quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Heróis.

Não me venham falar de heróis!

Nada é mais mentiroso que falar em heróis oficiais da história do Brasil. Quem são eles e o que fizeram?

Heróis são os trabalhadores famélicos, miseráveis que trabalham por uma miséria de salário mínimo e não esmorecem.

Heróis são os pobres lavradores de mãos calejados que insistem em trabalhar em um pedacinho de terra que mal dá para o sustento seu e de sua família. Não me refiro aqui aos grandes latifundiários, ricos, prepotentes, sendo que muitos deles carregam vários assassinatos em suas costas.

Heróis são milhares e milhares de professores que trabalham diariamente por um salariozinho inicial ínfimo e não são valorizados.

Heróis são os enfermeiros que não desistem de suas atividades para salvarem vidas.

Heróis são muitos caminhoneiros que mesmo num trabalho pesado não desistem.

Heróis são os metalúrgicos, os pedreiros, os condutores de ônibus, os motoboys, os pintores de paredes, os garis.

O resto são figuras forjadas para darem a este país uma aura de patriotismo e vergonha.

Não!

Esses não são heróis, foram sim oportunistas, caricaturas mal feitas de grandes nomes.

A começar pela figura patética de Tiradentes, uma insanidade que ainda hoje é alardeada. Como já escrevi neste espaço, não seria um reles sargento melhorado o chefe de uma Conspiração que tinha em seu bojo Coronéis e outras autoridades de peso. Mas por ser pobre e burro foi o único a ser enforcado.

O Duque Caxias é considerado heróis pelos feitos na Guerra contra o pobre Paraguai, porém ai esqueceram dos soldados, cabos e sargentos que estavam nas linhas de frente. Mas que importância poderiam dar a um soldado?

A vida cotidiana nos mostra bem como funciona essa letárgica República das Bananas.

O trabalhador é vilmente agredido por uma “elitezinha” atrasada e burra. Mandonista e violenta.

Ontem mesmo um safado empresário de nome Thiago, covarde, mau caráter porque é lutador de Jiu-jítsu, agrediu com golpes e socos um pobre entregador, motoboy, por um suposto atraso na entrega de um lanche, durante a noite. E o canalha já está em liberdade e nada acontecerá, pois ele, o covarde, tem dinheiro.

E muitos chamam Fidel Castro de tirano. Ele, Fidel Castro mandou passar nas armas esses tipos asquerosos de gente canalha, corrupta, e exploradora, limpando assim a pobre, mas heroica CUBA. Portanto Fidel é um herói em seu país.

Porém aqui neste Gigante chamado Brasil, que serve de piada no mundo todo, onde a imprensa internacional chama de imbecil o seu mais alto cargo. Cargo este ocupado por um tipo asqueroso que dissemina o ódio entre o povo, não pode ser considerado mais do que uma Republiqueta.

E assim quem são, na verdade, os heróis brasileiros?

Caxias, Osório, Tamandaré, Deodoro, Barroso?

Interessante, só a milicada é herói.

Mas eu penso nos verdadeiros heróis e lembro-me do Embaixador Luiz Martins de Souza Dantas, que tantos judeus e outros perseguidos, mandou para o Brasil para livrá-los da fúria dos alemães nazistas, do Trabalhador Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, que morreu tentando salvar mais pessoas de um edifício que ruía, da Médica e Sanitarista Zilda Arns, que tanto trabalhou pelos pobres, da Funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, que salvou também muitos judeus do Holocausto e do Soldado Teles Teixeira, que comigo serviu no antigo 9º Regimento de Infantaria e que por sua bravura e heroísmo salvou uma família uruguaia que se afogava dentro de um automóvel que havia caído dentro do Arroio Xuí (Brasil) ou Chuí (Uruguai) e que a fúria das águas poderiam ter levado a vida dele. (Veja publicação Quando a História Esquece Seus Heróis de 17 de abril de 2015).

Óbvio está que há heróis notadamente citados em nossa história, verdadeiros “heróis”, como Frei Caneca, José Bonifácio, Santos Dumont, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, mas esquecem de outros como Luís Carlos Prestes, André Grabois, Carlos Marighela, Carlos Lamarca, Vladimir Herzog e centenas de outros que foram torturados e mortos durante a Ditadura Militar.

