terça-feira, 27 de março de 2018

Curso Bíblico.





No final dos anos 80, assumira a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Canoas um padre, já de boa idade, de nome Edmund, cabelos prateados e com um olho de vidro e tão logo começou seus trabalhos sacerdotais soube ele que eu era muito conhecido naquele bairro, ser funcionário público federal, ter como esposa uma professora e três filhos que estudavam na Escola Fátima, próximo a sua Igreja.


Sabendo disto, tal padre em uma noite foi nos visitar em companhia de cinco seguidores, Armando, Geni, Maria Inês, Janete e a irmã Lires. Nesta visita ficou sabendo do meu não crer e convidou-me então para fazer um curso bíblico em sua paróquia. Relutante, mas decidido resolvi ir, não para me converter e sim para dar minha posição quanto a minha não crença, pois no que creio é na honradez, na lisura, no amor e na verdade.




Na primeira noite fiquei apenas como ouvinte, salão paroquial com muitas pessoas, sendo que cinco dos presentes eram irmãs católicas, entre elas a amiga Lires, de hábito e tudo. 


Santinhas eram.


Na segunda noite comecei a questionar tudo o que o padre pregava como verdades absolutas e foram tantas as contestações que o padre vendo-se sem saída convidou um colega de outra paróquia, situada em São Leopoldo para ajudá-lo na pregação, na noite seguinte, o que foi também um total desastre para ambos.


Muitos fiéis acabaram por abandonar o curso, pois passaram a ver com razão e não mais com a fé, sem base e sem coerência.


Uma noite o padre convidado falou que não havia como argumentar, pois eu rebatia com propriedade todos os seus argumentos e tal curso bíblico foi encerrado, já que o povo começava a ver com clareza a enrolação da igreja, sendo que uma das irmãzinhas viera, inclusive, a filiar-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e por ele concorrer a um cargo de vereador em Porto Alegre, no ano seguinte. 


Fazer o quê?


Os padres não conseguiram me convencer e muitos saíram daquela Igreja de Nossa Senhora de Fátima, um pouco mais conscientes.

             Padre Mario De Oliveira.


A própria Nossa Senhora de Fátima, que ficou popularizada a partir de sua suposta aparição em Portugal, em 1917(*) a três pobres crianças, que segundo o padre português Mário de Oliveira, também conhecido como Padre Mário da Lixa, diz em uma entrevista que:


- “As aparições ocorridas em 1917, foi uma enorme farsa, uma montagem tão bárbara feita àquelas três crianças pelo Clero de Ourém, o que se pode comparar com a pedofilia”.




Em 1999 publicou o Padre Mário, o livro Fátima Nunca Mais, que põe por terra esses ditos milagres atribuídos à Fátima, num relato duro contra os males causados pela igreja dizendo que essa aparição de Nossa Senhora de Fátima as três ingênuas criancinhas foi na verdade um embuste usado pela Igreja para iludir mais e mais fiéis, pois o que vale é o dinheiro arrecadado ao Vaticano, o que não é pouco.

             Lúcia, Francisco e Jacinta, pobres crianças.


Sabendo-se que a suposta santa nada fez em prol das três crianças, sendo que o menino Francisco morreu aos 11 anos de idade e no ano seguinte foi sua irmãzinha Jacinta, de 9 anos, ambos de pneumonia, já a mais velha, Lúcia, prima deles, foi simplesmente enclausurada, incomunicável e passou o resto de sua vida sofrendo os horrores da falta de liberdade, ou seja, foi condenada a prisão perpétua, no Carmelo de Coimbra, falecendo em 2005 e proibida pela igreja de falar sobre a “tal” aparição, pois são insustentáveis.

             Irmã Lúcia - a verdadeira e a falsa.


Segundo alguns historiadores a irmã Lucia viera a falecer muito antes e que foi substituída por uma impostora bem mais jovem e de características físicas completamente diferentes.


Montagens, mentiras, ilusionismo, morte, cerceamento de liberdade foi o que prevaleceu desse falso milagre, assim como em muitos outros e muitos ainda nele acreditam.


