PS

PS

SEGUIDORES

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Premonições



Apesar dos animais terem seus cérebros menos desenvolvidos que o dos humanos... Vamos abrir um parêntese aqui para lembrar que muitos humanos parecem não o tê-lo. ...eles, os animaizinhos, tem capacidade que surpreende até mesmo os mais renomados cientistas.

Vejamos o caso do gato Oscar que foi adotado pelos funcionários do Hospital Rhode Island, em Providence, nos EUA, segundo o que foi narrado pelo geriatra David Dosa ao New England Journal of Medicine.

Oscar consegue prever com antecedência de até quatro horas o falecimento de algum paciente, e segundo esse jornal já foram 25 casos. Tais fatos foram amplamente apresentados inclusive em programas de Televisão no Brasil.

O gato Oscar ao sentir um desenlace, sobe na cama do paciente e deita-se a seu lado e ali permanece até o óbito, que acontece em até quatro horas.

A mim não causou nenhuma surpresa, pois os animais, lembrando que os humanos também são, tem a capacidade que não está ainda longe de ser explicada pela ciência, de prever fatos.

Sabe-se que os animais ditos irracionais, tem a capacidade de prever coisas que muitas vezes nem os aparelhos modernos feitos pelo bicho homem são capazes de prever, como terremoto ou tsunamis, pois muito antes do acontecimento cobras, lagartos, cachorros, gatos e outros animais correm desesperados para locais seguros e altos.

Estando na Amazônia deparei-me com formigas e outros insetos subindo em correrias pelas árvores, buscando a toda pressa suas copas. Horas depois o local estava todo inundado.

Uma Médica de Manaus, Amazonas, que vou apenas chamar de L.A., conversando comigo disse que é comum ao redor do hospital em que trabalha “ver a morte chegar” apenas observando o comportamento dos urubus-de-cabeça-preta (coragyps atratus). Disse-me ela que quando observam muitos urubus pousados no telhado do hospital ou nos muros, os funcionários, enfermeiros e médicos já sabem que em poucas horas ou minutos haverá um óbito. E eles nunca erram.

Por esses acontecimentos na Europa Medieval, cheia de superstições e medos infundados, um povo extremamente ignorante como era e cheio de demônios em suas mentes, passaram a ver com olhos do atraso, da mediocridade esses fatos normais e naturais que os animais sejam eles humanos ou não, tem, o que leva as pessoas de pouco conhecimento e cultura a acreditarem em demônios, fantasmas e outras coisas imaginárias.

Hoje se estuda esse maravilhoso campo das premonições, das ditas visões. Lógico está que os “doentinhos” dirão que deus isto, que deus aquilo e para confundir mais as cabecinhas de seus rebanhos atormentados dirão que são adivinhos, bruxos ou feiticeiros, tão condenados pelo dito livro sagrado. 

Haja paciência para aturar esses dementes que tais bobagens dizem. Obvio está que neste meio há muitos espertalhões e vigaristas que usam da mentira, da falsidade, das falsas visões para auferir lucro. São vigaristas que de uma maneira ou outra usam seus “presságios” para explorar a fé.

Entretanto estudos científicos como os da Universidade de Cornell mostram que há sim essas premonições, as quais vejo com naturalidade e respeito, pois isto se trata de coisas da própria mente. Premonições são há muito tempo estudadas não só nos EUA como e principalmente na Rússia e antes na União Soviética.

Temos que ter em mente que usamos apenas 10% de nossa capacidade mental e muitas coisas estão por vir à luz da razão o que deixará a maioria das pessoas boquiabertas. Lembrando que essa capacidade não está ligada a inteligência, cultura, erudição ou religiosidade e podem surgir dentre pessoas simples e até analfabetas.

Orlando Villas Boas, sertanista que fez vários contatos com tribos arredias e as conquistou com serenidade e compreensão, ainda nos anos 1970, em uma aldeia amazônica soube do desaparecimento de duas crianças índias, pequenas. Após muita procura feita pelos índios, as buscas foram suspensas ao despencar uma violenta tempestade ao cair da noite. Eles reiniciariam na próxima manhã com a luz do dia.
Na manhã seguinte, antes do Sol nascer um velho índio foi para o meio do terreiro entre as ocas, concentrou-se sendo assistido por muitos índios e pelo próprio Villas Boas, olhou para a floresta em volta, olhou, olhou e tornou a olhar em várias direções e em determinado momento apontou para uma direção e disse:

- Eles vêm por ali. 

Sentou-se em um cepo de madeira e aguardou pacientemente. Nenhum índio saiu para o mato, todos ficaram voltados para aquele local apontado pelo velho índio. Quando o dia já estava claro os dois menininhos apareceram exatamente no local indicado pelo velho homem.

Os demais índios não se surpreenderam, pois já estavam acostumados com as visões do velho guerreiro, porém para Villas Boas foi emocionante e inacreditável.

Nada tem de diabólico como pensam os celerados, nada tem de antinatural, são coisas que um dia e muito breve as ciências saberão e explicarão de maneira correta e sem as sombras das crendices malucas que atormentam a humanidade.

Há inúmeros casos relatados como a telepatia. Pensou em determinada pessoa e de imediato a encontras, ou o telefone toca, ou a mesma bate à tua porta. Isto ocorre seguidamente comigo e vejo como coisa normalíssima e sem nenhum melindre, pois vejo sempre com os olhos da razão e não das crendices loucas e medievais desses celerados que como loucos acham que tudo é a mão de deus ou conspiração de satã. Haja paciência.

Sonhos recorrentes e premonitórios nada têm a ver com crenças, crendices, demônios ou deuses. São coisa que ocorrem dentro de nosso cérebro e nós, muitas vezes, custamos a entender.

Seja lá como for a humanidade está para chegar a um patamar evolutivo inovador e inspirador, porém temos que nos livrar dessa religiosidade cega e retrógrada que amordaça e leva muitos à loucura.

Há muito que aprender.

Leia neste mesmo espaço Entre o Céu e a Terra 3 – Subtítulo o SOLDADO, publicado em 27 de janeiro de 2016. Impressionante!!!

Impressionante é o poder da mente.

36 comentários:

  1. Olá, Pedrinho, meu querido!

    Tudo bem por aí? Aqui chove e o frio começou já a se mostrar. E por aí?

    Já li teu post, que, como sempre, é lúcido e inteligente. Depois lerei melhor e comentarei. Eu tb já atualizei meu blog no mesmo dia que tu.

    hoje, passando pra te dizer que essa noite, às 2:00, a hora vai atrasar 60 minutos. Horário de inverno.

    Amanhã, é um dia mto importante para o Brasil. Que o bom senso impere! Estarei a par do k vai por aí se passando, pke a televisão portuguesa, pelo menos, dois canais, estarão quase sempre em direto.

    MITA CALMA E CONFIANÇA!

    Beijos, muitos e um abraço mto sincero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Cielito, espero que tudo esteja bem contigo.
      Hoje me levantei mui temprano, é um dia difícil e cheio de preocupações. Estamos enfrentando uma encruzilhada escura e perigosa, que com os meus quase 73 anos jamais havia assistido dentro do que chamamos de democracia. Momentos inseguros que podem resultar em uma conflagração sem precedentes, mas espero que quem venha a vencer respeite à Constituição e governe dentro da lei e da ordem. O que acho quase impossível. Se por um lado temos um candidato sereno e centrado por outro lado aparece um candidato fruto da Ditadura Militar, que em declarações gravadas em entrevista teve a extrema soberba de afirmar que se na Ditadura mataram mais de 30 mil pessoas, afirma que matar mais 70 ou 100 mil não fará diferença. Ameaça que os opositores serão banidos do Brasil e convoca sua militância para violência e o desmandos (Lembrando que a Força Nacional de Segurança está em prontidão máxima) , afirmando que os grupos de extermínios, que atuam contra não só a esquerda como aos pobres e moradores de rua, serão bem-vindos. O ódio está no ar. O ódio está impregnado em todas as suas entrevistas, assim como a de seu vice, um general que não esconde que a tortura existiu e voltará a existir. Essa é a minha preocupação. Vivemos numa democracia ainda jovem e inexperiente e o povo não se atém ao perigo que essa candidatura representa. A candidatura do autoritarismo e do ódio, que entre outras coisas advoga o fim dos direitos trabalhistas, muitos dos quais efetivados ainda nos anos 30 quando o Brasil passou 15 anos sob a mão de ferro do meu conterrâneo Getúlio Vargas, declaradamente fascista, inclusive com a implantação do Estado Novo (1937) que torturou e assassinou opositores tanto da direita como e principalmente da esquerda, sendo que o Partido Comunista foi a maior vítima. Preocupo-me principalmente com os jovens que não terão um futuro promissor.

