PS

PS

SEGUIDORES

terça-feira, 30 de junho de 2015

O Café.


Quando trabalhava na Primeira Seção do então 9º Regimento de Infantaria, em Pelotas, muitas histórias fui coletando, afinal de contas nesta seção trabalhei por cinco anos e nada passava batido.

Houve uma época que foi chefiar essa Seção um Capitão buenacho barbaridade, um taita de primeira, tanto que ascendeu ao posto de General num vu.

Era um homem educado, sério, enérgico quando precisava e amigo dos subordinados, e todos, Sargentos e Cabos daquela Seção o admiravam muito. Um homem que se dissesse a seus subordinados que iria para o inferno, todos o seguiriam sem titubear.

E por seus subordinados comprava a camorra e não queria saber, fosse com quem fosse e sempre dizia:

- Aqui dentro nos podemos ter nossas diferenças, mas da porta para fora se tiver que brigar, vamos brigar, mas vamos brigar juntos.

E todos ali, na pausa para o cafezinho ficavam juntos ao capitão proseando sobre o serviço e também sobre outros causos.

O Rancho do Quartel não oferecia café ou quando o fazia não era muito apreciado. Para suprir essa necessidade tão importante da vida do povo brasileiro, resolvemos dentro da Seção comprar o nosso próprio café, que era feito ou no Bar do alemão Udo, que ficava em frente ao quartel, ou em um bar do Salton que lindava com o muro do Regimento, no seu lado direito.

Esse Capitão era um Oficial tão especial que entrou no entrevero do café. E mais pagava do que bebia, mas se divertia com as constantes discussões de “quem vai pagar”.

Obvio está que essas discussões eram mais um chiste do que “as ganhas”. Assim ia mantendo a alegria junto ao trabalho sério e profissional.

Porém como esse café cada dia um é que pagava, na hora de mandar comprar era aquele alvoroço.

- Mas tche. Quem vai comprar o café.

E um já dizia:

- Hoje é dia do Cabo Bruno pagar.

Era o mais moderno e sempre levava o pênalti.

O Cabo Bruno ficou esperto e já ia empurrando a vez e saltava fora dizendo:

- Não! Não!   Hoje é o Cabo Teixeira.

Putz grila, já me botaram no meio do entrevero, então eu já ia rebatendo:

- Que nada! Hoje quem paga é o Sargento Rode.

E esse por sua vez, arrumando o Rayban e retrucava:

- Não! Não! De novo eu, não!

E depois de muita charla e buchincho se acertavam e alguém pagava numa boa, sem estresse, na camaradagem, coisa que sempre fora a tônica daquela Seção.

No outro dia a mesma coisa acontecia, e começavam a discutir para saber quem pagava, e um já dizia.

- É o Teixeira, ele se esquivou ontem e o Sargento Adroaldo é que acabou pagando.

E eu lá do meu canto já soltava o verbo:

- Não! Hoje quem paga é o Capitão.

E todos concordavam e o Capitão sem muito xaraxaxá já metia a mão na guaiaca e de vereda mandava um reculuta comprar o tal café.

Os Soldados que a cada dia eram substituídos para o serviço de “chasque”, dois por dias não pagavam o café, e tomavam a vontade. Só os graduados e o Oficial eram os que arcavam com a despesa.

E no outro dia novamente era aquele empurra-empurra.

- Como é que é Teixeira, quando vais pagar o café.

- Mas Sarja, eu paguei ontem.

- Negativo! Quem pagou ontem novamente foi o Capitão.

- Mas se o Capitão pagou uma que pague duas vezes e ficamos acertados.

- Negativo. Negativo. Hoje é tu que vai pagar. Só fica na moita.

- Por que eu se o Cabo Acosta ainda não pagou?

- Mas o Cabo Acosta pagou duas vezes a semana passada.

- Tá bom! Tá bom! Eu pago.

E relancina já mandava um reculuta comprar o café, mas recomendava bem.

- Vá lá no Udo. É o melhor café.

Todos pagavam e todos ficavam satisfeitos e alegres, e com isso o grupo cada vez mais ia se unindo.

Unha e carne.

Corda e caçamba.

Era um ambiente de camaradagem, onde todos trabalhavam feito doidos para dar conta do serviço e cada um dentro da sua característica formava naquela Seção um marco de amizade e solidariedade.

