e atrás de Jambeiro está sentado um sargento cujo nome não posso precisar, mas também um Sargento Músico, ambos do histórico 9º Regimento de Infantaria, hoje Batalhão, todos no meio dos civis ou paisanos, numa confraternização cidadã. Lembrando que Jambeiro por muitos anos jogou como zagueiro no Farroupilha.

Jambeiro sempre simpaticíssimo, granjeava de todos respeito e amizade, por ser ele mesmo, sem retoques e sem carrancismo, um homem alegre e educadíssimo.

Porém foto como esta ninguém mais verá enquanto não mudarem o pensamento atrasado dos que, como na Índia, vivem em castas. Vivem no atraso, se achando superiores aos demais que são os dalits. Porém sempre é bom lembrar que pobre e trabalhador que vota nas classes que estão acima, merece mesmo levar na cabeça para deixar de ser ignorante.

Antes da quartelada de 64 militares confraternizavam com civis. Afinal é dos civis que produzem as riquezas deste país é que saem os salários dos que nada produzem, os milicos, porém com essa quartelada houve uma brutal transformação.

Hoje o que vemos é uma total separação, havendo no Brasil cinco ou seis classes que não se misturam. Os empombados civis, ricos que são os que realmente mandam, o Judiciário que cumpre e faz cumprir, os políticos nem todos honestos, havendo muitos canalhas neste meio corrupto e para ser bem específico “ladrões” e ladrões da pior espécie, pois muitos roubam desde a merenda escolar, como dinheiro da saúde e assim os hospitais tornaram-se verdadeiros horrores de doentes amontoados até pelos corredores. Não há leitos suficientes, não há remédios e muitos “médicos” registram seu ponto, mas nunca são encontrados nos hospitais. Porém esse governo que aí está dizia que resolveria todos os problemas e esse povo atrasado acreditou. Tudo continuou igual ou pior, desde a corrupção, a defesa dos corruptos, os dinheiros nas cuecas, o nepotismo e tudo o que há de pior.]

 


    O Senador com dinheiro roubado nas cuecas abraçadinho 

    com o presidente, E tem gente que apoia esse coiso burro.

Mudou alguma coisa? Sim! Nos governos anteriores a Policia Federal tinha livre ação, mas neste houve tentativa de interferência nesta polícia para evitar que parentes próximos fossem investigados. Isto se chama “Pouca Vergonha” ou “Nenhuma vergonha”.

Os militares a partir de 1964 tomaram outro rumo. Lembro-me que logo que fui promovido a Cabo, numa bela segunda-feira ensolarada no pátio do Regimento, fui chamado por um “Segundo Sargento” reacionário que me perguntou acintosamente por que eu estava conversando com um paisano (civil) na esquina da Sete com a Quinze. Com nojo disse ao então Sargento, cujo nome de guerra era “C” (?), que o paisano que eu conversava era meu irmão e que eu continuaria conversando com quem eu quisesse. Ele, num vermelhão me disse que Militar não tem amizade com paisano. Virou as costas e se foi. Fiquei pensando naquele absurdo com asco.

 


                      Eu, cabo do então 9º RI

Passados uns quatro anos, saía de uma barbearia quase em frente ao quartel, onde sempre cortava meu cabelo e ocasionalmente fazia a barba, pois eram ótimos barbeiros, pai e filho, educados e com excelente conhecimento, o mesmo Sargento novamente me interpelou na calçada e me recomendou que não era para eu utilizar aquela barbearia, pois pai e filho eram COMUNISTAS.

E eu em deboche disse ao reacionário Sargento:

- É POR ISSO QUE EU VENHO AQUI... para ver se eles me passam a navalha no pescoço.

Bati-lhe uma displicente continência, virei-lhe as costas e atravessei a avenida indo direto para o Quartel.

E assim fizeram a cabeça de todos os milicos. Lembrando que milico é pobre, filho de pobre, porém a lavagem cerebral é grande e põe pobre contra pobre.

