PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 28 de julho de 2015

General Câmara e a Missa do Galo


Natal.

A cristandade aguarda com ansiedade essa data que celebra o nascimento de sua figura central.

Dia 25 de Dezembro.

Porém na véspera de Natal, há em todas as Igrejas do mundo a histórica e aguardada Missa do Galo, onde os cristãos comovidos, chorosos vão assistira essa missa da meia-noite.

                      Igreja de General Câmara

O Padre Antônio era o Pároco da Cidade de General Câmara, homem simples, alegre, vigilante da fé, que seguidamente era convidado para almoçar na casa de um ou de outro, e muitas vezes também jantava nas casas de fiéis.

O Padre Antônio tinha nos fundos do pátio da Igreja um belo galinheiro com muitas galinhas, que a noite recolhiam-se para um galpão feito bem no canto dos fundos do pátio da Igreja. Esse galpão era coberto com folhas de zinco e seu portão era fechado com cadeado para evitar certas raposas.

Como havia muitos casos de roubos de galinhas para as célebres galinhadas o Padre vivia esperto e não tirava os olhos de seu plantel
.
Porém o Tenente Nedy articulou um plano para surrupiar as galinhas do Padre, e não foi difícil arrumar os parceiros para a empreitada.

Como a galinhada feita com suas galinhas já havia passado mais de seis meses, o Tenente Nedy convidou o colega Figueiredo para ajudá-lo a sacanear o Padre Antônio, e o outro parceiro para a empreitada seria o Delegado que já havia concordado e estaria pronto para também sacanear o popular Padre.

Figueiredo ficou meio reticente, pois como chegariam ao galinheiro?
Porém Nedy já havia arquitetado seu plano.

Iriam com suas famílias à Missa do Galo, e durante essa, os três sairiam e com o Padre envolvido em seu ritual religioso, os três teriam tempo para agirem sem serem notados.

Acertaram todos os pormenores da ação, e Nedy por ser magro e mais ágil do que Figueiredo pularia o alambrado, do galinheiro junto com o Delegado e começariam a pegar as gordas e bem alimentadas galinhas do Padre, após arrombarem o cadeado e colocá-las dentro de um saco.

Tudo acertado aguardaram o dia da Missa do Galo, e quando a noite do dia 24 de dezembro chegou, os dois Tenentes e o delegado chegaram acompanhados de suas respectivas famílias para o compromisso de fé.

Figueiredo sério de braços com sua esposa Ada e seu três filhos, duas meninas e um menino, pois ainda não havia nascido o quarto filho, e Nedy com sua esposa Sueli e suas duas filhas.

A missa desenrolava-se entre rezas, ladainhas e sermões quando Figueiredo já suando de nervoso chegou para Nedy e perguntou quando iriam agir.

Nedy disse que seria na hora da comunhão, quando todos estariam mais envolvidos com a missa.

Mas a missa já estará chegando ao fim disse Figueiredo, ao que Nedy respondeu que ele e o Delegado seriam rápidos.

Na hora em que os preparativos para a comunhão eram feitos os três sorrateiramente saíram da missa e aproveitando-se da noite onde todos estavam envolvidos com a celebração da Missa do Galo, foram esgueirando-se em direção ao galinheiro.

Nedy ao descer as escadas cambaleou e segurou-se firme ao ombro de Figueiredo dizendo que havia sentido uma forte fisgada na virilha ao descer as escadas, e que não conseguia colocar o pé no chão. Mesmo assim, mancando iria fazer sua parte, e foi segurando-se ao braço do colega preocupado.

Ao chegarem ao alambrado mais uma vez Nedy reclamou de forte dor na virilha e pediu que Figueiredo entrasse juntamente com o Delegado enquanto ele ficaria dando guarda, já que a dor era insuportável.

O Delegado de vereda pulou o alambrado e Nedy ajudou a Figueiredo a escalar a cerca, já que esse estava acima do peso.

E após alguma demora os dois conseguiram finalmente abrir o cadeado do galpão e entraram para pegar as penosas do Padre.

Nedy, disfarçadamente recuou até o lado da Igreja e do escuro podia ver se a Missa havia terminado para, em qualquer situação avisar os parceiros.

Quando os dois no escuro dentro do galpão pegavam as últimas galinhas a Missa foi encerrada e o público em massa começou a sair da Igreja, e todos à porta da Igreja, em volta do Padre a ele desejavam um Feliz Natal, apertos de mãos e abraços.

Nesse momento Nedy pegou três ou quatro pedras de rio em sua destra e as atirou com violência sobre as folhas de zinco que cobriam o galpão e foi aquele barulho violento, e todos os fiéis correram juntamente com o Padre para o lado da Igreja para saber o que estava acontecendo, quando saindo das da escuridão apareceu o Tenente Nedy ao gritos.

                          Padre Antônio

- Padre! Padre! Estão roubando suas galinhas.

Correria geral.

A multidão de fiéis juntamente com o Padre correu aos gritos de pega ladrão.

O Delegado no sufoco começou a pular os muros das casas lindeira e ganhar a rua, corre-corre, cachorros latindo, povo gritando alvoroçado, mas foi cercado a menos de três quadras pela multidão e conduzido no escuro até a frente da Igreja, enquanto isto outros procuravam pelo segundo homem indicado por Nedy, sem saberem que era o Figueiredo, que acoitado estava em um canto sob uns arbustos. Finalmente foi apanhado dentro do galinheiro não tinha o que dizer.

Nesse meio tempo Nedy pegou sua esposa Sueli pelo  braço e com suas duas filhos sumiu naquela noite escuro indo para casa a três ou quatro quadras da Igreja.

Mas o Delegado e Figueiredo, ambos depois de deslindado o caso, com risadas e chistes foram para suas casas sem nada dizerem, pois foi a pior noite de Natal que ambos passaram.

E o Padre eufórico gargalhava e levou tudo na brincadeira, pois sabia que era comum isso acontecer e que no mínimo seria convidado para comer suas próprias galinhas, pois ambos eram amigos do peito.

Mas Nedy, mais eufórico que o Padre, teve seu momento de vingança, e regozijava pelo desfecho do assalto as galinhas de Padre Antonio o que lhe valeu muito tempo para gozar da cara dos dois parceiros, principalmente a de Figueiredo.

- Orre tasca. Minhas galinhas tiveram a sua vingança.


As fotos aqui publicadas pertencem a meu acervo.


Para melhor entender leia a matéria anterior - General Câmara e as Galinhas





Nenhum comentário:

Postar um comentário