Muitas vezes o serviço era tanto que eu era dispensado dos Serviços Gerais e da própria formatura diária, dando apenas o serviço de Sargento de Dia, e antes de clarear o dia, muitas vezes antes da Alvorada, quando o Quartel em silêncio dormia eu já estava em minha mesa e dê-lhe máquina, chegando a datilografar em apensas um dia mais de 30 matrizes (folhas), para o Boletim.

Mas a brincadeira do empurra-empurra continuava e até o capitão levava aquilo como uma maneira de fortalecer os vínculos de camaradagem, pois sabia bem que tudo era uma forma de tornar o ambiente agradável e isto era o que valia. Foi o melhor ambiente de trabalho que tive em minha vida, até que uma sombra taciturna chegou para trabalhar naquela Seção.

Certa feita houve a troca do Sargento Ajudante. Saiu um pau-ferro, também taita que fora promovido a Subtenente e em seu lugar foi um Primeiro Sargento que era antipatizado por quase todos dentro daquele quartel. Dos mil e tantos militares que ali serviam pouco eram os que tinham por ele alguma simpatia, mesmo que falsa, coisa já relatada neste blogue.

No momento em que ele foi para a Primeira Seção, as coisas degringolaram, e o ambiente de camaradagem acabou e todos andavam descontentes com aquela presença nefasta.

Mesmo antes de ir para essa Seção, o maleva já havia conquistado a antipatia de quase todos. Êta sujeitinho asqueroso, que em seu segundo contato com aquele grupo, logo que chegou ao quartel e assumira a Sargenteação da Primeira Companhia de Fuzileiros, indo até a Primeira Sessão tratar de assunto de serviço, foi extremamente arrogante, grosseiro e debochado com um jovem, quase menino Terceiro Sargento que ficara pouco tempo nesse Setor.

No outro dia tentou fazer a mesma coisa comigo e levou nos dedos, tanto de mim que era um simples Cabo, mas Cabo velho e escolado como do Capitão que ao ouvi-lo arrogante chamou o maleva na cincha, que saiu dali e foi direto para o sol secar a mijada que recebera.

Na Primeira Seção, tão logo tomou pé do ambiente, sendo um dos mais elevados Sargentos por graduação e antiguidade no regimento passou a por as manguinhas de fora. Havia no Regimento quatro Primeiros Sargentos mais antigos do que ele, porém esses estavam ocupando funções de Subtenente, inclusive o da minha Companhia, a 4ª de Fuzileiros, chamado Maciel.

E já na primeira oportunidade, ao ver em uma manhã a discussão para a compra do café, foi de enxerido se metendo e querendo dar um basta naquela hilária confraria do café.

Ao ver o emprurra-empurra que era feito só por brincadeira, foi logo ordenando.

- Silêncio!

Todos pararam de falar, momento em que o Capitão não estava na Seção e foi impondo.

- Isto é uma confusão, é todo o dia esta ladainha. A partir de hoje eu vou organizar a compra do café.

Todos se entreolharam, momento em que o Sargento Rode, do outro lado da Seção me olhou, pois sabia que eu não simpatizava nadica de nada com esse Primeiro Sargento, e apenas pelo olhar nos entendemos e eu fiz que não havia ouvido nada, indo para a minha mesa sem nada dizer evitando assim mais um atrito.

Fiquei só observando o Primeiro Sargento, o Honorífico, o Brigada do Regimento falar com empáfia e organizar a compra do café, dizendo:

- Fiz aqui uma relação de todos os graduados para que de maneira ordeira façam a compra do café.

- Êpa! Disse o Sargento Raul – E o Capitão vai ficar de fora?

- É verdade. - Disse eu de meu canto. – O Capitão entra no rateio, sim!

- É aqui não tem essa de por ser Oficial ficar de fora. Todo mundo entra na divisão – Disse o Sargento Rode (Rodeghiero).

O Primeiro Sargento ficou rubro, pois queria agradar o Capitão nas costas dos outros.

E um silêncio assustador tomou conta do Setor.

O Sargento Ajudante foi até sua mesa, acrescentou o nome do Capitão e voltou dizendo:

- Tudo bem! Coloquei o nome do Capitão, mas vou falar com ele para saber se ele quer ou não quer.