Esses sim são heróis porque deram suas vidas em defesa da democracia e do povo pobre que tem como heróis, em sua maioria elementos pútridos advindos das classes sociais mais altas que só sabem explorar o povo.


Portanto para ser herói, muitos atributos devem ser analisados e não pelo simples fato de ser um figurão, porque geralmente os figurões são vazios, autoritários e maus.

Portanto não podemos nos iludir com o que aí está e reescrevermos a verdadeira história deste país.


 

4 comentários:

  1. Olá, Pedro, meu querido amigo!

    Espero e quero que todos vocês se encontrem bem de saúde, embora com saudades físicas uns dos outros, digamos assim, e que Milena esteja mais linda que uma flor e continue dando ainda mais vida e alegria à vossa família.

    Eu estou bem, segundo julgo, dando aulas, presencialmente e o mês de novembro foi mto trabalhoso, visto que as férias do natal começam em meados desse mês. Enfim, férias!

    Penso já não postar esse ano e fechar mesmo os comentários para descansar físico e mente.

    Tenho lido teus anteriores posts, e como sempre dizes verdades e mais verdades. Aquela história da Arco de Noé, e segundo as contas que fizeste, baseadas no k lês, se vê, de imediato, que foi uma grande mentira, mas enfim, esse povo está alucinado e ofuscado pela religião.

    Eleições municipais, no dia 15 do mês passado, outro post com imenso interesse e lá chamas "os bois" pelos nomes. Olha, em Portugal, e logo k os socialistas chegaram, legitimamente, ao poder, foram agregadas freguesias umas nas outras. Aquela onde vivo tem cerca de 10.000 habitantes, então as mais pequenas se inseriram nela, portanto, muito Presidente, autarca, etc. ficaram sem a "chucha", mas tiveram de se virar. Continuaram como funcionários públicos, mas com salários bem mais baixos. Portugal não é nenhum paraíso, e mta coisa aqui está errada, mas pouco a pouco se vão tomando medidas mais justas a favor dos desprotegidos. A Pandemia vai criar no mundo todo uma grave crise social e económica, mas quem a vai sentir é o povo, pobre e humilde. Quem tem dinheiro, nem a sente, economicamente, mas o dinheiro não afasta os ricos de contraírem o vírus.

    Essa da culpa ser dos Portugueses, tem graça. De 1822 até agora, os brasileiros já podiam ter melhorado suas vidas e andado com o país para a frente. É verdade k os Portugueses ficaram disparates aí e prejudicaram o teu país, mas caramba já passaram 199 anos, e portanto, muito poderia ter sido já melhorado. Um dia desses, um comentador me disse k o Brasil poderia estar bem melhor, se os Portugueses não tivessem roubado tanto ouro das igrejas, tantas construídas por gente lusa e brasileira. Enfim, nem respondi.

    O post de hoje é igualmente interessante e verdadeiro. Herói não é quem nada faz, quem tem mto dinheiro, carros e casas e explora os mais pobres. Herói é aquele que ajuda o povo trabalhador, as minorias e os desfavorecidos. Felizmente k há gente com dinheiro e influência que muito tem feito pelos pobres e esses ficarão para sempre na História como verdadeiros heróis.