      CONTINUA:

      Excluir
    2. É inegável que o Brasil passou nos 12 primeiros anos de Governo petista com a maior revolução a nível social, momento em que mais de 40 milhões de seres humanos deixaram de viver na linha de pobreza. Óbvio está e sabes bem que as elites, assim como fizeram no Chile e atualmente na Venezuela (com a ajuda sempre presente e nefasta dos americanos) lançam o povo ao desespero do desemprego e da fome para terem suas mordomias preservadas, mesmo que para isso a mentira e a maldade sejam o carro chefe dos que possuem a força do dinheiro. Cuba, a mais de 50 anos sofre com um bloqueio americano, nada entra e nada sai, querem os ianques fazer o que fizeram com o Haiti, que foi levado ao mais pobre país do mundo por conta de um bloqueio econômico que durou quase um século. Porém na visão americana tinham que ser punidos por levantarem-se contra um governo despótico cruel e escravagista branco. Há no Brasil uma inexplicável e sórdida visão do que é riqueza. Muitos pobres que alcançaram êxito, mesmo nos últimos anos, voltam-se contra os pobres, achando em suas mentes embotadas pelas mentiras advindas da grande imprensa que são ricos e como tal devem se portar. Muitos que sequer possuíam imóveis ou automóveis, mas que socialmente continuam pobres acham-se elite e são cooptados por essa mesma elite escravagista e insensível. Apesar de ter uma razoável aposentadoria que juntada com a de Sandrinha nos colocam numa posição confortável, automóvel zero, imóveis alugados, constantes viagens dentro e fora do Brasil, por uma questão de visão econômica, social e humana nos consideramos pobres, entretanto não é o que acontece com milhões de bobalhões que se sentem ricos e privilegiados. Nesses dois caminhos temos que escolher um, e nós escolhemos estar ao lado dos humildes e pobres trabalhadores que correm o risco de perderem férias remuneradas, 13º salário e repouso remunerado. Para teres uma ideia, o candidato da direita afirmou em entrevista que dos doze projetos que beneficiariam as empregadas domésticas ele votou contra todos. E diz mais: Mulher deve receber salários menores que os homens, pois produzem menos e o "patrão" corre o risco de ter que arcar com a licença maternidade. Tempos de ódio, violência e intolerância nos aguardam. Infelizmente.
      Alea jacta est!
      Quem viver ou sobreviver verá que a sorte que está sendo lançada pode ser azar.
      Com carinho e com o coração dilacerado pelo que pode acontecer despeço-me enviando cá “Do Sul é Meu País” um fraterno abraço e um beijo.

      Excluir
    3. ERRATA:
      Cuba "HÁ" mais de 50 anos e não a mais de 50 anos...
      Falha imperdoável.
      bjs.

      Excluir
    4. Olá, meu querido!

      Estás bem de saúde? E aí em casa? Por aqui, tudo como dantes, tudo normal, à exceção de uma frente polar, que assolou e está assolando Portugal Continental estando a temperatura máxima nos 15, 16ºg centígrados, o k é mto pouco pra essa época do ano, convenhamos, mas a natureza é que sabe e o universo tudo determina. Se a frente veio, foi pke ela era necessária. Há k equilibrar aquilo que a humanidade desequilibra.

      Te entendo tão meu, meu Pedrinho! Tu, de coração lavado e puro, querendo o melhor para o teu país, assim o julgas, e esse fogo cruzado, k já teve seu final, pelo menos nas urnas, aí te ralando. Agora, descontrai, pke Bolsonaro só tomará posse em Janeiro do próximo ano e o governo dele, talvez seja, me parece, a continuação do governo Temer com outros rostos. Os vices costumam ser piores k os Presidentes, mas vamos aguardar.

      Sei, historicamente, e não só do k as elites são capazes de fazer e k continuam fazendo em alg. países, mas um dia, tudo terá um fim, mas até lá as pessoas vão sofrendo, isso eu sei.

      Bolsonaro ganhou essas eleições, mas quase k tenho a certeza de k ele não vai fazer nada daquilo que disse e voltou a dizer em campanha eleitoral. O discurso dele da vitória foi o oposto ao anterior e só falou de liberdade, liberdade e mais liberdade. Achei estranho, mas, não sei o k vai na cabeça desse homem, em quem teria votado, se fosse brasileira, como já te disse. Gosto mto de ti, Pedro, e por isso contigo e pra ti, sempre jogo limpo, aliás, faço isso com toda a gente, embora estando longe de ser perfeita.

      Me mandaram uma conversa em OFF, um comentador/a meu/minha me perguntando qual era o segredo da nossa amizade, visto que tu e eu temos idades diferentes (fazes anos em março ou abril?), ideais políticos quase opostos, embora, e dizia a pessoa, que tu já me tinhas convencido a não acreditar k há um deus todo poderoso e bla bla bla. Lhe respondi, que há ente nós muito respeito e consideração um pelo outro e isso explica tudo.

      Beijinho e até já!

      Excluir
    5. Sei que tens uma vida satisfatória, tal como eu, com rendimentos extra e não precisamos de contar os tostões, felizmente, graças a vários fatores.

      Eu em 2006 recebi a herança de uma tia materna, casada, mas k não quis ter filhos, tal como eu, e ambos fizeram um testamento pra mim, ainda bem em vida, que após a morte de ambos, me permitiu comprar o apartamento onde vivia a PP (pronto pagamento), com mais uns tostões de meus amados pais me deram. Filha única ainda tem mais chances dessas, como calculas e sabes.

      Depois, vendi esse apartamento e comprei um maior já com garagem o piso menos 2 e na mesma cidade, mas numa zona mais recente, mais moderna. E mais uma vez, o dinheiro de meus pais e tia me ajudaram imenso.

      Não é só no Brasil, que essa estranha atitude de pobres, que se tornaram pessoas com posses, existe. Ela tb prolifera por aqui e lhes chamamos os novos ricos.

      Pobre esqueceu k foi pobre e em vez de ajudar quem foi como eles, faz o contrário, e se possível, os esmaga. Não dá pra entender. Mais, se aliam aos k sempre foram ricos, mas serão sempre pobres de espírito, pke lhes faltam as bases, que vêm do berço.

      Te peço, não ligues ao k Bolsonaro disse, pke ele não vai pôr nada disso em prática. Eu não sou mto de ter palpites, pressentimentos, mas sei k estamos em 2018, vivemos em comunidade, boa ou má, e sabes k a História nunca se repete nos mesmos moldes, tal como a água do rio de Heraclito. CRÊ, MEU QUERIDO AMIGO!

      Ah, não quero teu coração dilacerado. Tenho de "falar" com Sandrinha pra ela te mimar em doses duplas ou triplas-rs. E ela sabe mto bem como se "vira" um homem -rs.

      Beijos, muitos e um abraço enorme e de ♥.

      Excluir
    6. Olá Cielito.
      Mui me apraz teus comentários lúcidos e distantes das maldades comuns desta humanidade nenhum pouco humana. Vamos levando a vida nesta incerteza lançada nas urnas. Um fator inexplicável é que tivemos um número muito grande de abstenções o que propiciou a vitória desta direita raivosa, pois 29,31% de eleitores não compareceram as urnas. Com isto deram às costas para o futuro do país. Lamento. Assim como lamento que muitos de seus eleitores pertencem as classes por esse fascista discriminadas, o que eu não consigo entender, e isto é inegável pois estavam presentes sempre em seus comícios cheios de fanfarronices.
      Por outro lado, tão logo divulgado o resultado já iniciaram as agressões e mortes, coisa incentivada por esse Hitlerzinho cheio de ódio e maldade. Ontem um militante “dele”, em uma festa puxou o revólver e ameaçou várias pessoas aos gritos de “vou te matar”, porém um policial militar que estava neste evento tentou dissuadi-lo e teve a arma apontada, porém com rapidez sacou sua pistola e desferiu um certeiro tiro que o fez tombar mortalmente. E esta violência surge em todos os cantos do pais, como pichações como “Bandido bom é bandido morto”, “Pau nos Nordestinos”, “Matar um baiano por dia e ajudar o Brasil”, “Gay tem que morrer”, “Vamos metralhar os Petistas” e por aí se vai uma intensa campanha de violência.
      Posso estar enganado, mas tempos cruéis se aproximam.
      O ódio está em todas as redes sociais, com exibição de armas e ameaças aos negros, índios, homossexuais e opositores. Muitas prisões estão sendo feitas, porém não há como terminar com a barbárie hoje solta em todo o país. Continuam as provocações, ameaças e agressões. Isto tudo continua sendo incentivado. Agora um grupo militar está reivindicando metade dos ministérios, o que não é bom e tende a piorar. Bolsonaro não será a continuação do governo apático e corrupto de Temer, será pior, pois ele próprio (Há nas redes sociais um vídeo de uma entrevista que ele enfaticamente diz “durante a Ditadura nós matamos mais de 30 mil, matar mais 70 ou 100 não fará diferença”) é ele o incentivador desta barbárie, é o incentivador da tortura. No último dia, por uma declaração infeliz do “Mal Lavado”, mudei meu voto para o Governo do Estado, para o “Sujo”, mesmo, desculpe-me o termo, vomitando sobre a urna, sendo ele representante das elites de extrema direita, o que chamaria de voto útil, pois o outro em quem, sem opção, votaria, pois o dito em sua declaração mostrou-se falso, indigno e mentiroso, inclusive negando sua larga e ferrenha posição de esquerda. Simplesmente indigno de governar o meu Estado.