Olhei para o Rode, balancei a cabeça e desembuchei:

- Não tem que falar com o Capitão. Ele quer e vai pagar. O Capitão não é de ficar em cima do muro. Ele vai entrar no rateio sim! E vai pagar sim, como qualquer outro. Bolas!

- Mas Cabo, eu pensei em agradar a nossa chefia.

- Desculpe-me Sargento, eu respeito todo o mundo, mas não puxo o saco de ninguém.

Aí foi aquele zum-zum-zum no ouvido do honorífico, que com ódio me olhava.

Nesse momento adentrou a Seção o Capitão, na sua maneira despachada, firme e sem rodeios, com meia dúzia de papéis nas mãos e já de vereda foi distribuído à papelada aos interessados, cabendo a mim uma ordem de serviço que deveria ser publicado no Boletim Interno daquele dia, impreterivelmente.

E eu era o datilógrafo do Boletim Interno.

Todos em silêncio ficaram e eu fui logo atropelando.

- Capitão. O Sargento Ajudante está organizando a compra do café e eu, como lhe conheço bem, pedi que o seu nome fosse acrescentado à lista.

- É claro Teixeira! - Disse o Capitão - Fizeste bem. Na hora de pagar não tem essa de ser Oficial ou Praça. Todos são iguais.

- E depois, o senhor ganha bem. - Completei:

Todos caíram na risada, até o próprio Capitão, mas o Primeiro Sarja ficou com a cara de cadela que lambeu graxa  e mais uma vez vermelho como um tomate maduro e me fulminou com o olhar.

- Tudo bem - disse o Primeiro Sargento - então vamos modificar a maneira de adquirir o café. Ao invés de todos os dias mandar um Soldado atrás de café nós faremos de maneira civilizada e organizada.

Todos se entreolharam. Este civilizada pegou mal.

E Continuou:

- Doravante faremos a compra semanal do café, cabendo a cada um a despesa da semana. Compraremos uma lata de café solúvel, um quilo de açúcar ou mais se precisar e para dar uma melhorada compraremos leite em pó, assim o nosso café ficará mais nutritivo.

Silêncio sepulcral.

- Como eu sou a Praça mais antiga e fui eu quem organizou, serei eu o primeiro a comprar os ingredientes, a iniciar na próxima segunda-feira. – Completou o Sargento Ajudante.

Neste momento eu perguntei:

- Sim, tudo bem. Mas e hoje quem compra o café?

O Capitão imediatamente disse:

- Hoje é sexta-feira, o melhor dia da semana. Então pago eu.

E já foi tirando o dinheiro do bolso e já mandou o Cabo Morais providenciar o café, tão logo chegassem a Seção os dois soldados “Ordens”, que serviriam de chasques.

Na segundo feira todos em seus postos após a Formatura Diária, quando chegou à Seção o Primeiro Sargento Ajudante, carregando dois pacotes de açúcar, uma lata de café solúvel e duas de leite em pó.

A água quente viria do Rancho e dois termos. Dois de manhã e dois à tarde.

Beleza. Fui uma semana sem incidentes, café com leite quentinho e doce. E todos se fartaram.

Na sexta-feira ainda havia leite em pó e café, então outros militares de outros setores foram um a um convidados para saborear o melhor café do Regimento, até gastar a última colher de açúcar, café e leite.

Terminado o expediente de sexta-feira, todos se despediram para encarar um belo fim de semana, mas ninguém falou sobre o assunto, ninguém combinou nada.

Porém...

Na segunda-feira, antes do início do expediente todos na Seção em volta da mesa do Capitão conversavam sobre o descanso semanal e como o capitão e eu viajávamos todos os fins de semana para Porto Alegre o assunto rendeu, quando a essa Seção chegou o Sargento Ajudante, não sei por que era sempre o último a chegar, saudou o Capitão com a tradicional continência e todos que ali estava a ele também saudaram militarmente.

Foi até sua mesa e pegou em uma gaveta a relação rigorosamente por ordem de antiguidade, deixando apenas o Capitão como o último da lista.

Baita puxa-saco e caborteiro.

- Pessoal! – Disse ele – O próximo da lista, por antiguidade é o Segundo Sargento Raul.

Virando-se então para esse Segundo Sargento perguntou:

- O Senhor trouxe os ingredientes para o café?