    Beijos, um big abraço e tudo de bom para todos vocês. Que o ano de 2021 seja melhor para toda a Humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceucinha amada.
      Nem sei por onde começar, já que teu comentário é verdadeiro, puro e inteligente, porém “atrever-me-ei” em respondê-lo.
      Começando com um muitíssimo obrigado pelo carinho dispensado aos meus. Não fales para ninguém, mas ando com o coração mole como manteiga ao sol e ao pensar em meus filhos, nora e netos, viro um bebezão e meus olhos começam de imediato a se inundarem . Mas tudo bem, eu os amo.
      Fico com o coração estreleiro ao saber que estás bem, cuide-se. O problema são as aulas presenciais. Aqui as aulas estão suspensas e anteontem foram suspensas aulas que estavam sendo presenciais em Faculdades de vários Estados. Monica está dando aulas virtuais. Os alunos em casa em seus computadores e ela na “Casinha da Monica”. A “Casinha da Monica” é como ela é conhecida no “Instagram” e já está usufruindo ganhos, pois virou uma Garota Propaganda. E várias empresas a compensam por seus vídeos.
      Quanto ao post que lestes são na verdade uma faca de dois gumes. Muitos vêm a ele, mas muitos se afastam, pois não aceitam a verdade e a razão. Vou ficar muito preocupado com essa “crentaiada”. É até cômico as pessoas acreditarem em tais sandices que se encontram no chamado livro sagrado. O povo americano é um dos mais crentes do mundo, entretanto são violentos, vivem metidos em guerras, são extremamente racistas e prepotentes. Isto não é ser cristão. Nós latino-americanos vivemos mais soltos na paz e no amor.
      Apesar de que as eleições ficaram muito aquém das expectativas, pois torcíamos pelo Guilherme Boulos do PSOL em São Paulo (Capital), pois é um socialista, muito inteligente e preparado, porém infelizmente não foi desta vez. Em Porto Alegre, a família inteira estava na expectativa que fosse eleita a bela menina Manoela D’Ávila, do Partido Comunista. Uma jovem aguerrida, Deputada Federal, inteligentíssima e verdadeira, mas infelizmente o povo da Capital escolheu por poucos votos um cidadão pertencente à elite e da direita raivosa.
      Isto que os Socialistas Portugueses fizeram com as Freguesias em Portugal é o que eu sonho com milhares de municípios aqui do Brasil, pois dos mais de cinco mil municípios muitos poderiam ser anexados a outros, formariam municípios mais fortes economicamente. Porém neste país de mais de 200 milhões de habitantes fica difícil convencê-los a tal e os políticos não querem perder o úbere farto e continuarem mamando como bezerros.
      Aqui, muitos culpam os portugueses, porém não sabem ou não veem que foi por conta dos portugueses que hoje somos o quinto mais extenso país do mundo, graças aos portugueses temos uma língua geral que é este maravilhoso idioma português, óbvio está que existem regionalismos, dialetos e línguas diferentes, porém todos se entendem no português que é a língua geral e oficial. Na Amazônia encontrei com índios da tribo Saterê-Mawé, que falam uma língua do tronco Tupi, porém muitos deles são bilíngues e nos entendemos no belo e velho português. Uma coisa interessante com o idioma português, ele veio para o Brasil e hoje seu modo de falar está sendo exportado para outros países de língua portuguesa, nos moldes brasileiros, uma língua mais aberta, cheia de gingas e malemolências, que encanta principalmente os que falam português na África. Uma língua de vários sotaques, sendo o da minha República do Rio Grande do Sul, o mais incisivo sotaque. Alguns Estados dizem ter sotaque no falar, mas o que eu sinto é uma extrema afetação.
      Minha verdadeira heroína, vamos nos conversar antes do fim do ano, mas desde já agradeço e retribuo os beijos e desde já desejo que tenhas muita saúde e felicidade.

      Excluir
  2. Olá, Professor Pedro que saudades, está tudo bem por ai? Estava preocupa com teu sumiço. Espero que toda família esteja bem.
    Belo texto. Heróis são os que levantam esse pais a cada dia. Nossa luta diária por uma vida melhor para nossa família continua sempre em primeiro lugar.
    Não sei se te falei agora sou vovó. Que alegria! Voltei a ser criança com o Bento. hahahah
    Abraços e tenha um ótimo sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anajá, querida amiga, também com saudades.
      Estou sumido mesmo, pois esta pandemia vaticinada há mais de uma ano me coloca não só no isolamento social como me traz muita tristeza, principalmente por não poder estar junto a meus filhos, neto e netinha Milena. É muito triste. Parabenizo, entretanto, que entraste para o clube dos vovôs e vovós. Parabéns a ti e a Dom Alfredo. Fico feliz pela vinda de Bento, que não é o Gonçalves mas será um guerreiro. Ontem pensava e em meus pensamentos estacionava em frente a loja de vocês e entrava para vê-los e fiquei um bom tempo com esse pensamento em minha cabeça e hoje com alegria encontro o teu bem-vindo comentário.
      Estamos bem, pelo menos de saúde e vocês como estão com essa pandemia. Espero que tudo saia bem e que possamos vencer esse mal.
      Mais uma vez parabéns pelo netinho e agora será a heroína deste novo serzinho que veio para dar-lhe muita alegria.
      Recomendações a todos, Dom Alfredo e filhos e para ti um respeitoso abraço e beijo. Nós falaremos antes do Natal e Ano Novo.
      Muita saúde, paz e alegria.

      Excluir