      CONTINUA:

      Excluir
    7. Segundo soube por notícias veiculadas em nossa imprensa que aí em teu Portugal, os brasileiros que foram ai morar fizeram ressurgir os edifícios com elevadores de serviço, ou seja, os pobres empregados não podem andar nos mesmo elevadores dos riquinhos afetados. O mesmo já acontecia nos nossos aviões, pois muitas senhoras ricas ou meras “classe média” ficavam enojadas de viajar em um avião com gente pobre. Quero aqui lembrar de uma notícia mui divulgada no Brasil que dizia que em um voo entre Nova Iorque e Lisboa, uma conterrânea tua, fez enorme escândalo em um avião, chamando o Comandante da aeronave e dizendo que não viajaria ao lado de um senhor jovem “negro” O Comandante sabiamente disse a senhora portuguesa que resolveria o “problema”. E em minutos voltou e informou a senhora racista que havia apenas uma espaçosa poltrona na primeira classe e assim ela não viajaria ao lado de um negro e convidando o senhor negro o levou para a primeira classe. Assim resolveu o problema para desespero da senhora racista. Foi aplaudidíssimo pelos passageiros e ela viajou mais calada e envergonhada do que guri mijado em porta de rancho.
      Quanto ao estrupício falar em liberdade, foi uma coisa mandada pela sua assessoria e teve que ler sua manifestação, pois se o deixar falar por ele, só diz bobagens.
      Quanto a conversa em OFF que te mandaram é surpreendentemente ridícula, pois somos civilizados e eu trato todos com urbanismo e educação o que para muitos é coisa desconhecida. Somos civilizados e até podemos ser adversários, mas não somos inimigos.
      Apesar de ser ateu e não viver pedindo nada a deus, todas as manhãs quando acordo, fico por algum tempo na cama e meus pensamentos flui a belíssima mensagem apache que diz – “Que o Sol te traga energia durante o dia. Que a Lua suavemente te restaure à noite. Que a Chuva lave todas as tuas preocupações. Que a brisa sopre novas forças em teu Ser. Que seja gentil teu caminhar pelo Mundo. E que conheças a beleza todos os dias de tua Vida. Isto dedico sistematicamente a todos. Todos!
      Diz Heráclito, por ti sabiamente citado: "Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras."
      Infelizmente Céu, há pessoas e pessoas, mas eu continuo o mesmo, simples, educado, afável que não vê estado social, cor, religião ou gênero. Sou um homem preocupado, principalmente com os pobres e como deves saber sou gentil com todos e não deixo de cumprimentar nem mesmo um simples varredor de ruas, invisível para a maioria, porém sei que ao cumprimentá-lo será este ato, talvez, o único alento que o infeliz terá naquele dia. Ontem mesmo, trajado a rigor, sapatos finos, belíssima gravata entrei na Padaria Santana e fiz a questão de cumprimentar e apertar a mão de todos os simples funcionários, para somente depois pedir o que eu queria levar e via em cada rosto o prazer e a alegria de serem reconhecidos como iguais. De serem visto e notados. Agora recontei meus dedos das mão, estão os dez em seus lugares, pois não perdi nenhum em apertar a mão de pessoas simples, porém honestas.
      Finalizando. Sandrinha e Monica são, mais do que eu. Acredito. Militantes ferrenhas e conscientes, bravas guerreiras que não baixam a cabeça para as injustiças sociais, dignas e laboriosas.
      Com um carinhoso beijo encerro aqui, porém espero que milhares de outros momentos tenhamos para, civilizadamente como tem sido nossa amizade, continuar nesses encontros para mim tão maravilhosos e que os equivocados não confundam pensamento ideológicos opostos com ódio. Mil beijos.


      Excluir
    8. Olá, Pedrito, querido!

      Espero k estejas bem e feliz e k o tempo atmosférico esteja satisfatório. Aqui, frio e chuva, mas estamos no outono e nada a fazer.

      Há sempre mtas abstenções, qdo as pessoas não sabem bem em quem votar ou não se interessam por política, embora posteriormente passem a vida reclamando. Aqui, se passa exatamente o mesmo.

      Lamento, que já estejam acontecendo agressões pontuais. O Brasil é uma democracia e Bolsonaro só toma posse dia 01 de janeiro de 2019. Há k haver discernimento e bom senso. Pode ser k as coisas serenem, tenho esperança.

      Não tem o dom da palavra, não, e a dicção dele é péssima, tens toda a razão. Ele diz mta coisa, k atemoriza toda a gente, mas duvido k ponha em prática. Trump tanto falou do muro do México e k iria ser pago pelos mexicanos e até agora não fez nem bem, nem mal. Se diz, k cão k ladra, não morde, como sabes. Aguardemos!

      Fizeste mto bem em ter mudado teu voto. Não é aquela pessoa k queremos, mas é um mal menor.

      Essa notícia dos elevadores, aqui, nunca ouvi falar, mas sei k em há pessoas que não entram em elevadores, qdo vai lá alguém k não lhes agrada por um motivo qualquer. Há uma certa seletividade em elevadores sim, aliás no prédio onde moro, isso se verifica, embora as pessoas sejam de classe média-alta, mas a médica do 7º piso, por exemplo, sei k vai sempre num dos elevadores com o marido e os 2 filhos, portanto, o elevador está quase cheio e ninguém entra, pke ela é a Sra. Dra. -rs.

      Também ouvi na televisão essa da passageira portuguesa não querer viajar com um jovem negro ao lado, pke, segundo ela dizia, ele cheirava mal. Não sei se há veracidade ou não nessa afirmação. Olha, bom pra ele, k foi para a 1ª classe.

      Não ligo a conversas em OFF, mas gosto de publicamente falar em teu blog sobre aquilo, que acontece, pke tu e eu somos pessoas civilizadas e amigas e não temos nada a recear, nem a esconder.

      Já passei para uma folha essa maravilhosa mensagem apache, que já estou dizendo todos os dias de manhã. Acho bela e pura.

      Sei k és uma pessoa mto bem formada, humanamente, e para ti toda a gente te merece respeito e consideração, pke toda a gente é pessoa, frase k escutei de um sociólogo. Tôu te imaginado na padaria com tua natural simpatia. Todos devem gostar mto de ti.

      Nossa amizade e troca de impressões irá continuar, pke ambos o queremos y digam lo k digam los demas.

      Beijos, mil, e um enorme abraço, meu querido!

      BOM DOMINGO!

      Excluir
    9. Olá Cielito amada.
      Hoje amanheceu um dia fresquinho, com uma leve brisa que sopra constante em minha janela, e para completar ouço os cantos de sabiás-laranjeira que gorjeiam bem perto.
      Infelizmente é assim, o povo não se interessa por política e dá de ombros. O resultado poderia ser outro se todos comparecessem às urnas. Fazer o quê?
      Estamos já voltando aos horrores da Ditadura, tenho um vídeo que aparece uma assembleia de professores que foi abruptamente interrompida por policiais civis aos gritos de “Viva Pinochet” ameaçando de morte os educadores dizendo mais “Se Pinochet matou milhares nos vamos matar outros tantos, cuidem-se seus perigosos comunistas”. Havia nessa assembleia vários professores de todos os matizes políticos. Coisa brutal e sem sentido. Precisaram terminar com a reunião, pois as coisas tomaram um rumo incerto e perigoso. Por outro lado as redes sociais estão cheias de ameaças de agressões e mortes. Fico apreensivo, pois um dos indicados pelo candidato eleito é um conhecido corrupto que está em prisão aberta e usando tornoseleira eletrônica, ou seja, seria ministro durante o dia e à noite passaria na prisão. A pressão dos próprios correligionários foi tão grande que ele, o Coiso, desistiu de tal nomeação.
      Mudei meu voto no último instante, visto que o “Mal Lavado”, atual Governador do Estado deu uma infeliz entrevista e está penalizando o funcionalismo Estadual. Já o “Sujo” foi prefeito de minha cidade natal, mas também não é confiável. Um neoliberal pró-elites.
      Aqui no Brasil há muito tempo havia acabado os tais elevadores de serviço, porém essa notícia soube pelas redes sociais. Moro em um prédio que há diferentes famílias, inclusive dois militares, uma militar da Aeronáutica e um do Exército e não há essa nociva separação. Nossa “secretária” que faz faxina no apartamento uma vez por semana usa o mesmo elevador em que estão os doutorzinhos. Ainda não há problemas, mas como dizia o nosso sempre lembrado cantor Cazuza – “A burguesia fede”.
      Quanto a passageira racista não querer viajar ao lado de um negro é puro e vergonhoso racismo. Lá para a metade deste mês estarei se possível, viajando para Pelotas com a única intenção de Visita Teresa, uma verdadeira irmã negra e seu filho Maurício, que moram em nossos corações. Tereza, cujo nome é Santa Teresa é uma pessoa sem igual que cuidou por anos a fio, voluntariamente de minha saudosa Tia Maria Rafaela e nutro por ela, o filho e a nora, também negra, um amor incondicional, ao passo de trocarmos telefonemas semanais para saber um do outro.
      Podemos sim falar em OFF, desde quer seja como até agora fizemos. Assuntos nossos, pessoais podemos e muitas vezes queremos o sigilo, porém aqueles que usam deste artifício de forma maldosa, delete-se. Sigo intransigentemente as Três Peneiras da verdade. Assim evito ser arrolado em conversas.
      Quanto a mensagem apache eu acho linda, pura, gentil e em nenhum momento usa a palavra deus, santos ou qualquer outra coisa. É bela e todas as manhãs ao acordar, fecho meus olhos e ela flui maravilhosa em meus pensamentos.
      Quanto ao caso da Padaria Santana, sou assim em todos os lugares mesmo no mega, imenso, hiper grande Supermercado Bourbon Canoas que é a maior loja do gênero no meu Estado, fiambreria, padaria, rotisseria, açougue, seção de hortifrutigranjeiros, a todos trato com carinho, respeito e pelo nome de cada um. Correm para me atender e sempre com sorrisos largos. Assim foi meu pai, um homem de pavio curto e sempre com seu revólver na cintura, porém era extremamente afável e educado. Que com seu sorriso cativava a todos, principalmente o “mulherio”. Voltando à Padaria Santana. Há uma funcionária de nome Benita, que trabalha em um local fechado fazendo as maravilhosas coisas que serão vendidas na dita padaria, ela é haitiana, portanto negra, que pouco fala o português e quando lá vou, ainda da porta falo bem alto: “Benita mon amour, je suis ici pour vous voir ». Apesar de meu francês estar aos frangalhos ela me entende e conversamos alegremente para a surpresa dos clientes que não entendem nadica de nada.
      CONTINUA