Ninguém, como disse havia combinado, mas todos se conheciam muito bem.

O Sargento Raul respondeu:

- Olha pessoal! Eu não trouxe o café e não quero mais participar deste rateio. Estou fora.

O Sargento Ajudante meio perdido, ficou embasbacado e disse:

- Então o seguinte da lista é o Sargento Rode.

Esse por sua vez era também pau-ferro disse que não participaria mais do rateio, e assim um a um até chegar ao Cabo Bruno que era o mais moderno, foram retirando seus nomes da lista, esvaziando a festa.

O Capitão surpreso ficou só observando a puxada de tapete que todos deram no Primeiro Sargento, pois no fundo o Capitão sabia que ninguém topava a cara daquele alcaide.

Orre tasca.


O Sargento Ajudante foi o único a pagar.

Mas não aprendeu e levou duas outras belas bordoadas naquela Seção, uma já relatada neste blogue, fora punições que sofrera durante todo o seu tempo de Exército. Somente o meu pai, no inicio dos anos 50 havia dado duas puadas nele quanto esse ainda era Cabo e meu pai era dele Sargenteante. Por esse motivo tanto me odiava.

Resumindo, o Capitão taita macanudo conseguiu junto ao Comando da Unidade que o rancho fornecesse o café não só para a Primeira Seção, como para outros setores, já que muito café sobrava no Rancho após o desjejum da tropa.

Tem gente que precisa levar na cabeça para aprender, mas muitos como esse jamais aprenderão.



Glossário Gauchês.
   
Reculuta:    - Recruta
Pau-ferro     - Amigo do peito. Fiel. Que está sempre contigo nas boas e nas más horas.
Chasque     -  Mandalete, Guri de recado. Office boy
Taita             Valente. Destemido.Guapo.Altaneiro.Disposto.
Puada          Golpe. Pancada. Sentar a pua.
Orre Tasca  - Expressão de contentamento, quando alguém se dá mal.
Macanudo  - Vem de bacana. Bom. alinhado.
Alcaide        Imprestável. Despresível. Sem Valor.
Compra Camorra: Comprar uma briga. Reagir a uma provocação.
Caborteiro  - Velhaco. Mentiroso. Tratante,Má índole.
Termo - Garrafa térmica.
       
Honestidade:
Cada pessoa tem seu grau de honestidade.
Muitos viram no primeiro quadro um Cabo tirando o dinheiro do bolso do outro.
Porém no segundo quadro o dinheiro continua no bolso.
Ou seja, quem tem o conceito de honestidade elevado viu que o Cabo não está tirando o dinheiro do bolso do outro, e sim discretamente está colocando o dinheiro, pois o segundo deveria pagar o café, mas estava sem dinheiro, o primeiro, por ser camarada discretamente colocou o dinheiro no bolso do outro, para evitar o constrangimento do amigo.
Assim é que funcionava.

Porém sempre a maioria vai ver o mal nas coisas e nunca o correto, pois vai se colocar como vítima ou falcatrua.


domingo, 21 de junho de 2015

Quem Somos – 2


Dia 1º de maio ao invés de fazer uma homenagem aos trabalhadores, que não tem muito a comemorar, tanto aqui no Brasil como no mundo, pois cada vez mais e mais se vê a exploração desses que infelizmente são ainda massa de manobra das elites, e não se dão por conta, caso contrário não haveria nenhum burguesinho mandando no mundo. Portanto pouco sobra para comemorar, escrevi então uma matéria sobre o conceito ideológico de AMÉRICA.


Obviamente ainda muitos não têm claro essa questão. Então vamos dar mais uma alfinetada.

Ontem assistia a um programa na TV fechada quando me deparei com outra coisinha intrigante.

Em um teste feito com estudantes nos EUA o apresentador perguntou quem havia descoberto a América, e alguns rapidamente responderam que fora Cristóvão Colombo.

O apresentador disse que não. Pois as pessoas não pensam para responder e vão dizendo o que lhes vêm a cabeça. Afirmando que Cristóvão Colombo esteve apenas no Caribe e jamais esteve na América e morreu sem saber da existência da América.

????
É claro!


Para eles, os americanos (ianques) erradamente chamados por algum desinformado de estadunidenses, assim como para os europeus, australianos, asiáticos e outros, América é nada mais nada menos que o país chamado América, ou seja os Estados Unidos da América. O que de fato é mesmo.