Hoje temos no Brasil essa casta, que não Serve ao Brasil e sim se Serve do Brasil, ainda mais neste governo, pois além de termos um Exército Regular, além da Marinha de Guerra (*) e da Força Aérea (FAB) temos ainda 27 Exércitos de 2ª Classe, Exércitos de Ocupação, que são chamados de Polícias Militares, sendo que em meu Estado do Rio Grande do Sul é conhecida como Brigada Militar, mas todas são tropas auxiliares do Exército e não passam de verdadeiras tropas de ocupação. Porém são inferiores por se tratarem de tropas estaduais, porém seguem cegamente o que dita o Exército Nacional. Aqui elitizaram os oficiais superiores que não são de carreira e sim entram através de concurso público. Eles já entram capitães, basta terem formação em direito. Passam algum tempo em lavagem cerebral e vão então servir na tropa.

Há uma campanha muito grande para desmilitarizarem as Polícias Estaduais, porém duvido que isto aconteça, pois num país como o nosso tudo é possível se as elites deixarem e as forças militares estão aí para defenderem os interesses dos poderosos, tanto que a Brigada Militar quando foi fundada no Século XIX era para servir de vigilantes dos grandes pecuaristas e coibirem o abigeato. Ou seja, era uma segurança pública a serviço do privado, paga pelo povo.

Vejamos a necessidade de tanto milico.

Qual país se atreveria invadir o Brasil, mesmo sem um Exército Regular: O único país da América do Sul que poderia fazer frente ao Brasil seria a Argentina, porém depois da aventura desastrada e até patética dos corruptos e assassinos Generais argentinos da época, nas Malvinas, um fiasco internacional, duvido que a Argentina agrida mesmo o pobre Uruguai, Uruguai que tanto amo, minha segunda pátria, pois o mundo cairia sobre a grande Argentina de Gardel e Piazzolla.

O resto da América do Sul, nenhum país se atreveria a invadir o Brasil.

Os únicos países que tem tecnologia e força para invadir o Brasil seria a China Comunista, que é um país pacífico e jamais faria isto, a Rússia, gigantesca que não valeria o gasto para invadir um país do outro lado do mundo e os Estados Unidos da América, conhecidamente por ser um país agressor, envolvido sempre em guerras e ações militares em todos os cantos do mundo, um país do ódio, do racismo e da agressão, que é o único país que poderia invadir o Brasil e aí com o sem as nossas Forças Armadas invadiriam sem nenhuma baixa, pois não temos cacife para enfrentá-los.

Então cada vez mais me convenço que a Costa Rica é um país correto, pois lá não existe Exército há 40 anos e os soldados foram substituídos por professores.



Forças armadas significam apenas gastos e gastos astronômicos e aquela historinha do Si vis pacem, para bellum não tem mais tanto sentido.

Porém para aqueles que se servem da Pátria faz toda a razão, mesmo sem razão.


 

(*) No início do Século XX, até por volta de 1912 ou 13 Marinha do Brasil, também chamada de Marinha de Guerra era a maior marinha de guerra do mundo em número de vasos de guerra, superando inclusive a poderosa marinha do Reino Unido, coisa que muitos não sabem, com o tempo foi perdendo seu esplendor e foi sucateada.

Muitas coisas devem mudar neste gigante país, porém com vergonha e sensatez, pensando em primeiro lugar no povo trabalhador sofrido, mas extremamente ignorante, pois se não fosse essa ignorância a coisa seria outra.

Glosário:

Abigeato: Roubo de gado.

Dalit - É a classe social mais baixa da Índia, são os trabalhadores braçais, intocáveis e impuros. Com essa mentira e bobagem as classes mais altas governam para si, como acontece com o Brasil.

Si vis pacem para bellum – Se queres paz, prepare-te para a guerra.