      Excluir
    10. Quanto aos nossos conceitos ideológicos podem ser antagônico, porém isso não representa inimizade. O afeto, o carinho, a educação podem e devem conviver acima de tudo, pois no fundo o que queremos é a justiça social, a educação e a saúde para todos, independentemente de posição social, crenças ou ideologias. Gente civilizada se diferencia pelos seus atos. Os outros pensem como quiserem pensar, desses tenho muita pena. Não ao ódio.
      Mas sou um sonhador como o pequenino grão de areia e sei que de nossa amizade podem surgir novas ideias e novos conceitos, ou seja « Nasce a Luz »
      Um pequenino grão de areia,
      Que era um eterno sonhador.
      Olhando o céu viu uma estrela,
      E imaginou coisas de amor.
      Passaram anos, muitos anos,
      Ela no céu e ele no mar.
      Dizem que nunca o pobrezinho,
      Pode com ela se encontrar.
      Se houve ou se não houve
      Alguma coisa entre eles dois,
      Ninguém soube até hoje explicar.
      O que é verdade
      É que depois, muito depois,
      Apareceu a estrela do mar.

      (P. Soledade e M. Pinto).

      Beijão.

      Excluir
  2. Olá entendo bem quando falas nessa religiosidade cega e o pior
    que se comete todo o tipo de barbárie em nome do que alguns chamam de Deus; digo isso porque dependendo do país muda muito o significado. enfim...

    Estava lendo um artigo em alemão k, onde os jornais da época junto com seus meios de comunicação falavam que quando Hitler assumiu eles diziam para ter calma pois existiam leis e uma constituição que os protegiam.
    Final da história: deu no que deu.
    Não vivi essa época da ditadura mas elas deixaram marcas profundas em minha familia só de ouvir algumas palavras de ordem proferidas aqui e ali vejo a reação dos mais velhos eles se calam e o olhar fica longe. Será que a maioria pensa que foi mentira? ou esses casos bobos de novela?
    O que mais me entristece e de certa forma entro em pânico é o tipo de pessoas que estão a nossa volta; e o tipo de conhecimento raso que essa juventude tem. Será que o queimem e apedrejem vai voltar?
    É tanta gente dizendo bobagem que a gente fica até sem ar...
    O que mais me tira do sério é ver pessoas de outros países dando pitaco em um conhecimento raso, tem Brasileiro que mora fora que desconhece o Brasil e aí tem muita gente que acha que conhece o Brasil da boca dos outros o que é pior; mas tudo bem cada um fala o que quer... afinal democracia também é isso. Meu pai dizia que cada país tem o presidente que mereçe k. O nosso caso é pior vivemos uma nova era que tudo passa pelas redes sociais k. É a rede social que manda agora k. Inteligentes são os criadores dessas redes sociais mas estou começando a achar que isso faz essas redes no caso um baita desserviço pra que as pessoas vão ler livros buscar conhecimento se tem a rede social?
    A maioria, penso eu que só quer ver o circo pegar fogo; mas não sabem com o que estão lidando. O Brasil só vai aprender com muita dor... só pode. (desculpa pela desabafo)...

    Boa entrada de mês de novembro para ti e para os teus.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janicce, amada amiga.
      Sempre nutri por ti um grande respeito e esse respeito duplica-se ao ler o teu tão bem embasado comentário. Digo isto porque fui militar do Exército em plena Ditadura, mesmo não compactuando com o regime via a coisa degringolar a cada dia. Sou testemunha ocular deste período e contrariado mantinha-me neutro neste assunto, porém posso dizer que com muita dó era escalado para dar banho de sol em torturados. O fazia com tristeza ao ver homens, seres humanos, vilmente agredidos, marcados pela barbárie. Esse tempo parece estar novamente entre nós. Muitos colegas apresentavam-se espontaneamente para as seções de tortura e eu sempre me mantive afastado desse barbarismo. Vi dentro do regimento em que sérvia o velho, competente e extremamente humano Médico Dr. Vicente Real, de pés descalços vestindo apenas um fino pijama em noites e dias frios, dentro de uma masmorra de gélido piso de cimento, por ser ele contrário a barbárie. Soube de casos comparados aos campos de horrores nazistas. Infelizmente, como dizes, “o queimem e apedrejem” já está ocorrendo em várias cidades do Brasil, com agressões generalizadas a opositores, homossexuais, índios e negros. Lembrando que tão logo saiu o resultado do pleito uma aldeia indígena em Dourados foi atacada por partidários do ódio a tiros e bombas incendiárias de fabricação caseira. A direita raivosa já estava pronta para o confronto a índios pobres e pacíficos. Parece que o povo não vê.
      Preocupa-me a queima de livros, a censura e o ódio. Porém a direita odiosa e raivosa anda armada em plena luz do dia e mostram nas redes sociais como estão se preparando para calar qualquer oposição a esse pústula que foi eleito.
      E bom lembrar que sempre a direita apelou para a violência e a mentira para ter suas mordomias asseguradas. Se é que não estão.
      Não costumo imiscuir-me nos assuntos internos de nenhum país, nem mesmo do meu amado Uruguai, minha segunda pátria do coração e sei que se precisar dela serei recebido de braço abertos.
      Por outro lado, sempre digo, quem muito fala em deus é quem muito deve, mas as religiões, com exceção das animistas, como a Umbanda, pregam o ódio e a violência e hoje assistimos em outros países a agressão e morte de judeus. O quê poderemos esperar para o Brasil?
      Igrejas imiscuindo-se até na vida privada dos cidadãos. Como devem se comportar como devem se vestir e obrigatoriamente crer em um ser imaginário e malévolo.
      Muitas escolas no Brasil já estão sendo pressionadas para vigiarem seus professores e denunciá-los aos moldes do que acontecia na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler.
      Caminhamos céleres para uma época de xenofobia, ódio, racismo, misoginia e ditadura.
      As redes sociais estão inundadas de ameaças e ódio.
      O que mais me deixa magoado é que o “odioso” foi eleito com minoria de votos, pois dos votos válidos ficou apenas com 39,24%, sabendo-se que 29,31% deixaram de votar. É o caos instalado na Pátria.
      Até quando?
      Caríssima amiga, que bons ventos soprem nesta terra.
      Um fraterno abraço e esperança.

      Excluir
    2. ERRATA:
      Muito apresentavam-se para as "SESSÕES" de tortura...
      Confundi ao escrever com Seção (departamento) (S2) que era responsável pelas barbáries.

      Excluir
  3. Olá, eu, de novo!

    Li teu post, assim de um trago largo, de uma vez só e fiquei apaixonada pelo gato Óscar -rs. Adoro gatos, mas abelha, não. Tenho medo-rs.

    Incrível é o pressentimento dos animais na aproximação de uma catástrofe, de algo não esperado ou mesmo de um óbito.

    Meu avó João tinha um cão e sempre k na estrada vinha alguém, k não era familiar à casa, ela corria pelo quintal e se punha em jeito de ataque junto à porta de acesso ao quintal.

    Acredito, plenamente, no poder do pressentimento de todos os animais, os ditos irracionais, como tu bem o dizes, mas mais racionais, que nós, sabendo o k fazer para se afastarem dos perigos, que estão chegando.

    Evidente k isso na Idade Média e ainda agora é visto como algo diabólico ou coisa do género. Que estupidez! Então e a aperfeiçoada perceção desses animais? E a racionalidade deles?

    Espero com alguma ansiedade, que o cérebro humano comece a usar mais as suas faculdades e k daqui a poucos anos, tenhamos uma sociedade construída na base da razão e não da crendice.

    Beijos, abraços e tudo de bom para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci: a sabedoria os índios é algo, k eu desconhecia e fiquei boquiaberta, tal como Villas Lobo, qdo a afirmação do velho índio correspondeu exatamente á verdade. O menino vem dali. Incrível! Qto poder tem nossa mente!