Nós, da fronteira do México com os EUA, para baixo somos LATINOS AMERICANOS.

Ainda Bem.

Temos que assumir nossa latinidade de dar uma banana para os americanos racistas e prepotentes.


Sempre advoguei a possibilidade de um dia o Continente América, para evitar confusões e submissões ter o seu nome trocado. Não se faria mais confusão, não ficaríamos tão a mercê dos interesses ianques e acima de tudo não guardaríamos esse complexo de inferioridade que muitos carregam.

Os americanos têm nojo de latinos, e os latino vivem beijando até os pés desses racistas.

Vejamos dois casos.

A União Europeia, zona do Euro, estão fazendo muito esforço para abolir as fronteiras, o que de fato já está acontecendo. Há livre circulação entre os países, sem problemas.

                        Na teoria EUA, México e Canadá são iguais.

Já o NAFTA – North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comercio, composto pelo Canada, Estado Unidos da América e Estados Unidos Mexicanos, é livre só no papel, pois entre os EUA e o México estende-se a verdadeira CORTINA DE FERRO, uma muralha física de aço e concreto que divide bem a América Anglo-saxônica da América Latina.

                  Na prática, pobre México, discriminado e separado 
                                 por extensa cortina de ferro.

Depois os abobados diziam que a cortina de ferro era a União Soviética e o pior é que os outros abobados acreditavam.


Fui, tapado de nojo destes racistas, onde até os negros de lá nos olham com nojo, pois também são racistas.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Jô Soares, Que Morra!


Na última sexta-feira, Jô Soares entrevistou a presidente Dilma Rousseff e foi atacado pelo tom da conversa tido por críticos como ameno, publica o Uol. "Não era um debate. Era uma entrevista. Não cabia a mim rebater a presidente a cada momento", disse o apresentador.

Nesta sexta-feira, 19, a rua em frente ao prédio onde mora o apresentador, no bairro paulistano de Higienópolis, apareceu pichada com a frase "Jô Soares morra". 


É assim que a direita raivosa age. Ameaçam, desejam a morte, ficam possessos, babam como cachorros raivosos, porém se o mesmo Jô tivesse entrevistado algum fascistóide esses equivocados aplaudiriam tresloucadamente.

Assim agiam na Alemanha hitlerista, agredindo, assassinando, mantendo populações inteiras sob o medo, usando muitos analfabetos políticos ou inocentes úteis para fazer o serviço sujo, pois esse guri que corre com um pedaço de pau atrás de uma judia o que ele tem na cabeça? Nada. Aqui muitos levam as coisas no oba-oba. entretanto lá levaram o mundo a uma Guerra de proporções nunca vistas.

Assim que age a direita raivosa, ameaçando, pichando, matando, impondo sua vontade pela força pela agressão pelo medo e pela mentira.

Mas o povo não vê e não sabe quais são suas intenções.

O povo, por seu lado age como inocente útil.

Povo alienado!

              Notem a expressão de ódio. 
                                      É isso que eles sentem pelo povo.

E o maior exemplo é que essa direita raivosa, formou uma comissão do Senado com dinheiro público e utilizará um avião da Força Aérea Brasileira para ir à Caracas, apoiar a oposição reacionária da Venezuela. A mesma oposição truculenta que aqui age de maneira tão escancarada e violenta.

Ir apoiar os fascistas pode, o que não pode é ter relações com os Chavistas, os Castristas ou os Chineses.

Ai ninguém censura esse escancarado apoio as elites reacionárias venezuelanas.

Aí eles aplaudem.

Esses absurdos é que o povo não vê e não entende. Não entende por ser um povo alienado.


Se Jô, de uma empresa privadas, sem gastar dinheiro público entrevistou, não a autoridade maior deste país, mas sim uma mulher chamada Dilma, que já deu até seu sangue pelo país, é achincalhado o que deveriam fazer a esses fascistas que com  com dinheiro público vão para a Venezuela apoiar a oposição raivosa daquele país.

Nada.


Tá tudo dominado pelos fascistas raivosos e antipatrióticos.

Tá tudo dominado por esta direita que tanto mal fez e faz ao Brasil, mas posam de bons e honestos, E ficam apontando com seus dedos sujos e gosmentos o Governo Federal.