Vergonha – É uma coisa que poucos tem, mas se todos tivessem o mundo seria bem melhor.

 

 

6 comentários:

  1. Hoje vim aqui só matar saudade
    desse seu espaço.
    Voltarei aqui
    para comentar de fato.
    Abraço e saudações
    a sua família
    Catiaholc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre a tua vinda a este espaço renova tudo o que eu penso sobre a humanidade, pois poucos são aqueles que não se deixam inocular pelo contraditório, pois a maioria ao sentir-se contestada desaparece. Desses eu tenho pena.
      Cátia, sempre serás bem-vinda e neste momento de apreensão, de isolamento e de tanta tristeza é bom, não, não é bom, é boníssimo trocar honestas palavras com pessoas de boa índole e inteligentes. Que tenhas sempre saúde e alegria. Cuide-se.

      Dizia o poeta Gaúcho Mario Quintana:

      Todos esses que aí estão
      Atravancando meu caminho,
      Eles passarão...
      Eu passarinho!

      Cátia, saudações, abraços e muita saúde.

      Excluir
  2. Caro amigo e mentor Professor Pedro,
    Quanto tempo não dou uma "chegada" neste
    espaço de debates pra lá de interessantes.
    Não sei se alguma vez lhe disse, mas fui militar da Força Aérea Brasileira por um período, tenho muito orgulho de ter feito parte desta arma por um tempo...mas acima de tudo este tempo valeu pelas amizades que permanecem e resenhas pra lá de engraçadas que aconteceram nós tempos de caserna.
    Ingressei no serviço militar obrigatório e permaneci por mais 5 anos.
    Analisando hoje com a cabeça de um homem maduro chego à conclusão de que foi de certa forma um tempo perdido(exceto pelas situações que relacionei acima) pois vejo que tudo que aprendi de nada(NADA) me serviu na vida civil.
    Certo aprendemos uma noção de patriotismo (no meu entender errada) na visão militar e companheirismo.
    Mas vamos lá, no meu ponto de vista hoje com a crise de empregos que assola nosso país o serviço militar deveria ser opcional e jamais obrigatório pois assim teriámos forças armadas profissionais. Fora o fato de às vezes o jovem já possui um emprego e mesmo assim tem de cumprir esse regramento de serviço militar obrigatório, vai aprender o que lá? Faxina? Pintar meio fio? Marchar?
    Apesar de tudo no meu ver não precisamos de um contingente abismal de forças armadas, pois essa verba destinada à caserna poderia ser investida em áreas mais sensíveis.
    Tive essa desilusão de seguir nesta carreira à ponto de não conseguir passar à frente daqueles muros que ficavam no meu bairro, coisas bem injustas que não cabem aqui mencionar.
    Sabe professor, muitos dos que pedem intervenção militar jamais leram um livro de história brasileira para saber o quanto essa casta foi prejudicial ao nosso amado país nós tempos de ditadura, fora que sabemos muito bem que continua sendo assim mas de formas diferentes.
    Lhe digo que há pessoas honestas e trabalhadoras dentro daqueles muros no entanto houve e ainda há coisas que saem do contexto moral de um militar.
    Para que precisamos de submarino nuclear, caças de última geração?
    Quem irá nos invadir?
    Ah sim, na cabeça dos arcaicos generais e desse déspota que piores ainda deram poder, seremos invadidos pelos USA para nós tirar a Amazônia...kkk que maluquice.
    Basta um drone equipado com bombas e a declaração de guerra do famigerado Bozo já era...kkk
    Hoje é descabido manter tal contingente principalmente pelo motivo de sermos um país que não acabou com a fome e analfabetismo.
    Às prioridades devem ser outras, mas estando na atual conjuntura vai ser complicado.
    Que o povo veja bem o que está sendo feito(ou melhor o que não está sendo feito) que compare, que analise.
    Pois podemos em 2022 entrar num ponto sem volta para nossa jovem democracia.
    Abraços e até a próxima meu amigo Professor Pedro.