    Bisous, chèri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tu de novo. Não imaginas o prazer em receber teus comentários.
      Beijos.
      Oscar, conforme saiu na imprensa ou Óscar é simplesmente a síntese desses adoráveis bichanos. Adoro e compreendo os gatos e eles me compreendem, pois está na maneira de olhar que passamos aos bichinhos os nossos sentimento e intenções. Jamais olhe fixamente a um gato, pois isto é um mau sinal, devemos ao encontrá-los desviar o olhar, submisso ou fechar os olhos rapidamente em sua presença, isto diz a eles que não somos agressivos.
      Certa manhã caminhava por uma rua e um gato pulou um muro e caiu na calçada, ao me ver o bichinho ficou em posição de guarda e apavorado. Parei, fechei os olhos e suavemente virei a cabeça para o lado. O gato deitou-se ao lado do muro e eu passei e ali ficou ele confiante. Psicologia felina.
      Certa feita estava eu mui adoentado e um gatinho desconhecido, bolinha de pelos, entrou em meu quarto e serenamente deitou-se ao meu lado e ali permaneceu enquanto eu amargava maus momentos. Nunca mais saiu de minha casa, até sua prematura morte.
      Os gatos veem o que os homens não veem, os gatos tem um sentido apurado e preveem fatos e até doenças.
      A irracionalidade, hoje muito estudada chegou a um patamar fantástico que contradiz o filósofo francês René Descartes. Ele dizia: “Penso, logo existo”, mas hoje muitos cientistas dizem: “Existo, logo penso”.
      Quer seja um homem, uma baleia, um cavalo ou um mosquito, existem, logo pensam. O pensamento pode ter ínfimas definições e tamanhos, porém todos, de uma maneira ou outra pensam, sentem dor, tem sentimentos.
      Por que não sou picado pelas abelhas que costumam me visitar. Não as faço mal. Alimento-as e meus pensamentos são puros e amigáveis com elas. Posso estar enganado, mas nosso pensamento quando puro a amistoso é compreendido, não sei como. Pássaros como o Sabiá, joão-de-barro, pomba-rola, costumam acercarem-se de mim quando passo pelas belas ruas arborizadas ao entorno de onde moro. Parecem estar confiantes, e caminham muitas vezes ao meu lado. Mas isto não acontece com a maioria das pessoas, pois me parece entender o que estamos pensando.
      Leio e vejo muitos documentários de animais que procuram a ajuda humana para ter seus problemas resolvidos, como golfinhos, baleias e lobos-do-mar, que se aproximam de barcos e mergulhadores para serem soltos de redes de peca ou anzóis. Um admirável mundo que está sendo levado ao extermínio pela ganância humana.
      Quanto aos índios, lembrando que 90% da população pré-colombiana foi extinta pelos brancos, são eles fascinantes. Do estremo Sul da Patagônia ao extremo Norte do Canadá, sua sabedoria era impressionante e continua sendo. O que seria o mundo se não fossem massacrados pelos cristãos brancos. Um admirável mundo novo, parafraseando Aldous Huxley.
      Havia e há entre eles uma simbiose com a natureza, coisa de deixar cientistas boquiabertos, inclusive índias que há milhares de anos usam ervas contraceptivas.
      Premonições e respeito a todos os seres. Isto é o que falta a esse ser daninho e perverso que é o homem desde tempos antigos e principalmente os atuais, imediatistas e gananciosos.
      Vivemos num mesmo e único organismo e na falta de alguns os outros perecerão. Grande preocupação de alguns estados americanos do vale do Mississipi, pois as abelhas estão desaparecendo e sem elas o mundo morreria de fome em pouco tempo.
      Infelizmente há na bíblia uma passagem que diz – “E deus criou o homem para reinar sobre os animais”. Pretensão, soberba, burrice ou maldade?
      Meu amor, que a paz e a saúde estejam contigo.
      Mil beijos.

      Excluir
    2. Oi, continuamos juntos!

      Gostamos de dar e receber e esse é o segredo da nosso afeto.

      Não sabia tantas coisas dos gatos. Contas tudo com tanto carinho! OBRIGADA!

      Os animais, melhor k nós, até, conhecem quem lhes quer bem ou não.
      Estou gostando tanta da civilização e cultura dos índios. Qta sabedoria!

      A citação bíblica, que não conhecia, me parece uma aberração, visto que ele, deus, criou todos os animais, racionais e irracionais, e não deveria haver superioridade de uns sobre os outros. Tudo inventado e deturpado.

      Estou "morrendo" de sono, mas não queria deixar de "falar" contigo essa noite, aqui, já é domingo, pois é quase uma e meia da manhã, pke tinha imensas saudades tuas e precisava de trocar impressões contigo. O tempo é escasso e tenho de aproveitar a noite.

      Bisous, gros bisous, mon chèri. Je t' embrasse, comme toujours.

      Excluir
    3. Pedrito,

      Não sei se já te disse: tenho novo post e vídeo, k sei k vais adorar. Fico te esperando, ansiosamente.

      Beijos? Muitos.

      Excluir
    4. Ceuzinha, mi amor.
      Ontem Monica esteve aqui e por cá ficou até às 23 horas, quando saiu eu estava em teu blogue ouvindo, com um certo saudosismo, o cantor Paul Anka, dei uma passada de olhos em teu blogue e deixei para hoje, lê-lo com atenção, pois o sono me pegava. Acompanho esse extraordinário cantor canadense desde os anos 60, mais precisamente 1962, quando morando em General Câmara (RS) ainda um menino de 16 anos era motivo de muitas conversas com as meninas da pequena cidade, onde meu pai servia no Arsenal de Guerra, que entre outras funções foi o Prefeito da Vila Militar. Certa tarde desse ano passando em frente a Casa do Major Danilo, encontrei sua belíssima filha Ada Maria e com ela o assunto foi Paul Anka que já fazia sucesso. Bons tempos e boas recordações que guardo claras e presentes em minhas memórias de um tempo puro e belo. Voltarei ainda hoje ao teu espaço para deixar um comentário.
      Beijos.

      Excluir
    5. Olá amiga.
      Respondendo o comentário acima “Oi, continuamos juntos!”
      Claro que sim, junto e unidos pela humanidade.
      Tenho um grande amor pelos gatos, meus preferidos junto com os pássaros e as abelhas. Porém os gatos são ímpares e tem um “sexto” sentido apurado. E é por este sentido que eu os trato com tanto carinho. São bichinhos maravilhosos.
      A diferença entre os gatos e os cachorros é marcante, ao ponto de dizerem:
      O cachorro olha para o dono e pensa:
      - Esse ser me dá casa, comida, água, carinho e brinca comigo.
      - Então ele é deus!
      Já o gato pensa, olhando para o dono.
      - Esse ser me dá casa, comida, água, carinho e brinca comigo.
      - Então “EU” sou deus!
      RSRSRSRS!!!!
      A sabedoria dos índios é uma coisa impressionante, preveem chuvas, secas e fatos. Tratam as crianças com muito amor e carinho:
      Outra máxima de Villas Boas.
      Estava ele em uma aldeia e sentou-se ao lado de uma velha índia:
      Ela fazia chaleirinhas de barro, com bico, alça e tampa.
      Uma menininha de seus três aninhos, como a velha índia, nua e sentada em uma esteira, cada vez que a anciã terminava de fazer a chaleira, ela com um pedaço de pau amaçava a chaleirinha.
      E novamente a velha senhora fazia outra, que era imediatamente amassada pela menininha.
      Villas Boas então disse para a velha índia.
      - Se a menina vai amassar a chaleirinha, porque a senhora faz com o bico, alça e tampa?
      A velha senhora olhou passivamente para Villas Boas e disse:
      - Ela que amassar a chaleirinha e sem bico, tampa e alça não é uma chaleirinha.
      Índios para falarem com uma criança acocoram-se, pois assim ficarão na mesma altura do petiz e não falarão em superioridade.
      Um velho índio de seus oitenta anos, levantou-se com dificuldade e foi até a beira do rio, encheu a cabaça d’água e bebeu.
      Villas Boas perguntou ao ancião:
      - Por que o senhor não mandou uma criança buscar a água?
      O velho senhor, surpreso, respondeu:
      - Eu não sei se a criança ia querer buscar a água para mim.
      Na bíblia há muitas citações que são verdadeiras bobagens, estúpidas e mal formuladas. É o livro recordista em contradições e maldades.
      Como tu, terei de ser breve, pois meu filho Fábio acabou de telefonar e com a esposa está vindo aqui para casa para sairmos e almoçarmos em algum restaurante. Beijos, beijos.
      Vou-me, mas voltaremos aos nossos assuntos que me dá imenso prazer.
      Mais beijinhos.