Até quando o povo vai ficar encantado por essa gente raivosa que vive a latir feito loucos ensandecidos.

Chega!


Chega de ouvir esses reacionários e tendenciosos, que querem o governo, não para moralizar, e sim para se locupletarem com o poder.

Fizeram isso por 500 anos, porque não farão no futuro?

E o povo.

Ora, povo.

Povo é só um detalhe.

Um detalhe alienado que vai sendo cativado pelo canto da sereia. Sereia fascista e ardilosa que mantém o povo desinformado, pois assim é mais fácil dominar.



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Rota de Colisão


- Um grande cometa vai se chocar com a Terra causando a destruição da vida neste planeta...

- A explosão de uma supernova atingirá diretamente a Terra transformando o planeta em uma esfera calcinada e sem atmosfera...

E por aí vão as mais fantasiosas teorias do fim do mundo, onde não há espaço para H. G. Wells ou Júlio Verne, pois suas ficções são coisinhas amenas e pueris perto das ficções de Steven Spilberg, Roger Donaldson ou Roland Emmerich, que também são mais fantasiosas do que proféticas.

Mesmo os maiores visionários não tem a dimensão de que a humanidade está por conta própria se aproximando do extermínio.

                     Inferno de Dante - Coisinha meiga.

Nem mesmo Il Sommo Poeta de Florença Danti Alighieri, quando escreveu sua obra “A Divina Comédia”, originalmente apenas “Comédia”, onde em sua primeira parte fala sobre o Inferno, tinha ideia de que a humanidade estaria caminhando realmente para um fim trágico onde os que tiverem sorte morrerão antes do inferno que se avizinha a passos largos.

Obviamente nunca aceitei os conceitos escatológico como um castigo divino, pois as religiões tratam os últimos eventos da raça humana como sendo assim, como se algum deus fosse castigar o homem por seus atos.

Não há nada de divino nesse momento, deus algum faria isso, em primeiro lugar por ser essa existência questionável, em segundo porque deus algum se é que existisse perderia seu precioso tempo com esse ser insignificante e mau, que por sua própria irresponsabilidade com o mundo está levando ao extermínio não só a maioria das espécies que hoje coabitam o planeta, como está levando ao fim a própria humanidade.

Isso será o resultado do que o próprio homem está semeando nesta estrada tortuosa que é a vida. Nesta estrada tortuosa que é saga humana.

                  E aqui no Brasil uns babacas criticam a Umbanda 
                              que mata um galo em seus rituais. Haja hipocrisia.
                                .

Todas essas previsões feitas do futuro são resultado não de uma visão divina ou de uma graça vinda dos céus, e sim uma constatação do pensar com razão sobre o que o homem está fazendo com esse delicado ecossistema, cujo maior predador, que é o próprio homem, que voraz e irresponsavelmente vem destruindo o seu meio ambiente.

Como gafanhotos os homens vão dilapidando tudo em busca de fortuna. Assim fizeram com as florestas europeias que cobriam quase todo o continente na época de Júlio Cesar e Vercingetorix.


Quem deu a espertalhões o direito de derrubar florestas para seu ganho pessoal, já que a natureza é de todos, porém ninguém vê assim, o os poderosos se acham no direito de exterminar com o que é de todos.

Da Europa partiram para a América, devastando ilhas após ilhas do Caribe, deixando nua a terra dos índios, muitos dos quais após escravizados foram abandonados em suas isoladas ilhas devastadas e não tendo mais animais e plantas sucumbiram tragicamente de fome ou doenças trazidas pelos brancos.

A Mata Atlântica que se estendia do Rio Grande do Sul ao Nordeste, passando pelo Paraguai e Província de Missiones, na Argentina, hoje está reduzida a menos de 10%. Ou seja, o que a natureza levou milhões de anos para fazer o bicho homem destruí em apenas cinco séculos.

Isto não é uma visão dos céus e sim uma constatação.


No fim dos anos 60, abriram a nova fronteira. O Mato Grosso foi o alvo da ganância, principalmente de agricultores do Sul do Brasil, de origem europeia.

Quando da divisão do Mato Grosso, em dois estados, onde nos anos 70 eu com minha família residia, na cidade de Dourados o então recém-formado Mato Grosso do Sul, já vinha apresentando uma devastação continuada, e para o Mato Grosso começava a grande corrido rumo à Amazônia.