    ResponderExcluir
  3. Caro amigo e mentor Professor Pedro,
    Quanto tempo não dou uma "chegada" neste
    espaço de debates pra lá de interessantes.
    Não sei se alguma vez lhe disse, mas fui militar da Força Aérea Brasileira por um período, tenho muito orgulho de ter feito parte desta arma por um tempo...mas acima de tudo este tempo valeu pelas amizades que permanecem e resenhas pra lá de engraçadas que aconteceram nós tempos de caserna.
    Ingressei no serviço militar obrigatório e permaneci por mais 5 anos.
    Analisando hoje com a cabeça de um homem maduro chego à conclusão de que foi de certa forma um tempo perdido(exceto pelas situações que relacionei acima) pois vejo que tudo que aprendi de nada(NADA) me serviu na vida civil.
    Certo aprendemos uma noção de patriotismo (no meu entender errada) na visão militar e companheirismo.
    Mas vamos lá, no meu ponto de vista hoje com a crise de empregos que assola nosso país o serviço militar deveria ser opcional e jamais obrigatório pois assim teriámos forças armadas profissionais. Fora o fato de às vezes o jovem já possui um emprego e mesmo assim tem de cumprir esse regramento de serviço militar obrigatório, vai aprender o que lá? Faxina? Pintar meio fio? Marchar?
    Apesar de tudo no meu ver não precisamos de um contingente abismal de forças armadas, pois essa verba destinada à caserna poderia ser investida em áreas mais sensíveis.
    Tive essa desilusão de seguir nesta carreira à ponto de não conseguir passar à frente daqueles muros que ficavam no meu bairro, coisas bem injustas que não cabem aqui mencionar.
    Sabe professor, muitos dos que pedem intervenção militar jamais leram um livro de história brasileira para saber o quanto essa casta foi prejudicial ao nosso amado país nós tempos de ditadura, fora que sabemos muito bem que continua sendo assim mas de formas diferentes.
    Lhe digo que há pessoas honestas e trabalhadoras dentro daqueles muros no entanto houve e ainda há coisas que saem do contexto moral de um militar.
    Para que precisamos de submarino nuclear, caças de última geração?
    Quem irá nos invadir?
    Ah sim, na cabeça dos arcaicos generais e desse déspota que piores ainda deram poder, seremos invadidos pelos USA para nós tirar a Amazônia...kkk que maluquice.
    Basta um drone equipado com bombas e a declaração de guerra do famigerado Bozo já era...kkk
    Hoje é descabido manter tal contingente principalmente pelo motivo de sermos um país que não acabou com a fome e analfabetismo.
    Às prioridades devem ser outras, mas estando na atual conjuntura vai ser complicado.
    Que o povo veja bem o que está sendo feito(ou melhor o que não está sendo feito) que compare, que analise.
    Pois podemos em 2022 entrar num ponto sem volta para nossa jovem democracia.
    Abraços e até a próxima meu amigo Professor Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULO LUIZ DUARTE JUNIOR, escrevi todas as letras em caixa alta, pois mereces destaque pela tua coerência, lisura e honestidade.
      Caríssimo amigo e leitor, muitos são aqueles que se opões ao mal feito ao Brasil, porém poucos têm a sua inteligência de ver os fatos como eles são, com um foco centrado nos problemas e não no ódio. És, portanto um cidadão de primeira linha e classe, ao ponto de ter me emocionado ao ler teu comentário e não te admires que o puliquei duas vezes. A primeira foi para saber e a segunda foi para me emocionar com tão clareza de visão que o prezado amigo tem desta nossa “Pátria”.
      Concordo plenamente quando dizes que “nada me serviu na vida civil”. Corretíssimo, o serviço na caserna vale apenas para os que têm a intenção de permanecer a vida toda naquela pasmaceira, porém aqueles que aspiram outras coisas para sua vidas de nada valem os ensinamentos militares. Vivemos em uma sociedade compartimentada em castas e cada casta segue os seus ditames sendo que muitos, de castas acima não tem a mínima noção do que se passa com os que estão abaixo. Agora mesmo minha mulher, companheira de mais de 40 anos leu-me uma notícia que se encaixa bem nesta nossa história similar. Leu ela que o Presidente da Caixa Econômica declarou em uma entrevista que não SABIA que pessoas vivessem em lixões, dormindo em cima do chorume. Ou seja, as classes privilegiadas vivem numa bolha sem conhecer ou querer conhecer o que se passa com os menos favorecidos, o que prova que o Brasil não é uma NAÇÃO, pois há enorme diferença no tratamento de seus filhos. Uns vivem no nababo enquanto grande parte vive na pobreza e miséria. NAÇÂO trata seus filhos com igualdade, porém aqui há a discriminação por raça, sexo e posição social. É na verdade um país injusto, mesquinho e cruel com seus próprios filhos.
      Também concordo que o serviço militar deveria ser opcional, mas também advogo que o voto deveria também ser. Os políticos sabem muito bem do analfabetismo político do povo e contam com isto para serem eleitos, pois se o povo soubesse ou tivesse um pouco de cultura política os partidos de direita, ou seja, aqueles que têm em seus quadro somente pessoas do topo da sociedade ou seus marionetes jamais elegeriam um representante, porém o povo também não sabe da força que tem e poderiam mudar a sociedade.
      Esta desilusão que tens, eu a compartilho, pois sendo eu filho de um Militar e ter nascido praticamente dentro do Regimento onde servi, deixá-lo foi ter sentido um sopro de liberdade, pois muitas coisas terríveis presenciem dentro daquele regimento, que quando menino me inspirava tanto. Mas por não compactuar com torturas, mentiras, acusações falsas e outras coisas, dei um ponto em minha vida militar. Também concordo plenamente quando te referes aos que pedem uma intervenção militar além de não conhecerem a história, são maus, perversos, ignorantes de último grau, pois acham que não houve corrupção naquela época e eu dou apenas um exemplo “Banco da Província” que foi sugado até a última gota por Coronéis, dos quais alguns serviram comigo como Capitães.
      CONTINUA...