E por que o terceiro mistério ainda não foi revelado, conforme mandara a suposta Nossa Senhora de Fátima?


O tempo passou e a Igreja calou.


Calou por ser uma coisa insustentável.


Calou mas continua a iludir e arrecadar fortunas.

Fui!


Mas vou tapado de descrenças.

(*) - Ainda se desenrolava na Europa a Primeira Guerra Mundial e o horror tomava conta de muitas mentes ingênuas e supersticiosas e no distante Império Czarista da Rússia uma revolução derrubava em março o podre Império, já em outubro daquele ano os comunistas tomavam o poder absoluto de todos os soviets e finalmente o controle geral daquele imenso país, o maior do mundo. O medo incutido nas mentes das pessoas levou ao fanatismo desta mentirosa aparição, ou seja, um acontecimento que tomaria um rumo ideológico fomentado pela corrupta Igreja.


VATICANO – Provém do nome de uma Deusa Etrusca, pagã, chamada de Vatika ou Vatica, deusa dos mortos e do submundo. 

8 comentários:

  1. Oi, piasito, querido!

    Já li esse post e evidente que me é familiar. Tenho de comprar esse livro, que nem sabia, que existia. Sabes a editora dele?

    Depois, a gente conversa.

    beijos e uma serena noite.

    ResponderExcluir
  2. Oi, prenda amada.
    Esse livro foi editado no Porto, pelo Campo das Letras. É uma denúncia séria contra a Igreja, que segundo o Padre Mário foi um absurdo abuso psicológico dessa crianças, levando duas a morte por encontrarem-se extremamente fragilizadas devido ao jejuns que eram, praticamente obrigadas a fazerem. Coisa triste.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Prof. Pedro. Do lado de lá era o medo e suas
    revoluções; e aqui no Brasil pra ter esse monte de tapado...
    o que é afinal?
    Esse Edir Macedo... é só poder né? nem precisa se candidatar
    a político... e pra que ele faria isso k.
    Fico Tapada de Nojo por todos os lados...
    Sem mais...

    Então... aproveito para te desejar um bom feriado, páscoa nem
    sei por aqui no sítio comemos o que temos pro dia... se bem
    que o peixe fica bem barato lá no mercado público.. k

    Abraços para ti e para os teus.

    ResponderExcluir
  4. Olá menininha Janicce, da Casa de Madeira.
    Sempre é uma alegria encontrar teus comentários, principalmente quando o assunto é tão sensível a ser debatido. Muitos creem, por crer, sem muitas vezes ter plena convicção, outros porque crendo, acham-se ofendidos quando se toca nesta ferida, muitas vezes purulenta. Outros ficam cegos e embravecidos. Fazer o quê? Temos aqui e agora milhões de espertalhões que exploram a fé, sendo esse que citaste o mais manipulador e sórdido. Quem o conheceu nos anos 60 e 70, um miserável que ensandecidamente pregava pelas ruas, fez-se um dos homens mais ricos do Brasil e milhões estão completamente subjugados a ele. Fez na exploração do inexistente. É como escreveste, fico tapado de nojo por todos os lados. Infelizmente o medo da morte, o medo do desconhecido, o medo de uma inexistente danação leva o homem/mulher a se enclausurar como uma crisálida e não tem a coragem, o discernimento e a vontade de olhar para fora de seu casulo tecido com os fios frágeis e ilusórios da fé. Muitas vezes me sinto numa situação difícil de ser contornada, pois mexer com a fé é mexer com um assunto cheio de tabus e mal entendidos. Sei, compreendo e respeito todas as crenças. Leio muito sobre animismo, xintoísmo, budismo, cristianismo e todos os "ismos", porém sempre o faço com olhos críticos, dentro da razão, o que muitas vezes nos leva a uma questão Shakespeariana do Ser ou Não Ser. Porém, muitos dizem que, quem não crê é adorador de Lúcifer, lembrando que Lúcifer quer dizer o Portador da Luz. Ora, se não creio em deus por que deveria crer no mal? Porém o mal existe, o mal está superando o bem e esse mal geralmente parte de quem crê. É a intolerância, as perseguições, as agressões, o racismo, a homofobia, a misoginia. Por esses motivos muitas vezes penso que todo o mal é resultado deste não entendimento lógico e racional da própria vida. Quem somos? Nada mais que poeiras de antigas e extintas estrelas. Somos tão somente um conjunto de partículas igual a todos os seres vivos e inanimados. Somos tão pequenos que não conseguimos enxergar nossa própria pequenez. O Universo me fascina pela sua grandiosidade e beleza, que a todo o momento faz surgir novas estrelas, da mesma forma que as faz desaparecer e até galáxia inteiras são consumidas. Me pego nesta pequenez, pois somos tão minúsculos que qualquer rompante deste ou daquele é um insulto imensurável dentro deste quase infinito Universo ou Poliversos. Por isto busco sempre a gentileza, a educação, a honradez e o amor. Estas são a minha religião.
    A Bênção Apache, sem falar em deus ou qualquer outra entidade etérea diz com beleza e propriedade: Que o SOL te traga energia durante o dia. Que a LUA suavemente te restaure à noite. Que a CHUVA lave todas as tuas preocupações. Que a BRISA sopre novas forças em teu SER. Que seja gentil o teu caminhar pelo MUNDO e que conheças a beleza todos os dias de tua VIDA".
    Caríssima amiga Janicce, isto é o que te desejo e que tenhas um bom feriadão, cheio de amor, saúde paz e bem.
    E muito chocolate.
    Abraços a ti e a todos que te são caros.