Hoje, os cerrados que cobriam o Mato Grosso do Sul foram praticamente devastados como pude observar numa viagem que para lá fiz no ano passado a Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Destruição quase que total. Tudo transformado em capinzal e plantações de grãos. Animais e matas foram simplesmente para o beleléu.

Na região do antigo Chapadão dos Gaúchos, hoje Chapadão do Sul, que era uma região vazia, coberta pelo cerrado e prodiga em vida animal, acumulam-se novas cidades, estradas asfaltadas, e plantações. O que menos se vê são os animais, o que naquela época eram abundantes e os cerrados que a tudo cobria praticamente não existem.


Tive o desprazer de ouvir de um grande empresário do agronegócio do Centro-oeste, que se Aureliano Chaves, tivesse sido eleito Presidente da República em 1989, hoje o Parque Nacional das Emas já estaria com a terra avermelhada, pois eles, latifundiários do Centro-Oeste transformariam aquela “porcaria de Parque” em imensas plantações de soja.

É essa a visão dos latifundiários que se acham donos da natureza e vão destruindo tudo em benefício próprio, e esse povo assiste e nada faz. Pelo menos eu escrevo e critico essas vorazes formas de enriquecer a custo do que é de todos.

Burros foram os que permitiram que terras fossem cercadas e passassem a ter donos. Terra deveria ser um bem geral. Desmatou, o lucro deste desmatamento deveria ser rateado entre todos.

No Mato Grosso, coberto anteriormente pelo Cerrado e pela floresta tropical amazônica, foi transformado em três décadas num verdadeiro vazio, a maioria queimado pela ganância de uma minoria que não respeita a natureza e vai tudo destruindo. Dezenas de cidades surgiram, milhares de quilômetros de estradas cortam o Estado em todas as direções e os animais, antes abundantes, hoje são difíceis de ser encontrados.

Tudo está sendo terminado. Rios envenenados, assoreados e mortos. Matança de milhões de toneladas de peixes, como tive o desprazer de ver no Rio Miranda numa manhã de 1976. O rio amanheceu prateado. Centenas e centenas de toneladas de peixes mortos pelos fertilizantes usados nas lavouras, e assim foi acontecendo em outros lugares.


Infelizmente ainda aparece um apresentador de TV, de nome Ratinho para, ao vivo dizer que o responsável pela diminuição do pescado são os jacarés.

Isto é primar pelo desconhecimento. Os jacarés vivem no planeta a mais de 250 milhões de anos e nuca faltou pescado nos rios do Mato Grosso, principalmente no Pantanal. Mas bastou o homem chegar com a agricultura que a tragédia anunciada foi acontecendo.

Obviamente pela escassez de peixes os próprios jacarés tem que migrar para outros locais, acumulando-se e faixas cada vez menores o que dá a impressão que o número está aumentando como dizem alguns desinformados, ignorantes ou perversos.

Se tu pegares um milhão de jacarés e distribuíres por todo o Brasil, é nada, porém se os concentrar dentro de um único rio, é muito.

Agora chegou a vez do Pará. Nesses Estados o fim já começou, a guerra pelas terras, mortes, agressões, expulsão de pequenos agricultores e coletores, ameaças e destruição. Em menos de 20 anos o Pará se tornou num vazio como hoje é o Mato Grosso. Um imenso vazio cheio de plantações de soja e gado. Muitos rios assoreados e mortos.

E assim começará o fim da Amazônia.

Em menos de cem anos a Amazônia, já agonizante será vista apenas em vídeos e fotos.

Na África as florestas equatoriais correm um risco iminente, subjugadas por intensa exploração de empresas europeias e pela necessidade crescente de expandir a agricultura, assim como as florestas equatoriais da Ásia, porém não só são as florestas que correm o risco de desaparecerem e sim toda a vida silvestre.

                Vamos encontrar na Internacional Socialista o seguinte:

                                              O crime do rico a lei cobre,
                                              O Estado esmaga o oprimido.
                                              Não há direitos para o pobre
                                              Ao rico tudo é permitido.


Nada é levado a sério, pois quem pode faz o que quer, é imediatista e não liga para a destruição e o povo fica a lo largo, observando o que é seu ser destruído pelos vigaristas gananciosos que se apoderaram das terras.