      Excluir
  5. Pedro, o teu post sobre o Soldado eu já li. Fantástico!
    Olhe, eu penso como você e acho que já disse isso. As premonições nada tem de espiritualidade, religiosidade. Mas é muito difícil para as pessoas entenderem, porque eu acho que 'no pé' que tudo isso está se desenvolvendo, com pessoas usando este tema para ganhar dinheiro, poder, etc... primeiro é preciso uma desconstrução para limpar toda uma farsa patética. E eu começo pelo Kardecismo, aqui no Brasil tão difundido e tão fantasioso.
    Esta questão de tocar o telefone, de encontrar pessoas, comigo também acontece. É um post bastante interessante e lúcido. Parabéns Pedro!
    Sobre o Barolo, se um dia puderes ir, creio que vais gostar do passeio. O melhor, é o farol, sem qualquer dúvida.
    Um abraço a todos vocês, beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maria, Dom Luiz e amada Marianinha, que, apesar de não conhecê-la aprendemos a amá-la como se da família fosse. Abraços e beijos a todos, com muito carinho e respeito.
      Premonição são para muitos uma coisa "demoníaca" porém aprendi desde pequeno a conviver com esse fenômeno ainda não conhecido plenamente. Eu, mesmo quando menino os via até com graça e fui aprendendo com o tempo que se trata de um fenômeno fantástico que muitos, honestamente, possuem. Durante minha vida aprendi a lidar com eles como um dom natural é, para mim ateu, um motivo para debruçar-me sobre leituras e artigos que dele tratam. Óbvio está que aqueles que usam desta fenômeno para auferir lucros são na verdade embusteiros, coisa que jamais passou pela minha ideia, pois os vejo com naturalidade e como diz o provérbio, não dou morto como testemunha. Quando morava no Mato Grosso do Sul, meus vendedores foram testemunhas e sabiam bem que quando lhes falava em algum fato há ocorre eles já ficavam preparados, pois sabiam que meus relatos eram verdadeiros e cuidavam-se pois os havia prevenido com antecedência de dias, semanas ou meses. Vejo no espiritismo uma, não diria farsa, porém uma coisa não entendida pela maioria, a começar pela figura chamada Jesus, uma grande farsa que perpassa o tempo. Porém sigo com honestidade e equilíbrio esses presságios, pois sei que dentro da razão e da lucidez muito temos que aprender. Passaria horas a fio relatando todos os episódios comigo acontecidos, porém sempre os vi com os olhos da razão, sem religiosidade ou desequilíbrios mentais. Uma coisa interessante que corriqueiramente comigo acontece é ao conhecer uma pessoa vejo muitas vezes o seu futuro, como o caso dos cantores Leandro e Leonardo. Sempre que assistia essa sensacional dupla de cantores dizia ao meus que não via o futuro de Leonardo, pois uma mácula indelével via em sua figura, até bonita. Os meus, sabendo de minhas premonições perguntavam o que eu via e eu dentro de minha honradez e simplicidade dizia: - Ele morrerá em breve. E assim foi. Há um caso investigado pela polícia do Rio de Janeiro envolvendo uma moça, irmã de um conhecido atleta brasileiro que desapareceu sem deixar vestígios. Quando da primeira notícia sobre o desaparecimento da menina Monica e eu,olhamo-nos e ao mesmo tempo dissemos: - Ela morreu numa clínica de aborto. Pois Monica também tem essas visões. A polícia investigou e investigou e não chegou a nenhuma conclusão, porém com quase certeza foi isto o que aconteceu.
      Quanto ao Barolo, já está em nossa lista de coisas que pretendemos visitar em Buenos Aires, Sandrinha não chegará ao farol, mas eu lá estarei.
      Abraços a todos e um semana produtiva, feliz e cheia de alegria e saúde.

      Excluir
    2. ERRATA: Substituir "desta fenômeno", por "deste fenômeno".
      Substituir " há ocorre" por "há ocorrer".

      Falha nossa.
      Abraços.

      Excluir
    3. Obrigado Pedro e Sandrinha, pelo carinho com a nossa Marianinha. Ela finalmente cortou o cabelinho. Escolheu o corte, usa franjinha e toda falante, uma alegria e doçura.

      As tuas histórias sobre perceber, compreender os fatos futuros, quando conhece uma pessoa, até a distância, como no caso da famosa dupla sertaneja ou da irmã desaparecida, eu posso entender perfeitamente a tua conclusão e convivência de maneira natural, sem sensacionalismos. No âmbito da ciência, vejo que você estuda e entende o assunto com os pés no chão.
      Minha família (paterna e materna) é católica não praticante, frequentadora do Kardecismo (muitos agora nem tão praticantes, mas muito simpatizantes). Cresci com minha nonna recebendo padres aos domingos para os almoços regados a macarrão feito em casa, porpetas, bracholas, etc. Ela, a nonna, cheia de razão, discutia espiritismo com o padre, sempre foram bons amigos, nunca houve alguma tensão na conversa. Mas veja, qual padreco louco perderia a vaga no almoço dominical da nonna, comida italiana, pão no forno a lenha e regado a vinho? E a sobremesa, café da tarde com bolo? Nenhum! Concordava o padreco barrigudo com a nonna, com boca cheia, nem piscava.

      Em casa da nonna, às terças-feiras, era a noite da 'mesa branca'. Sabe o que é mesa branca? A sessão espírita em casa, para acessar o mundo dos espíritos, receber ajuda e ajudar aos menos evoluídos. E assim, a família se formou, como a maioria dos brasileiros, naquela época (hoje a maioria é evangélica, você bem sabe Pedro): católicos, mas espíritas ou católico-kardecista, sei lá. Participantes das reuniões nos Centros Espíritas, trabalhos voluntários, mas quando se casam, casam na Igreja Católica, com o padre abençoando e bouquet pelos ares.
      Eu cresci assim, provando dois sabores. Depois provei outros e tive experimentações. Hoje sou simpatizante do budismo, sem grandes histórias, mas sou meditante, desde 2011. Meditação é ciência, não é religião.
      Jesus, ahhhh sim, seria uma criação dos pontífices católicos dos primórdios? A virgem Maria foi copiada da Deusa dos Pagãos; o canto gregoriano, pesquisas apontam como cópia dos cantos dos Druidas; Jesus: um plágio! Zeitgeist (documentário) explica muito bem. E saindo do âmbito das religiões, estudando os costumes, moral, economia, etc, dos tempos passados, já sabemos que os amores maternal e romântico foram criados, não nascidos com a humanidade, portanto muitas mães consideradas pecadoras, não são! Em nenhuma época! Nunca! Mas o povo, manipulado, julga e condena. Já sabemos que os estímulos para a formação da família, como sagrada, indissolúvel, com sacrifícios, tem como fim retornos altamente econômicos, porque uma família inteira consome na sociedade, e muito! Grande ilusão essa que vivemos, é o caso de um edifício inteiro, ser despencado, implodido! Me entende? Claro que sim! Eu sei que me entende!

      Quando você subir no farol do Barolo, tira fotos. Faz uma postagem, pra gente ver. Eu vou mostrar para o Don Luiz.

      Um abração da Sampa concretada, mas ainda com alamedas e árvores, com orquídeas a enfeitar. Beijo carinhoso para a Sandrinha.

      Excluir
    4. Maria Glória, Dom Luiz e Marianinha.
      Privilégio redobrado cada vez que encontro teus sábios e carinhosos comentários.
      Há minutos conversava com Sandrinha, enquanto fazíamos a “ceia”, (fica bonito dizer ceia) sendo que a minha foi um monumental “xis”, com galinha, ovo e muçarela, muita muçarela, bem prensado. Uma delícia, e nesse nosso papo entrou a conversa sobre os tempos de escola e passamos a relembrar os bons momentos. Sempre nutri pelos meus alunos um carinho especial, ao ponto de em uma escola a qual lecionei por seis anos o Diretor não entender como que com outros professores havia sempre problemas disciplinares, enquanto, palavras dele - nas aulas do Prof. Pedro é um silêncios e atenção exemplar.
      Isto eu carrego sempre em meu coração, pois a educação é e sempre será a mola mestre da sociedade. Até hoje, meus ex-alunos continuam a me procurar e me ouvir, pois sempre os tratei como filhos. Tanto Sandrinha quanto eu amamos essas crianças, hoje homens e mulheres reconhecidos pelo nosso trabalho.
      Marianinha está longe fisicamente, porém está em uma gavetinha de nossos corações. Deve ter ficado linda de cabelinhos cortados a sua vontade e franjinha. Beijinhos.
      Perceber o futuro com clareza e exatidão é uma coisa que devemos ter sem alardes e, como dizes bem, sem sensacionalismo. Muitos atores, políticos e pessoas comuns aos vê-los costumo dizer, quando a morte se aproxima que vejo uma sombra e falo para os meus e em dias ou semanas o fato previsto ocorre. Trabalhei com um engenheiro, cuja esposa que eu não a conhecia estava grávida. Em uma tarde conversando com ele vi sua imagem apagar. Naquele mesmo dia meu sogro, Dom Mário Ariel, já que trabalhávamos juntos, falou da alegria de tal engenheiro e eu disse a Dom Mário, esse filho não virá. Meu sogro, como se recebesse um soco perguntou, por quê? E eu disse que a criança não sobreviveria ao parto. Uma semana se passou e o menininho veio ao mundo sem vida.
      Essas coisas guardo em minha memória e não faço alardes, entretanto as estudo muito, busco informações ao ponto de, mesmo não crendo, assistir não só sessões espíritas como vou seguidamente a umbanda, assistir todos aqueles rituais e cada vez mais me afasto da crença em um deus ou deuses. Por esse motivo também, costumo quando em vez ir ao templo Budista em Três Coroas, na Serra Gaúcha, pois são as seitas que mais vejo o primitivo e aprendo, muitas das quais sem deus, porém sempre voltado para a razão. No Templo Budista encontramos a paz e nele meditamos muito e nessas meditações vejo que o poder está em cada um de nós e sempre contesto a onisciência de deus, digo e repito - Quem muito reza é quem muito deve. Temos que ter a paz em nós, temos que ter o amor em nós, assim se todos tivessem o mundo seria outro, mas o que vemos é a maldade exacerbada.