      Excluir
    2. Ele, o maldito, não passou para a reserva do Exército, nem foi aposentado. Ele foi reformado por demência, mas o povo analfabeto político o elevou ao mais alto cargo da nação, iludido por uma falsa facada, falsa, pois a covardia de enfrentar os debates políticos mostraria a todo o povo o seu grau de ignorância e loucura. Mas o eleitorado, iludido, votou neste pateta fanfarrão.
      Hoje com o advento de uma China colossal, vaticinada por mim ainda na fase da Revolução Cultural, anos 70, torna-se impossível uma guerra por anexação sem uma retaliação direta e de imprevisíveis consequências. Não são mais os EUA os donos do mundo, hoje relegado a uma segunda posição, tanto econômica como militar. A China está aí, sem fazer nenhuma guerra e abrindo espaço em todo o mundo comercial e tecnicamente. Já os EUS vivem se metendo em guerras no Oriente Médio, na África e querem ser os gendarmes do mundo. Idiotas é o que são.
      Vamos continuar lutando para que o povo abra os olhos e não cometa a mesma bobagem em 2022. Chega de termos um homem tão odiado pelo mundo inteiro, ao ponto da Imprensa Internacional o chamar de IMBECIL. Que vergonha para o nosso Brasil, sabendo que o metalúrgico Lula era recebido com dignidade pelos dignitários de todo o mundo, com respeito e admiração, o que não acontece com esse BOÇAL.
      Um grande abraço (emocionado) ao amigo PAULO LUIZ DUARTE JUNIOR, desejando muita saúde, paz e alegria em sua vida e dos seus.



      Excluir