    ResponderExcluir
  5. Olá, querido Pedrito!

    Espero e quero k estejam todos bem e felizes. aqui, tudo satisfatório.

    Fiquei olhando a imagem, algum tempo, pke desde k nasci, praticamente, sempre a vi e sempre foi venerada pela minha família e por mim, até nós entrarmos em contacto um com o outro. Todavia, nada é estático e tudo sofre alterações, umas vezes para melhor, outras para pior. Penso k as nossas conversas no teu blogue só me têm clarificado e enriquecido de ideias. MTO GRATA!

    Acho mto bem, que tenhas ido frequentar um curso bíblico, why not? Da discussão nasce a Luz e portanto as ideias são para serem discutidas com elevação e respeito.

    O padre, os padres não conseguiram demonstrar que tu estavas errado, o k mostra falta de sustentabilidade e de verdade. Eu sou como tu: imagina, gosto de uma determinada "coisa", mas se mostrarem, se me elucidarem k ela não presta e nem corresponde à verdade, eu a coloco de lado e tento explicar às pessoas em meu redor, k a "coisa" não existe e que é obra de gente má, pérfida e que deseja enriquecer à custa dos pobres crentes.

    Acreditava, parcialmente, nas aparições em Fátima, mas por outro aldo, achava tudo muito mal explicado. Historicamente, nós sabemos em que ano elas se deram e daí podemos concluir mta coisa.

    Sabes que sou politicamente de direita, mas isso não me tolda o olhar acerca de gente boa e gente má, quer seja do partido "A" ou "B". Sei k há gente trafulha e não trafulha em todos os partidos, embora nuns mais que noutros.

    A tuberculose foi uma epidemia na altura e a medicina estava pouca desenvolvida pra uma situação dessa. Acredito que os pobres crentes, incluindo os pais de Jacinta e Francisco, achassem que fazendo jejuns, seus filhos ficariam mais puros e talvez se tornassem santos.

    Lúcia sempre foi mais rebelde e mulher sem papas na língua, mas creio que recolheu a um convento, por imposição e só foi vista uma vez, qdo João Paulo II veio a Fátima e onde se encontraram. O segredo, o tal, continua por revelar. Evidente, que continuará, pois não há nenhum segredo para revelar.

    Muito grata por me indicares a Editora do livro, que pretendo comprar. Pra semana, já vou tentar encontra-lo.