      CONTINUA.
      CONTINUA

      Excluir
    5. Para teres uma ideia da maldade humana, temos uma “secretária” que todas as semanas faz a faxina aqui em casa e a tratamos com respeito e carinho, ajudando sempre que possível. Ela hoje me contou que em outra casa que ela trabalha, casa de pessoas abastadas, que vivem viajando para o exterior, a filha da “patroa” que está com câncer de mama disse a ela que câncer deveria dar só em pobres. Aí mais uma vez me veio à contestação da onisciência deste deus. (nem vou me estender, pois discorrer sobre assunto tomaria todo o teu tempo). Como pode uma pessoa assim pensar. Portanto dentro da minha não crença, dentro da lógica e da razão vejo que os males que nos circundam são efeitos desses pensamentos ambíguos e até perversos
      Tenho um amigo, ex-padre, ou, padre casado, cujo filho mais velho chama-se Aurélio em minha homenagem. E desde o tempo em que ele estava no seminário e eu no Exército, conversamos sobre este assunto e nunca, por conta de ideias contraditórias discutimos. Uma amizade de quase sessenta anos. Ele mesmo, sabendo de minha não crença, muito me respeita e admira. Uma coisa recíproca, ao ponto dele ter mandado para o Papa Francisco um trabalho meu, pois esse Papa eu respeito, os outros são apenas outros.
      Quanto ao Zeitgeist, já o assisti várias vezes e completo dizendo, Deus te condena a uma danação eterna, tu sofrerás todo o tipo de dor e castigos, “mas ele te ama”. Ah se não amasse! Kkkkkk!
      Amados amigos de Sampa, Maria, Dom Luiz e Marianinha, que a paz esteja sempre presente e um beijinho especial na menininha linda de "cabelinho cortado".
      Sandrinha agradece e retribui o carinho a ela dispensado.
      Beijinhos.

      Excluir
    6. Pedro, sabe que durante o dia eu como pouco, mas no jantar, tenho o hábito de comer bem, se possível, um copo de vinho também. Agora este teu "xis" é comida do Olimpo, creia :)

      Mais uma vez, obrigado pelo carinho com a nossa Marianinha.
      Ontem, tentei falar com ela, pelo celular, via câmera, mais não consegui, estava com a mamãe, que dirigia. Hoje tentarei novamente!

      A Umbanda é, na minha opinião, a única religião brasileira. Nasceu aqui, isso ninguém pode negar. Conheço e já estive em centros de umbanda, assim como de candomblé, que também conheci e neste último, tive experimentações. Mas as minhas flores exalam mais perfume no Budismo, porém, tenho mais identificação no Zen. Nas tradições onde a crença da reencarnação é mais forte, como por exemplo, no budismo tibetano, não me aprofundei/interessei, pelo menos, ainda. Gosto do Zen, porque não há um deus ou deuses e isso me agrada muito, além de outros pontos, que em outra oportunidade podemos falar.

      Sobre o Papa Francisco. Confesso que não tenho uma opinião sobre este papa, de verdade! Ainda observo!

      Estas tuas palavras: "Quanto ao Zeitgeist, já o assisti várias vezes e completo dizendo, Deus te condena a uma danação eterna, tu sofrerás todo o tipo de dor e castigos, “mas ele te ama”. Ah se não amasse! Kkkkkk!" - palavras são perfeitas para fazer os mais ligados, caminharem para um despertar, porque é só ler e compreender, um deus tão amado e louvado, mas tão cruel e homicida! Não? Igualzinho aos governantes físicos, que vivem aqui na terra mesmo, enganam, fazendo pensar que somos favorecidos, mas arrancam o nosso couro, sem dó, e muitos aplaudem, porque são iludidos, exatamente como nos dias/eleições atuais.

      A meditação que pratico desde 2011, aprendi em uma escola milenar do hinduísmo, conhecida como Sudha Dharma Mandalan. Eu medito para permanecer desperta, para permanecer no presente momento. Não é para ter a mente vazia. É para conhecer, entender o que se passa na minha mente (meus pensamentos) e afastar o que me prejudica, o que me faz sofrer. Meditação é treino e desejo de não sofrer, portanto, não é fácil. Tive experimentações extraordinárias e melhoras, inclusive na minha saúde física e mental. É preciso praticar diariamente, só assim os resultados podem ser reconhecidos.

      Um forte abraço, tipo 'quebra costelas' ahaha, um para você e outro para a querida Sandrinha.

      Excluir
    7. Olá Maria, prazer imenso.
      Vamos começar pelo xis, acabei de jantar um belo xis. O preparei com presunto fatiado, um ovo e muita muçarela, tudo depois de pronto na chapa foi para dentro de um pãozinho leve e fofo. Tudo prensado. Assim tem sido minha janta já faz um bom tempo e me garante uma noite de sono tranquilo, caso contrário, três ou quatro horas da manhã acordo com fome. Vou aos poucos aperfeiçoando o meu xis. Ontem devido o que tinha que fazer hoje, levar a Sandrinha à Clínica fazer uns exames, não jantei e passei a noite me revirando na cama até o dia clarear.
      Quanto a Umbanda, só quem conhece sabe, pois além de ter nascido realmente no Brasil segue rituais de religiões animistas africanas, catolicismo e espiritismo e nesta mescla surgiu uma das grandes religiões, cujo maior percentual de adeptos está aqui no Rio Grande do Sul. Costumo ir quando em vez ao Luz de Aruanda a procura de conhecimento. Esta casa reúne católicos, espíritas e umbandistas, num congraçamento fascinante. Às quintas-feiras são as noites dos pretos velhos, verdadeiro momento em que todos se unem num mesmo motivo e uníssonos entoam seus cantos. Chama-me a atenção é que os pretos velhos estão ali para o bem comum. Isto é bonito. Obvio está que vejo e ouço, com atenção e respeito, porém dentro da razão. Muitas vezes parece-me que esta razão seja atropelada por fatos inexplicáveis.
      Francisco, em um primeiro momento me pareceu mais um reizinho como os outros, entretanto, conhecendo a trajetória deste extraordinário homem, passei a ler muito sobre sua vida pregressa, de sua luta obstinada contra a tortura e assassinatos perpetrados pela ditadura militar argentina e passei a admirá-lo. É um homem sereno que se desvestiu das pompas papais. Toma seu café da manhã acompanhado dos empregados do Vaticano aos quais cativou pela sua simplicidade. Óbvio está que os príncipes da Igreja querem vê-lo pelas costas, pois assim como assassinaram Albino Luciani, João Paulo I, o Papa Sorriso, muitos também devem pensar em afastar esse digno homem da cabeça da Igreja, pois a igreja é sem dúvidas a maior empresa multinacional do mundo e lá também a corrupção corre solta. Bispos e Cardeais cheios de riquezas pessoais e pregam a pobreza. Duvido.

      CONTINUA

      Excluir
    8. Zeitgeist: Deus. O que é deus? Vejo nele a encarnação de um serial killer, do carrasco nazista, do mau e desumano. Não pode ser então, Deus. Pois se deus é amor como ficam esses milhões ou bilhões de seres humanos que vem a esse mundo apenas para sofrer. Muitos já nascem doentes, famintos, esquálidos e valetudinários. Que deus é esse que diz ser amor se o que encontramos em todo o mundo é a maldade e o ódio. Um deus falho, tão falho que se arrepende de suas obras. Um deus que mata milhões afogados, um deus que segundo dizem abriu o Mar Vermelho e não teve a competência, coragem ou bondade de abrir os portões dos campos de concentrações nazistas. Milhões morreram torturados, famintos, pestilentos, no gás ou nas balas nazistas, porém foram os russos que libertaram a maioria dos campos, mas algum celerado há de dizer que os russos foram mandados por deus. Se deus precisa de ajudantes, como ele fez o Universo num simples: Faça-se! Por outro lado entendo como uma herança primitiva a necessidade de um “Alfa” como encontramos no meio de lobos, chimpanzés e outros animais, pois políticos são como esses alfas, que querem ter o povo nas mãos e muitas vezes me pego tendo pensamentos à la Bakunin e vejo uma sociedade sem lideranças, sem repressões e cada um, conscientemente, fazendo a sua parte, não quero também parafrasear Aldous Huxlei, mas gostaria de um Admirável Mundo Novo. Bastaria simplesmente o amor.
      Estas e milhares de perguntas me deixam cada vez mais descrente em um deus onipotente e onisciente, imaterial e atemporal. Lembrando que esse deus que tantos acreditam, é sim, um deus de Israel. Mas eu não sou judeu, nós não somos judeus, portanto estamos à deriva.
      Continues nas tuas Meditações, essas nos abrem um mundo maravilhoso e passamos a entender as coisas de maneira diferente e harmoniosa. Nessas meditações mexemos em lugarzinhos de nossos cérebros que se abrem e produzem um bem estar maravilhoso, pois mexemos com a grande farmácia que é o nosso cérebro. Só temos a ganhar com a meditação profunda, assim conseguimos afastar coisas ruins de nossa vida, nos dá imenso prazer, inibe a depressão, o cansaço e a tristeza.
      Obrigado pelo quebra costelas e nada melhor do que ele para nutrir nossas energias positivas.
      Um grande abraço para ti, Dom Luiz e um especialíssimo à linda Marianinha.




      Excluir
    9. Gosto de lanches prensados e ovo é o rei dos lanches. As vezes, como ovo com pão de manhã, com a gema bem cremosa e queijo derretendo, um escândalo. Com café, adoro! Apetitoso o teu xis.

      Espero que tudo esteja bem com a Sandrinha, com os exames.

      Eu não sabia que o maior percentual de umbandistas está no Rio Grande do Sul. Gostei de saber. Poucas foram as vezes que participei, mas sempre senti uma amorosidade irradiante nos pretos velhos. Realmente, a atmosfera é muito amorosa. Sim, sim, muitos são os fatos inexplicáveis.