Com o aquecimento global os répteis correm sério risco de deixarem de existir. Vejamos. Com o aumento da temperatura poderemos ter nascimento apenas de fêmeas, o que condenaria esses animais ao seu extermínio, sabendo-se que os machos nascem em temperatura que vão de 26 a 28 graus e que acima disto só nascem fêmeas.


As grandes manadas de herbívoros da África tendem a desaparecer, assim como os grandes carnívoros, cujo leão já está na lista de extinção, e desaparecerão em menos de cinquenta anos. Elefantes que a menos de cem anos eram contados aos milhões hoje foram reduzidos a pouco mais de cem mil, e correm o risco de serem vistos apenas em museus, filmes e fotos.

Lembrando que há menos de quarenta anos os hipopótamos eram encontrados em quase todo o continente africano, nas áreas subsaarianas, hoje estão reduzidos a menos de 10% de sua população e sofrendo vertiginosa pressão por parte do homem, que os compartimenta cada vez mais em áreas menores e isoladas, fazendo com que a espécie torne-se presa fácil e fraca geneticamente devido à endogamia, que é o acasalamento entre indivíduos aparentados.


A pressão dos seres humanos sobre as áreas ainda remanescentes é assustadora e a mortandade dos grandes primatas é uma realidade trágica.

Fim...

Mas a humanidade continua trilhando esse caminho perigoso e chegará um momento em que o Inferno de Dante será uma coisinha amena perto do que se aproxima.

Quem viver verá.

Quem viver nos próximos cem ou duzentos anos estará condenado à antropofagia, pois faltarão alimentos, muitos morrerão coberto de riquezas não tendo o que comer.

Que legal.

A água extremamente poluída, os mares e oceanos transformados em pântanos lodosos e podres, sem vida e sem movimento de suas correntes, levará a um frio extremo o hemisfério norte, onde a vida será dizimada em muitas áreas.


O mundo se transformará num verdadeiro circo dos horrores, onde a atual África, em sua miséria humana será comparada a um paraíso.
E disto não tenho dúvidas.

Por outro lado corre nas redes sociais uma previsão atribuída a Chico Xavier sobre uma catástrofe global que os mais atingidos serão os países do hemisfério norte.

Diz tal e absurda previsão que eles virão e serão recebidos de braços abertos no hemisfério sul.  Tal e absurda previsão estabelece zonas onde serão assentados os europeus ocidentais, os europeus orientais, os povos asiáticos e os norte americanos. Pura e ridícula bobagem. Se hoje a Europa passa por dificuldades em absorver o número crescente de africanos que procuram lá sair da miséria imaginem esse “atrolho” de gente querendo dividir o que sobrar.

A catástrofe ocorrerá, sim, porém nesse momento de salve-se quem puder será um verdadeiro pandemônio e ninguém irá dividir o pouco que sobrar.


Ou seja, poderão até tentar vir, mas como dizia Floriano Peixoto, serão recebidos à bala.

Pobre humanidade. Ninguém sobrará. Será a maior e última catástrofe, não será a Comédia Humana, mas a Tragédia Humana, permeada de fome, sede, pandemias, antropofagia, loucura total e completa.

E ainda para aumentar a tragédia muitos tararacas, pregadores das ditas palavras de um deus perverso e inexistente vivem dizendo “crescei e multiplicai”, Até quando esses atormentados guiarão esses bandos de condutopatas atrasados para parirem filhos e mais filhos neste mundo superlotado.

Até quando a babaquice será seguida por um bando de ovelhas demenciadas, que só sabem dizer aleluia, aleluia!

Não sabem esses parvos que segundo Stephen Hawking escreveu em seu livro O Universo Numa Casca de Noz, em quinhentos anos a população da terra, em seu crescimento exponencial, será de 4 habitantes por metro quadrado da superfície do planeta, contando com os mares e oceanos.

                      A pior praga da Terra.

Como será feito para alimentar e iluminar todo esse povo. E para a todos iluminar a temperatura da Terra subirá alguns graus o que acelerará mais ainda a destruição do planeta.

Muitos não dão bola, acham que não é assim. Ledo engano. É assim, sim.

Outros dão de ombros e dizem que até lá não estarão mais aqui. Esse além de burro é extremamente individualista e insensível.

Me tapo pena dos que nascerão doravante.