    Beijos e mtos abraços, leais e sinceros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida alentejana, que bom que está tudo bom, tanto aí como aqui.
      Não só fiz esse curso, como quando na Universidade tive várias cadeiras de História das Religiões, busco sempre me informar sobre tal e te confesso, quanto mais leio coisas relacionadas com as religiões, mais delas me afasto. Fico muitas vezes pensando como algumas pessoas, bem escolarizadas, bem informadas, ricas e pobres entrem nessa armadilha. Temos aqui no Brasil, alguns famosos e milionários que vivem tentando comprar deus. Se existisse não precisaria de ouro, mas cegamente vão entregando tudo para os ladinos pastores, caras de pau, vigaristas, que riem da ingenuidade dos que querem comprar um terreninho no céu. E pensávamos que a Idade Média havia acabado.
      Infelizmente as pessoas ficam obcecadas pela religiosidade, pobre Francisco e pobre Jacinta, mortos pela ignorância, pelo misticismo, pela fé alucinante e pela igreja manobrista e corrupta. Por outro lado, estudos apontam que não foi a verdadeira Lúcia que esteve com João Paulo II, várias fotografias foram analisadas por peritos e as discrepância são claras e óbvias. A começar pela idade, fora o formato do rosto, do queixo, dos dentes incisivos, principalmente, dos olhos e outras análises feitas. Possivelmente, repito, possivelmente tenham colocado um sósia no lugar. Nada se pode descartar, pois partindo de qualquer igreja o milagre pode ter vários milagreiros. Ou seja, difícil de crer.
      Quanto ao livro do Pe. Mário é acachapante, escrito por um membro dessa sombria igreja, envolta numa névoa de mentiras, corrupções e crimes.
      Amada amiga, que teus dias sejam maravilhosos, com muita saúde e paz.
      Fico aqui com minhas dúvidas e minhas certezas.
      Busco sempre uma explicação racional e para isto mergulho em diversos livros e estudos sobre os mais variados assuntos. Sempre que possível converso com o amigo, doutor em filosofia e teologia,Professor Passos e muitas dúvidas são dissipadas e ele mesmo as tem. Como em conversa que mantivemos em janeiro do ano passado onde ele me colocou suas dúvidas em um deus único. E foi padre por muitos anos.
      Mega abraço Gaúcho, o famoso quebra costelas.
      Beijos.

      Excluir
  6. Meu querido,

    Amanhã, desejo a ti e restante família um dia mto feliz e com bom peixe. Come um robalo grelhadinho por mim com batatinha cozida.

    Para ti, querido Fábio, desejo um excelente dia, amanhã, tb, muitos parabéns, felicidades, saúde e que contes muitos com paz e alegria. FELIZ ANIVERSÁRIO E PARABÉNS!

    Beijão, garoto e para a tua mulher, tb.

    ResponderExcluir
  7. Amada Céu, minha caríssima amiga.
    Amanhã serão servidos vários peixes, sendo que a traíra frita será, logicamente, o peixe principal e muito apreciado. Ocorre em todo o Brasil, chegando a mais de 50 centímetros, mas é comum atingirem até 70 centímetros. Essas chegam até 5 kg. É carnívora, briguenta, de dentes afiados como a piranha. Suas águas preferidas são as de lagos e açudes, mas ocorre também em muitos rios. Espinhenta e saborosíssima.
    Quanto ao Fábio, sei que ele agradeceria a lembrança e te mandaria um grande beijo.
    Acabo de chegar em casa. Saí com Sandrinha e Monica para fazer a vacina contra gripe. Estamos devidamente imunes, coisa que faço há dez anos. Sandrinha e Monica foram para a cidade de Esteio e cá estou lendo os teus comentários e respondendo.
    Amada, que tenhas um belo final de semana, cheio de saúde, paz e alegria.
    Beijos. E mais uma vez obrigado pela lembrança, Fabio ficará contente em saber. Sandrinha certamente estará retribuindo o mimo.
    Mega abraço.

    ResponderExcluir