      Sobre o papa Francisco, gostei de saber um pouco aqui, sobre sua vida, pois nunca pesquisei e concordo com você, o Vaticanos é uma empresa multinacional, com uma história trevosa, antiga e de arrepiar. Então o papa Francisco está apreciando um trabalho seu, que belo Pedro, espero que esta troca seja uma alegria para você!

      Serial killer e não ter a competência de abrir os campos de concentração, foi a melhor que já ouvi ou pensei sobre o deus dos exércitos! Bravo Pedro! Como gosto de ler as tuas linhas! Aplausos!

      Mais uma vez, um abraço e boa noite!

      Excluir
    10. Olá menininha de São Paulo.
      Prazer imenso.
      Hoje à noite já está decidido, o xis será com corações de galinha.Já estão descongelando para serem saboreados e muito bem saboreados.
      Como te informei na outra resposta, os exames de Sandrinha foram ótimos, com exceção de uma pequena inflamação no apêndice. Coisa simples.
      Realmente, é no Rio Grande que temos um percentual muito grande de umbandistas. Há terreiros de umbanda por todo o estado, apesar de ser o estado com menor concentração de negros, mas supera a própria Bahia em percentuais de umbandistas. Caímos no que sempre digo, são as primitivas religiões que verdadeiramente usam seus rituais para o bem comum.
      Fiz um desenho em que coloquei estrategicamente o papa Francisco e outras importantes figuras, como meu neto, os dois filhos e eu (kkkk) O desenho que também aparece Chico Buarque, Pepe Mujica, Dr. Luiz Augusto, Nelson Mandela e outras figuras, reunindo o passado com o presente, num círculo de notáveis que foi mandado por Luiz Augusto (Ex-padre) para o Vaticano e está nas mão do Papa Chico. Beleza, espero ser agraciado com uma comenda do Vaticano (kkk). Admiro muito o homem Francisco, não pela sua função de Pontífice, mas pela sua atuação na Argentina junto aos pobre e despossuídos, sabendo também que foi um apreciador de boas motocicletas. Um exemplo tão grande que aflige as camadas mais abastadas da sociedade. Ele é ele e não abre mão.
      Serial killer e outras expressões uso para mostrar o quão estamos errados em relação a esse deus, como bem dizes, deus dos exércitos. Veja, uma coisa mui inspiradora é o paradoxo de Epicuro que faz perguntas simples sobre deus e nos leva a pensar muito sobre essa existência, pois põe por terra a onisciência e a onipotência desse lendário deus. Claro está que os "ligeirinhos" sempre contestarão, com palavras bonitas, porém sem sólidas bases. Entretanto para quê deus precisaria testar uma pessoa, como fez com Jó, se ele, deus, já saberia do resultado de tal e vil provação. Portanto se ele precisa testar, ele não é onisciente. Agradeço os aplausos, porém sigo apenas a razão simples, pois tudo o que se diz de bom desse deus pode ser desmontado. Deus foi uma invenção de um judeu para dominar o mundo.
      Abraços, lembrando que hoje comemoramos uma Proclamação de uma República, cujo proclamador nem sabia o que estava acontecendo, e só veio a saber que havia deposto seu amigo, o Imperador à noite e o pior é que essa República foi provisória por mais de cem anos. Fazer o quê?
      Abraços e beijos a todos.

      Excluir
    11. Pedro, boa tarde!

      Ontem fomos fazer um passeio no centro histórico de São Paulo, na Catedral da Sé, diretamente na cripta, abaixo do altar-mor. Mais de 30 tumbas de bispos e arcebispos de São Paulo, é um local belíssimo e palco de apresentações musicais. Nunca te contei, mas aprecio muitíssimo arte e arquitetura tumular. Depois almoçamos em um bar com petiscos e pratos que celebram a gastronomia carioca. Foi um dia agradável, mesmo com chuva. Pena que, na parte externa da Catedral da Sé, incluindo as escadarias, estava algo complicado para todos os sentidos, incluindo odores de urina, muita sujeira (restos de comida, casca de frutas) e assédio de pedintes na maioria drogados. Uma pena! Confesso que senti muita vergonha, diante de tantos turistas assustados, com os olhos arregalados. Eram muitos os seguranças dentro da catedral, evitando que os pedintes entrassem, bem desagradável. No entorno, enquanto caminhávamos para chegar ao estacionamento, onde o nosso carros estava, o maridex teve que intervir para que um pedinte não se aproximasse, pedindo dinheiro para comprar cachaça. Ele, o pendinte alcoolizado, disse que o dinheiro seria para comprar cachaça e que estava sendo sincero conosco. Que tristeza!

      E como vai Sandrinha, está melhor? Sendo o apêndice, creio que ser um caso de cirurgia para resolver.

      Eu fui ao google ver fotos do xis de coração de galinha, não conhecia, tem até vídeos! É famoso e deve ser muito bom.

      Nunca li nada sobre Epicuro, e ainda no google, cheguei ao Paradoxo de Epicuro, que anotei para ler. Achei muito interessante, quero saber mais.

      Beijinhos Pedro e Sandrinha!

      Excluir
    12. Bom dia Maria, lembrando que minha adorável mãe era Maria, tinha uma tia amada também chamada Maria e Sandrinha, seria Sandra Maria, porém no último instante meu sogro, Dom Mário a registrou como Sandra Mara, pois já tinha uma irmã chamada Maria do Carmo e sua mãe era Maria Dolores, uma argentina, conhecida como doña Maruja.
      Belo passeio, pois admiro muito não só a arte tumular, e temos aqui em Porto Alegre o Cemitério São Miguel e Almas que é um verdadeiro museu de belas artes, como também admiro a arte sacra. Não podemos negar.
      Certa feita uma velha “Madre” católica visitava uma rica catedral e disse ao grupo de noviças que a acompanhavam, mostrando a riqueza da igreja dizendo: - Temos que seguir os ensinamentos de Jesus e trabalharmos para ajudar os pobres.
      Uma noviça a interrompeu e perguntou:
      Madre, por que nós não pegamos todo esse ouro das imagens e transformamos em moedas para distribuir aos pobres?
      A “Madre” furiosa disse em tom áspero e ameaçador:
      - Como ousas a dizer tal blasfêmia?
      Tempo...
      ...
      ...
      Que hipocrisia.

      Neste último e fatídico ano, vimos aumentar o número de pessoas morando pelas ruas e não me refiro aos drogados, porém famílias inteiras vivem e dormem sob as marquises e viadutos. Até quando o povo aceitará essa humilhação?
      Anteontem meu jantar foi um belíssimo, apetitoso e suculento xis coração. Cortei os corações em fatias finas, presunto, ovo, fatias de tomate, folhas de alface e muita muçarela. Chego a sentir o gostinho maravilhoso. Porém o fiz com, o aqui conhecido pão cervejinha. Tudo bem prensado e para acompanhar dois belos copos de refri. Ontem repeti a dose e tive uma noite maravilhosa. Sabes que Canoas é a Capital Nacional (diria internacional) do Xis. O xis faz parte da cultura canoense. Muitos vão para as churrascarias, pizzarias e restaurantes, mas a maioria vai para os Xis. Xis salada, xis com fritas, xis bacon, xis galinha, xis coração, xis picanha, xis tudo, xis bagunça, além de dezenas de outros, além do conhecidíssimo xis “morte lenta”.
      Há vários paradoxos, porém o de Epicuro é muito inteligente e claro, muitos contestam tal pensamento, porém se pegarmos o cerne desse paradoxo vamos encontrar muita verdade.
      - Se o mal existe, deus não é bom.
      - Se deus não consegue acabar com o mal, deus não é onipotente.
      - Se ele usa para nos testar, ele não é onisciente.
      E por aí se vai.
      Muito bom para refletirmos essas crenças em um deus bom, onipotente e onisciente.
      Amada amiga foi realmente um imenso prazer em trocar estas palavras, desejando um belo final de semana ao casal de São Paulo e sua bela netinha, a nossa querida prenda Marianinha.
      Bjs.

      Excluir
    13. Pedro, ri aqui com o xis morte lenta kkkk

      Olhe, eu ainda não consegui aquela paradinha que gosto, para ler calmamente o Paradoxo de Epicuro, mas está anotado.

      Muitos beijinhos.

      Excluir
    14. OLÁ!
      Olá Maria Glória e Dom Luiz, mui me apraz receber teus comentários o que me alegrou o dia.
      O xis MORTE LENDA é, na verdade feito na Cidade de Esteio, conurbada à Canoas. Muitas noites, estando no Colégio onde dava aulas para adultos, pedia a entrega de um belo Xis morte lenta e muitas colegas passaram a saboreá-lo e tornou-se a pedida de quase todas as noites. O nome Morte Lenta surgiu devido ao "tudo". Imagine um xis que para ser consumido deve ser em um prato e com talheres, devido ao exagerado tamanho. Vai tudo ali dentro, milho , ervilhas, tomate, alface, queijos, mostarda, maionese, cebola, carne, presunto, batata palha, dois ovos, tempero verde, pimenta, etc, e o pão não é esse pãozinho do McDonald’s, e sim um enorme pão do tamanho do prato e alto. Tudo bem prensado. Maravilha.
      Leia com calma o Paradoxo de Epicuro, e assim verás que ele tem toda a razão, pois não deixa margens para contestação.
      Um grande abraço a Dom Luiz, a ti, caríssima amiga e à Marianinha.

      Excluir